As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Marcelo.Castro 16/11/2022

Instigante
Diria que As Cavernas de Aço é uma excelente obra para quem quer entrar no mundo da ficção científica. É um (excelente) e inegável exemplar da categoria, mas durante a leitura você simplesmente esquece que está lendo ficção, já que é totalmente absorvido pela trama policial (muito bem montada por sinal) e seu (também bem montado) desfecho. Tendo lido há tão pouco tempo A Cidade e a Cidade, fica muito evidente como As Cavernas é o jeito certo de se fazer uma boa mistura entre ficção científica e romance policial de mistério. Recomendado demais (estou virando muito fã de Asimov).

Deborah.Nagy 19/02/2023

Incrivel
Gostei demais da estória e torci o tempo todo para que o policial conseguisse aceitar o robô como parceiro e amigo.

André 19/02/2023

Agatha Christie, Malthus e Robôs
Possivelmente a melhor narrativa de longa extensão de Isaac Asimov, Cavernas de Aço faz uso da estrutura clássica Agatha Christiana de um "whodunit" em uma ambientação sci fi de "Terra desolada" que permite a Asimov desenvolver sua variação particular de malthusianismo com a qual justifica a exploração e colonização espacial. Além disso, desenvolve seus conceitos de robótica, incluindo as famosas três leis, que configuraram a base de todo o imaginário cultural em torno dessa figura.
Um destaque de peso para o romance é a dupla de detetives protagonistas, Elijah Baley - uma fusão de Columbo, Poirot e Sam Spade - e Daneel Olivaw - o Robô que rouba corações pela mistura da mais obstinada busca por cumprir suas diretrizes com o mais sereno estoicismo frente à hostilidade humana.
Esse bromance convida à leitura de mais aventuras da dupla.

Crislane 01/08/2023

Cavernas de aço
Uma ficção científica misturada com Agatha Christie kkkkk
O livro é muito bom, mas o final é um pouco óbvio. Mas pra época que foi escrito é uma sacada muito grande.

Christofaro 30/07/2020

Encantador
Foi o primeiro livro que li do Asimov e já me encantei pela narrativa clara e direta do autor.
Focado nos fatos que levam ao desenrolar da história, o autor dá um ritmo adequadamente acelerado para um livro policial, com um grande poder de absorção do leitor.

Alisson 02/02/2021

Leitura simples e intrigante
O livro possui uma leitura muito agradável e palatável, você adentra no universo da história de maneira muito fácil.
O protagonista é uma das coisas boas do livro, o fato dele ser bastante humano, errar várias vezes, diferencia de outras obras e faz ela ter reviravoltas no decorrer da leitura.
É muito interessante ver todas as visões de mundo, diferentes entre si e diferente da nossa sociedade. Como a maior parte da humanidade pensa e como é totalmente diferente dos Siderais e das pessoas Medievalistas, é pra mim, a melhor parte do livro, essa discussão faz o leitor pensar bastante na obra.

Como eu já havia lido Eu Robô do Isaac Asimov, e tinha ficado maravilhado com as questões de ficção científica, com a grandiosidade da tecnologia do futuro e como ela pode ser incrível é ao mesmo tempo assustadora, fiquei um pouco decepcionado com As Cavernas de Aço pela ficção científica não ser abordada tão profundamente. Os robôs não são muito abordados, e as Cidades são discutidas mais questões sociais.

Ótima leitura, recomendo a todos, para ver um pouco do início de um dos grandes nomes da ficção científica.

urbickrobin 04/08/2022

Adorei a leitura e a minha primeira experiência com o Isaac Asimov, eu tava com muito medo de ler e sermto complicado, mas me enganei. É bem fluído e mto interessante

Daniel1179 15/01/2022

As Cavernas de Aço
De começo: eu adorei o livro. Asimov conseguiu trazer, mesmo há muito tempo atrás, debates tão atuais: como a robotização influenciaria na vida humana? como o desemprego, após um grande processo de mecanização, se tornaria presente frente à robótica ascendente? Amo o jeito como o autor brincou sobre essas ideias futuristas. Gostei muito da trama e do personagem principal. É um livro que realmente vale super a pena.

ThiHenrique 19/09/2022

Suspeitei desde o princípio
Você quer ler um romance policial com pitadas de futurismo e um pouco de questionamento sobre a humanidade? É o livro pra você.

Isaac escreve bem e esse livro não foge disso. Está bem distante da qualidade reflexiva de eu robô, mas vale a pena.

Pablo Marcelo 15/04/2022

Asimov sempre moderno
Escrito em 1954, poderia dizer que foi escrito semana passada, tamanha genialidade e visão de futuro do autor do ?Eu, robô?.

Obra genial, e necessária - ainda.

?Parece-me que a destruição do que vocês chamam de mal, é menos justa e desejável do que a conversão desse mal naquilo que vocês chamam de bem.
Então ele hesitou, quase como se estivesse surpreso com as próprias palavras, e recitou:
- Vá e não tornes a pecar!?

(Isaac Asimov, As cavernas de aço, 1954)

Andalik 05/10/2020

As Cavernas de Aço - Resenha 05/09/2020
As Cavernas de Aço é o primeiro livro da Saga dos Robôs escrito por Isaac Asimov e publicado inicialmente em 1950. A obra mescla elementos de ficção científica com romance policial.

Inclusive, dela surgiram as icônicas 3 Leis da Robótica, que tratam de forma ficcional sobre a nossa convivência com os robôs, e ainda hoje é referenciada em diferentes obras da cultura pop.

