Inverno do Mundo

Cissa 16/04/2013

Excelente
"Inverno do Mundo"
de Ken Follett

Inicialmente li "Queda de Gigantes" que é o primeiro volume da trilogia "O Século" de Ken Follett. Achei excelente e mal conseguia esperar para ler este segundo volume. Agora que acabou fiquei triste ao lembrar que o terceiro volume só será editado o ano que vem, 2014.

Como todos os livros de Follett este não foge à regra: bem pesquisado, bem escrito e bem editado.

Fiquei surpresa ao ver o quão pouco sabia sobre a Segunda Grande Guerra do ponto de vista bélico. O autor me mostrou um sistema cruel fascista alemão, mandatário também cruel russo, obstinado japonês e libertário americano. Fica claro nesta história que a Segunda Grande Guerra seria somente uma questão de tempo em relação à Primeira Grande Guerra. O Mundo continuou andando capenga, tentando se firmar numa paz fraca e interesses comerciais e egocêntricos muito fortes que foram minando a fraca paz firmada até então.

As personagens do primeiro volume têm aqui suas vidas novamente esmiuçadas, entrelaçadas e contadas com muito sofrimento, coragem e patriotismo. Todos sofreram nesta guerra: alemães, ingleses, russos, japoneses, judeus, americanos. Todos sentiram o medo do nazismo batendo à porta de seus países e os horrores da política de Stalin se abatendo sobre a Rússia e ameaçando outros países.

Há trechos de arrepiar, de chorar, de raciocinar e de se espantar quando nos é mostrado até onde o ser humano pode chegar em sua loucura, sede de poder, ganância e egoísmo.

Com esse livro fica, definitivamente para mim, esclarecido o Século XX que mudou a História de Humanidade, já que a Guerra Fria que será o tema do próximo livro eu a vivi quase toda durante minha vida.

Outras guerras viriam como a do Vietnã, do Afeganistão, do Iraque, as guerras da África e tantas mais; só que nenhuma delas alcançou a dor e a ignorância da Segunda Guerra. Crueldades abafadas, mandatários omissos, religiões amordaçadas tiveram sua origem na Segunda Grande Guerra e desde então o Mundo mudou, se para melhor não sabemos, somente o Século XXI talvez nos diga.
Elaini 17/04/2013minha estante
Minha nossa Cissa!!! Fiquei sem fôlego só de ler sua resenha!
Maravilhosa! Como sempre...

Cissa 17/04/2013minha estante
Brigadinha, Elaini, você é um amor de amiga!
Mas, realmente, esse livro mexeu comigo e muito.

Tom 01/05/2013minha estante
Eu estou lendo o primeiro livro; simplesmente sensacional. O segundo deve ser melhor ainda. Também gostei de sua resenha. Parabéns!

Vanessa.Pitsch 13/07/2013minha estante
Estou no inicio do livro ainda... página 199! Mas estou amando! Você tem razão sobre aprender muita coisa nessas páginas. Acho que quando aprendemos na escola, não estamos tão interessados e não vemos a tamanha importância de tudo o que aconteceu naquela época (que nem está tão distante!), mas ler um livro assim, tão envolvente, nos faz aprender muito mais que os anos de escola!

Cissa 13/07/2013minha estante
Tom, que bom que você está gostando desse livro pois o acho sensacional. Agradeço seu comentário sobre minha resenha.

Cissa 13/07/2013minha estante
Vanessa, além desse livro ser instrutivo devido a pesquisa séria do autor, a trama é muito bem montada e cativante. Que bom que está gostando!

Marcão 16/03/2021minha estante
Eu terminei de ler "Queda de Gigantes" e fiquei nanduvida se iria ler o seguinte (Inverno do Mundo). Entrei no Skoob para registrar mais um livro lido e ver se me animava com outro então, me deparei com sua resenha. Decidi. Vou ler "Inverno do Mundo". Obrigado viu?

Cissa 16/03/2021minha estante
Olá, Marcão! Fico feliz que você gostou da minha resenha e o tenha incentivado a ler O Inverno no Mundo. Se puder, leia também o último da trilogia que A Eternidade por Um Fio que é excelente e fecha com chave de ouro.
Boa leitura!
Abraços.

