A Casa dos Muitos Caminhos

A Casa dos Muitos Caminhos Diana Wynne Jones

Resenhas - A Casa dos Muitos Caminhos

Rafael Félix 19/02/2011

Trilogia do Castelo
Eu penso que poucas vezes uma pessoa encontra algum autor do qual ele queira ler todos os livros possíveis. Comigo, isso aconteceu com as obras J. R. R. Tolkien, Neil Gaiman e Phillip Pullman.
Em 2008, entrei em uma livraria e me deparei com um livro em promoção, cujo título era "Vida Encantada". Devido à capa chamativa e ao preço(uma bagatela) eu o comprei. Afinal, não tinha muita coisa a perder. Bendita promoção! Com ela, entrei em contato com o universo de Dianna Wynne Jones. Eu queria, avidamente, ler todos os outros livros de "Os mundos de Crestomanci" (série da qual "Vida Encantada" faz parte).
Na mesma época, fui apresentado por uma amiga às animações de Hayao Miyazaki. Assisti aos belíssimos "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado". Bem, tenho a mania de assistir aos créditos finais dos filmes, e no final d'O Castelo Animado, vi que o filme se baseava em uma obra de Diana Wynne Jones. A melhor surpresa foi que o livro estava disponível no Brasil pela editora Record! Na primeira oportunidade que tive, entrei em uma livraria e adquiri a obra. Pronto... D. W. Jones entrou pro mesmo hall de Tolkien, Gaiman e Pullman nas minhas prioridades de leitura.
A melhor parte é que "O Castelo Animado" superava (em muito) os livros do universo de Crestomanci (acho que parte dos créditos deve ser dado à equipe de tradução e revisão!!!). Pouco depois comprei "O Castelo no Ar" e só ficou comprovada que D. W. Jones possui uma impressionante imaginação. A qualidade da narrativa manteve o mesmo nível da primeira obra. Justamente por isso, eu passei o segundo semestre de 2010 ansioso pelo lançamento de "A Casa dos Muitos Caminhos".
Assim como em "O Castelo no Ar", os protagonistas do livro não são mais o mago Howl e sua esposa Sophie. Contudo, os novos protagonistas são tão cativantes quanto os do primeiro livro. Charmain Baker é uma (simpática) menina mimada cuja mãe não permite que a realização de quaisquer tarefas domésticas e contato com magia (as quais ela considera pouco respeitáveis). Seu sonho: ajudar a catalogar o acervo da biblioteca real. Charmain até envia uma carta ao rei se candidatando ao cargo. Contudo, sua tia avó Semprônia (uma senhora muito persuasiva) convence (de livre e expontânea pressão) a Sra. Baker de que Charmain deve ajudar a cuidar da casa de seu tio-bisavô emprestado, pois ele encontra-se debilitado em decorrência de um (suposto) câncer. O problema começa por aí: o tal tio-bisavô William, é o mago real da Alta Norlanda e a principal tarefa de Charmain é cuidar de sua casa e da mágica guardada nela. No meio de uma fúria contra o tio-avô, Charmain Baker se vê enrascada, pois não sabe sequer lavar louças e muito menos realizar o menor ato de magia. Em meio a sensação de incapacidade em cuidar da casa, as primeiras experiências com magia, o encontro com um assustador luboque e com um atrevido kobold chamado Rollo, surge Peter, o filho da Bruxa de Montalbino. Ele possui habilidade com magia de caráter duvidoso é enviado pela mãe para ser aprendiz do mago William. Com Peter, Charmain aprende a rever seu modo de agir. Além disso, eles começam a explorar a casa do tio William. O que no começo parecia um imóvel com apenas uma sala e uma cozinha, revela-se um labirinto mágico de cômodos e caminhos. Bem, esses são os personagens apresentados apenas no início do livro e nem um décimo de toda a confusão da trama foi revelada!!!
Jones constrói uma colcha de retalhos no início do livro, na qual cada capítulo apresenta uma situação e um personagem diferentes, como no segundo livro. Entretanto, cada um desses "retalhos" vai se encaixando do meio para o fim da obra, culminando em um clímax surpreendente. Jones utiliza muita confusão (o que garante a diversão de suas histórias), personagens atrapalhados e um toque de sadismo para construir um mundo maravilhoso e rico. E o melhor: o livro é tão bom quanto os dois primeiros.
Recomendo fortemente a leitura de toda a trilogia. Assista também ao Castelo Animado de Miyazaki (aliás, recomendo toda a filmografia). É diversão garantida!!!
nerito 25/10/2011minha estante
Olá! Gostei muito da sua resenha e concordo com tudo o que você disse sobre a Diana. Eu também já li tudo (e tenho também tudo) o que saiu no Brasil até agora. Acabei de ler neste momento A Casa dos Muitos Caminhos. Realmente é tão bom quanto os dois anteriores! Abraço!