Milhares de anos no futuro, quase toda a galáxia fora colonizada e a Terra passou a ser só mais um dos inúmeros planetas habitados pela raça humana. Depois de tanto tempo, os Siderais, como são chamados os nativos dos outros planetas, já nem consideram mais a Terra como berço da civilização humana, e até mesmo evitam visitar o planeta devido as suas condições precárias de saúde pública e de poluição.

Todos os planetas contam com a presença de robôs, porém na Terra, o assunto é ainda tabu e gera muita revolta e desconforto entre os habitantes. O policial Elijah Baley é um deles. Ele não gosta da ideia de máquinas assumindo funções humanas e tem uma apatia enorme por elas. Até que um importante embaixador Sideral é encontrado morto na Terra.

Isso provoca um grande desconforto ao departamento de polícia e Elijah é recrutado para resolver o caso. Pra piorar, os Siderais enviam um robô humanóide de última geração, R. Daneel Olivaw, para ser parceiro de Baley (e observar sua atuação) e tencionar ainda mais a situação.

Leitura agradável!

Recomendação: Público em geral.

@livrosdeanna 26/08/2020

Resenha
Meu primeiro livro do Asimov e posso dizer AMEI, já quero ler a continuação, aliás, quero ler todos desse autor.
O livro é sobre ficção científica e confesso que achei não ia gostar do gênero mas gostei demais.
Então a história se passa em dois lugares na Terra onde vivem os humanos, e na vila Sideral onde vivem os robôs. (Achei muito legal a forma de construção usada pelo autor para falar desses lugares, por exemplo, caverna de aço se refere a terra onde eles vivem comendo tudo artificialmente, e onde não podem nem ver o sol. Já a Vila Sideral, tem plantações de várias frutas, e eles vivem ao ar livre).
Vai acontecer um assassinato de um Sideral, em Nova York, e o suspeito é um terráqueo, então Elijah é chamado para investigar o caso, e como companheiro dele um robô. (Eu amei que o robô se parece humano, e faz tudo como humano).
Gente me senti lendo Ágatha procurando achar o culpado do crime e falhando. Amei como o autor falou do preconceito com os robôs, e amei muito o robô o jeito que ele age, suas formas de pensamento.
Um livro ótimo, que te prende, divertido, e o melhor tem continuação.

Manu 19/05/2022

Superpopulação, Colonização Intergaláctica e Comportamentos
Eu comecei essa trilogia por indicação e me surpreendi bastante! Uma história futurista, mas extremamente atual! Imagino perfeitamente a humanidade em um contexto assim. Escrita super fluída e um enredo que prende! Uma versão Agatha Christie com robôs e em um contexto relações internacionais intergalácticas kkkkkkkkk Eu amei a junção! Isaac Asimov mostrou toda sua criatividade aqui, hein?!
O livro também discute muito sobre o comportamento e a mente humana, além de fazer claras referências as questões sobre os robôs no futuro, desemprego estrutural e as diferenças culturais. Como eu disse mais acima, é um livro muito atual, pois são temas muito pertinentes para serem discutidos. Indico justamente para aqueles que gostam de investigação policial e ficção científica!

Al Broiser 19/07/2020

Maravilhoso
O livro é uma peça bastante fundamental para construir a base do que hoje conhecemos como "estética Cyberpunk" ou simplesmente "futurista".

Entrei nele sem saber muito o que esperar, e me surpreendi muito sobre a forma como Asimov consegue em poucas palavras descrever conceitos complexos e novos para o leitor.
O romance policial não deixa nada a desejar e consegue segurar e guiar bem a história para tratar sobre assuntos muito mais complexos de forma muito sútil, mas ainda assim aprofundada.

É assustador ver como vários dos tópicos levantados por Asimov em 1953 ainda são atuais e muitos deles ainda são muito discutidos.

Recomendo a leitura sem medo algum.

Rafaela (@exlibris_sc) 26/04/2020

Scifi e policial de ponta!
Ainda estreante no cenário asimoviano, me surpreendi demais com esse livro. O primeiro de 4 que compõe a Série dos Robôs. Sem dúvida uma das melhores leituras dos últimos anos!

Junte dois gêneros literários que parecem ser opostos, Romance Policial e Ficção Cientifica, não sei vocês, mas eu não lembro de outro autor que fez o mesmo e se fez, tenho minhas dúvidas quanto a eficiência.

Agora jogue um assassinato na trama; a ambientação, o contexto, os suspeitos e, sobretudo, os investigadores dão ao leitor boas horas de “rachar a cuca” para desvendar o crime e para visualizar com eficácia toda a parafernália das cidades terráqueas sob a redoma (até lembra o livro do Stephen King né? Olha aí a inspiração. Será?) Elijah Bailey é o clássico detetive que, a primeira vista, pode ser considerado um bonachão, mas ao longo da estória sua personalidade vai se desenrolando e vemos seu cérebro afiado agindo de uma forma bem inusitada.

Seu parceiro é um robô, e não qualquer um, um androide bonitão que veio de fora, literalmente, afinal ele é um Sideral. Raça essa que, pelos olhos do Elijah e dos terráqueos, me lembrou bastante os elfos de Tolkien.

O livro apresenta diversos “plots twists” que fazem a gente se sentir em uma montanha russa. Para quem gosta de ficção científica esse livro é para você e para quem curte aquela investigação hardcore de assassinato-motivo-arma-do-crime, então agarre essa leitura na primeira oportunidade!

site: https://www.instagram.com/p/B_awOSwjGYX/