Cissa 16/03/2021minha estante
Ops, corretor me deu rasteira, é O Inverno Do Mundo. ?

Marcão 16/03/2021minha estante
Opa... vou ler sim. ?

Caroline Gurgel 19/01/2015

Incrível, cru, real...
O primeiro livro da trilogia O Século, Queda de Gigantes, me surpreendeu e me prendeu do início ao fim, mesmo com uma escrita simples. Ken Follett soube como contar sua história e nos entreter com tantos personagens, com tantas vidas diferentes. Fiquei me perguntando como ele continuaria, como faria para manter vivo o meu interesse em uma segunda geração, nos filhos daqueles que me envolveram e me conquistaram na primeira parte. Bastou, porém, apenas alguns capítulos de Inverno do Mundo para perceber que ele faria tudo novamente. E ele fez!

Inverno do Mundo nos traz uma enxurrada de novos personagens que se misturam aos que já conhecemos e passam a fazer parte dos nossos dias enquanto lemos. Temos Woody e Chuck Dewar, filhos do senador Gus; Carla e Erik, filhos de Maud e Walter; Greg e Daisy, filhos de Lev Peshkov; Boy, filho de Fitzherbert; Lloyd e Millie, filhos de Ethel; Volodya, filho de Grigori Peszkov. Isso para citar alguns, pois eles, claro, passam a conviver com outros tantos personagens que entram e saem da história.

A princípio entrei em parafuso tentando formar a árvore de todas essas famílias e foi preciso voltar algumas vezes para a lista de personagens presente no início do livro. No entanto, com o passar das páginas, nos tornamos tão íntimos de todos eles que isso já não é mais necessário.

Com eles passamos pela Grande Depressão, pelo Nazismo, pelo Comunismo Russo; passamos pela Guerra Civil Espanhola, pelas lutas de classe, pelos movimentos políticos que antecederam a Segunda Guerra Mundial; passamos, claro, pela Guerra em si e todos os planos e tentativas para selar a paz; passamos por Pearl Harbor, pelo Blitzkrieg, pelas bombas atômicas; passamos por fugas, prisões, desaparecimentos e torturas; passamos por toda a crueldade que esse período da História carrega, sem piedade.

Seria difícil dizer se prefiro esse ou o primeiro livro, pois são um pouco diferentes, não só pelo período histórico. Enquanto Queda de Gigantes tem um ar mais romântico, cheio de encontros, despedidas e esperas, Inverno do Mundo é mais cru, realístico, duro, sem muitos floreios, mas riquíssimo em História.

A escrita não é o forte de Ken Follett, mas a forma como narra e une as histórias, sim. Tem o dom de nos manter entretidos e atentos e nos deixa curiosos mesmo em meio aos acontecimentos históricos que já conhecemos. É como se passássemos a ver a História com outros olhos, com mais sensibilidade e clareza.

Gostei bastante de como ele criou uma segunda geração de personagens que fogem do “preto” ou “branco”. Não existe o mocinho e o malvado, não existe alguém totalmente mal ou bom, nem o certo e o errado. São personagens verossímeis, os filhos nem sempre são cópias dos pais, apesar de percebermos facilmente a influência que sofreram destes. A aleatoriedade dos tipos de personalidade é muito rica e foge bem do clichê.

Gosto, especialmente, que o autor não nos obriga a condenar ninguém – exceto os ditadores, claro. Leva-nos a perceber que por mais errado que seja o comportamento de alguém, nem sempre suas intenções são más, a exemplo de Erik Von Ulrich, que chegou a se iludir pelos dois extremos, nazismo e comunismo, na esperança de solucionar a vida em sua nação.

Poderia citar como ponto negativo que existem coincidências demais, encontros casuais demais, como se o mundo fosse um pequeno território habitado por pouquíssimas famílias. No entanto, prefiro ver isso como um artifício do autor para entrelaçar as histórias a fim de nos manter presos à trama.

Por que não pontuar com todos os 'corações'? Porque é tão duro e seco que não chega a emocionar, é mais razão que emoção, é mais realidade e veracidade que romance. Mas, além de uma incrível aula de História sob uma perspectiva diferente dos livros didáticos, Inverno do Mundo é uma leitura que vale a pena também como ficção e, sem dúvidas, merece todas as estrelas.

