Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Leorock13 14/12/2022

Um bom começo
Não preciso dizer muito sobre a obra de Edgar Alan Poe, suas histórias são uma referência dentro do gênero de suspense e terror. As contidas aqui estão entre as melhores dele que li até o momento.
Por se tratar de vários contos diversos, gostei muitos mais de uns e relativamente pouco de outros, mas consigo tirar proveito e achar todos interessantes. Certamente valem a leitura.

Renata 23/10/2022

ANGÚSTIA E DESESPERO
São essas as duas sensações q tive lendo os contos de Poe: ANGÚSTIA pq o livro não acabava e DESESPERO pois não tinha mais forças pra ler o livro kkkkkkk... ruim demais. A linguagem é péssima (mesmo praquele período) e as histórias são enroladas e não te envolvem. Várias vezes tinha q voltar os parágrafos pq estava pensando em outras coisas. Nunca mais leio nenhum livro de Poe... não perco mais tempo. Foi uma escolha de um dos clubes do livro q participo e todo mundo desistiu depois de 8 contos lidos... fui até o final pq não consigo deixar um livro pela metade, mas foi sofrimento puro!!

Gian.Calixto 19/06/2022

Levou um tempo, mas foi finalizado
Eu achei difícil. Por mais que a linguagem não tenha sido muito complicada, na maioria dos contos, a escrita é muito densa. As vezes era necessário ler um mesmo trecho 2 ou 3 vezes(por conta disso, eu lia um conto antes de cada novo livro). A arte das ilustrações são bem legais e bizarras ao mesmo tempo. De todos os contos, meus preferidos foram o gato preto, e a máscara da morte vermelha. Tiveram alguns que até agora eu não entendi o final, como aquele que é uma continuação do assassinato da rua Morgue. E é isso então.

Marcela 05/05/2022

Magnífico
Relendo Poe e é simplesmente perfeito. Coletânea com 22 contos.
Melhores contos (na minha opinião):

? A queda da casa de Usher
? O escaravelho de ouro

JMariaChamomile 20/04/2022

Contos de Imaginação e Mistério
Foi um livro que eu li de forma bem lenta, pois ele não foi um livro com uma história continua. Os contos que Alan Poe criou para esse livro são cada um com uma história diferente, com resoluções diferentes.

Os contos que estão nesse livro são muito bons, não são contos terror para assustar, mas sim para infligir ao leitor certo tipo de terror e agonia psicológica. Alan Poe soube bem utilizar as palavras para fazer com quem lesse sua obra se sentisse dentro do conto, muito ansioso e com medo do que está por vir na próxima página.

Em um momento eu estava lendo algo, e no momento seguinte Edgar Alan Poe literalmente me dá um tapa na cara com um plot do tamanho de um elefante.

A agonia psicológica é realmente pesada de se ler tanto que eu lia um conto é utilizava de um tempo para absorver o que li.

O Conto do Gato Preto é simplesmente muito incrível eu adorei o ar de mistério, agonia, terror psicológico e inquietação fez com que eu amasse esse conto, juntamente com o decorrer dos acontecimentos.

Para mim um dos únicos fatores que não me fazer dar 5 estrelas para esse livro Foi o fato de que Alan Poe é um autor muito antigo, e por sua vez sua escrita também é mais arcaica. Mas achei bom ler uma forma de fala e escrita diferente, um livro que foge dos padrões que eu tenho de leitura.

De Andrade 15/04/2022

Edgar Allan Poe
Leitura um pouco mais devagar devido à forma de escrita do autor. Mas incrivelmente gostoso de ler, com contos de terror que só Edgar sabia escrever. Além disso, conta com ilustrações belíssimas em cada conto. Recomendo para os antes de terror e de Poe!

Martony.Demes 22/02/2022

Eis a mais obra (fantástica) lida em dezembro de 2020: Contos de Imaginação e Mistério de Edgar Allan Poe.

Eu vim parar em Allan Poe por meio do filme Refúgio do Medo que é baseado no conto O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena cuja obra faz parte de outra antologia de Poe chamada "Histórias extraordinárias".

Bom, eu ouvi muito falar desse escritor, mas eu não tinha ideia da altíssima qualidade do texto. Então escolhi essa coleção de conto de estilo gótico, dentre os quais há "William Wilson", "Enterro prematuro", "A queda da casa dos Usher"; há contos estranhos, como o "Rei Peste" e "Leonizando"; há contos tensos, como o "Pêndulo e o poço"; contos difíceis como o "Encontro marcado"; e os minuciosamente descritivos, que tratam de método de investigação policial a la Sherlock Holmes, como "Os assassinatos da rua Morgue" e o "Mistério de Marie Roget".

Os contos que me chamaram bastante atenção foram "O gato preto" e "O manuscrito encontrado numa garrafa"!

