Contos de Imaginação e Mistério Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

AmadosLivros 28/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
"As mil injustiças de Fortunato, suportei o melhor que pude; mas quando ele se aventurou ao insulto, jurei vingança." - O Barril de Amontillado.

Adoro histórias de mistério e suspense. O terror, o sobrenatural, a dúvida, o desconhecido, o segredo me fascinam. Quem me conhece sabe disso. Quando ouvi falar em Edgar Allan Poe, senti que precisava tomar conhecimento de suas obras. A primeira delas foi um conto presente no livro Contos de Vampiro, Berenice. Nem sabia que ele havia escrito contos envolvendo coisas sobrenaturais, sempre achei que ele era mais voltado para o mistério, dentro do suspense policial, até ler Berenice. Este ano encontrei essa seleção com dez contos do autor e poeta norte-americano do século XIX e não pensei duas vezes, precisava lê-lo.

O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Coração Denunciador, Uma Descida no Maelström, O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Vermelha, O Encontro Marcado, A Queda da Casa de Usher, Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são os dez contos escritos por Edgar Allan Poe que compõem esta obra. Todos são excelentes, os meus preferidos são O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Barril de Amontillado e Os Assassinatos da Rue Morgue. Uma coisa bem escrita, cheia de passagens tensas, de gelar a espinha e com muitas reviravoltas no último segundo. Só senti falta de Berenice nessa edição, mas soube que a Editora Tordesilhas publicou uma edição com 22 contos, incluindo estes. Ambas as edições possuem ilustrações que combinam com o teor dos contos, feitas por Harry Clarke, um famoso ilustrador irlandês que viveu no final do século XIX e início do século XX.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/05/livro-contos-de-imaginacao-e-misterio.html

IGuittis 22/11/2016

Muito bonito
Eu nunca havia lido Poe antes, o contato com esse livro foi a minha primeira experiência com a escrita do autor. No início eu tive um pouco de dificuldade para conseguir gostar do modo como Poe escreve, mas no decorrer do livro eu percebi que me acostumei e acabei conseguindo entender os contos com mais facilidades. Como todo livro de contos, há uns melhores do que os outros, e sempre irá depender do gosto pessoal do leitor.
Eu achei que foi uma leitura que valeu muito, mas eu realmente demorei para terminar o livro.
Todos os contos, como a maioria das pessoas sabem, tem uma temática de terror ou horror. Poe fala descreve muito sobre o corpo apodrecendo, é mais puxado para o horror do que o terror em si.
A edição é lindíssima, mas me incomodou o fato de que as notas eram todas nos finais do livro e não no rodapé da página em que ela aparecia, mas também, algo bom, nessas notas alguns poemas foram colocados nos originais. As ilustrações são muito bonitas também, elas captam exatamente o que o conto quer passar.

Isa Soares 30/08/2016

Terminei o terceiro livro que eu havia escolhido para o desafio de outubro. Encerrei-o com os Contos de imaginação e mistério do Poe.
Não sei se vocês sabem, mas assim como com Machado de Assis, eu tenho uma certa incerteza entre gostar e não gostar do mestre do horror. Dessa vez não foi diferente, mesmo tentando não criar uma concepção antes de ler a obra.
A compilação feita pela editora Tordesilhas traz alguns contos de Poe em sua maioria relacionados ao horror e dois ao mistério. Bato palmas para a edição caprichada feita pela editora, tornou o livro lindo, porém não sei se foram tão felizes com as escolha dos contos ou eu é que não consigo mesmo suportar a escrita do autor. Acho que é a segunda opção.
Enfim, admito que realmente Edgar Allan Poe sabe criar o espírito do horror. Em alguns contos parece que estamos nos nossos piores pesadelos e que se torna ainda mais assustador com as ilustrações feitas por Harry Clarke. Edgar traz a tona os nossos medos e explora o lado mais horrível do ser humano que para mim assusta mais do que um ser sobrenatural.
Com relação aos contos de mistério me fez lembrar muito o Sherlock. Talvez Arthur Conan Doyle tenha se inspirado um pouco na obra para criar genialmente as histórias do nosso querido detetive. Os contos de mistério são tediosos e alguns tem desfeichos inconcebíveis ou nem fim tem.
Concluindo, eu ainda tento entender por que as pessoas o acham tão magnífico. Simplemente achei a leitura cansativa e nada atrativa. Abro exceção para alguns contos como o do Gato Preto e o da Mascara da Morte. Mais uma vez deixo aqui os meus parabéns para a editora Tordesilhas pelo belo trabalho.
Luiz Miranda 17/09/2017minha estante
Te entendo. Acho assim, nos melhores contos Poe é de arrepiar, agora nos piores é uma das coisas mais chatas que já li.