★ ★ ★ ★ ★
❤ ❤ ❤ ❤ ♡

site: www.historiasdepapel.com.br
Marques 19/01/2015minha estante
Maravilhosa está trilogia!!!!Ótima resenha!!!

Caroline Gurgel 19/01/2015minha estante
Obrigada, Marques. É maravilhosa mesmo :))

Caroline Gurgel 20/01/2015minha estante
Obrigada, Marques. É incrível mesmo essa trilogia :))

Bruna Lyrio 11/05/2018minha estante
Me arrepiei com o trecho: "Enquanto Queda de Gigantes tem um ar mais romântico, cheio de encontros, despedidas e esperas, Inverno do Mundo é mais cru, realístico, duro, sem muitos floreios, mas riquíssimo em História." Resumiu o que penso. Ótima resenha.

Bruno T. 27/10/2012

Inferior ao primeiro volume da saga
Antes de começar a leitura de "Inverno do mundo", decidi reler o primeiro volume da saga, "Queda de gigantes", a fim de facilitar a compreensão da continuação contida neste segundo volume.
Neste contexto, sinto-me à vontade para afirmar que o autor não conseguiu apresentar um trabalho à altura do anterior, principalmente nos primeiros (e chatos) capítulos do livro, que tratam das paixões juvenis dos protagonistas. Clichês não faltam: mulheres de belezas estonteantes, amores à primeira vista (mal se conhecem e já se amam), situações forçadas e por aí vai.
O livro melhora em sua segunda metade, quando a guerra mundial domina a trama, mas raramente consegue alcançar os níveis de qualidade do primeiro volume, talvez pelo fato da nova geração de personagens não ser tão interessante quanto a que a precedeu (a tal da Daisy, por exemplo, é muito chata).
Apesar de tudo, "Inverno do mundo" é um bom livro, mas apenas isso, e nem de longe lembra o grande Ken Follet de "Pilares da terra".
Helder 07/01/2013minha estante
Ainda estou esperando o preço desse baixar, mas sei que vou le-lo, pois sou fã do Ken Follett e adorei o primeiro livro.Mas vc acha necessário reler o primeiro ou dá para seguir em frente sem problema?

Bruno T. 07/01/2013minha estante
Helder: vai depender de sua (boa) memória.
Se você estiver se lembrando bem da trama do primeiro volume, certamente não precisará lê-lo de novo. Como minha memória já foi bem melhor, e havia lido o primeiro volume há mais de um ano, preferi a releitura. Abç.

Bebé 05/04/2014minha estante
Também achei, a migração dos personagens de quedas de gigantes, realmente ficou a desejar, mesmo a parte histórica que é bem mais rica de informação acabou ficando em segundo plano, deixando os romances dos personagens quase que padronizados, mas valeu, alguém sabe quando vai sair o terceiro?

Bruno T. 05/04/2014minha estante
Olá, Bebé. Por ocasião do lançamento do primeiro livro da trilogia, "Queda de gigantes", em 2010, li que as continuações ocorreriam em 2012 (e, realmente, "Inverno do mundo" foi lançado em 2012) e em 2014. Portanto, é provável que ainda neste ano o terceiro volume da trilogia seja publicado.

Neto Murracho 29/01/2023

Conheça a história para não repetir os erros do passado !
É o tipo de livro que gosto de ler, onde os personagens fictícios ( ou nem tanto ) interagem com o real cenário da época.
O bom dessa trilogia é que você consegue ver a história pelos ?olhos? da maioria dos povos envolvidos nessa situação.

Pude entender melhor os motivos que fizeram o Japão entrar na segunda guerra.

Ver como o nazismo chegou ao poder e ver que a barbaria já começou bem antes dos campos de concentração, onde o fato de não concordar com suas ideologias já era risco de vida.

E a decadente União Soviética após virar a casaca pro lado dos aliados, libertar a Alemanha dos nazistas acaba se mostra quase tão ruins quantos os próprios nazistas.
Aryana 29/01/2023minha estante
??????????

Núbia Cortinhas 29/01/2023minha estante
Adorei a resenha!! Super me identifiquei com o seu relato nos primeiros parágrafos. É muito legal, empolgante, emocionante ler uma ficção histórica bem escrita. A leitura flui que nem percebemos o tempo passar, sem falar do conhecimento adquirido. E o Ken Follet arrasa!! ?? ?? ??

