As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Thaís 22/03/2022

Misturinha que sempre dá certo
Particularmente considero este o melhor livro de Asimov. A mistura de ficção científica com mistério e ação deu uma leitura agradável, sem rodeios, sem revelar demais e sem soluções mirabolantes. Ele não força a barra para ter um super herói, nem mesmo para criar vilões malignos. Sinto como se estivesse ao lado dele, me contando uma história que aconteceu logo ali, com pessoas normais, separadas apenas por alguns milênios.

@livrosdeanna 26/08/2020

Resenha
Meu primeiro livro do Asimov e posso dizer AMEI, já quero ler a continuação, aliás, quero ler todos desse autor.
O livro é sobre ficção científica e confesso que achei não ia gostar do gênero mas gostei demais.
Então a história se passa em dois lugares na Terra onde vivem os humanos, e na vila Sideral onde vivem os robôs. (Achei muito legal a forma de construção usada pelo autor para falar desses lugares, por exemplo, caverna de aço se refere a terra onde eles vivem comendo tudo artificialmente, e onde não podem nem ver o sol. Já a Vila Sideral, tem plantações de várias frutas, e eles vivem ao ar livre).
Vai acontecer um assassinato de um Sideral, em Nova York, e o suspeito é um terráqueo, então Elijah é chamado para investigar o caso, e como companheiro dele um robô. (Eu amei que o robô se parece humano, e faz tudo como humano).
Gente me senti lendo Ágatha procurando achar o culpado do crime e falhando. Amei como o autor falou do preconceito com os robôs, e amei muito o robô o jeito que ele age, suas formas de pensamento.
Um livro ótimo, que te prende, divertido, e o melhor tem continuação.

Lucas1429 01/04/2020

Boa Ficção Científica em um bom Rotmance Policial
É uma boa indicação para leitores de ambos os gêneros, Ficção Científica e Romance Policial. E apesar disso, é um pouco mais do que apenas a história de um crime e de robôs. As ideias do futuro e da robótica de Asimov são impressionantes, não ainda nos dias de hoje, mas ainda mais nos dias de hoje.
"A separação entre humano e robô talvez não seja tão significante quanto a divisão entre inteligência e falta de inteligência."

Colecionando Planetas 25/08/2021

Me apaixonei por um robô!
Sim, Eu diria que o ponto alto desse livro é o Danieel e o resto nadinha. Na verdade foi interessante ver um ficção científica que entra também em suspense policial.

O Elijah me irritou profundamente em diversos momentos, mas no final dei o braço a torcer.

Novamente o Asimov trata de temas ?complicados? de maneira leve e que passa então um piscar de olhos. O livro é gostoso e bom pra passar o tempo. O final é fechadinho então estou curiosa pra ler o livro 2 e saber se o Elijah vai se meter em outro caso.

Não tenho muitas considerações sobre os siderais, só que ainda tenho minhas ressalvas.

Leandro.Quilles 13/09/2021

Livro incrível, cheio de reviravoltas, em grande parte do tempo parece que nada faz sentido, porém, quando as coisas começam a se encaixar, tudo começa a fazer sentido, e o história fica sensacional, mais uma trilogia que estou ansioso para terminar.

Alan 07/01/2021

Simplismente incrível!
Uma história muito cativante, personagens incríveis! Foi o meu primeiro contato com Isaac Asimov e já sinto que pode se tornar um dos meus autores favoritos. Isaac soube construir bem a história, além de ser uma leitura muito gostosa e fluida, consegue prender bem a atenção e me empolgou muito para continuar a saga.

LiteraBruna 08/05/2021

Não esperava gostar tanto
Eu não sou muito chegada a livros de ficção científica, principalmente de robôs e aliens, mas resolvi dar uma chance a esse livro porque vi que era curto e a sinopse me interessou.

