Se Você Me Visse Agora

Se Você Me Visse Agora Cecelia Ahern

Resenhas - Se você me visse agora

Janina1 17/06/2023

Se você me visse agora
Esse era um livro que eu não tinha expectativa nenhuma e acabou me surpreendendo positivamente.
A história entre um ?amigo imaginário? é uma mulher que sofreu um trauma enorme e precisa cuidar do sobrinho.

iarakessia 11/06/2023

Legalzinho
Ivan é um amigo imaginário e pela primeira vez em seus muitos (e repito, muitos) anos, ele se depara com uma situação ?impossível ? no trabalho. Uma adulta lhe enxerga. Ele então vai tentar entender como pode ajudar Elizabeth, uma mulher que pinga traumas e que precisa enfrentar um dia de cada vez para criar seu sobrinho de 6 anos, Luke, cuidar de seu pai e ainda da sua irma caçula que sofre dos mesmos problemas que a mãe delas.

lolasversion 31/05/2023

a place in this world
muito fofo e divertido!! adorei a história, achei encantadora, emocionante e muito diferente de tudo que já tinha lido até então. a escrita é muito boa e flui super bem tbm!!

skuser02844 15/05/2023

Esperava um romance bobo, terminei refletindo sobre minha vida inteira
O livro conta a história de Elizabeth, uma mulher que, desde a primeira vez que li a sinopse, me identifiquei. E isso não foi lá muito bom. Elizabeth tenta controlar tudo a sua volta, e, com isso, deixa de viver plenamente muitas coisas. Ela carrega traumas, alguns tão profundos que foram soterrados por falsas memórias da infância. E todo esse controle vem do medo, de ser como a mãe, de não agradar, de decepcionar os outros. Com isso, ela permitiu que todos ao seu redor controlassem os rumos de sua vida. Ela nunca coloca suas vontades em primeiro lugar. E ainda nutre um rancor pelo lugar onde vive, e usa diversas justificativas para isso, sem investigar as origens desse ódio.
O outro pilar dessa história é Ivan, um homem, ou entidade, um ser, humano, que não envelhece, e que vaga entre as pessoas sem ser visto, até encontrar alguém que precise de sua ajuda e que o enxergue. O que costumamos chamar de amigo imaginário.
Ele se aproxima de Luke, sobrinho de Elizabeth, e, aos poucos percebe que é Elizabeth quem precisa de sua ajuda. Ivan não é humano, e talvez por isso seja um personagem, não perfeito, mas muito interessante, ele sabe ser leve, talvez por lidar tanto com crianças, e ao mesmo tempo sabe fazer as perguntas certas para fazer com que as pessoas peguem uma pá e comecem a cavar seus mais profundos traumas. Definitivamente um personagem apaixonante, que por vezes parece imaturo, e outras, muito maduro.

Sinceramente, eu esperava um romance doce, com um final feliz, mas esse livro não é sobre isso. Este não é um daqueles livros em que todos os problemas se resolvem com soluções simples. Ele é um livro sobre como lidamos com nossos traumas e sobre como lidamos com as pessoas em nossa vida. Ele fala sobre egoísmo e empatia, fala sobre precisarmos nos doar, mas não esquecer de nós mesmos para agradar aos outros. Fala da importância da amizade e do amor, mas também das diversas formas em que os encontramos e de como devemos respeitar o caminho dos outros. E principalmente, fala que ninguém é perfeito, e que devemos aproveitar o tempo que passamos com aqueles que amamos. E acima de tudo, devemos encarar o medo de viver de frente, conscientes das feridas e dos prazeres que virão com isso.
O livro é incrível e leve ao mesmo tempo em que aborda assuntos muito pesados. Como disse, ele não mostra que problemas complexos serão solucionados num piscar de olhos com algumas frases motivacionais, ele apresenta reflexões, cabe a nós trabalhar nelas. Assim como para Elizabeth que aprende nessa jornada não a mudar os outros, mas a decidir o que tem prioridade para ela, que ela não é responsável por todos a sua volta e, principalmente, que ela não precisa manter o controle sobre tudo sempre.