Neto Murracho 30/01/2023minha estante
Fui aprendendo ao Follett ano passado, ele já está listado dos meus autores favoritos.

Cheiro de Livro 15/06/2017

Inverno do Mundo
Todos os ótimos personagens do primeiro livro reaparecem, mas agora são secundários, quem domina a ação são seus filhos. Depois de dois anos de espera estava com saudades de Maud e Ethel, minhas personagens preferidas em “Queda de Gigantes”. Elas aparecem pouco mas o reflexo de suas personalidade nos filhos é visível.

“Inverno do Mundo” começa cerca de 10 anos do termino do primeiro livro. O Nazismo é crescente na Alemanha, Stalin comanda uma ditadura cruel na Russia e o New Deal começa a reestruturar os EUA depois do crash da Bolsa em 1929. Esse é o panorama a que somos apresentados logo nos primeiros capítulos. Follett tem uma escrita ágil e, até certo ponto, didática sobre os acontecimentos mais importantes o que faz com que o leitor menos ligados a fatos históricos consiga administrar o andamento do livro. A mescla de personagens históricos com os fictícios emprega uma verdade ao que é contado, o leitor sabe o que vai acontecer no macro, Hitler vai perder ao final da guerra, e mesmo assim se vê hipnotizado pelas paginas.
Os personagens masculinos são bons, com destaque para Lloyd e Volodya, um inglês e um russo, ambos com ótima visão do mundo que os cerca e das mudanças que ocorrem. Volodya é um personagem que pode dar muito pano ara a manga no terceiro livro sobre a Guerra Fria, ele e seus filhos, já nesse volume ele questiona o regime sovietico. Entre as mulheres duas se destacam Daisy e Carla. A primeira começa a historia como uma socialite americana deslumbrada e se transforma, seu romance com Lloyd é pelo que o leitor torce, como torceu por Robert e Maud no primeiro volume. A segunda, Carla, é a guerreira da historia, sobrevive a tudo na Alemanha, tem um romance bonito mas o que a faz um personagem inesquecível é a sua luta implacável pelo seu pais. Sem quere contar spoiler, ao terminar o livro fiquei com muita dó da família Von Ulrich, nada dá certo para eles, torço, desde já, por uma redenção no ultimo livro. Follett adora um final feliz e essa família está merecendo isso mais do que qualquer outra.

Follett gosta de proteger seus personagens, não tem muitas mortes de personagens principais em seus livros. Aqui a proteção não acabou pro completo, mas ficou mais flexível, temos algumas mortes, algumas brutais, outras de partir o coração. É uma boa decisão de Follett não deixar seus personagens principais “protegidos”, afinal ela está falando sobre guerra e nela há mortes, ninguém sai ileso. Isso deixa o leitor tenso, torcendo para que os seus personagens preferidos sobrevivam.

Como no primeiro volume esse deixa muitas crianças para liderarem a história que fechará o século, que venha a Guerra Fria, a luta pelos direitos civis nos EUA, as greves no governo Margaret Thatcher, as guerras no Afeganistão e Vietnã, enfim Follett ainda tem muita história para contar e mais uma vez deixa tudo bem encaminhado para mais uma geração destas famílias. Agora é esperar até 2014.

site: http://cheirodelivro.com/inverno-do-mundo/
Juliane.Barpi 19/06/2017minha estante
Não to conseguindo ler as ultimas 100 pg de Queda de Gigantesss, não sei pq, bloqueei :/

Cheiro de Livro 19/06/2017minha estante
leia, vale a pena. A trilogia é ótima

Juliane.Barpi 22/06/2017minha estante
Conclui a leitura!! Obrigada pelo incentivo hehehehe

Lucas 10/06/2017

E o mundo se cobre de horrores...
A continuação da trilogia O Século, iniciada em Queda de Gigantes, atende com louvor às expectativas geradas ao fim da obra inicial: Inverno do Mundo é denso, cinematográfico e dramático, um deleite histórico do período mais intolerante do século XX.