Um dos meus maiores receios com o gênero (e com autores famosos dele) era da escrita ser muito densa ou floreada, cheia de explicações científicas sobre as tecnologias e tudo mais, porém me surpreendi ao não ver tanto disso nesse livro. Ele tem uma escrita mais leve que traz debates filosóficos sem ficar cansativo ou arrastado e também me prendeu do começo ao fim (quase-começo na vdd, pq demorei um pouco para me siturar no universo rsrs). Confesso que fiquei meio perdida nas coisas usadas nas "cavernas", como os corredores de andar pela Cidade, mas creio que seja só porque eu não estou acostumada com o gênero mesmo (fui até pesquisar fanarts para ver como era mas não achei muitas).

O Elijah me irritou em alguns momentos, mas ele é um personagem muito humano. Ele tem seus preconceitos, sua história, seus medos, e mesmo assim, de certo modo, está aberto a novas ideias; é muito bom ver como a relação dele com o Daneel (robô) evolui ao longo da trama, onde começa com ele se negando a ver o robô como algo mais que um pedaço de metal q se move e termina com eles desenvolvendo uma parceria, quase uma amizade. E eu nem preciso falar do Daneel né rsrs Mesmo ele sendo um robô que "não tem sentimentos", toda hora q alguém ofendia ele eu ficava "ai tadinho mds", principalmente quando ele não entendia o significado da ofensa usada kkkk Enfim, sua racionalidade extrema juntamente com a ingenuidade (já que por ser algo construído ele não tem as contradições e os estigmas humanos) me fizeram me apegar muito ao personagem, quero ver mais dele nos próximos livros.

Apesar de ter gostado bastante, eu não dei 5 estrelas pq o final foi um pouco previsível e, como eu disse, demorei para me situar no universo.

Talyta 03/04/2021

Primeira experiência com o Asimov
Foi a primeira vez que li algo do Isaac Asimov e achei a experiência bem agradável. Certamente lerei outras obras do autor para conhecer mais dos mundos futuristas que ele cria. Não conheço muito sobre robôs, inteligência artificial e afins mas sei que muito das tecnologias foram inspiradas pelas obras dele. Isso já basta pra despertar o interesse.
Falando especificamente do roteiro do livro na questão do romance policial não tem nada de tão surpreendente. Sem dúvidas pra mim o que deixa a história ímpar é o mundo onde ela se passa e as controvérsias sobre aceitação de robôs numa sociedade. Tema atual até hoje. Enfim, recomendo muito a leitura.