Eu afirmo que a maioria dos contos quando você termina de ler você dá um suspiro profundo! As vezes de surpresa, ou de medo! Outra vez é de sem entender porque terminou naquilo! Eu acho que isso tudo se deve a uma descrição pertubadora dos fatos e dos ambientes e uma narrativa que te empurra para as profundezas da história.

Assim, é uma leitura bem diferente e com vocabulário bem diversificado! Agora entendi porque muita gente é impressionada com Allan Poe! Por conta disso, pretendo ler em breve Contos Extraordinários (que inclui esses e outros contos não lidos)!

Eu tenho o .mobi disponível. Quem quiser é só chamar que repasso.

Andreia Santana 28/01/2022

Revisitando Edgar
Meu primeiro contato com os contos de Edgar Allan Poe ocoreu a partir de uma publicação avulsa, dessas comuns em bancas de revista, de Os Assassinatos da Rua Morgue, quando eu tinha entre 12 e 13 anos. Na sequência, li Histórias Extraordinárias, também nesse esquema de brochuras baratinhas. Na adolescência, fui apresentada ao chevalier Dupin, o personagem que investiga os misteriosos crimes da rua Morgue, em Paris, e que protagoniza outras duas histórias de Poe. Revisitar o francês dublê de detetive mais de 30 anos depois e ver que as suas brilhantes deduções ainda me instigam é só um brinde extra dessa edição belíssima de Contos de Imaginação e Mistério (Editora Tordesilhas, 2012).

A edição traz as preciosas ilustrações de Harry Clarke para uma versão de 1919 da obra, que foi publicada originalmente no século XIX; e resgata ainda o prefácio escrito por Charles Baudelaire quando da publicação original dos contos. Na verdade, trata-se de artigo onde Baudelaire defende a literatura de Poe e faz críticas ácidas aos ‘eruditos’ que a título de valorizar uma suposta ‘alta literatura’, torciam o nariz para as populares histórias de assombração.

De todos os contos de Edgar Allan Poe, um dos meus autores sombrios de estimação, sempre fiquei arrepiada com O gato preto – essa tétrica história que transpira uma violência angustiante – e com O Barril de Amontillado, um conto claustrofóbico de inveja e vingança. Em Contos de imaginação e mistério, além desses dois e do já citado Os assassinatos da Rua Morgue, há uma continuação desse último, O mistério de Marie Roget, também protagonizado por Dupin e inspirado em um assassinato real ocorrido não na França natal do personagem, mas nos Estados Unidos, onde Poe nasceu.

Outras histórias muito boas que completam a coletânea são as clássicas O escaravelho de ouro, A máscara da morte vermelha, O poço e o pêndulo, Manuscrito encontrado em uma garrafa, A queda da Casa de Usher e O coração denunciador, uma história arrepiante sobre medo, paranóia e loucura.

Dentre as que eu nunca tinha lido antes e conheci agora, destaco a ótima William Wilson, sobre um homem dissoluto que é perseguido por um duplo, uma espécie de gêmeo infernal, desde a infância. Esse conto abre o livro. E Os fatos do caso do senhor Waldemar, um conto de zumbi de dar orgulho a George A. Romero.

Muitas das obras de Edgar Allan Poe, inclusive, foram adaptadas para o cinema e a TV. O Macabra TV, site especializado em terror, tem uma lista muito boa de filmes que vale conferir. Suas histórias apavorantes são também fonte de inspiração ainda hoje para autores de histórias de horror, como Florence and Giles, de John Harding, já resenhada aqui na minha lista do Skoob (ver A menina que não sabia ler), e para artistas que flertam com o macabro seja na literatura, na música, no audiovisual, na estética gótica que sempre inspira a moda, etc.

Talvez por ter uma história de vida trágica e, com certeza, por criar com a mesma maestria as histórias de fantasmas e aquelas do chamado terror psicológico, Edgar Allan Poe permanece tão atual e pop em pleno século XXI. O medo e a angústia que seus contos e poemas inspiram vem mais de dentro da mente humana do que do além. As suas histórias retratam a loucura, o delírio, o alcoolismo de muitos dos seus personagens – reflexo do fato do próprio autor ter uma longa história de batalha contra o vício -, e o terror religioso em contraste com o apreço à ciência.

Tudo isso embalado em uma prosa que lança mão da ironia, do sarcasmo e da autodepreciação. Os protagonistas de Poe não são heróicos, garbosos e perfeitos, muito pelo contrário, ele é o autor das mentes e corpos arruinados, da corrupção (no sentido de apodrecimento) da morte e da consumição das almas.

Suas histórias são como pesadelos, sempre envoltas em uma atmosfera lúgubre. A noite e as madrugadas ou os dias chuvosos e tempestuosos engendram os dramas encenados em suas histórias na melhor tradição gótica, com aquela pitada de melancolia característica do romantismo.

