Contos de Imaginação e Mistério

Resenhas - Contos de Imaginação e Mistério

Ana 06/06/2020

Mesmerizante
Minhas humildes impressões sobre esse Contos de Imaginação e Mistério:
No geral, um livro denso, muitas vezes filosófico e até um pouco cansativo e arrastado, mas muito, muito bom. Mas certos contos exigem uma breve análise individual aqui:
Sobre o fantástico ''O colóquio de Monos e Una'': Ousado, pois entra na seara totalmente desconhecida (para os vivos), claro: ''A vida (?) após a morte. É diferente, absurdo, genial. Gostei muito! Sobre ''Ligéia'', ''Morella'', ''Berenice'', ''O enterro prematuro'' e ''A queda da casa de Usher'': parece que Poe era um tanto quanto obcecado com a doença chamada catalepsia, pois os personagens que sofrem desse mal eram uma constante em seus contos. Mais adiante, em ''Uma descida no Maelstrom'', o grande ''vilão'' do conto é a própria natureza em fúria tornando pequeno o homem que ousa desafiá-la.
Sobre ''O gato preto''; nele temos a evolução da maldade na mente perversa de um psicopata de forma assustadoramente cruel e fascinante, pois apesar de ser um conto que nos causa repulsa com suas descrições, ao mesmo tempo nos entusiasma, e o leitor não consegue parar até seu desfecho.
Ainda, temos ''O coração denunciador''; Neste conto expressa-se a mente de um assassino recente cuja mente em delírio é sua própria ruína. E ainda: em ''Silêncio, uma fábula'', há um homem totalmente entregue à desolação, ao medo, solidão, e entregue ainda, ao castigo de um ser maligno que não parece sentir qualquer piedade por ele. Sobre ''Leonizando'': eu confesso que não senti nada de apavorante ao ler esse conto, mas procurei saber sobre o significado dele em um site e não achei nada consistente sobre ele em particular. Enfim, não gostei menos dele por isso.
E ainda: em ''William Wilson'', o conto inicial, fiquei surpresa ao ver o tema do Doppelgänger sendo tratado. Foi a primeira vez que vi um autor da literatura mundial falar disso. ''William Wilson'' é meio chato no começo e eu quase desisti dele, mas o final vale a pena.
E por fim, há ''A máscara da morte vermelha'', o conto que vem bem a calhar nesse momento de pandemia, pois trata de uma doença que se alastra sobre um reinado. ''A máscara da morte vermelha'' é sensacional demais para falar dele aqui, neste reduzido espaço. Apenas leiam. Enfim, deixei vários de fora, mas não posso falar de todos aqui sem passar horas escrevendo. Só posso dizer que esse livro me confirmou o que eu já sabia: que Poe foi um grande autor, e que deixou um legado que provavelmente durará para sempre, legado esse inestimável para a literatura, e que fascina mesmo o leitor mais exigente.

Maju 04/06/2020

Foi o primeiro contato que tive com Edgar Alan Poe, achei incrível! Para quem gosta de romances de detive, tipo Agatha Christie, vai adorar alguns contos.

Alexandria 04/05/2020

Não vai agradar à todos
Poe com certeza é um escritor que não vai agradar boa parte da massa de leitores atualmente, sua escrita é bastante descritiva e em alguns momentos prolongadas, confesso que em até contos como "Uma Descida no Maelström" e "O Mistério de Marie Rogêt" houve momentos em que me vi cansado com os excessivos parágrafos descritivos, todavia eu não incomodei com essas características, pois há algum tempo que venho me acostumando com essa forma "peculiar" de escrita (H.P. Lovecraft e Anthony Burgess já falam por sí só).

Dos 22 contos presentes nesta coletânea", posso dizer que apenas "Leonizando", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", "William Wilson" e "Morella" não me agradaram, acredito que as "pérolas" dessa edição seriam: "A Máscara da Morte Vermelha", "O Rei peste" (mais pela ambientação e design do quê trama), "Uma descida no Maelström", "Berenice", "Ligeia" e "O Encontro Marcado".

Jorge Armando 25/04/2020

Contos de Imaginação e mistério
O livro se trata de uma coleção de algumas das principais obras do mestre do terror, mistério e pioneiro na literatura de detetive, Edgar Allan Poe. Contos macabros que mostram o pior lado da natureza humana é um dos temas recorrentes ao longo da obra. Enfim, uma ótima opção para os amantes do gênero terror e temas sobre a decadência humana.

Thais 08/04/2020

Livro salvador para momentos de tédio
Particularmente utilizo livros de contos quando estou entediada ou com bloqueios literários e esse é perfeito. Já o reli algumas vezes e sempre me distrai. Essa edição, em específico, é linda, com alguns desenhos muito bons! Vale ter e ler!!

Dani 05/04/2020

Alan Poe sabe o q faz.
Edgar Alan Poe sabe o faz, mexe com nossa imaginação. As ilustrações são fantásticas. Recomendo.

@gezaine_ 03/04/2020

São 22 contos de diferentes temáticas, escritos em períodos distintos da vida de Edgar Allan Poe. A qualidade, portanto, também é variável. De maneira geral, gostei muito.

César Ribeiro 20/03/2020

Olhe só eu nem me atrevo a resenhar isto aqui. Coesão, perfeição e aclamação. O mestre sendo mestre. Viva Edgar Allan Poe e a sua genialidade além do seu tempo.

