As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

amanda 10/02/2020

null
Romance futurista/policial intrigante e cheio de reviravoltas. Assimov nós joga em um universo ao mesmo tempo tão distante,mais tão real e tangível, que nos faz refletir e curtir a jornada de uma forma única.

Natalia Noce 25/10/2021

Thriller e ficção científica!!! Que combinação!!!

Asimov coloca muitas reflexões sobre a sociedade que faz o livro valer cada momento.

Eduardo Cardoso 22/08/2022

Muito bom para quem gosta do assunto sobre robô ?.
Hoje em dia com muitos avanços tecnológicos na área de T.I vemos algumas pessoas com medo de perderem seus empregos para robôs? Para esses, recomendo este livro. Livro publicado em 1951, vemos o autor como um grande visionário, e que já nessa época relatava com alguma precisão alguns dos medos da sociedade com o novo. O livro tem um começo um pouco difícil de entender, um pouco lento, mas, depois que se dispõe a avançar, ele vai com tudo e te prende num ótimo romance investigativo . Muito bom e leitura mais do que recomendada ???

Miris 03/02/2023

Investigação, política e ficção científica
As obras de Asimov sempre me surpreendem, e dessa vez não foi exceção!
Um dos meus pontos preferidos foi ver como diferentes temáticas foram misturadas e tão bem escritas. Aqui temos um romance policial que também é uma ficção científica, trazendo questionamento sobre robôs, sua utilidade, ética envolvida e como sua existência interfere no ser humano (a relação Humano - Robô). Mas não obstante, há um contexto político por trás de tudo, uma tensão e divisão entre os humanos e "siderais"; o reflexo do ego, desejo de poder e superioridade, quase intrínsecos do homem.
Acima de tudo, é livro divertido, com muitos plot twist no desenrolar da trama que fazem valer a pena a leitura.
(foi favoritado)

Michelle 17/02/2023

É um livro muito divertido e muito complexo também, com várias camadas e que é super atual. Trouxe muitas reflexões interessantes, mas de forma leve

Let 31/07/2021

Inesperado
Um mistério dentro de um mundo de ficção científica, interessante como o modo que o autor foca no mistério, sem deixar faltar detalhes sobre o ambiente em que se passa. Posso dizer que pra quem gosta de mistérios esse livro é altamente recomendado.

Jão 16/06/2022

Início
Depois de ler a saga Fundação, agora é hora de iniciar essa outra série de livros dele. Esse primeiro é um bom livro de ficção, de um dos maiores escritores desse gênero.

Welley.Igor 23/05/2020

Um crime sideral e um mistério
A historia se passa no planeta terra, muito no futuro. Nós já colonizamos outros planetas, porem estes já se libertaram da terra, a ponto de não permitirem mais imigrantes terráqueos e a terra está cada vez mais populosa. conhecemos então Elijah Baley, um detetive já na casa dos seus 40 anos, rabugento e que odeia os robôs, pois segundo seu pensamento (e da maioria da população) eles irão roubar os seu empregos. Ele é pego de surpresa quando é chamado para solucionar um crime, o assassinato de um sideral (pessoas que moram nos outros planetas).
Baley vai ser obrigado a trabalhar junto com um também detetive enviado pelos próprios siderais, Daneel Olivaw, um robô.
As cavernas de aço é um livro espetacular, uma leitura que flui bem, as paginas simplesmente puxam uma a outra e você não quer parar de ler. É uma excelente porta de entrada para a ficção cientifica e até mesmo para Isaac Asimov.

Franco 17/11/2021

Ou, quando a ficção científica é divertida e conceitual
enredo:

um assassinato ocorre e o investigador Elijah Bailey é forçado a encontrar o culpado. E mais do que isso, é forçado a trabalhar tendo como parceiro um robô. Numa investigação que envolve política interplanetária e a própria visão de civilização humana, Bailey toca no âmago dessa sociedade futurista e algo distópica: qual o lugar dos robôs entre os seres humanos?