A sinopse já trás essa previsão sombria descrita nessa segunda parte. É quando Ken Follett relatará os efeitos da Segunda Guerra Mundial nos carismáticos personagens fictícios, desenvolvidos em Queda de Gigantes e, principalmente, nos seus filhos. Assim, os protagonistas da obra anterior agora são levados a um "segundo plano de luxo": cabe aos seus descendentes a tarefa de prender o leitor em uma ficção viciante, que está sob permanente influência da história da Europa entre 1933 e 1949 (abrangência da obra).

É o caso de Walter Von Ulrich e Maud Fitzherbert, cuja história de amor foi um dos grandes atrativos da obra anterior. Por estarem residindo em Berlim na época da ascensão do nazismo, o núcleo narrativo do casal é usado para que seja descrito a transformação ocorrida na sociedade alemã do início dos anos 30. Desse modo, o incêndio do Parlamento Alemão e a habilidade de Hitler em usar isso a seu favor ganham destaque nos primeiros momentos de Inverno do Mundo. Com o passar das páginas, há o fortalecimento da polícia nazista (Gestapo) e logo no primeiro capítulo o leitor tem contato com um estarrecedor relato de prisão e tortura. Além disso, a filha mais nova do casal, Carla, sofre na pele as consequências do machismo alemão trazido pelo nazismo. E se isso não fosse o bastante, seu irmão mais velho tem uma forma de pensar radicalmente oposta a da família, relatando, assim, a realidade de muitos jovens alemães filhos de democratas da época.

O núcleo da carismática galesa Ethel Williams também sofre os efeitos dessa era negra da história. Seu filho mais velho, Lloyd (cuja paternidade, para ele, é um grande mistério e para o leitor um motivo de suspense), resume bem a mente de um britânico democrata: o combate ao nazismo é uma luta constante, até mesmo em outros países. Nesse ponto, Follett também descreve a trajetória do General Franco, ditador fascista que, por meio de um golpe militar, chega ao poder na Espanha. Lloyd é um adolescente típico da época, que com a passagem do tempo vai adquirindo maior sabedoria e percebendo que nem sempre as ferramentas mais óbvias são capazes de enfraquecer o regime de medo que se alastrava pela Europa, já no contexto das conquistas alemãs no início do conflito.

Os outros círculos narrativos (os Peshkov, da URSS e dos EUA, os Dewar, dos EUA e os Williams, do País de Gales) são tratados com igual relevância, muitas vezes se relacionando entre si. Follett os usa para descrever as feridas provocadas pela Guerra, seja na América, na Europa e na Ásia, fazendo assim um relato bastante verossímil de um mundo em ebulição bélica.

No entanto, alguns aspectos negativos presentes em Queda de Gigantes também estão em Inverno do Mundo. O principal deles é a necessidade um pouco forçada que o autor tem de prender a atenção do leitor, usando descrições desimportantes. O perfil de quem lê esse tipo de livro normalmente é o de quem gosta de história e de um bom romance, cuja mistura, quando bem feita, é sensacional, que é o que ocorre na obra. Mas em nenhum escopo da realidade esse leitor está interessado na quantidade de pelos pubianos (!) que uma personagem pode vir a ter, por exemplo. É desconfortável falar de um tema tão íntimo em uma resenha, mas são coisas que a narrativa trás. Quem leu Queda de Gigantes (o que é indispensável para se adentrar em Inverno do Mundo) sabe do que se trata. Há, todavia, um pouco mais de sutileza aqui, em se tratando de temas íntimos, que incomodam, mas que em nenhum momento fazem a leitura ser desprezada ou abandonada. O fascínio que Inverno do Mundo causa passa longe destas ressalvas, que não são bem-vindas mas que são superadas.

Outro aspecto negativo, mas que não está em Queda de Gigantes é um certo monopólio a um determinado lado da história da época, nas últimas 150 páginas. É importante que se diga que os relatos do autor nesse sentido correspondem ao que de fato ocorreu, mas coisas parecidas ocorriam em ambas as esferas tirânicas e não são descritas com o mesmo fervor. São apenas fatos isolados, incapazes de influenciarem negativamente o pensamento de alguém, mas este foi um comportamento que não ocorre durante os primeiros 80% da obra. O leitor que conhece muitos dos pormenores da Segunda Guerra Mundial notará essa tendência no final da leitura.

