Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Leonardo.Heffer 07/08/2022

De partir coraçao
Pra quem já viu o filme já tem uma ideia do que esperar ao ler Para sempre Alice. Mas o livro vai ainda mto mais além, quando vc consegue ver, pelo olhos, ou pensamentos da personagem todo o processo da doença degenerativa.

Com uma forma de escrever incrível, você acompanha a degeneração da doença em Alice. A autora te traz para a realidade da personagem de uma forma que seu olhar finalmente pode, se não compreender, pelo menos entender o quanto é difícil a realidade de quem aos poucos, vai perdendo a capacidade cognitiva, as lembranças.

Engraçado como a leitura desse livro me fez repensar o filme do M. Night Shyamalan, Tempo. Não falarei mais nada para não dar spoilers pra quem ainda não viu o filme e quem já viu, pfvr leia esse livro e entendera o que estou querendo dizer.

Soujaky 29/07/2022

Um amor pela Alice
Adorei a personagem, tao inteligente e intensa, lutou cada segundo possível pela doença, viveu cada mometo de forma única, e mostrou que se esquecer o hj, nao significa que nao vai ter importância. ??

Becca 22/07/2022

Eu amei Para sempre Alice. Amei por inteiro, não encontro um único defeito para falar desse livro. Não houve momento algum da narrativa que fosse tedioso ou irrelevante. Lisa Genova construiu uma protagonista tão incrível, profunda e marcante que ficará comigo por muito, muito tempo. Consegui sentir toda a angústia, tristeza e emoção dessa história, pois a autora a conduziu maravilhosamente. Esse livro cumpriu tudo o que eu esperava que fizesse: me entreter e me emocionar; e ademais, me fez refletir sobre a vida e as coisas que realmente importam nela.

?Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo para o presente.?

Liv 20/07/2022

Alzheimer pode até parecer uma doença uma se esquece algumas coisas. Mas é muito mais do que isso,Alzheimer é uma doença onde se perde todas as coisas,desde as insignificantes até as mais importantes de sua vida. Uma doença que como um ladrão que invade sua casa a noite,não avisa nem negocia se vai levar tudo,um pouco,só o mais valioso ou o menos. Não só um ladrão,mas um sequestrador que te sequestra de si mesma,das pessoas que você ama e de quem você é. O título "Para sempre Alice" acredito que tenha a intenção de deixar claro que Alice não "era" inteligente, "era" boa mãe,"era" boa esposa. Ela continuou sendo o que ela sempre foi. Ela só se esqueceu. E parece que aos poucos até quem a amava também esqueceu tudo que ela é e passou a enxergá-la como tudo que ela esqueceu de ser.

Sarah 18/07/2022

Alzheimer é uma das coisas que mais me assusta nessa vida, a perspectiva de perder quem eu sou, minhas memórias, não saber mais distinguir passado e presente, tudo isso é aterrorizante. Ler essa narrativa foi exaustivo, pelo meu medo pessoal, porém digo isso como um elogio (se é que isso é possível), pois me envolvi em cada segundo, senti todo o medo da Alice, ter de lidar com essas perdas e querer manter a "normalidade" o máximo possível. Sempre que se pensa nessa doença, a gente pensa nas pessoas que precisam lidar com ela de fora, mas nunca em quem está sofrendo com ela, acho que sempre pulamos pra fase em que essas pessoas já perderam tudo, mas nunca o caminho até lá. E o caminho é espinhento. Foi um pesadelo, talvez literalmente pois eu tive sonhos com essa trama e os personagens.
Muito emocionante!

Heitor144 18/07/2022

Comovente
Uma leitura emocionante que eu recomendo a todos
Me fez pensar na brevidade da vida e das coisas como elas são.
Também me fez refletir a respeito da fragilidade humana e como vivemos indiferentes a isso

Ana_lanna 17/07/2022

Livro que faz a gente pensar na vida
A história do livro é bastante emocionante e muito real. É doloroso ver a trajetória da Alice e seu declínio.