Elene 19/12/2012minha estante
Entendo perfeitamente o que disse e concordo com cada palavra. O jeito como somos apresentados aos personagens, aos países e acontecimentos do mundo de Diana Wynne é maravilhoso e incomparável. Esse é o tipo de livro que faz você se apaixonar pelas personagens em vários estágios e se decepcionar quando acabam as linhas do livro. O filme do Estúdio Ghibli também é uma ótima obra e não segue completamente a história, mas continua uma ótima adaptação.
Todos deveriam ler bons livros como esse.

Ana 15/06/2014minha estante
Amei tua resenha... E me identifiquei muito principalmente com o início: Tolkien, Gaiman, só não conheço Pullman, mas diante da tua narrativa vou correndo ver qual é a dele ;)

Darvly Lima 03/06/2020minha estante
Quais são os outros dois livros da trilogia?

Renata1004 19/06/2021minha estante
Muito boa sua resenha. Conheci a autorra pelo filme " O Castelo Animado", e amei, depois de ler o livro pela editora Record, pesquisei os livros dela, como o Vitral Encantado e outros. Como alguns eu não estava mais encontrando, como " O castelo no ar" que grata surpresa saber que seria lançada as edições dos três livros dela em um box.

É um das autoras preferidas, e não é atoa que tem uma escrita maravilhosa, ela foi estudante de C.S Lewis, autor de "As crônicas de Narnia" ( livro que é meu preferido do autor) e J.R.R. Tolkien. Ou seja, o melhor trio de fantasia da história rs.

ginnarose0 08/06/2022

Comfort book total
Depois de castelo no ar eu continei o box de castelo animado só pra bater a mera do ano mas olha ainda bem que eu sou competitiva pq se não eu nunca teria lido essa OBRA PRIMA ENVIADA PELOS DEUSES não tem ação mas a fantasia a charmain me representando como leitora tudo incrível é uma coisa tão aconchegante que meu Deus eu amei amei amei

Vee_1008 02/03/2022

Um bom final
Essa é a finalização da trilogia, e embora tenha gostado bastante de como as coisas acabaram, foi bem difícil definir uma nota.

Até metade do livro foi tudo meio confuso, não no sentido de não compreender a história, mas na questão de que eu simplesmente não sabia onde isso ia dar.

Nada muito importante tinha acontecido, embora tenha apreciado (principalmente pela escrita), o início me deixou um pouco cansada. Foi só quando a Sophie apareceu que as coisas começaram a tomar um rumo, mesmo que meio perdido no início, mas tornando a leitura fluída mais uma vez.

O resumo é que depois de terminar o livro eu adorei, quando tudo foi se juntando e rolou um estalo de entendimento na minha cabeça percebi que foi uma história muito boa mesmo, embora tenha demorado um pouco para gostar dos personagens que surgiram nesse livro, eu acabei me apegando a todos eles quando acabou.

Essa trilogia vale super a pena, mesmo nada superando castelo animado, ver como as coisas vão evoluindo nas histórias (já que são interligadas) e no mundo e muito bom, dá uma sensação de nostalgia.

Ellie 06/02/2023

Seguindo a linha do primeiro livro, O Castelo Animado, este aqui também se passa no mesmo universo de Howl e Sophie, porém com a diferença que seguiremos o ponto de vista de Charmain, uma garota apaixonada por livros e que não sabe muito da vida ainda.