Na contramão disso, Follett vai construindo durante a narrativa um aspecto que é incrivelmente verdadeiro e válido atualmente: a inutilidade dos radicalismos. As páginas de Inverno do Mundo ensinam que qualquer lado político radical, seja de direita ou de esquerda, são equivalentes em se tratando de mensuração do impacto social que causam. A repressão, o medo e a autoridade sempre serão as mais importantes armas desses regimes em busca de um suposto fortalecimento nacional ou equilíbrio econômico. Os personagens fictícios do autor ensinam que um indivíduo pode pender para um lado ou outro dessa "balança", de acordo com a sua percepção do que é certo. Mas ele sempre deve estar ciente de que, ao se aproximar de um extremo, poderá estar pensando de uma forma totalmente contrária ao oposto, mas usará das mesmas ferramentas para o convencimento e atração de massas, a fim de fortalecer esse seu lado. E o uso destas táticas é o que gera conflitos e já foi responsável por incontáveis mortes ao longo da história da humanidade.

De tão tênue que é a linha que divide a ficção da história em Inverno do Mundo, alguns horrores, especialmente na Alemanha, podem parecer elementos de uma distopia apocalíptica, tamanho o seu nível de absurdo. É inicialmente inacreditável que o ser humano tenha sido capaz de tais atrocidades com seus semelhantes, ocorridas por motivos tão triviais nesse raciocínio, como a religião. Mas uma pesquisa rápida durante a leitura fará o leitor crer que sim, estas coisas realmente ocorreram, há menos de 80 anos, o que não é nada na linha evolutiva da humanidade. Estes elementos sombrios, de dominação e imposição, fazem com que quem lê perceba a infinidade de nuances que a Segunda Guerra Mundial possui, gerando a certeza de que as histórias e fatos relacionados ao evento jamais serão totalmente mensurados ou refletidos.

Inverno do Mundo é, apesar das ressalvas, um excelente livro de história, com diversas tramas fictícias paralelas, que ora se cruzam, ora se afastam. Uma obra que, assim como a sua sucessora, informa, revolta e emociona em doses iguais. E como em Queda de Gigantes, Follett deixa vários "assuntos" não resolvidos que já de cara trazem uma grande expectativa para Eternidade por Um Fio, que fechará a, até aqui brilhante, trilogia O Século.
Peregrina 17/06/2017minha estante
Minha ressalvas quanto a este livro são iguais às suas. Muito boa resenha. Estou aqui tentando controlar meus dedos de digitarem sobre o terceiro livro kkkk.

Peregrina 17/06/2017minha estante
O que me decepciona nesta trilogia é justamente essa descrição de cenas desnecessárias que, ao contrário do que o autor deve pensar, empobrecem um pouco a trama.

Lucas 17/06/2017minha estante
Kkkkk. Confesso que realmente Inverno do Mundo me decepcionou um pouco no final, Enza. Acredito, por exemplo, que um livro que trata da Segunda Guerra Mundial e o nome da cidade de Stalingrado ou Auschwitz aparecem menos de 5 vezes em uma obra com quase 900 páginas trás a sensação de que "algo de errado não está certo", além dos já mencionados artifícios forçados. Enfim, os sofrimentos e dramas que assolaram os personagens fictícios realmente chocam. Veremos como tudo se dará em Eternidade por Um Fio, mas também confesso que o meu ímpeto de lê-lo abrandou-se um pouco.

Paulera 25/06/2020

Assim como o anterior, narra com boa interpretação os acontecimentos por trás da guerra que estamos acostumados a conhecer nas aulas de História. Porém, senti que em comparação ao primeiro volume, este perdeu a energia. Talvez por não ter grandes novidades na fórmula de escrevê-lo, ou por algumas vezes se prender a detalhes insignificantes para o desenvolvimento, tornando a história arrastada.
É um livro maravilhoso para se ler enquanto vivemos essa situação política no país. Mesmo que tenha muita ficção no meio, podemos entender como ditadores extremistas conseguem manipular seu povo de uma forma que os fazem lutar por um ideal desumano.
clichesliterarios 25/06/2020minha estante
nossa eu sou apaixonada nessa trilogia! mas se você já achou esse devagar, o terceiro é mais ainda...

Paulera 25/06/2020minha estante
Hahahaha. Tristeeee ?

