Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Reifhel 12/07/2021

Obra prima
O melhor livro da saga e sem duvidas o mais pesado, assim como o primeiro livro, esse trata de uma guerra mundial, no caso a segunda, oq faz ainda ser mais pesado pois foi nela onde surgiram governos facistas, assim fazendo o livro abordar temas como o holocausto.

Quanto ao livro os personagens, escrita e historia sao perfeitos, 0 defeitos esse livro, recomendo mt

guimpinheiro 27/09/2022

Tão bom quanto o primeiro
Continuando os acontecimentos de seu último livro, o Inverno do mundo nos mostra as consequências da segunda, a ascensão do nazismo e dos bolcheviques, enquanto prosperavam Inglaterra e EUA a sua maneira.

Assim como o primeiro livro da trilogia de Ken Follett, o romance histórico conta de forma tão bela e natural a história de seus personagens dentro de um dos períodos históricos mais abordados pelos historiadores e diretores de Hollywood que você acredita que eles estiveram lá e você sente todo o drama que eles passaram como se fosse um relato real.

Se você gostou do primeiro, com certeza vai adorar o Inverno do Mundo.

Neander 20/02/2015

Mais uma dose de pura emoção!
Follett é, de fato, um grande escritor.
E o que um mero leitor poderia falar, audaciosamente, de sua obra? Inverno do Mundo não deixou a desejar e continuou impressionando a quem o abria e continuava a reviver um dos episódios mais impressionantes da história da humanidade: a época da Segunda Guerra Mundial.
Apesar do número bem grande de personagens, Follett não deixa você se perder no meio de toda essa gente, escrevendo de forma clara e peculiar. Aliás, o grande número de personagens contribui para enriquecer ainda mais uma obra fantástica. Não é um livro pequeno; e nem poderia ser com tamanha riqueza de detalhes. Contudo, sua leitura não é exaustiva.
O autor narra de forma comovente e simples um dos acontecimentos que mudaram para sempre a história da humanidade e os seus impactos sobre ela. O autor tomou bastante cuidado para não deixar passar despercebido tudo aquilo que figurou por trás da Segunda Grande Guerra: desde avanços tecnológicos à ideologias e formar de pensar.
Sem dúvida, uma excelente obra que continua uma saga brilhante de um autor brilhante.

jo 17/12/2013

MARAVILHOSO!!!!!!!

Ana Paula 09/05/2021

Nesse segundo volume da trilogia O Século, acompanhamos a segunda geração das famílias apresentadas no primeiro volume enfrentando os horrores de um dos períodos mais sombrios da humanidade: a segunda guerra mundial e o avanço nazista pela Europa, matando milhões de judeus.
Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma trama bem narrada, onde mescla fatos e personagens históricos com fictícios. E o resultado é um livro envolvente que entra fácil para a lista de preferidos da sua estante.

Fabricio268 27/05/2015minha estante
Ken Follett é fera!! Por incrível que pareça tenho toda trilogia mas não li ainda nada.

Greice Negrini 27/05/2015minha estante
Nossa, então não perca tempo. Ele é maravilhoso mesmo. Para mim foi um banho de sabedoria! :)

Bia 29/12/2020

Envolvente
Mais uma vez fico surpreendida com a capacidade envolvente de Ken Follet. Neste segundo livro da Trilogia do Século, o autor nos conduz por meio das barbáries ocorridas na Segunda Guerra. Livro maravilhoso!! Ansiosa pelo próximo e último volume dessa série!

Grasiela11 21/04/2022

Segunda guerra
Impressionante ver como o autor fez com que entrassem na segunda guerra mundial. Ver os vários lados de um mesmo fato nos faz entender melhor o que se passou neste ponto da história. Simplesmente fantástico.

Monica Sobrinho 05/07/2021

O livro 2 da trilogia o século me deixou presa e ansiosa pelo que ia acontecer em cada capítulo. Ken Follet escreve muito bem e fez com que eu não quisesse largar o livro. Vamos para o livro 3.