Gostei bastante de como o universo foi aprofundado, com novos reinos, criaturas mágicas e feitiços. Também é muito prazeroso poder acompanhar a vida dos personagens do primeiro livro, como eles seguiram depois daquela aventura e como eles vão encaixar nesta sendo personagens secundários. E por fim, mais uma vez a escrita da autora é deliciosa de se acompanhar, acabei lendo o livro em poucos dias por ter um ritmo tão divertido e fluído.

Agora que acabei a trilogia, posso dizer que foram os melhores livros de fantasia que já li.

LetAcia 11/07/2022

Vou sentir saudades
Me senti lendo uma trilogia, a cada livro relembrando os personagens de outras histórias...

Já estou sentindo falta das aventuras e diversões, todas essas "pessoas" ? são incríveis e ficarão sempre comigo.

Me senti lendo uma outra versão de castelo animado. Me achei muito parecida com a Charmain, com um pouco menos de preguiça?, mas a mesma paixão por livros.

Fiquei encantada com a leitura, mais uma aventura muito bem escrita.
livroscit 11/07/2022minha estante
Deu muita vontade de ler...

MARYNHA 21/07/2022minha estante
Eu também quero ler. Vi só o desenho e amei, então o livro deve ser 10 vezes melhor

Lira 07/11/2022

gostinho de quero mais...
A Diana tem uma escrita muito gostosinha ela sabe fazer uma cena de cotidiano ser interessante, mas isso faz com q ela va arrastaaando a história que ela só começa la nos 70, 80% do livro, nos últimos 3 capítulos do livro q realmente aconteceu oq tava escrito na sinopse (e n vou nem me prolongar de como eu n entendo quase nada de qualquer cena de "luta" q ela escreve kajdk). Outro ponto q eu nem sei se é positivo ou negativo é como ela da enfase em pontos q a gnt nem nota enquanto ignora completamente os q martelam nossa cabeça o que traz uma sensação estranha. Mas se tem um ponto q ela acerta é na atmosfera desse universo é no conforto q traz e nos personagens marcantes o q faz com que, no final das contas, as coisas positivas q esses livros me trazem me marcam muito mais e me deixam um quentinho no coração quando eu lembro mais tarde.
Eu daria tudo pra ler um livro mostrando a vida desses personagens depois de tudo isso e n precisa de nenhuma aventura um grande pra isso, esses livros sempre te dão um gostinho de quero mais no final.
Ariely.Martins 07/11/2022minha estante
Eu também não entendo nada das lutas KKKKKKKKKKKKK eu só passo o olho

Cami 29/06/2021

Charmain não tira os olhos dos livros, sem precisar fazer nenhuma atividade doméstica e nem nada que não seja respeitável, tudo o que lhe resta é ler. Mas essa calma rotina acaba quando descobre que vai ter que cuidar da casa do seu tio-avô emprestado, que está doente e vai sair para fazer o tratamento de sua doença, ele é um mago e com toda certeza sua casa emana magia. Charmain não entende nada de mágica e não sabe como vai conseguir ser responsável pelo lugar. Mas apesar tudo ela vai tentar cuidar dessa magnífica casa com muitos lugares inexplorados, um aprendiz de feiticeiro, um cachorro encantado e alguns seres assustadores.

Diana escreveu outro fantástico livro, foi uma leitura muito divertida e surpreendente. Sinceramente a escrita dela é tão sensacional, a forma como ela conta suas histórias é extraordinária, que talento magnífico para fazer fantasias. Achei os novos personagens muito interessantes, gostei muito de cada um, adorei a temática dessa história, a coisa toda com as portas que levam para lugares diferentes foi muito interessante. Gosto muito da forma como tudo se encaixa na história, ela nunca deixa uma ponta solta, tudo o que ela escreve é na medida certa.
A história é encantadora, leve, divertida e mágica. A trilogia toda é maravilhosa, gostei de todas os livros, tudo é bem trabalho e resolvido, mas realmente o melhor sempre vai ser o castelo animado. Gostei de rever personagens dos últimos dois livros, vou sentir muita falta desse universo e das histórias da Diana.