Thaysa.Salles 08/07/2022

Conhecer Alice e sua vivência como portadora do mal de Alzheimer foi uma experiência diferente. Por incrível que pareça, não sabia muito sobre o livro (aparentemente ele é bem famoso) e, portanto, me surpreendi durante toda a narrativa - inclusive no diagnóstico, que eu jurava se tratar de algum aneurisma.
Senti falta de uma leitura mais calma. A autora correu em algumas partes e deu pouca atenção aos sentimentos de Alice no geral, embora tenham tido passagens inegavelmente emocionantes. Gostei do livro, não sabia nada sobre o alzheimer além de que afetava as memórias, então foi uma experiência muito interessante.

Carolina.Silva 05/07/2022

Esse livro é um fidedigno retrato da continuidade da vida e que sobre ela não detemos controle algum. Alice, intelectual de justo renome foi acometida pelo Mal de Alzheimer. A mesma inteligência acima da média que a levou ao cargo de docente titular em Harvard não a impediu de desenvolver a doença, bem como, esta, resultante de uma mutação genética, não invalidou os anos de brilhantismo profissional e pessoal. Mas essas duas realidades, não igualmente bem vindas, se impuseram e fizeram parte de uma mesma existência.
Existência a sua que era profundamente ligada a de seus filhos e esposo e todos precisaram aprender, à sua própria maneira, a lidar com a doença em suas vidas.
Por fim, é linda a forma com que a autora desenvolve sua escrita em correspondência aos estágios de avanço da demência. ?

M.Siih 29/06/2022

Para Sempre Alice, é uma leitura que merece ser feita.
Acompanhar desde a descoberta e a evolução da doença de Alice foi angustiante. Você sente o desespero de quando ela não consegue se lembrar das coisas.
A evolução da relação c a filha atriz foi muito boa.
Demorei para concluir a leitura, pois, muitas vezes, parava para procurar significados de palavras. Muitas que não conhecia.

SohGabi 27/06/2022

O engraçado desse livro é que apesar dele não ser longo, demorei mais na leitura, talvez pelas lembranças, talvez pelo próprio medo, ou talvez apenas pela imersão em algo tão real. Alzheimer é uma doença conhecida em minha família, com diagnóstico tardio, que envolve muita dor, medo. Esse livro ao mesmo tempo que me responde uma curiosidade de anos, me conforta em saber sobre a importância do tema, da atenção e da proporção. Não tenho defeitos pra falar, a leitura acabou sendo um pouco densa, mas me senti tão dentro do livro, que por vezes, quando parei me sentia sendo a própria Alice após o tempo de leitura. Não apenas uma indicação, mas um livro realmente necessário de ser lido. Agora posso ver o filme!

Karla 14/06/2022

"Você está me perdendo. Eu estou me perdendo."
Esse livro me deixou em pedacinho, é um livro para reler várias vezes.
É triste, é melancólico, vemos uma mulher com uma vida perfeita perdendo a memória, isso seria tão mais doloroso que possamos imaginar. Seu marido não a dando o apoio necessário, a culpa de carregar os genes... culpa, é algo que ela mais sente.
Mas também ela culpa o seu pai por inúmeras coisas.
O desenvolvimento da relação da filha dela e ela é incrível, é lindo. Chorei muitas vezes nesse livro.

Alessandra.Grasel 28/05/2022

Lindo e emocionante! Um retrato comovente de como é viver com pessoas que sofrem do mal de Alzheimer, e o quanto isso pode mudar a rotina de uma família de um dia para o outro. Li em 3 dias. Recomendo com certeza.

Léo 23/05/2022

O clímax da personagem está no início dessa história, em algum momento um pouco antes desse livro ser escrito.
É com essa certeza que eu me despeço dessa leitura, vendo o quanto uma carreira acadêmica e uma memória posante, por si só, podem ser reduzidas ao pó e nada se pode se fazer por isso.
Mas não só esse é meu aprendizado, mas do que isso, que eu (e todos que leram o livro) nunca se esqueçam que Alice, outros pacientes com demência e demais condições, estão vivos e devem ser valorizados durante toda sua existência.
Toda vida é digna e merece ser vivida plenamente!

Marcos774 20/05/2022

Ensinamento
Uma história baseada nos sintomas do Alzheimer. Você acompanhará uma personagem e sua rotina um pouco antes e após o diagnóstico da doença e também toda transformação e acontecimentos provocados por essa doença, não só na vida da personagem (Alice) como em todos a sua volta. Foi gratificante a leitura e os ensinamentos também.