(possíveis) pontos positivos:

- um contexto macro bastante rico: superpopulação, novos arranjos culturais e políticos, desdobramentos da colonização espacial e as miudezas da vida diária decorrentes de avanços tecnológicos;
- trama policial clássica no estilo 'quem é o culpado?' e com todo o corre-corre de direito;
- episódios sucessivos abrindo diferentes hipóteses na cachola do leitor;
- um personagem robô que consegue ser carismático apesar da sua lógica calculista.

(possíveis) pontos negativos:

- usa de artifícios narrativos hoje bem conhecidos no gênero policial, como os monólogos explicativos e um plot twist que se quer o mais improvável possível;
- o olhar visionário do autor não conseguiu superar a barreira de gênero, pintando a mulher do futuro igual à mulher de meados do século XX;
- a história parece sacrificar conteúdo em troca de ação e aventura (estilão de filme hollywoodiano estrelado pelo Will Smith).

o que mais impressionou:

a pegada sociológica da ficção apresentada na trama, que foca muito mais nos desdobramentos sociais da tecnologia do que propriamente nas maravilhas / perversidades da tecnologia em si. O debate não é cabeçudo nem presunçoso, mas atinge aspectos conceituais bastante interessantes - notadamente, a ilustração de uma das preocupações mais constantes da relação humanos x máquinas, que é o risco destas virem a substituir aqueles.

Bresolin 10/03/2021

Excelente romance policial
O livro é um romance policial, muito bem escrito, de fácil leitura e ótima ambientação.

Por mais que a ficção científica seja apenas um pano de fundo, foi nesse livro que foi introduzido por Asimov as 3 leis da Robótica: 1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; 2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; e 3) um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

O livro foi escrito na década de 50 mas continua atual, citando problemas comuns da nossa sociedade: divisão de classes, superpopulação, entre outros.

Excelente livro!

Maria.Eduarda 20/06/2020

Impressionante
Foi uma leitura muito fluida para mim, sempre me prendendo a cada capítulo.

Sandrics 07/07/2020

Elijah Baley é um investigador da polícia incumbido de solucionar um caso de assassinato, porém, contra sua vontade, seu companheiro do caso é um robô.

Em uma sociedade do futuro onde a terra é apenas mais um dos muitos sistemas habitados, o preconceito faz com que grupos de pessoas se revoltem e contra a existência de robôs e sua presença na Terra. Ter um robô como parceiro, apesar de sua peculiar aparência quase humana, pode-se tornar um perigo para Baley.

Originalmente publicado na década de 80, Asimov discute neste romance assuntos atuais da nossa sociedade. Sim, é a ficção científica, mas também lidamos diariamente com a xenofobia, o racismo e a violência. A intolerância.

Um dos grandes nomes do gênero, Asimov soube misturar humanos e robôs de maneira muito plausível e imaginar um possível futuro onde isso aconteceria, mostrando que apesar de ser uma sociedade avançada, o preconceito encontra-se enraizado e mais frequente do que nunca.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

Gabriel Brasil 14/01/2023

Primeiro do Asimov que eu leio e agora quero ler todos.
Sci-fi da melhor qualidade, investigação e combate à robofobia ?

Ariane 05/01/2022

Primeira leitura do ano
Eu amo Asimov. Amo sci-fi. Mas odeio romances policiais. Acho a maioria deles muito superficiais e não se aprofundam em seus personagens, se atendo apenas no crime a ser resolvido (salvo algumas excessões). Achei que com esse livro de Asimov iria me empolgar e finalmente gostar de um romance policial. Não deu. A escrita rápida e objetiva de Asimov, característica que amo em suas obras, estava presente. Mas a correria para solucionar o caso típica de romances policias também estava lá e, pra mim, uma coisa não relevou a outra. Para quem gosta desse tipo de gênero, acredito que seja uma boa indicação. Para quem não gosta, como eu, vai continuar não gostando kkkrying
Lucaa 05/01/2022minha estante
Alguém me ajuda como usa esse app já escolhi um livro mas não consigo ler

Ariane 05/01/2022minha estante
Lucca, esse app é para organizar suas leituras. Acho q não tem como ler livro algum pelo app.

Durães 25/07/2020

Eu gosto muito desse universo do Isaac Asimov. Muitas das questões sociais levantadas por ele eu consigo ver acontecendo mesmo numa sociedade futurística. Pretendo ler as continuações em breve.