Laura.xhz 17/07/2023

Certamente, a casa tem muitos caminhos!
Eu adorei o livro! Ele nos prende do início ao fim, você não consegue parar de ler. Os personagens são muito cativantes, e é muito legal podermos acompanhar o amadurecimento da Charmain, e o Peter é um fofo. E quando Sophie, Calcifer, Morgan e "Faísca" aparecem no livro que fica realmente bom! Só tenho uma sugestão: Eu queria que tivesse um plot twist, porque tudo que aconteceu no livro(Na minha opinião) já era imaginado, com uma ou duas exceções. Além de quando o Peter e a Charmain foram explorar a casa, eram muitos detalhes, exemplo: Se você entrar por essa porta com a mão direita e a perna esquerda chegará no castelo real, mas se entrar de costas chegará na piscina. Isso me deixava bastante confusa.
Porém eu não trocaria os 10 dias que passei lendo o livro, dando risada, passando raiva, tristeza, tudo em sintonia com o livro, certamente uma das minhas melhores leituras de 2023 em conjunto com o Castelo Animado(O ceifador li em 2022).
Eu amei me aventurar no universo do Castelo Animado com mais profundidade do que míseras 2 horas de filme(cerca de 900 páginas juntando os 3 livros), O Castelo no Ar e A Casa dos muitos Caminhos, são livros que no princípio o Howl e a Sophie(personagens do primeiro livro) não deveriam ser os protagonistas, mas sempre na metade do livro eles aparecem e "roubam" a cena, pelo menos para mim.

Meu ranking final dos 3 livros é:

1. O Castelo Animado
2. A Casa dos muitos Caminhos
3. O Castelo no ar

Tem meu selo de aprovação :)

belligna 25/12/2022

Trilogia finalizada!!!

O Castelo Animado segue sendo meu favorito, mas esse conseguiu ganhar um espacinho no meu coração! Gostei muito de ter visto bastante os personagens que eu tanto amo e de conhecer novos personagens também. Desamparada de longe é minha favorita, simplesmente apaixonante!

"Acho que vou desistir da prática do voo por ora - disse ela. Mas como vou descer?, insistia um pensamento reprimido.
Não vamos pensar nisso agora, replicou com firmeza outro pensamento.
Vamos simplesmente aproveitar a vista."

MINHA CABEÇA FUNCIONA ASSIM KKKKKKK que ódio.

Recomendo a leitura!

tábata 06/06/2021

Gatilho de TOC
Ok! Corri com a leitura de O Castelo no Ar para poder ler A Casa de Muitos Caminhos, e ainda bem que fiz isso. Gostei muito desse livro, muito mais que que o anterior, o universo criado por DWJ é maravilhoso demais.
Dito isso, a confusão e bagunça me deu coceira. Sou uma pessoa muito organizada, não gosto de bagunça, queria entrar no livro pra lavar a louça. Só por isso tirei meia estrela, por motivos totalmente pessoais das minhas manias.
Além disso, amei os kobolds e foi impossível pra mim não imaginar eles como Smurfs.
Enfim, se você nunca leu DWJ, está esperando o quê?

Franybeller 03/05/2022

Mais um livro muito gostoso de ler.
A trilogia não desaponta.
Gostei do formato em que as histórias da saga são contadas. Com o desenrolar da trama toda no último capítulo, de forma rápida e sucinta.

Amei ter visto mais de Sophie, Howl e calcifer.

Uma história envolvente e cheia de magia.

Karol 08/07/2022

Este livro é muito melhor que "O Castelo no Ar". A história é leve, cativante os personagens: Charmain, Peter e Desamparada são ótimos não dá para enjoar deles. E ainda tem um pouco mais da Sophie, Howl e Calcifer para poder matar a saudade.
Silvana137 11/09/2022minha estante
Ai gostei

Silvana137 11/09/2022minha estante
Já quero ler

yasmine 30/10/2021

Fecha a trilogia muito bem. Gostei muito da mitologia do vilão desse livro, o crescimento da personagem principal, as participações de velhos conhecidos.... enfim leitura gostosa.
clazyw 30/10/2021minha estante
Qual a classificação amg?

yasmine 30/10/2021minha estante
Livre, é um infantojuvenil que fala com todos.

clazyw 30/10/2021minha estante
Muito obg.

yasmine 30/10/2021minha estante
Imagina

LaAs171 14/12/2021

Perfeito
Incrível quanto o Castelo animado, a narrativa é inovadora, uma história nunca vista antes e é incrível como a protagonista mostra como é humana e que tem defeitos