As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Miris 03/02/2023

Investigação, política e ficção científica
As obras de Asimov sempre me surpreendem, e dessa vez não foi exceção!
Um dos meus pontos preferidos foi ver como diferentes temáticas foram misturadas e tão bem escritas. Aqui temos um romance policial que também é uma ficção científica, trazendo questionamento sobre robôs, sua utilidade, ética envolvida e como sua existência interfere no ser humano (a relação Humano - Robô). Mas não obstante, há um contexto político por trás de tudo, uma tensão e divisão entre os humanos e "siderais"; o reflexo do ego, desejo de poder e superioridade, quase intrínsecos do homem.
Acima de tudo, é livro divertido, com muitos plot twist no desenrolar da trama que fazem valer a pena a leitura.
(foi favoritado)

bobbie 01/01/2023

Curioso.
Um livro de assassino e detetive com um robô. Asimov fazendo suspense policial com um robô, sua criação mais perene. Leve e despretensioso, leitura rápida que não toma tempo e distrai. Nada mais. Quero ver se o segundo melhora a série, já que, de acordo com o próprio autor, a sequência é melhor.

Welley.Igor 23/05/2020

Um crime sideral e um mistério
A historia se passa no planeta terra, muito no futuro. Nós já colonizamos outros planetas, porem estes já se libertaram da terra, a ponto de não permitirem mais imigrantes terráqueos e a terra está cada vez mais populosa. conhecemos então Elijah Baley, um detetive já na casa dos seus 40 anos, rabugento e que odeia os robôs, pois segundo seu pensamento (e da maioria da população) eles irão roubar os seu empregos. Ele é pego de surpresa quando é chamado para solucionar um crime, o assassinato de um sideral (pessoas que moram nos outros planetas).
Baley vai ser obrigado a trabalhar junto com um também detetive enviado pelos próprios siderais, Daneel Olivaw, um robô.
As cavernas de aço é um livro espetacular, uma leitura que flui bem, as paginas simplesmente puxam uma a outra e você não quer parar de ler. É uma excelente porta de entrada para a ficção cientifica e até mesmo para Isaac Asimov.

KakáKrause 15/03/2022

A idéia da história, a forma como todo o cenário é descrito, é sensacional, mas os personagens não são cativantes, a narrativa não prende, às vezes até é cansativa.
O final me surpreendeu bastante.
Mas achei o livro bem ok.

AndradeFS.Ju 20/05/2021

Encontrei este e-book passeando pela biblioteca da Amazon, vi que era policial e me interessei. "Mas é ficção científica, Júlia, você vai continuar?" Pensei valer a pena. E valeu. Eu gosto de livros futuristas. O cara lá em 1950 e poucos, coloca a imaginação para funcionar e sonha que no futuro estaremos com altas tecnologias e dominando o universo. Aí estamos nós no futuro e a coisa mais próxima de realizar o sonho dele é beirar colapsos, mas sem a opção de sair colonizando o universo... ainda. Outra coisa boa é que vemos as criações de autores futuristas refletindo por aí. Nas corridas de faixa eu só lembrava do que li em Elo. Seriam a mesma coisa, ou eu só sou ruim em imaginar o que não existe em meu tempo... ainda?...

Maria.Eduarda 20/06/2020

Impressionante
Foi uma leitura muito fluida para mim, sempre me prendendo a cada capítulo.

Michelle 17/02/2023

É um livro muito divertido e muito complexo também, com várias camadas e que é super atual. Trouxe muitas reflexões interessantes, mas de forma leve

Steffani5 11/04/2023

Empolgante e viciante
O primeiro livro que li do autor foi O fim da eternidade e fui em busca de mais como quem busca água quando está com sede. Não me decepcionei.

Adorei a maneira como a história se desenrola de modo que o leitor sabe tanto sobre o caso quanto qualquer outra pessoa na história, as sacadas do Elijah e a sensação de sufocamento que a visão das Cidades me passou.

Isaac me fez gostar de dois estilos que não pensei em apostar tão cedo, ficção científica e investigação policial.

Vou ler a série dos Robôs inteira e espero me manter tão animada quanto agora.

Wanessa_Gabriela 18/04/2023

Uma mistura muito legal de sci-fi com mistério policial
Gostei dessa mistura e venho percebendo que tenho gostado cada vez mais. I.A. n é algo que eu goste muito, mas nessas escritas que tenho feito ultimamente, tem sido bem legal.
Elijah é um personagem empático que trás um perfil neutro e agradável. Daniel vem crescendo ao longo do livro, o que tbm vai aumentando a sua ?humanidade? e consequentemente sua empatia.

Sandrics 07/07/2020

Elijah Baley é um investigador da polícia incumbido de solucionar um caso de assassinato, porém, contra sua vontade, seu companheiro do caso é um robô.

Em uma sociedade do futuro onde a terra é apenas mais um dos muitos sistemas habitados, o preconceito faz com que grupos de pessoas se revoltem e contra a existência de robôs e sua presença na Terra. Ter um robô como parceiro, apesar de sua peculiar aparência quase humana, pode-se tornar um perigo para Baley.

Originalmente publicado na década de 80, Asimov discute neste romance assuntos atuais da nossa sociedade. Sim, é a ficção científica, mas também lidamos diariamente com a xenofobia, o racismo e a violência. A intolerância.

Um dos grandes nomes do gênero, Asimov soube misturar humanos e robôs de maneira muito plausível e imaginar um possível futuro onde isso aconteceria, mostrando que apesar de ser uma sociedade avançada, o preconceito encontra-se enraizado e mais frequente do que nunca.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

Diego.Rates 20/06/2021

Uma ficção científica excepcional e única
Nesse livro, obtemos uma ampliação do universo criado no livro de crônicas "Eu, Robô", de forma primorosa e brilhantemente escrita por Asimov. Os elementos narrativos são muito bons, com personagens interessantes, reviravoltas surpreendentes e um universo bastante intrigante.

A parte policial da história se torna um pano de fundo, mas como a história é muito bem desenvolvida, isso não se torna um demérito da obra, de forma alguma. E que venha o resto da Saga!

Durães 25/07/2020

Eu gosto muito desse universo do Isaac Asimov. Muitas das questões sociais levantadas por ele eu consigo ver acontecendo mesmo numa sociedade futurística. Pretendo ler as continuações em breve.

Let 31/07/2021

Inesperado
Um mistério dentro de um mundo de ficção científica, interessante como o modo que o autor foca no mistério, sem deixar faltar detalhes sobre o ambiente em que se passa. Posso dizer que pra quem gosta de mistérios esse livro é altamente recomendado.

Jão 16/06/2022

Início
Depois de ler a saga Fundação, agora é hora de iniciar essa outra série de livros dele. Esse primeiro é um bom livro de ficção, de um dos maiores escritores desse gênero.

Pedro Henrique 13/10/2021

Um excelente livro de investigação policial
Mais uma vez, com inúmeros plot-twists, Asimov entrega um livro muito bom do início ao fim. Com uma trama cativante e interessante, prende o leitor em uma história de um assassinato e de plano de fundo um planeta terra distopico e decadente. Há inúmeras tramas e subtemas, relação entre os robôs e os humanos. O que diferencia um do outro... enfim, um livro excelente para todos os públicos!