A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

isabelle. 07/04/2021

é como ver paris de um trem expresso que avança na direção contrária ? a cidade vai ficando menor a cada segundo, mas você sente que é você quem está encolhendo, ficando cada vez mais solitária, afastando-se a um milhão de quilômetros por hora de todas aquelas luzes e agitação.
arthur966 07/04/2021minha estante
a celine deve amar tanto esse livro

isabelle. 07/04/2021minha estante
simmm se acabou cmg assim nem consigo imaginar o que fez com ela

Luiza.Gomes 26/06/2022

sim
"Então me perguntei se, assim que ele começasse a gostar de mim, ele não se transformaria num sujeito comum aos meus olhos, e se quando começasse a me amar eu não acharia defeito atrás de defeito nele, do jeito que fiz com Buddy Willrd e os outros garotos."
Comecei lendo o livro com muitas expectativas, mas fiquei empacata logo no início. Decidi tirar um dia para o ler inteiro, pq ele é um livro que precisa de atenção para ler. Todos sentimentos vividos por esther, eram semelhantes são meu, me senti acolhida por cada palavra escrita.
Sylvia foi uma mulher a frente do seu tempo

suzanathalia 17/09/2022

a redoma de vidro
"para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim."

um livro muito significativo, profundo e extremamente importante, que retrata sobre a depressão, como ela age e a sensibilidade que nos mostra através do personagem no decorrer da história. o livro contém muitos gatilhos, mas é uma leitura super necessária! mergulhar nos pensamentos de esther foi um misto de emoções, me marcou muito.

Ellie 07/04/2023

A Redoma de Vidro é um livro bem doloroso de ler

Comecei a leitura por causa da citação da árvore (vou deixar no final), achei muito interessante a comparação feita, me identifiquei imediatamente, assim, entrei nesse universo de Plath totalmente alheia ao que viria pela frente.
O livro foi escrito nos anos 60 mas tem assuntos totalmente atuais, muitos dos questionamentos da Esther são questionamentos que eu mesma já tive.
Mas o livro vai ficando obscuro e doloroso.
Após a leitura, descobri que ele é semiautobiográfico, o que me deixou ainda mais triste, preocupada e até um pouco assombrada pelas coisas que li.
A leitura é pesada mas é incrível, recomendo com cautela.

"Eu via minha vida se ramificando à minha frente como a figueira verde daquele conto. Da ponta de cada galho, como um enorme figo púrpura, um futuro maravilhoso acenava e cintilava. (...) Me vi sentada embaixo da árvore, morrendo de fome, simplesmente porque não conseguia decidir com qual figo eu ficaria.
Eu queria todos eles, mas escolher um significava perder todo o resto, e enquanto eu ficava ali sentada, incapaz de tomar uma decisão, os figos começaram a encolher e ficar pretos e, um por um, desabaram no chão aos meus pés. "

Josimar.Oliveira 09/01/2022

A redoma de vidro
Uma leitura fluída, que te prende do início ao fim, sempre acompanhada por de um misto de emoção e infinitos gatilhos.
Em a redoma de vidro acompanhamos o fluxo de pensamentos dentro da cabeça da personagem Esther Greenwood durante a sua luta contra a depressão.

Luiza1139 27/10/2023

Denso
Achei o início lento mas depois engatou.
Achei a escrita profunda e metafórica, amei isso. Também amei acompanhar a trajetória da Esther, foi impactante.

Scarlett11 29/01/2021

"Devia haver um ritual para quem nasce pela segunda vez - remendada, recauchutada, pronta para pegar a estrada novamente."

Sinto que li esse livro no momento certo. Sei bem como é estar em uma redoma de vidro, mas também sei como é nascer de novo, e de novo, e de novo. Viver é isso, e vou tentando até não ver mais nenhuma graça nesse mundo.

Pianca 26/01/2022

Sylvia Plath eu te amo
Esse livro soou muito como um pedido de socorro, ou até mesmo um despedida. Um legado foi deixado por uma mulher com depressão, falando da vivência de uma mulher com depressão. O livro é bem em cru em sua linguagem e bem delicioso de ler.

A personagem principal é muito identificável em um nível que só que passou, sabe! Eu amei o livro com todo meu coração.

Alydia 27/05/2020

PESADO
Para quem começou a leitura achando que era apenas mais um romance adolescente, não poderia estar mais enganada.

No início, temos o relato de uma garota, aparentemente comum, mas no meio para o fim do livro, o ar começa a ficar pesado. Pelo menos dois temas nós conseguimos discutir a respeito do romance: feminismo e depressão. Acho que o ponto da depressão se sobressai.
Ela publica o seu livro como um pseudônimo e também se suicida na mesma época.
A redoma de vidro é muito atual porque ela lida com problemas que temos de encarar ainda hoje. Como: o que fazer da vida, devo me casar? ter filhos? se eu me casar e tiver filhos eu ainda posso trabalhar?(ai entra a questão do feminismo). São inúmeros pensamentos que os jovens e até os mais adultos precisam enfrentar. Porém, eu acho que, na fase adolescente é bem pior. Há uma pressão interna e externa para respondermos a esses questionamentos. Porém, a solução que a Esther encontra em A redoma de vidro é o suicídio, assim como a Silvia, na vida real. Não estou dizendo que foi apenas isso que motivou os atos suicidas da personagem e o suicídio da escritora. E é aqui, também, que as duas faces se encontram, a vida e a arte, já que o livro é um romance autobiográfico. Não saberemos ao certo. Talvez em seu diário tenhamos mais respostas para os porquês. De qualquer forma, eu não indicaria o livro para jovens que passam por esse tipo de problemas mentais. Seria, ao meu ver, uma espécie de gatilho para realizar aquilo que já se tinha em mente. Mas recomendo para que, quem sabe, tenhamos mais empatia e busquemos entender as pessoas ao nosso redor.

