Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Jor Trindade 18/05/2024

Eu amo Raphael Montes. Sou apaixonada por Bom dia, Verônica e O Vilarejo. Porém, sempre tive muita curiosidade pelo plot de "Suicidas", e também por ser o grande queridinho do autor. Porém, me decepcionei imensamente. Que livro de mau gosto. Repugnante. E não digo isso por conta de todo o enredo sanguinolento de vários jovens se matando em um porão. Sempre gostei de conteúdo gore, já estou bem habituada com todo tipo de atrocidade. Contudo, existem algumas cenas que dão asco em qualquer um e que, na minha opinião, não tem relevância alguma para a história, só estão ali para chocar, a exemplo da cena da Ritinha e da história sobre o estupro da empregada, onde o abusador não demonstra qualquer remorso e o protagonista é tão bunda mole que parece ser conivente. Todos os personagens são absolutamente odiáveis. Todos eles possuem falas, atitudes e pensamentos extremamente problemáticos, por vezes intolerantes. Não é a primeira vez que um livro do autor traz menções gordofóbicas, racistas e homofóbicas, percebi isso também em "Jantar Secreto", de modo que você se pergunta até que ponto isso é apenas um ponto de vista do personagem ou reflete um juízo do próprio autor. Achei a construção de personagem péssima. Como eu disse anteriormente, todos os personagens são controversos, a ponto de alguns serem até caricatos, como a Maria João, que é extremamente ambiciosa e aceita até a morte do irmão em prol da grana, e a Olivia, que só sabe tecer comentários ácidos até nos momentos mais inoportunos, totalmente insensível até à descrição da morte do próprio filho. Parece que a personalidade deles se resume apenas a isso.
Entendo a óbvia tensão que existe no enredo, mas os personagens brigam O TEMPO TODO, e isso da metade pra frente se torna bem repetitivo e maçante. As motivações dos personagem, para mim, foram bem pífias. Não se justificam.
Eu só prossegui com o livro até o final na expectativa do "grande plot twist" que todo mundo fala. Mais uma decepção. Pra mim tudo já estava óbvio há um bom tempo, não foi nenhuma surpresa para mim. E, novamente, a justificativa do personagem pra ter feito tudo aquilo é bem tosca. A única parte que eu achei interessante foi o fato de, ao final, o autor se colocar como próprio personagem da história. E, obviamente, a escrita fluída que é merca registrada do autor.
Definitivamente, uma leitura que não funcionou pra mim.
carolina 18/05/2024minha estante
compreendo os pontos que foi dado na sua resenha, mas os personagens são desse jeito justamente por serem jovens, ricos, que não se importam com nada e nem com ngm. e esse foi o primeiro livro escrito do Raphael, quando ele o escreveu, ele era jovem, e o próprio Raphael disse que se fosse hoje em dia ele teria muito mais cuidado com as palavras e daria mais atenção.

BArbara.Rezende 18/05/2024

Suicidas
Gente, mas o que foi esse livro?
Sinceramente, maravilhoso. Acredito que esse livro possa deixar qualquer um boquiaberto, até quem não gosta desse tipo de livro e acaba lendo por curiosidade. Apenas leiam.

louise flor 18/05/2024

Um livro que define bem o autor. História que intriga, faz você querer saber cada motivo e o que levou cada um a estar naquele dia da roleta-russa.

Todos os personagens envolvidos tem suas próprias questões, suas próprias problemáticas, e alguns até dão raiva kkkkkk. Mas tudo isso contribui para as reviravoltas da história.

O final é muito bom e de você ficar de boca aberta com a real justificativa pra cada coisa. (E como o autor é malucooo)

Alguns pontos se tornam cansativos na leitura, como alguns momentos com as mães, mas nada que prejudique a leitura.

Para quem gosta de suspense, recomendo muito! Mas para quem é mais sensível a isso, o livro pode ser bastante pesado.

Ellyda 18/05/2024

Segundo livro que leio do Raphael e eu realmente gostaria muito de saber o que se passa na cabeça desse homem? o cara é simplesmente genial.
A escrita, o contexto, os personagens, simplesmente TUDO muito bem explicado.
Em alguns momentos (como na cena de necrofilia) eu me senti muito incomodada e agoniada. Não é um livro pra qualquer pessoa ler, precisa ter um estômago bom e o psicológico melhor ainda, pois é muito forte e os absurdos são muito bem detalhados. Achei esse bem mais pesado que ?Jantar Secreto?.
Pra quem gosta do gênero e já está acostumado a ler esse tipo de loucura, recomendo super. Impecável!!!!!

kaiosounasc 18/05/2024

Livro foi muito bom, so não dei 5 estrelas porque tem algumas coisas que eu não gosto no livro. Alguns personagens que eu não tiveram o motivo aprofundado e algumas partes das mães que eu achei chato.