Naty 08/03/2020

Livro salvo por alguns contos
Temos aqui uma coletânea de contos desse mestre, onde alguns na minha opinião são geniais e outros são quase impossíveis de ler até o final. No geral achei a leitura cansativa e extremamente difícil de manter um bom ritmo.

Janine 07/03/2020

Não entendi o motivo da fama
O livro contém diversos contos, sendo a maioria deles narrado em primeira pessoa o que torna a estória um tanto quanto duvidosa, abrindo diversos caminhos de interpretação. Isso pode ter sido pensado antecipadamente pelo autor ou só um golpe de sorte. Não vou a fundo para tentar descobrir.
A grande maioria dos contos é tão desinteressante que os rótulos de remédio me davam menos sono.
Gostei muito de alguns, como por exemplo O Gato Preto, Ligeia, O Coração Denunciador e Os Assassinatos da Rua Morgue.
Acredito que a inspiração que o autor deu para outros autores que vieram depois foi mais a questão de ideias, como um índice, do que de técnica de escrita. Pois nunca li nada tão ruim e tão famoso ao mesmo tempo como o conto do corvo, que não está no livro mas li na mesma época e acredito que seja uma boa obra para dar de exemplo.
Por mais que no todo não tenha sido de grande proveito meu não descarto a leitura para os curiosos de plantão, afinal, tem gosto para tudo.

Lucas 26/02/2020

Tenha vontade ou "bagagem"
Elogiei muito o livro durante meu histórico de leitura, entretanto, devo ser sincero sobre a impressão final após terminada a leitura, e o fato de não ter recebido 5 estrelas.

Primeiro, não sou um leitor ávido, estou voltando aos poucos ao hábito da leitura, e confesso que não foi fácil ter como segundo livro do ano este que vos resenho. Contos extremamente descritivos - Sim! chegando a ser maçante terminar alguns - os quais só terminei pois realmente li Poe com muita vontade, já que sempre foi uma meta em minha caminhada literária. Daí o porquê "tenha vontade ou bagagem", pois, devo levar como ressalva que, tenho pouca "bagagem", ou seja, li poucos livros complicados como este do Poe.

Por outro lado, uma vez ouvi num jogo de futebol o locutor dizer assim: "Só este gol já valeu o ingresso!", e é isto que sinto após terminar este livro. Apesar de alguns contos chatos, lentos, outros, por sua vez, são GENIAIS! São os "gols" do livro. São eles que te fazem perceber a genialidade do Poe, e apenas um de vários que posso citar, já fazem o livro valer muito a pena.

Me deliciei a beça com "Escaravelho de Ouro", "O Poço e Pêndulo", "Os Assassinatos da Rua Morgue", "Uma descida no Maelstrom", e por aí vai...

Mas também penei para ler, por exemplo, o conto "O colóquio de Monos e Una". Contos como este me fizeram não dar a nota máxima ao livro. Então é aí que penso: "sou em quem não estava pronto para Poe, ou é isso mesmo, alguns contos são chatos?". Acho também que tem relação com a época em que foi escrito, sem contar com o fato de que Poe tem uma escrita extremamente rebuscada.

Ah, quase ia esquecendo, baixe um bom dicionário para o seu celular. Poe deve ter comido um dicionário quando era criança, e, por isso, você vai se deparar com um "mar" de palavras novas. Aliás, esse é um saldo positivo do livro: meu vocabulário cresceu muito, o que também pode ter contribuído para a impressão a qual exponho o livro. Diversas vezes eu tive que parar e pegar o dicionário para saber o significado de alguma palavra. Em alguns momentos, a cada duas ou três linhas, fazendo a leitura não fluir tão bem.

Ademais, esta edição está excelente! As ilustrações de Harry Clarke são um presente à parte para os amantes da arte.

Mas ó, meus caros colegas. Sem dúvida, vale muito a pena a leitura, descobri contos maravilhosos. Contos estes que mudaram a minha percepção do que é terror e mistério. E que me fizeram ter total respeito e entendimento do porquê do sucesso de Edgar Allan Poe.

Boa leitura!

Ariane 12/02/2020

Demorei um pouco para ler, leitura com uma linguagem um tanto arcaica não flui, gostei muito dos dois últimos contos , os assassinatos da Rue Morgue e o mistério de Marie Roget, foram os dois que li mais rapido. Não nego que seja um clássico, mas a leitura não fluiu como esperava...

Rodrigojean 08/01/2020

poe
Achei chato pra caramba ou eu não estou preparado pra ler poe, só consegui ler 22 páginas maçantes.Se quiserem ler e por sua conta e risco, a vida é muito curta,pra continuar em um livro que não se gosta.

OgaiT 12/09/2019

Ótima para enfeitar sua estante
Está entre as piores traduções disponíveis, foi necessário eu baixar um pdf para poder ler "O poço e o pêndulo", isso por conta da falta de revisão do texto e pela versão em Português: cheia de repetições de palavras, e sobretudo a utilização de muitos adjetivos desnecessários. Aliás, gravem esse nome: Cássio de Arantes Leite. As versões em português feitas por ele, não fluem e pouca coerência dispõe.

Emilia Yumi 05/05/2019

22 contos de mistério de Edgar Allan Poe
Coletânea de 22 contos. Os melhores: O gato preto, A máscara da Morte Vermelha, O Encontro Marcado (no final todos eles se encontraram, lá do outro lado...), Berenice. Os contos de investigação: O Escaravelho de Ouro e Os Assassinatos da Rua Morgue.
Além de que, essa edição traz ilustrações belíssimas para cada conto... Para os amantes deste gênero, recomendo!!