Isa Soares 18/09/2017minha estante
Eu ainda não consegui entender tanta adoração, mas gosto é gosto, não é?

Luiz Miranda 18/09/2017minha estante
Acredito que a adoração venha dele ser um artista das palavras. Não importa se a história é boa ou chata, ele é sempre um virtuose das letras. Te obriga a ler com um dicionário ao lado.

Daiane.Vieira 11/01/2018minha estante
Nossa tive a mesma sensação que você com esse livro, muito cansativo .

Janine 09/10/2019minha estante
Estou quase finalizando o livro e tendo a mesma experiência. ? ótimo ver outras pessoas que também não se deram com a escrita do autor. Me sinto compreendida.

Beatriz 26/08/2016

Contos de horror!

Cacau @dra.leitora 03/08/2016

Contos de Imaginação e Mistério
Terminei de ler os Contos dImaginaçao e Misterio do Edgar Allan Poe. Tem contos muito legais, mas tem uns bem chatinhos, que terminam meio sem pé nem cabeça. Como sou apaixonada nos livros do King nenhum dos contos me aterrorizou. Os que eu mais gostei foi O Escaravelho De Ouro e A Máscara Da Morte Vermelha. Porém o mais legal dessa leitura é ver onde e como as histórias de suspense tiveram o ponto de partida e ver de onde os principais autores atuais tiram a base de suas idéias. Resumindo Poe é um gênio e escreveu um grande clássico do terror e do mistério que inspira até hoje vários autores e histórias. Super Recomendo...

Luiza.Thereza 22/05/2016

Contos de Imaginação e Mistério
Algumas edições nos marcam de tal maneira que conseguimos reconhecê-las pela ponta da capa. Havia comprado este livro meses antes de recebe-lo pela TAG. Aproveitei e dei a edição sobressalente de aniversário para uma amiga tão medrosa quanto eu. rsrs

Assim que comecei a ler Contos de Imaginação e mistério, encontrei algumas dificuldades com o tamanho e peso da edição. Como em toda publicação de luxo, o tamanho impossibilitou o transporte, mas o que mais me chamou atenção, negativamente falando, foi o invólucro da capa. O papel escorregava toda hora e por várias vezes fiquei com medo de rasgá-la, ao ponto que, antes mesmo do terceiro conto, a tirei e a coloquei na segurança na minha estante.

De resto, esse foi o único defeito que encontrei. (Bem, talvez não tenha gostado muito de ter que ir ao final do livro cada vez que precisava acessar as notas e as observações, mas deu para sobreviver a isto).

Esta edição trás 23 contos do escritor americado Edgar Allan Poe, incluindo Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget, que inauguraram a narrativa policial, gênero que se caracteriza pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeito, cujo foco está no processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. C. August Dupin, detetive amador criado por Poe, inspirou autores como Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, e vários outros autores.

O que gostei nos contos de Poe é que nunca dá para ter certeza do que irá acontecer no final. Os desenvolvimentos e os encerramentos são surpreendentes e bizarros. No início, a surpresa foi meio desagradável, e eu tinha vontade de mudar de leitura a cada conto, mas depois, com o avançar da leitura, acabei de acostumando e ate achando alguma graça.