Não sei se as pessoas são muito frescas ou eu que não sinto nojo facil, mas não achei o livro tão pesado e agoniante como a maioria fala que achou, claro que achei algumas cenas pesadas, mas o povo fala que ficou com vontade de vomitar lendo????

Isabel.Nevarski 17/05/2024

Achei um final tão borocoxô
Tenho muito a dizer não, só isso mesmo
Tem a fórmula do Montês, é muito bem escrito, só que foi? broxante o final
Sei lá, minhas expectativas

Carol2350 17/05/2024

Que leitura incrível! Impactante do começo ao fim!
Em algumas partes eu simplesmente fiquei em choque. O final não deixou nenhuma ponta solta e eu realmente custo a acreditar, fiquei confusa e com a cabeça girando em pensamentos.
O escritor, brasileiro, diga se de passagem, merece todas as estrelas. Com ctza é um dos melhores que nós temos.

Kethelen.Rodrigues 17/05/2024

Suicidas +18
"Podem me condenar se quiserem. Pouco importa" pg 247

É um livro com conteúdo bem pesado, algumas partes do diário, na minha opinião, foram colocadas para distrair e amenizar o impacto das mortes.
O Raphael conseguiu fazer uma coisa surpreendente ficar melhor ainda, este final foi chocante, não consigo nem reagir. Me cérebro deu um bug, como alguém consegue ser tão ruim (Alessandro) e como alguém consegue descrever alguém (Raphael) tão louco de pedra.

Queria poder escrever mais coisas, mas até meu cérebro digerir tudo, lá se vai 6 meses kkkkkkkkk

Me julguem, mas o Raphael é um escritor maravilhoso. Não tem outro....
mariicarolina 17/05/2024minha estante
raphael é simplesmente perfeito n tem como?

Kethelen.Rodrigues 17/05/2024minha estante
Sim, é maravilhoso!

Sarah Guedes 16/05/2024

Que audácia
Eu tô chocada com tamanha audácia desse autor , e eu ameeei hahahahahahaha
Esse final ?

Mas assim , livro difícil de ler , mtos gatilhos , com mtas descrições , mas assim , o título já diz né , então não recomendo para qualquer um essa leitura

Magi 16/05/2024

Indescritível
Raphael Montes, que escrita engenhosa. O enredo de "Suicidas" segue uma cronologia construída de maneira tão engenhosa que não tem como se perder. A construção da história, por mais que no início você não entenda algum ponto, ele vai e explica depois, ou seja, sem pontas soltas! É um livro cheio de detalhes, os quais são importantes para a história, desde as anotações do diário do personagem, até o livro feito e a gravação.
Outro ponto: a construção do suspense da história em volto da morte dos jovens é construído em todo momento. É interessante notar que, justamente nesse suspense, o autor prende a atenção do leitor, levando a esse querer devorar a história (particularmente, eu não conseguia parar de ler até desvendar).
Em relação aos personagens, a construção de cada um ao longo da história é magnífico, te envolve. Você compreende, sente junto com cada um e sente raiva deles e com eles, e deseja a "redenção" deles.
E, põe último, acho interessante destacar abordagem que o autor faz sobre a temática do suicido trazida na roleta-russa dos jovens. Ele aborda sem eufemismo, de uma maneira que chega a horrorizar, especialmente pela descrição das mortes, sendo uma leitura pesada (se você não tem "estômago" para isso, não recomendo muito). Além disso, as causas atreladas ao desejo de cada personagem querer tirar sua vida é também construído, e a crítica de que por mais que você tenha "privilégios" na sociedade, você consegue ser infeliz. E, ainda, a construção de que o dinheiro é tudo na vida, roda do em torno de todos os temas do livro, sendo o estopim para brigas e discussões.
Enfim, "Suicidas" é uma leitura muito bem construída, com um enredo envolvente e um plot twist magnífico, recomendo muito!

bibia.sucena 16/05/2024

Shik shek shok
Antes de tudo queria dizer que esse livro é muito bom!!!

a escrita do Raphael é SURREAL de tão fluída e me senti o tempo todo intrigada pra entender todas as pontas soltas nessa história.

o plot no final me deixou muito surpresa e recomendo demais a leitura desse!!

Marianne97 16/05/2024

Maravilhoso
Confesso que tenho preconceito com autores nacionais, pois as temáticas se repetem muito. Mas esse livro me surpreendeu positivamente. Muito bem escrito, me prendeu do começo ao fim. O final eu meio que já esperava. Mas ainda assim dou 5 estrelas e vou ler mais obras do autor.