Sobre escrita:
Achei bem fluída. Não foi o que mais me agradou no livro, mas eu achei boa para ler. Em algumas partes não era muito compreendida. Ela sempre separava partes em asteriscos (*) e isso cortava a estória na metade. Inclusive, em partes que eu achava que não deveriam acabar. Quando aparecia esse asterisco eu sempre imaginava a autora tendo um de seus ataques e largando o escrito do romance. Quando estava melhor ela retornava a escrever. Assim como ela descreveu Esther, a protagonista do livro. Também ocorria de aparecer personagens que eu não sabia quem era. Ou não me atentei, ou então ela não esclareceu isso no livro.

No geral, um bom e pesado livro. Devemos ler com calma, até porque a própria temática nos pede para ler e dar pausas para reflexão.

Laurenti 14/08/2022

Sylvia Plath ??
A Redoma de Vidro está repleta de experiências autobiográficas, inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Sylvia Plath tentou o suicídio e, logo depois, foi internada para tratamentos mentais,Por alguns momentos, precisei fechar o livro e respirar. É não é nada difícil se colocar no lugar da personagem/autora. Sentir aquela vontade de ajuda de alguma forma, sei que é impossível. Porém a leitura de A Redoma de Vidro mudou a minha perspectiva em relação a temática,e não vejo a hora de ler mais obras da Sylvia.
Ler essa obra prima foi uma experiência Única e comovente, não consigo imaginar todo o sofrimento pela qual Sylvia Plath precisou conviver e lutar ao longo de sua curta jornada.

Alysson.Henrique 07/02/2022

O livro traz em si uma temática incrivelmente difícil e muito bem escrita, trazendo em si uma pequena dimensão da redoma de vidro na qual Esther se encontra. Uma leitura muito boa, embora bastante difícil - não pelo estilo de escrita ou pelo vocabulário, mas pela temática em si.

Lari 08/06/2021

Comecei esse livro sem saber muito o que esperar e acabei adorando. A história tomou rumos que eu não imaginava, gostei muito mesmo.

Ana 07/01/2024

A redoma de vidro
O tema abordado no livre é sobre depressão e como ela surge do nada e te suga, te envolvendo como uma redoma de vidro. Apesar de abordar um tema muito importante e mostrar como essa doença surge aos poucos e quando vc se dá conta ela toma conta de ti, não consegui me conectar com a história.
Achei a narrativa um pouco confusa e cansativa e senti que a personagem não foi tão bem construída. Não tive conexão com ela.
Foi um livro bom, mas sinto que para mim faltou algo.
eliasmorais_sea 07/01/2024minha estante
É o próximo livro que pretendo ler. Que pena que nao teve uma experiência tao boa, espero conseguir gostar dele pois nunca estive tao ansioso para ler um livro igual estou para ler esse

Ana 07/01/2024minha estante
Tomara que seja uma boa leitura para você ??

Elle 28/06/2023

A redoma de vidro, como fugir dela?
Arredonda de vida me for uma leitura surpreendente , uma leitura virceral. O livro me remeteu a questionamentos e experiências nunca imaginadas e ao mesmo tempo tão familiar.

De uma maneira sutil e rápida a autora nós leva para viver com Esther uma jovem brilhante e cheia de ideias ,que vê-se em conflito ao ser questionada quanto ao seu futuro. De certa forma não era só mais um livro com seus personagens era uma pessoa real dando seu grito de dor em meio as palavras.

O livro tem uma escrita " nú e crú" não é o primeiro livro que leio com essa temática porém nenhum outro me fez senti como esse , a maneira que a narrativa vai tomando seu próprio fluxo ...me deparei com um dilema , ler o livro o mais rápido possível e não me vê o acabando de palpável que essa história se tornou pra mim.

Ao longo de sua leitura torna-se nítido a linha tênue entra a personagem e a autora ,e a mescla entre as duas, pode até ser considerado uma escrita muito pessoal .

Esse é o primeiro e único romance, as suas outras publicações são poemas e seus diários , assim como a personagem a autora ao longo da vida desenvolveu um quadro depressivo e passou um tempo internada em uma clínica pisquiatra e ter tido algumas tentativas de suicídio em seu histórico.

O livro não é pra qualquer um lê, pelo fato da indetificacao com a personagem ,a depressão é abordada de uma maneira tão poética e arrasado nenhuma escrita madura e real, além das inúmeras tentativas de suicídio e seus métodos,como é impactante vêr um personagem em tamanho nível de decadência .

Kaila 16/11/2020

Lenta
A leitura foi arrastada, mas a história não é ruim. Achei interessante ler os sentimentos da protagonista. Mas a escrita foi um pouco confusa e deixou a desejar, a gente simplesmente não percebe quando a linha do tempo está mudando, fiquei um pouco perdida. Mas no geral, gostei da história.