Demorei três meses quase exatos para terminar este livro, mas não me arrependo de t~e-lo lido por inteiro.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/05/contos-de-imaginacao-e-misterio-edgar-allan-poe.html
Jah 28/12/2016minha estante
Luiza, tem muito terror?

Luiza.Thereza 28/12/2016minha estante
Não achei. Apesar de ter algumas coisas meio bizarras, não achei nada que desse medo medo mesmo.

Jah 28/12/2016minha estante
Valeu!

Mateus 04/03/2016

Sensacional
este livro é a prova que a expectativa também serve para ser superada. Quando ganhei de presente esse exemplar, esperava que a leitura fosse simplesmente espetacular. E ele não decepcionou nem um pouco. Conhecido por ser o criador do conto policial, por conta de “Os Assassinatos na Rua Morgue” e seu detetive C. Auguste Dupin, Poe também é lembrado por seus poemas e contos, sobretudo por conta da narrativa de horror, que elucidavam o pior lado do ser humano. Há quem reclame do estilo de escrita do autor, considerando-a arrastada e enfadonha. No entanto, mesmo quando você se perde na história, vale um esforço a mais e uma releitura, que abre as portas para compreender o modelo de literatura desse autor que viveu entre a genialidade e a loucura e transportou seus sentimentos mais obscuros para suas obras. Como sugestão dos contos presentes nessa edição, é válido o destaque para “O Gato Preto”; “O Coração Denunciador”, “A Máscara da Morte Escarlate”; “O Enterro Prematuro” e “A Queda da Casa de Usher”. Como um bônus, a publicação ainda apresenta as ilustrações de Harry Clarke, que foram publicadas na edição original de Contos de Imaginação e Mistério.

site: http://blogdialogos.com/2016/02/13/cinco-leituras-surpresas-em-2015/

Alice 27/01/2016

"A miséria é múltipla. A desgraça do mundo é multiforme (...) mas assim como em ética, o mal é consequencia do bem, igualmente, do efeito, da alegria nasce a tristeza. Ou a lembrança de uma felicidade passada é a angustia do hoje, ou as agonias existentes tê sua origem nos extases que poderiam ter existido."
(Berenice)

"Não tenho nome nessas plagas que habito. Fui mortal, mas sou demônio. Fui impiedoso, mas sou digno de pena. Sentes como tremo. Meus dentes batem quando falo e, contudo, não é pela frialdade da noite. Mas essa hediondez é insuportável. Como podes tu dormir assim tranquilamente? Não encontro clamor nessas enormes agonias. Essas visões mais do que poso suportar. Levanta-se! Acompanha-me pela noite lá fora e deixa-me que te exponha os túmulos. Não é um espetáculo calamitodo? - Contempla!"
"Há momentos em que, mesmo aos olhos sóbrios da Razão, o mundo de nossa triste humanidade pode assumir a simplitude do inferno - mas a imaginação do homem não é nenhuma Caramathis para explorar impunemente cada caverna que ele contém."
(O enterro prematuro)

Augusto 18/12/2015

Destaque: O poço e o pêndulo
Eu realmente tentei gostar dos contos aqui apresentados, mas não consegui, no todo. Apesar disso consegui gostar muito de alguns, de forma individual, sobretudo o primeiro, "O poço e o pêndulo", que entra facilmente na minha lista de melhores contos lidos.
Talvez não tenha sido uma hora oportuna para lê-lo, tentarei a posteriori.