Mariana 13/05/2023

Sobre ver a vida por outra perspectiva
"Se você me visse agora" é o segundo livro da autora que leio, e que também não me gerou muita identificação. De forma geral, o livro conta a história de Elizabeth, Luke e Ivan. A primeira, tia de Luke, uma mulher séria, metódica, reservada e cheia de autodefesas. Ivan, por sua vez, é um amigo imaginário de Luke, cuja profissão é fazer as pessoas que o vê conseguirem enxergar a vida por outra perspectiva, uma perspectiva mais otimista, satisfeita, leve, cheia de brincadeiras e sem se importar com o que os outros pensam. Elizabeth passa a também ver Ivan, e ele, portanto, passa a ser também seu amigo imaginário. A ideia da história, pelo que suponho, seria de que Elizabeth aprendera muito com Ivan, abrindo-se mais para a vida. Porém, não senti que a relação construída entre ambos fosse profunda o suficiente para que isso acontecesse. Além disso, de forma geral, achei a ideia do livro de certa forma boba demais, sem aprofundamentos ou grandes reflexões. Talvez eu insista mais uma vez em ler outra obra da autora, mas já com a ideia de que não me identifico com seu enredo e forma de escrita.

Malú 06/05/2023

Se permita ser você mesmo
O que falar do livro que após a finalização marcou completamente a forma como eu vejo a vida, a forma como eu lido com os problemas e desafios.
Se você me visse agora vai muito além de ser um livro de romance, ele ensina a você se aceitar e se amar e acima de tudo aceitar a sua história, ele mostra que independente de tudo o que você passa ou já passou nada deve influenciar o jeito de viver a vida, viver de uma forma leve.
Que quanto mais céticos nós formos e não usarmos a imaginação e brincar, não vamos levar a vida que queremos.
Temos que sair da rotina, quebrar algumas regras, agir que nem ''loucos'', porque se levarmos tudo de uma forma tão séria e regrada que nem Elizabeth elevava, não iremos ser felizes.

Luciana Dryer 02/05/2023

Incrível, amei!!!
Fiquei morrendo de medo de me decepcionar, pois a todo momento, me perguntava para onde a autora levaria a história. Mas não me decepcionei!
A história é cheia de significados, bem fluída, e alguns plots maravilhosos!
Me apaixonei pelo Ivan, quero um pra mim!!!
Super recomenda para quem gosta de dramas familiares, perdão, amizade, reencontros e muito amor!!!

Thiago 03/03/2023

Todos deveriam ter um Ivan na vida...livro leve, divertido e eu li na hora certa.
Só não gostei do final, mas no geral foi uma leitura gostosa.

Helen 21/02/2023

Amei
É um ótimo livro, mostra que não devemos olhar apenas com os olhos. Olhar através das coisas é onde está a magia de tudo. Que não adianta se esconder da vida, de sentir pra estar "protegido" dos nossos sofrimentos, de só viver no automático... Cada vivência é valiosa e depende apenas de como enxergamos as coisas.
Indico a leitura.

Mylena136 09/02/2023

Se você me visse agora
Já li algumas obras da Cecelia Ahern, como “Simplesmente acontece”, “O presente” e “P.S. Eu te amo”, e acho – por que não me lembro – que foi por causa da boa impressão que tais obras me deixaram que adquiri “Se você me visse agora”. Eu nem havia lido a sinopse, só comprei e ele ficou na minha estante pegando poeira, até que finalmente resolvi lê-lo.

A obra é narrada tanto em terceira pessoa, acompanhando Elisabeth, quanto em primeira, pelo Ivan. Creio que tal escolha não foi despropositada, porque enquanto a conexão com Elisabeth demora a acontecer, a com Ivan é quase instantânea. Porque ainda que tenhamos acesso ao que ela pensa e sente, não é por ela, mas sim pela “voz de outrem”.