Wagner Fernandes 25/11/2023

O melhor de Isaac Asimov
AS CAVERNAS DE AÇO" se passa num futuro muuuito distante, pelo menos 1.000 anos no futuro. Há cerca de 50 mundos colonizados que conseguiram sua independência da Terra. Os robôs estão tomando o emprego das pessoas e estas cada vez têm menos condições de se sustentar.
Lembrando que é um livro do final dos anos 1940 e início dos 50, época pós II Guerra Mundial, tempos de Guerra Fria, dificuldade de subsistência, etc. Asimov viveu nesse período, onde o fantasma da guerra nuclear pairava sobre a humanidade.
Dá pra perceber alguns elementos do pensamento da época e da vida, especialmente daqueles que habitavam nos países de regime Soviético. Mas Asimov conseguiu escrever uma trama excelente enquanto denunciava as condições de vida da população.
Embora seja um livro do início dos anos 1950, ele não ficou datado. É bem atual. A trama política e social têm uma leve semelhança com o comunismo dos anos da Guerra Fria, mas o objetivo das personagens é atemporal.
Os rebeldes "Medievalistas" (nossa época, séculos 20 e 21, está tão distante no tempo no livro, que somos para o povo daquele tempo considerados "MEDIEVAIS") querem sair das megacidades (as tais "cavernas de aço") e voltar a viver e produzir no campo e ficarem longe dos robôs. Então procuram desestabilizar o governo. Nessa confusão, o policial Elijah Baley, com a ajuda do robô R. Daneel, designado pelos Siderais (humanos que colonizaram o espaço e são considerados um tipo de "elite" da raça) investigam uma organização secreta criminosa que ameaça a estabilidade das cidades e matou um embaixador do espaço. Nessa busca, os dois policiais vão se conhecendo e aprendendo a se respeitar, já que Baley também odeia os robôs e vê sua própria carreira ameaçada.
Você lê as primeiras páginas de Isaac Asimov e já fica preso à narrativa. Na introdução ele conta como começou a escrever, o que o inspirou, diz as datas, a origem do termo "robô"; conta como foram as primeiras experiências como escritor e sua relação com editores, da criação das 3 leis da robótica (e da própria palavra "robótica"), e do sucesso que "Cavernas de Aço" se tornou em sua carreira e na história da ficção científica.
Asimov era um mestre em contar histórias. Eu não sabia que "Robô" significa "trabalho compulsório" na língua tcheca e surgiu numa peça de 1921 chamada "R.U.R.", de Karl Capek, inspirada em "Frankenstein". Então os robôs foram inspirados em Frankenstein! Genial.
Isaac Asimov realmente escrevia muito bem. Parece que "As Cavernas de Aço" é um dos principais e mais famosos livros dele. Mais ainda que "Fundação", segundo o próprio autor, por causa dos elementos de investigação policial num ambiente de ficção científica. Algo insignificante hoje em dia, mas nos anos 1940 e 50 isso era novidade. Grande Doutor! Sempre inovando.
Certamente "As Cavernas de Aço" inspirou "Blade Runner" (o próprio Baley lembra Rick Deckard).
Nunca fui um leitor assíduo de Asimov. Os primeiros dois livros dele que li foram "Nêmesis" e "Sonhos de Robô", isso por volta de 1990 ou 1991. Lembro que não gostei na ocasião. Achei a narrativa maçante. E eu gostava de ficção científica, por incrível que pareça! Na época li "Um cântico para Leibowitz" e "A mão esquerda da escuridão", além de alguns pocket books de "Perry Rhodan". Daí comecei a ler livros de sci-fi e me deparei com esses do Asimov que citei. Mas eu gostava demais de fantasia, e consegui uma coleção da Melhoramentos chamada "Os Mundos Mágicos"... (... da Fantasia, Imortais, Encantamentos e contos de Robert Silverberg). Traziam o prefácio de Isaac Asimov, apresentando grandes autores dos gêneros, como Robert E. Howard, Jack Vance, Guy de Maupassant, Edgar Alan Poe e outros. Não traziam nenhuma história de Asimov, mas o modo de ele narrar o prefácio me agradou.
Esses volumes da Melhoramentos são espetaculares e foi por eles que comecei a me encantar por LIVROS de fantasia, mistério e ficção científica (na época eu estava migrando dos gibis para a literatura). Mas levaria alguns anos até eu me tornar um devorador de livros e reencontrar Isaac Asimov em "Fundação".
"AS CAVERNAS DE AÇO" tem uma boa trama, boa concepção de mundo, personagens interessantes. Asimov sendo um grande contador de histórias. Acho que, para a época, foi uma inovação misturar policial com sci fi. Porém, há mais sobre investigação do que sobre ficção científica. Neste quesito ficou um pouco a desejar. A ficção científica ficou mais como pano de fundo. Colônias em outros mundos, megalópoles e autômatos foram apenas um ambiente na história de Elijah Baley. A ideia dos robôs evoluiu na literatura, mas, apesar disso, "As Cavernas de Aço" apresentou um roteiro envolvente, mesmo sendo a fórmula básica das tramas policiais.
Gostei. Pretendo ler os demais da série.
Nota: 4,5

Daniel1841 18/04/2021

Excepcional
Sempre tive um receio de ler as obras do Asimov, por achar que seriam incompreensíveis demais para um iniciante em ficção científica. Entretanto, fui devidamente surpreendido e tomado por uma narrativa envolvente. Acredito que por ser um romance policial, tenha auxiliado tb.
As discussões trazidas no livro, como superpopulação, questões de alimentação, são abordados de forma maestral.
Aconselho pra quem quer se aventurar em ficção científica.
Obs.: Já quero dar continuidade aos demais da Série dos robôs.
Lucia101 18/04/2021minha estante
Estou com ele aqui doida para ler.

