Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Yasmin.Moraes 02/03/2023

Comovente
A Conceição Evaristo consegue colocar em palavras os mais profundos e diferentes sentimentos. Ao ler o livro eu chorei e consegui imaginar a dor e a felicidade de todas essas mulheres, algumas compartilhadas comigo também.
São contos que mostram como a dor é algo presente na vida das mulheres e como essas também conseguem superá-las ao perceber sua potência.

Luciana 26/02/2023

Insubmíssas
Uma atenta ouvinte e narradora conta as histórias de várias mulheres negras. Histórias de dor e sofrimento, mas também de alegrias, amores e sucessos.
Insubmíssas lágrimas rodeiam esse livro.

linne 20/02/2023

Primeiro favorito do ano
Cada história contada me causou um sentimento diferente, senti muitas coisas. Me emocionei em algumas partes e sei que vou pensar nesse livro por muito tempo...

Layse20 18/02/2023

Simples, Sentimental, Doloroso e Esperançoso
A escolha de adjetivos para o título dessa resenha nao foi aleatória.
Em insubmissas lágrimas eu chorei, refleti, me senti leve. São contos que, numa maravilhosa mistura de realidade e ficção, traxem nuances, cores e peculiaridades de varias vidas de mulheres negras brasileiras e dá o protagonismo a uma classe que foi muito injustiçada e esquecida.
Guardarei as histórias dessas mulheres por muitos anos de minha vida.

Lara BL 17/02/2023

Conceição Evaristo é gigante! Livro lindo, triste e feliz, real e imaginário. A escrevivência da autora mexe com nossos sentidos e traz diversos elementos sobre a realidade das mulheres

Karla Borba 12/02/2023

O prazer do primeiro contato com Conceição
Há muito tempo queria conhecer o trabalho de Conceição Evaristo que já tinha tido a oportunidade de ver exposições e apresentações musicais, mas até então não tinha lido uma obra completa. E obviamente foi um deleite ter contato com a delicadeza e precisão de suas palavras.
Cada história tão difícil e tão real nos é revelada com a crueza que os olhos da Conceição as vê. E ela olha para as protagonistas com respeito e reverência e assim lança luz, não aos seus erros ou suas dores, mas para aquilo que ninguém veria: sonhos, desejos, conquistas que só o coração de cada uma delas conhece. Não que ela romantize as suas dores, mas sim porque ela respeita as suas subjetividades e múltiplas questões. E faz isso com uma escrita doce e inesquecível. Sem dúvida o primeiro de todos dela que eu quero ler.

Juh 12/02/2023

Insubmissas lágrimas de mulheres é exatamente o que o nome diz: um livro sobre pequenos atos insurreicionais na vida de mulheres comuns. Mulheres que poderiam ser nossas mães, avós, parentes, vizinhas, conhecidas.

'A deslembrança de vários fatos me dói. Confesso, a minha história é feita mais de inventos do que de verdades." (p. 48)

Edi 28/01/2023

Escrevivencias insubmissas
Conceição Evaristo sempre será minha escritora favorita!
Impossível não se envolver com cada personagem que ela apresenta aos leitores. Cada história me tocou em algum ponto e foi preciso alguns dias para que eu conseguisse dar a atenção devida a cada história.
Ri, chorei, senti raiva e amor. Tudo nesse livro.
É a maior que temos!

Caren8 26/01/2023

Conceição sempre acertiva
Apesar dos contos serem bem breves, os assuntos são muito profundos e deixam um gostinho de "quero saber mais da vida dessas pessoas". Em cada conto você precisa dar uma respirada, os relatos são muito fortes. Conceição Evaristo nunca decepciona, consegue escrever sobre assuntos pesados com uma incrível sensibilidade. Super necessária essa leitura.

Jeanne.Vieira 25/01/2023

Nocauteada
Um livro de contos nos deixa sempre com questões do que tinha antes e como vai ser depois. Mas nesse livro Conceição parece uma terapeuta que escuta cada mulher e pega o seu ponto, aquele que mudou tudo, aquele que explica, aquele que sangra. E em nós basta. Por que é como um único soco. Não tem como não se abalar, e houve momentos que cai. Indico de olhos fechados a qualquer pessoa.

Laís Gonçalves 22/01/2023

Insubmissas
Conceição Evaristo prende a atenção do leitor e abre espaço para discussões muito necessárias
Dá pra se identificar com as personagens e seus dilemas, enquanto também se vê a reflexão do Brasil em si.
Meus contos favoritos: Shirley Paixão, Isaltina Campo Belo, Mary Benedita, Mirtes Aparecida da Luz, Maria do Rosário Imaculada dos Santos, Rose Dusreis e, finalmente, Regina Anastácia.

Pâmela de Amorim 13/01/2023

Insubmissas lágrimas de mulheres
É difícil colocar em palavras os sentimentos que Conceição Evaristo desperta. Todos os contos possuem uma profundeza significativa, e cada vez mais consigo entender a 'escrevivência'. Não tem como não se emocionar, as vezes o estômago dói, mas sem dúvida alguma, é um dos melhores livros da vida.

letAcia1172 10/01/2023

eu sou apaixonada pela escrita da conceição evaristo. em insubmissas lágrimas de mulheres, há varias histórias incríveis, mas, entre todas, acredito que a que mais chamou a minha atenção foi a de isaltina campo belo, na qual a personagem se depara com alguns dos desafios que acompanham a descoberta da própria orientação sexual. a forma como conceição contou a história desta mulher lésbica me tocou pela simplicidade com a qual foi construída, nos últimos parágrafos a autora transpassou, com muita delicadeza, a beleza pura e genuína que há no amor entre duas mulheres.

"naquele momento, sob o olhar daquela moça, me dei permissão pela primeira vez. sim, eu podia me encantar por alguém e esse alguém podia ser uma mulher. eu podia desejar a minha semelhante, tanto quanto outras semelhantes minhas desejam o homem. e foi então que eu me entendi mulher..."

deixarei aqui esse trecho pra depois voltar aqui e me lembrar do quanto essa história me marcou. :)

Rafaela 04/01/2023

Eu me surpreendi completamente com a beleza, sabedoria, leveza e tantos outros adjetivos que não sei nem expressar.
É um livro belíssimo, alimenta nossa essência.

Ca Melo 25/12/2022

Resenha | Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
Insubmissas lágrimas de mulheres foi o meu segundo contato com a obra de Conceição Evaristo. Estava muito empolgada com os contos dessa antologia, mas confesso (com peso no coração) que não me fisgou muito. Não que as histórias retratadas não sejam importantes, muito pelo contrário, o que me desanimou foi a forma como as histórias foram contadas. Apesar de a sinopse garantir uma linearidade nos contos, eu senti falta de algo a mais na estrutura. Não que a autora não escreva bem, não é isso. Mas achei os contos muito parecidos justamente na estrutura: uma mulher que escuta e relata o depoimento de outras. E assim, nada me surpreendeu. Agora quero ler Olhos d'agua que está parado na minha estante.