Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Suzana 19/08/2023

How I Learned to Stop Worrying and Love the Solitude
Que experiência engraçada esse livro: no mesmo dia em que terminei de ler Noites Brancas, um livro no qual o protagonista intensamente ensimesmado se sente condenado à solidão, a minha primeira impressão de Cartas a um Jovem Poeta é de que se tratava de uma celebração da solidão, achei muito irônico acontecer de ler livros tão diametralmente opostos em um mesmo dia.
Acontece que a medida em que eu progredia, comecei a perceber que o que Rilke faz não é uma romantização vazia da solidão, na verdade ele a encara como um fato inescapável, e do qual não devemos ser desesperados para escapar. Segundo Rilke, devemos ter paciência conosco quando estamos enfrentando a solidão, a tristeza e quaisquer dificuldades, nas palavras dele, não ficarmos ansiosos por respostas e conclusções, mas aprender a amar as perguntas.
Parece barato quando colocado dessa maneira, mas Rilke aconselha seu correspondente a tolerar as dificuldades como as oportunidades de crescimento que elas são, sem recriminações ao nosso eu do passado, que normalmente encaramos como o responsável pelos nossos infortúnios. Enfim, essa leitura não poderia vir em um momento mais apropriado.

Cris 11/04/2024

11.04.2024
Não me identifiquei com o descrito nas cartas. Além de que tem um poema do rapaz aspirante a poeta que escreve as cartas as quais Rilke responde. E depois um discurso pós morte de Rilke.

arqueofarias 30/12/2022

Cartas que são pura poesia? uma super aula de vida, de relacionamentos, autoconhecimento, solidão, amor e entendimento de nosso lugar do mundo enquanto seres emocionais. Uma grata surpresa.

Anna 05/01/2023

A escrita do livro tem a gentileza de um professor conduzindo o seu pensamento, é muito caloroso e desperta uma curiosidade para a vida. Não se trata apenas de um livro sobre a potência da escrita e da criação artística, mas sim como a gente se relaciona com nós mesmos ? as nossas dores, a solidão, o amadurecimento ? e, consequentemente, com o amor do outro. A simplicidade e a ternura com que escreve sobre processo criativo, arte, solitude e crescimento foram um acolhimento, de forma que você nem percebe o fluir das páginas. Lindíssimo.
?Não somos capazes de dizer quem chegou, talvez nunca cheguemos a saber, mas vários sinais indicam que o futuro entra em nós dessa maneira, para se transformar em nós muito antes de acontecer?.

Sabelpimenteel 01/01/2023

Cartas a um jovem poeta é um livro muito bonito, que nos faz ter várias reflexões a respeito da vida,da solidão e da arte.

A escrita é simples e transmite tranquilidade e uma sensibilidade artística perfeita. Uma leitura rápida que vale a pena de ser lida ?

"É bom ser solitário, pois a solidão é difícil; o fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la."

Leninha 28/02/2022

chato
ai sinceramente, não entendo a fascinação, reflexões comuns, em sua maioria desinteressantes, conselhos que prestam a quem os pediu, não a quem quer ler boas cartas.

liza! 08/03/2023

Ler cartas a um jovem poeta é sentir, bem no íntimo, a que ponto lhe pertence cada verso. A magnética personalidade de Rilke faz você se encantar com suas palavras e suas filosofias.
uma leitura bem rapidinha que vale cada segundo!

Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície

jsilveira 17/02/2024

Que livro maravilhoso!
Só peca um pouco na tradução do poema que encerra o livro. Mantém a essência mas perde-se muito em relação ao tempo e rima.

Fernanda 24/06/2022

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke
Este livro é uma troca de correspondências entre o escritor e um rapaz aspirante a poeta. O escritor famoso dá conselhos ao jovem nas cartas trocadas. Conselhos que servem para todos nós também. Gostei desse livro, meu primeiro contato com Rainer Maria Rilke.

Manu5 05/12/2022

Perfeito
Eu tô passada com o quanto esse livro é maravilhoso, esse livro tem conselhos pra levar o resto da vida, a escrita é muito boa, a tradução tá maravilhosa, só elogios pra essa obra prima.

Leeh 06/01/2023

"Obras de arte são de uma solidão infinita"
"A maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou, e mais indizíveis do que todos os acontecimentos são as obras de arte, existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa, que passa."

Tentando participar do clube de leitura do @namjoonbookclub desse ano e essa foi a primeira leitura!

Fiquei feliz porque é realmente algo diferente do que costumo ler, e o Rilke me surpreendeu demais com suas cartas. Ele traz reflexões muito importantes e que fazem a gente querer reler as cartas algumas vezes pra pensar bastante.

"Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volta-se para si mesmo."

Apesar de não termos as cartas do outro lado, podemos ter uma ideia do conteúdo só com as respostas de Rilke, e é possível notar a melancolia, tristeza e vazio (vamos lá: depressão) do autor do lado de cá só pelas respostas. Mas mesmo assim, Rilke mantém sua paciência e dedicação, usando o máximo de suas palavras, mesmo sabendo que são tão limitadas, para ajudar seu colega a passar por esses momentos.

"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

"Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas."

"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estao sli como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e serenidade, sem preocupação alguma."

"Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

Letícia 12/09/2021

Incrível
Vi um trecho desse livro no Pinterest e me deu uma vontade imensa de ler ele. O trecho em questão é este:

"Pois, no fundo, e justamente quanto aos assuntos mais profundos e mais importantes, estamos indizivelmente sozinhos"

Não imaginava que esse livro me tocaria de maneira tão intensa. Com toda certeza eu irei reler ele em breve.

Ophelia.0 27/09/2023

Lindo. Sensível. Reconfortante.
?Rilke dá sentido à selvageria de espírito em que estou vivendo. Seu livro é um mundo no qual entro e me descubro. Ele me diz que tudo de terrível é realmente algo indefeso que deseja a nossa ajuda. Leio ?Cartas para um jovem poeta? várias vezes. Estou me afogando e essa é a jangada que me leva em segurança até a margem?. (Bell Hooks, 1996)

Ludmila 03/04/2022

Ótimos conselhos. Apesar do periodo em que foi escrito, a maioria envelheceu superbem. Parece minha terapeuta falando...rs...