Elisabeth é uma mulher extremamente organizada e obcecada por limpeza. Ela nunca usa roupas coloridas e é aversa a qualquer espontaneidade. Sua filha é completamente desestruturada: uma mãe que sumiu no mundo, um pai distante e uma irmã rebelde. Além de um sobrinho – Luke – que ela foi obrigada a adotar.
Ivan surge do nada, primeiro sendo somente amigo do Luke, mas depois adentrando aos poucos a sua vida também. E ele não é nada como ela. E talvez fosse exatamente de alguém assim que ela esperava.

Acho que a ideia da autora é muito promissora, mas ela se perdeu no meio. Assim, ainda que a conclusão tenha sido satisfatória, não foi tão impactante quando poderia ter sido, porque não foi de fato uma conclusão. Ficaram muitos pontos soltos, muita coisa não dita. Até o grande clímax da narrativa é um pouco anticlimático por causa do quanto demorou a acontecer.

Quando terminei a leitura, fiquei querendo mais, e não por ter sido bom demais, mas por não sido o suficiente. Terminei frustrada, porém um tiquinho feliz por ter conhecido Ivan Levísivni.

_leao.bia 23/01/2023

Leria mil vezes
Sinceramente, foi o meu preferido de 2022, não consegui tirar ele da cabeça por meses ?
Saber que Elizabeth e Ivan nunca vão ficar juntos, se ver novamente, pelo menos ela não vai conseguir ver ele, DOEU TANTO ???
Mas gostei bastante, Ivan mudou a vida dela, não só dela como a do sobrinho

Gabriela Freitas 23/01/2023

Não sei muito o que falar, porque viajei com esse livro. Mais pro final que comecei a entender as coisas, mas parece que faltou algo.
Pela minha viagem, a nota foi essa, porque não amei nadinha de nada rs

Gostei das reflexões, não nego, mas não me fisgou muito até o final.

Jacque Mayer 21/01/2023

Um livro despretensioso, não tão brilhante, com pouca ação, mas que traz uma mensagem de vida tão bonita.

Bonito de acompanhar a trajetória de Elizabeth por seus medos, sua infância, suas angústias. Mais bonito ainda de ver a evolução de tudo isso.

Gostei de várias passagens e várias mensagens que a autora vai deixando no meio do caminho. E gostei especialmente do Ivan. Que personagem gostoso de ler. Todos deveríamos ter um Ivan dentro de nós.

Rafa Gomide 16/01/2023

Não é um romance
Elizabeth é uma mulher extremamente organizada e fechada, tentando assim superar o caos que é sua família. A mãe saiu de casa quando ela era criança, o pai se fechou em seu sofrimento e a irmã mais nova, Saoirse, é rebelde e está sempre aprontando alguma. Além disso, Saoirse teve um filho, Luke, mas quem cria é Elizabeth. Tendo sofrido tantas mágoas e decepções ao longo da vida, a protagonista se fechou em seu mundo organizado, sem cor e sem emoções. Até mesmo Luke ela mantém emocionalmente distante.

Quando Ivan, o amigo imaginário de Luke aparece, Elizabeth não sabe como agir. Mas essa nova presença na vida da família promete trazer muitas mudanças.
Antes de comprar o livro, eu havia lido a sinopse da editora, que é diferente da que eu coloquei acima e passa a impressão de que o livro é um romance. Tendo a expectativa de ler um romance, acabei me frustrando com a leitura, que é um chick lit com realismo mágico e com uma pequenina pitada de romance.

Tentando deixar de lado minha frustração e avaliar o livro dentro do gênero que ele está, acredito que ele é interessante. Existe uma alternância na linha temporal, hora voltando ao passado para mostrar os traumas vividos pela Elizabeth e hora se mantendo no presente para mostrar como a chegada de Ivan está mudando a forma que ela encara a vida. Tudo é muito bem escrito e construído, sendo uma leitura fluida e com passagens divertidas. Além disso, o livro traz boas reflexões sobre maternidade e amizade.

Para mim, os traumas delas poderiam ter sido mais aprofundados e bem desenvolvidos. Isso, junto com a minha frustração com o gênero, fez com que minha nota para a leitura fosse 3,5. Mas acredito que vale a pena ler, caso você goste de realismo mágico.