Thainá - @osonharliterario 14/10/2015

A maravilhosa escrita de Edgar Allan Poe
O Poço e o Pêndulo conta a história de um homem que está no corredor da morte, mas que por alguma razão é levado para um local fechado antes de ser executado. Um local fechado, escuro e sem noção de seu tamanho. Lá, ele tenta medir através da extensão das paredes o tamanho de seu abrigo, e descobre que no canto há um poço, onde deveria ter caído dentro antes de descobrir sua presença. Não sendo pego pela queda do poço, terá uma surpresa ao descobrir a outra maneira que será usada para causar sua morte.
O Gato Preto é narrado por um homem, que mais novo transbordava amor e carisma, tanto com as pessoas quanto com os animais, mas ao ficar mais velho, já na idade em que acontece a narração e que já se encontra casado, todo esse carinho some e é substituído por um sentimento de ódio. Esse sentimento aumenta quando um dos seus animais de estimação, um gato preto, começa a persegui-lo, sem se intimidar com seus ataques de raiva.
O Coração Denunciador é sobre um homem, que incomodado com a presença de um velho e de seu olho que o causava medo, decide matá-lo, enquanto Uma Descida no Maelström é sobre um homem que enfrenta a fúria de um mar e de um furacão e conta tudo isso a um garoto que acompanhou ao topo da montanha.
O Barril de Amontillado é uma história sobre vingança, enquanto A Máscara da Morte Vermelha é uma história sobre a morte.
O Encontro Marcado narra o caso de uma criança desaparecida no lago, onde todos os homens daquele local vão procurá-la, mas é um homem misterioso quem a salva.
A Queda da Casa de Usher narra o caso de um homem doente, sem amigos e que mora com a irmã, que decide convidar para sua mansão um antigo amigo de infância para passar com ele o resto de seus dias.
Os Assassinatos da Rue Morgue e O Mistério de Marie Roget são contos que se complementam, sendo assim, o segundo continuação do primeiro, tendo os mesmos personagens principais. No primeiro somos apresentados a um assassinato misterioso de uma mãe e sua filha, em que o suspeito de ser o assassino está longe de ser encontrado. No segundo vemos outro assassinato, agora de uma garota bela e amável, mas também com um suspeito difícil de ser encontrado. Nos dois somos apresentados a um personagem incrivelmente inteligente, que é quem consegue desvendar esses mistérios (admito que ele me lembrou um pouco o Sherlock Holmes, por causa de suas características muito semelhantes).

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Caroline 01/09/2015

É Poe né
Não dá pra reclamar e, mesmo que eu quisesse, não teria gabarito pra isso =p

