A Condessa Sangrenta

A Condessa Sangrenta Alejandra Pizarnik

Resenhas - A Condessa Sangrenta

Simone.GAndrade 26/07/2017

Erzsébet Báthory
Nesta belíssima edição da editora Tordesilhas, "A Condessa Sangrenta", texto de Alejandra Pizarnik e ilustrações de Santiago Caruso que por sinal são incríveis, narra de forma sucinta episódios que marcaram um dos períodos mais perturbadores da história, com uma das personagens mais sinistras e polêmicas do final do séc. XVI a condessa húngara Erzsébet Báthory (1560-1614), uma figura histórica responsável pela tortura e morte de mais de 600 jovens, sendo todas mulheres. Não se trata de uma biografia e sim, um pequeno relato da vida e das práticas de torturas em forma de prosa poética que narra a obsessão da condessa pela própria beleza, e de se manter sempre jovem, que acreditava que banhar-se em sangue humano conservaria sua juventude sempre eterna. "Sentada em seu trono, a condessa vê torturar e ouve gritar. Suas velhas e horríveis criadas são figuras silenciosas que trazem fogo, facas, agulhas, atiçadores; que torturam moças, que depois enterram. Como o atiçador ou as facas, essas velhas são instrumentos de uma possessão. Esta sombria cerimônia tem uma só espectadora silenciosa".
Lucas 27/07/2017minha estante
Oi Simone, não conheço a história, mas fiquei bem interessado. Lendo sua resenha, lembrei do nome. Recentemente saiu um quadrinho chamado Erzsébet (https://www.skoob.com.br/livro/664005ED666282) que tem sido muito bem recomendada.

Simone.GAndrade 27/07/2017minha estante
Oii Lucas, pois é A Condessa Sangrenta conheci devido a esse lançamento Erzsébet, pois até então não conhecia, e gostei bastante, vi que muita gente não gostou devido ao estilo de narrativa, mas as ilustrações por si só valem muito a pena, mas eu gostei kkk ai vai do gosto, quando tiver grana pretendendo adquirir Erzsébet, pelo que vi a narrativa gráfica é incrível só que é bem pesado

Lucas 28/07/2017minha estante
Curti, rs! Já vi o quadrinho e é pesado mesmo. Assim que possível vou comprar tbm.

Barb Lima 15/11/2016

Incrível a junção de relatos sobre a Condessa Báthory, as ilustrações fazem uma perfeita comunhão e também se equiparando a grande obra, o Posfácio de João Silvério Trevesian fechou esse livro de forma sensacional.

Michelle França 04/11/2016

Ilustrações são o ponto forte a escrita é poética
Deixou com aquele gosto de quero mais.... Mais da Alejandra Pizarnik e muito mais do ilustrador Santiago Caruso. Leitura super rapida 30 minutos no maximo. Ponto forte como disse a forma poética da escrita e a beleza das ilustrações, ponto fraco é que é muito curto 60 páginas e não se explora tanto a historia da Condessa Bárthory mas a forma da escrita é linda . Vou procurar mais sobre o assunto que me despertou o interesse .

Xandy Xandy 22/10/2016

Rica, bela e cruel: Esta é Erzsébet Báthori!!!
Beleza, maldade e loucura são sinônimos da Condessa Báthori.

Quer saber mais, dê uma olhada no meu blog:

site: https://lendomuito.wordpress.com/2016/10/22/a-condessa-sangrenta-alejandra-pizarnik/

yas :) 09/05/2021

Uma visão interessante sobre a solidão, ver os atos de crueldade da condessa e sentir a dor por trás deles foi uma coisa bem profunda pra mim

Nena 13/02/2016

A história da condessa húngara Erzsébet Báthory, q viveu por volta dos anos 1600, assassinou 650 moças com requintes de crueldade e tortura, para satisfazer seu sadismo, loucura e instinto de perversão. Foi condenada, enclausurada e morreu 3 anos depois, completamente só na prisão, sem nunca ter se arrependido dos assassinatos. Um livro bem interessante e com belíssimas ilustrações de Santiago Caruso.