Marcelle.Evelyn 14/06/2022minha estante
Se ainda não leste, indico a trilogia Fundação do Asimov!

Marcos.Leste 03/08/2022

Empolgante
Uma leitura empolgante, onde cada parte vai se encaixando para um final realmente inteligente e espetacular onde deixa um gosto de quero ler a continuação...

Léo 22/01/2023

As Cavernas de Aço
Um romance policial com ficção científica de plano de fundo. O policial Elijah Baley é escolhido para investigar um assassinato, e sem escolha tem que trabalhar com um parceiro robô, R. Daneel Olivaw.

A trama é interessante e a investigação não é previsível, tendo os seus momentos de reviravolta. Elijah e Daneel funcionam como dupla de detetives, e a relação dos dois é bem construída, e termina de uma maneira satisfatória.

Mas construção da narrativa não fica só na investigação do assassinato, Asimov constrói todo um contexto socio-econômico que enriquece a história, e ajuda a entender as motivações dos personagens e os conflitos presenciados naquela sociedade. E mesmo o livro sendo um pouco antigo, dá para fazer paralelos com a nossa sociedade atual.

A discussão homem vs robô trazida no livro é semelhante ao livro Eu Robô, com alguns pequenos diferenças devido ao contexto, mas ainda assim ainda é ótima e me fez refletir.

A conclusão do caso é boa, mas não é muito surpreendente quem é o assassino. Eu achei o livro bom, e me prendeu do início ao fim.

Recomendo.
Regis 07/02/2023minha estante
Que bom que gostou. ?

Priscila.Freitas 21/11/2020

Livro perfeito. Leitura rápida , com mistério e algumas reviravoltas. Para fãs de sci-fi é uma ótima dica.

Juba 24/05/2021

Livro certo na hora errada. Tinha tudo pra eu amar nas não rolou. Não me senti envolvida e nem curiosa, e demorei séculos pra terminar esse livro.

É um romance policial bem construído, o Asimov sabe escrever coisas fantásticas, ele é genial. Mas acho que o único poblema fui eu mesmo, li um livro ótimo em um momento péssimo.

Jefte.Arcanjo 15/12/2021

Uma porta de entrada para o gênero de Ficção Científica.
"Sentei-me para escrever uma clássica história de mistério que não fosse ludibriar o leitor - mas que ainda fosse uma verdadeira história de ficção científica. O resultado foi As Cavernas de Aço."

- Isaac Asimov

Lendo este livro, eu me recordei com facilidade o porquê de eu gostar tanto de Isaac Asimov, e porque ele se tornou um dos meus escritores favoritos. O bom doutor, como ele era chamado, além ter sido uma mente extremamente brilhante, estava bem à frente de seu tempo, com conceitos intrigantes a respeito da relação do homem com as máquinas.

Famoso por ser um dos melhores livros do autor - ficando atrás somente da trilogia Fundação - e abordar um dos melhores conceitos dentro da ficção científica envolvendo Robôs, "as três Leis da Robótica", (que em síntese, trata-se de uma "salvaguarda" implantada juntamente ao cérebro positrônico do robô, que o impede de qualquer possibilidade de se rebelar contra o seu criador) o livro é também uma ótima porta de entrada para quem quer se aventurar no gênero de Ficção Científica e Sci-fi.

Misturando romance policial e ficção científica, a narrativa aborda diversos conceitos sociais relacionados ao avanço tecnológico e as consequências diretas à humanidade, que por muitas vezes se mostra de grande valia no auxílio aos seres humanos, mas, por outras vezes se mostra um tanto perigoso.

As cavernas de Aço é uma verdadeira aventura, cheia de mistérios, com uma trama um tanto intrigante, carregada de conceitos científicos e sociais, porém, ao mesmo tempo é extremamente divertido e muito gostoso de se ler, prendendo a atenção do leitor do início ao fim.