Kath 28/06/2015

Um retrato da perturbação da mente humana.
Estudei um pouco sobre Poe no quarto período da faculdade, bem pouco mesmo, e esse livro foi meu primeiro contato "real" com ele. Fiz minha mãe comprar esse livro pra mim na Avon, pela vontade de conhecer o trabalho do Allan, mas quando comecei a ler o livro achei que ele era a versão estrangeira do Machado de Assis. O livro é dividido em dez contos, o primeiro O Poço e o Pêndulo conta a história de um homem em plena condenação pela justiça, no entanto não sabemos o que ele fez para ser condenado. Não obstante, ele é posto em uma espécie de calabouço onde, no centro, há um poço cuja profundidade ele desconhece e, pela ausência de luz no calabouço, tampouco pode ver. Em determinado momento ele é atado a uma espécie de estrutura inclinada e um pêndulo com uma lâmina cortante desce vagarosamente em direção ao seu peito pronto para fatiá-lo, lentamente, até a morte. O clima de suspense e agonia nesse conto foi beeem tenso. No segundo conto, O Gato Preto, somos levados a uma história sobrenatural de um homem outrora apaixonado por animais que, em determinado momento adquire um gato preto que se torna seu melhor amigo, quando esse homem condena-se ao vício do álcool acaba tomando repulsa pelo gato e o tortura arrancando-lhe o olho e depois o enforca. Após o assassinato que aparentemente não lhe causa nenhum remorso, um estranho fato se assoma sobre sua vida, poderia aquele gatinho preto que nenhum mal lhe fizera vir a cobrar justiça pelo seu ato leviano e cruel? No terceiro conto, O Coração do Denunciador nós acompanhamos a trama da mente de um homem perturbado que cuida de um senhor com catarata em um dos olhos. Não sabemos o grau de parentesco entre eles (ou mesmo se são parentes) sabemos que o olho doente do pobre velhinho causava repulsa no homem, a ponto de fazê-lo tramar sua morte de forma fria e cruel. Cometido o crime, o homem acha que escapará impune da justiça, mas logo vai passar a ser perseguido pelo coração da sua própria consciência insana. Em Uma Descida no Maeltröm temos a história de um aventureiro que acabou caindo, junto aos irmãos, na garganta de um redemoinho marinho e algo assustador e sobrenatural lhe aconteceu e por um milagre ele sobreviveu para contar a história. Esse foi um dos contos que achei mais chatinho de ler. Assim como ele, em O Barril de Amontilhado vemos um caso de vingança de um homem a fria crueldade de emparedar um homem doente por tê-lo insultado. Também não achei muita graça nesse não. A Máscara da Morte Vermelha foi mais bizarro que qualquer outra coisa, uma peste acomete o reino de um príncipe que escolhe mil amigos e se tranca numa fortaleza para festejar "em segurança" do seu jeito grotesco e estranho enquanto seus súditos morrem do outro lado. Mas, durante sua festa de bizarrices e luxúria, um convidado penetra promete vingar os súditos vitimados pela indiferença de seu líder. O Encontro Marcado foi uma história de amor um pouco desconexa. Primeiro temos uma mulher cujo filho aparentemente se afogou e ela por pouco não morreu de igual modo. Após isso, o narrador faz uma visita a um estranho homem que parece sofrer de alguma "desconjuntura" mental, assim, somos levados por uma narração de amor aparentemente impossível à la Romeu e Julieta, em um encontro marcado entre dois corações e uma promessa. Já na Queda da casa de Usher nosso narrador é convidado por seu amigo a visitá-lo, pois ele está sofrendo de uma doença mental que provavelmente o matará. A casa em que mora é rondada por supertições nas quais nosso narrador não acredita embora admita a aura sinistra que ronda o lugar de aparência macabra. Quando chega à sua visita ao amigo, descobre-o de fato doente, assim como sua irmã, nisso, somos levados a imergir em uma atmosfera de insanidade e obscuridade sem muito sentido, mas com um desfecho de gelar a alma. Os Assassinatos da Rue Morgue tinham cara de Agatha Christie, tenho certeza que a rainha do romance policial aprovaria o clima de mistério e a brutalidade do conto, mas nem mesmo a grande Agatha colocaria um tal desfecho para seu assassino, confesso que fiquei, ao mesmo tempo, impressionada com a pitada de Sherlock Holmes do conto, mas estupefata com o assassino em questão. Não dá mesmo para acreditar nisso. Assim como ele, O Mistério de Marie Roget, que foi inspirado em uma história real, também tem uma pitada de mistério, mas não tem um desfecho, apenas uma reunião de suposições e deduções que, no fim, não levam a lugar nenhum. De todos os contos do livro esse foi o pior de ler, o mais massante.
De uma forma geral, o livro fala sobre a natureza humana em suas formas mais complexas e profundas, com um misto de sobrenaturalidade e bizarrice. Percebi que Poe era um observador do comportamento e seus contos tratam não apenas do psicológico humano, mas da influencia de suas ações nesse psicológico tal como suas consequências, é um livro feito não apenas para entreter, mas para analisar. Gostei mais de O Gato Preto, de todos foi o meu favorito, embora sua consistência bizarra e sinistra de terror psicológico seja de gelar a alma. De todo modo, valeu a pena ter lido. Não recomendo para pessoas que não curtem livros com palavras realmente rebuscadas, esse tem de montes. Mas vale para os amantes de clássico e os amantes de horror.