LOSK 20/02/2021

Tem problemas
Dou 5 estrelas porque o que o livro faz bem ele faz extraordinariamente bem, mas ele tem problemas. O livro segue narrando as vidas das cinco famílias ao redor do mundo durante o século XX e assim como no primeiro livro, a família inglesa é um tédio de clichês muito novelesco, fica claro que eles são os heróis e os favoritos do autor mas acompanha-los é um tédio.
Ainda bem que eles são só uma parte do romance e as outras famílias são muito mais interessantes e apaixonantes. O relato sobre a segunda guerra é uma aula histórica, e o maior trunfo de Follet na trilogia é sua primorosa pesquisa daqueles tempos, é com muita facilidade que ele transporta o leitor para tempos tão obscuros da humanidade.
Se cada livro que eu leio parece um filme, cada livro dessa trilogia parecem 3 temporadas de uma série, são muitos acontecimentos, são muitas páginas...
Eu adorei.

Peregrina 18/12/2013

Fantástico
O início de Inverno do Mundo é logo na ascensão do nazismo na Alemanha entre outras ideologias e regimes totalitários na Europa e termina pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial introduzindo a Guerra Fria com a divisão de Berlim: metade controlada pelas potências capitalistas (EUA, Reino Unido e França) e a outra metade, URSS. Dessa vez o foco é a segunda geração dos queridos personagens principais de Queda de Gigantes, porém ainda trazendo-os de plano de fundo.
No começo, admito, eu achei que a história estava muito focada nos sentimentos amorosos das personagens, "muito romance, pouca ação", mas logo o livro engrenou e eu fui ficando gradualmente mais satisfeita com o que lia.
Embora o livro seja um dos meus favoritos, também me trouxe algumas decepções porque esperava mais dele no sentido do aprofundamento nos campos de concentração (Robert poderia ter contado a história) e com relação à batalha de Stalingrado (Volodya poderia ter participado), e não tive isso. Todavia esses pequenos detalhes que me decepcionaram foram totalmente esmagados pela genialidade na qual Ken Follett descreveu todo um sistema de espionagem germânica-soviética, as Blitz londrinas, Dia D, relações interraciais, a construção da bomba atômica, o ataque a Pearl Harbor, a realidade da Guerra civil espanhola e tantos outros fatos importantíssimos.
Assim como em Queda de Gigantes, nessa sequência os fatos são descritos minuciosamente e com destreza proporcionando uma aula de história de um modo mais divertido, trazendo pontos de vista de diferentes pessoas de diferentes camadas sociais em países distintos, possibilitando melhor compreensão dos eventos a partir de variados ângulos.

Albuquerque 21/05/2013

Esse segundo livro da trilogia "O Século" relata a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, eventos contados através das famílias fictícias criadas pelo autor. É muito legal esse tipo de abordagem, pois temos uma ideia do que seria viver naquela época com todas as suas nuances. O livro, assim como o anterior da série, traz um esquema "a vida como ela é" e narra detalhes sórdidos das personagens (inclusive cenas de sexo explícito), ficando difícil de apontar algum "herói" clássico como estamos acostumados. Ou seja, não há aquela velha dicotomia "Bonzinhos x Malvados". Achei que em certos momentos o livro se tornava uma "novela mexicana", mas depois voltava a ficar interessante, isso deixou a leitura meio "arrastada", pois chegava a pensar em desistir. Mas valeu a pena, mais uma vez, chegar até o fim. Nesse livro minhas personagens prediletas foram Carla e Lloyd.

Ana 23/04/2021

Boa leitura, mas um pouco menos empolgante que o primeiro volume. Nessa continuação ainda existem personagens femininas interessantes, embora não tão cativantes quanto Ethel e Maud. Como o próprio título diz, esse livro é mais sombrio que o primeiro e vai focar bastante na ascensão do fascismo na Europa e a posterior eclosão da Segunda Guerra Mundial. Narrativa ótima, mas que em certos momentos pede uma pausa para a "digestão" dos acontecimentos