Vou encarar mesmo assim ?

clichesliterarios 25/06/2020minha estante
sério, vai na fé! o terceiro em relação as personagens eu não gostei tanto mas a tensão da guerra fria em Cuba e toda a luta dos direitos civis é perfeita!

Guilherme Dehon 10/11/2021

Intenso! Insano!
Inverno do Mundo é ainda mais intenso, insano, cruel, magistral, etc, que Queda de Gigantes, e gira em torno dos filhos dos personagens do primeiro livro, focando principalmente na II Guerra Mundial, as consequências, as intrigas políticas, espionagem, opressão, miséria, sofrimento, luta, superação, medo, esperança...

Como já conhecemos boa parte das personagens, e mesmo com o novos sendo introduzidos no decorrer da obra, a história é dinâmica e muito fluída...

Novamente as personagens fictícias se destacam pela ótima construção, e a evolução marcantes; intensos, cativantes... "reais'

Reforço aqui a impressionante capacidade que Ken Follett tem de entrelaçar, com sagacidade e maestria, o real com o ficcional.

É intensamente Insano!

Obra impar!

Mais uma aula de história formidável!
Rosangela Max 10/11/2021minha estante
Muito bom, Gui! ??????

Guilherme Dehon 10/11/2021minha estante
Obrigado Rosa!!!

Volnei 02/05/2015

INVERNO DO MUNDO
Esta obra é a continuação do livro TERRA DE GIGANTES que se passa no período da primeira guerra, enquanto este vai dar continuidade a história , agora com novos personagens , descendentes dos personagens do primeiro livro, enquanto outras são figuras reais que realmente existiram.Aqui o pano de fundo é a segunda guerra. Os que sobreviveram ais horrores da primeira guerra tem que enfrentar mais uma vez outro confronto, desta vez com armas muito mais poderosas e com uma artilharia muito mais pesada.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
Leonardo 02/05/2015minha estante
Olá Antônio, já respondi os seus recados.

Volnei 02/05/2015minha estante
fico feliz em poder compartilhar minhas leituras com mais pessoas

Maria Elegiani 10/04/2013

Ufa, terminei!
Me tomou mais tempo do que esperava. Ganhei o livro no meu aniversário, em novembro, e somente agora concluí o mesmo. Achei o ritmo mais lento do que o Queda de Gigantes. Não me prendeu tão facilmente quanto o Queda de Gigantes. Li, inclusive, mais 2 livros durante essa leitura. As histórias e os personagens não se cruzam tão bem quanto no primeiro livro.Também as negociações políticas da guerra são mais pesadas. Mas é um bom livro e vou aguardar ansiosamente o último livro da trilogia.
Kika 29/04/2013minha estante
Minha opinião é a mesma que a sua. O primeiro com certeza foi muito mais envolvente. No segundo, achei algumas situações que os personagens passam meio forçadas. Mas, como você, aguardo com muita espectativa o terceiro. =]

Tom 01/05/2013minha estante
Eu estou gostando do primeiro livro, muito bem feito e elaborado. O ruim é que a leitura é muito demorada, o ritmo é bastante lento, e como você falou, toma muito tempo. Todavia, o livro é muito prazeroso e vale apena lê-lo.
Abraço, Maria.

marinildac 08/04/2013

Fraco
Não chega aos pés de Queda de Gigantes. A segunda geração de personagens é fraca e chata. A trama não surpreende. Os melhores personagens, os galeses e os russos, ou desaparecem ou amolecem. Os americanos ganham peso, mas são irrelevantemente superficiais. O livro melhora um pouco do meio pro fim, mas volta a cair no último capítulo. Dá a impressão de que Follett escreveu este com pressa.
Tom 09/05/2013minha estante
Nossa, não precisava criticar tanto o livro.

marinildac 09/05/2013minha estante
Tanto precisava que critiquei, ué.

Erilane.Rocha 25/03/2023

Não consegui parar de ler
Este é o segundo volume da trilogia 'O século' que continua narrando a história da nova geração das 5 famílias apresentadas no primeiro livro, desde a ascenção de Hitler ao poder até o final da segunda guerra.