Os desenhos de Harry Clarke reproduzem algumas das passagens mais sinistras das histórias de Poe, o que contribui para atiçar a imaginação dos leitores. São pequenas obras de arte que serviram, inclusive, para consagrar o artista. Os desenhos foram encomendados em 1917 e a edição da editora britânica Harrap saiu em 1919 e foi considerada uma espécie de jóia bibliográfica da época.

A Tordesilhas resgata essa edição histórica, que destaca ainda comentários de Júlio Verne e de Sir Arthur Conan Doyle sobre Edgar Allan Poe e sua obra. Verne chega a afirmar que Poe criou “um gênero literário diferente”.

Diferente, bastante imitado, mas que ainda atrai como um imã…

O exemplar que eu li – Foi lançado em 2012, pela Tordesilhas, e faz parte do acervo de minha irmã, que tem uma biblioteca que é a nona maravilha do mundo pós-contemporâneo…

Ficha Técnica:
Contos de imaginação e mistério
Autor: Edgar Allan Poe
*R$ 39,84
*Pesquisa em 28/01/22 na Magalu

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Moacir 09/01/2022

No início estava um pouco enfadonha a leitura. Mas, no momento em que Edgar Allan Poe apresentou seu precursor de todos os detetives, aquele que Sherlock Holmes desejou um dia ser, a ponto daquele, a saber, Dupin (na companhia de um alterego do autor) se aprofundar nas minúcias de uma investigação real ocorrida do outro lado do Atlântico, com personagens verossímeis e muita lógica, e não logicismo; no momento que me fez despertar para comparações com as histórias do personagem de Conan Doyle e verificar que este em muitos aspectos decididamente homenageia a Edgar A. Poe; a leitura ficou muito mais prazerosa e as histórias fluíram. E a referência clara de Dupin quando lemos Sherlock Holmes pode ser agora percebida principalmente no conto "Os assassinatos da Rue Morgue". Aqui ainda está o famoso conto "A queda da casa de Usher".

flaviathaiss 03/01/2022

Conhecendo mais a inspiração de todas as histórias de terror
Gostei muito da leitura, o primeiro conto já veio com um impacto, fiquei admirada com a escrita com a história, que é o poço e o pêndulo, foi a melhor desse livro. O baile da máscara vermelha achei que caiu bem ao que vivemos durante a pandemia valendo uma boa reflexão. Os últimos contos achei a leitura um pouco cansativa, mas é compreensível em razão da época que foi escrito. Mas vale a pena.

Ariel 13/11/2021

Eu já tinha lido esse algumas vezes, mas acabei começando de novo por causa do meu noivo. E que delícia compartilhar com ele, o tipo de leitura que nós dois gostamos!

Na primeira vez que li, acabei gostando mais do conto 'O Gato Preto'. Dessa vez, o que me chamou mais atenção foi 'O Encontro Marcado'. Destaque para os dois contos que têm a participação do personagem Dupin, 'Os Assassinatos da Rua Morgue' e 'O mistério de Marie Roget'. E, claro, às lindas e macabras ilustrações de Harry Clarke, sem as quais a experiência teria sido completamente diferente.

A escrita de Poe, dramática e detalhista, se tornou atemporal e por isso, tudo o que ele escreveu é um clássico. Eu gostaria de ler mais obras dele no futuro.

Rosangela Max 10/11/2021

Um clássico do gênero.
Devido a escrita cheia de floreios, é preciso paciência para ler Poe.
Temos que cavar fundo até chegar no ponto do mistério. O resultado, com certeza, vale a pena. Afinal, esse é o diferencial do autor. É por meio da sutileza e da elegância na escrita que ele nos conquista.
Os contos são muito bons, mas as estrelas do livro são ?Os assassinatos na Rue Morgue? e ?O Mistério de Marie Roget?. Esses dois já vale toda a leitura.
Recomendo muito.
Joao 10/11/2021minha estante
Rosângela, bela resenha! Concordo inteiramente contigo e pra mim essa linguagem é o charme do Poe hehe

Rosangela Max 10/11/2021minha estante
Obrigada! ?? Poe é leitura obrigatória para quem ama suspense e mistério e gosta de clássicos.

Kau 07/11/2021

Perfeito
Meu amor pela escrita de Poe começou com um trabalho de escola, onde tínhamos que ler "o gato preto", desde então eu fiquei encantada e quis conhecer mais de suas obras, esse livro trás diversões contos e todos eles profundamente maravilhosos, alguns deles são mais leves, outros mais profundos, mas em geral todos são esplêndidos, uma leitura realmente apaixonante.

Pedro Guimarães 03/10/2021

Além de ser uma belíssima edição com capa Luva a Ed. Tordesilhas conseguiu unir o útil ao agradável. Ou seja, reuniu numa obra só os melhores contos.