A continuação é ainda melhor do que o primeiro volume, mais aletrizante e dinâmico. É possível sentir todo horror e sofrimento que essa guerra foi para o mundo. Assim como as consequências do pós guerra para os cidadãos da Alemanha, vendo o seu país ser dividido e sem perspectiva de um futuro em liberdade.

O Ken sempre cria uma atmosfera muito envolvente, com personagens que vão te conquistando ao longo da história e dessa vez não foi diferente. Mas apesar de ter me apegado muito aos novos personagens (principalmente a Carla), tenho que admitir que os personagens antigos tem um lugar no meu coração. Espero que eu possa reenconta-los no terceiro volume.
Rodrigo 26/03/2023minha estante
Pois aguarde o 3o volume, pra mim, o melhor da série...

Erilane.Rocha 26/03/2023minha estante
Ahhhh tô ansiosa ???

Fabricio268 27/05/2015minha estante
Ken Follett é fera!! Por incrível que pareça tenho toda trilogia mas não li ainda nada.

Greice Negrini 27/05/2015minha estante
Nossa, então não perca tempo. Ele é maravilhoso mesmo. Para mim foi um banho de sabedoria! :)

Elesania 22/05/2022

Esse gênero não é que costumo ler, mas vi a sinopse, me interessei pela história e não me decepcionei, o livro é fascinante.
Entrar de cabeça na época da segunda Guerra mundial e ver as atrocidades cometidas por todos te deixa perplexo e triste por todas aquelas vidas perdidas por causa de fanatismo político.
No livro vc vê em primeira mão a diferença entre os tipos de políticas instituídas em cada país, a democracia nos Estados Unidos a monarquia da Inglaterra o nazismo da Alemanha e o comunismo da União Soviética.
Mas há pessoas boas, pessoas que queriam uma vida melhor, uma política mais democrática para o povo. Que lutaram como poderiam para que o nazismo fosse existo da Alemanha.
LucAlio.CAmara 01/06/2022minha estante
Esse livro é único? Já li desse autor A chave de Rebeca e adorei a escrita dele. Quero ler dele "Nunca"

Elesania 01/06/2022minha estante
Não. Esse faz parte da trilogia O Século. Esse é o número 2, conta a história da segunda Guerra.
Vale super a pena ler. Já li os dois primeiros. Só estou dando um tempo para ler o último

Bruno 27/10/2014

A Guerra retratada em detalhes
As cinco famílias continuam a saga neste período peculiar de guerra. O autor entrelaça os personagens de modo que os encontros não pareçam forçados, sendo que a história é muito verossímil pois retrata com fidelidade o período da ascensão do nazismo na Europa. Só achei que neste livro foi dado muito mais ênfase no desenvolvimento dos personagens do que em Queda de Gigantes (não que isso seja ruim, pelo contrário), enriquecendo o enredo e apresentando de forma mais dinâmica os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial.
O livro retrata com fidelidade uma Alemanha prepotente que tenta esconder o fracasso da invasão à Rússia, e o apoio dos japoneses dá novo fôlego à Guerra. As cinco famílias são totalmente afetadas pelo conflito, cada uma ao seu modo, devido ao lado em que seus países estão lutando. Principalmente os Peshkov, russos que têm um papel crucial no andamento da história.
Uma das partes que mais gostei, é a que retrata o turbilhão político gerado pelos ataques a Pearl Harbor, quando a nação americana se prepara para um revide à altura. O enriquecimento de urânio começa a ser posto em prática para produzir a primeira bomba atômica na "corrida" armamentista por este tipo de tecnologia.
Um detalhe muito interessante: o autor conta com riqueza de detalhes o pós guerra que, com a derrota da Alemanha Nazista, logo em seguida já teve início a tensão que acabou por deflagrar a famosa guerra fria. Enfim, Ken Follet sabe demonstrar com maestria os horrores da guerra e como ela refletiu nas vidas de pessoas comuns em todas as frentes de batalha, do triunfo nazista durante a invasão da Polônia ao golpe final dado pela União Soviética na invasão da já decadente Alemanha. As 880 páginas do livro podem assustar, mas a história flui de tal maneira que o livro não se torna cansativo, pelo contrário, poderia ter muito mais páginas.
Recomendado para os fãs de histórias na segunda guerra mundial.
Silvia 27/11/2014minha estante
Sou fã de Ken Follet :)