Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Shey 03/02/2013

Nesse romance, é tratado o tema do homossexualismo, tendo como foco a vida dos marinheiros, retratada, às vezes, com requintes descritivos que chegam às raias da fotografia.
Esse romance, datado de 1895, tem como protagonista o jovem Amaro, negro escravo, homem forte e de boa índole, mas de espírito fraco que foge da escravidão e se embrenha na Marinha. Aí conhece Aleixo, grumete que atrai o bom crioulo por ser exatamente o oposto, branco e frágil.
O autor deixa o leitor conhecer um vasto painel dos fatos que envolvem o caso amoroso de Aleixo e Amaro. No entanto, Aleixo também é o ponto máximo do amor da portuguesa Carolina, prostituta, mulher excessivamente carente, que nunca havia conhecido o amor desinteressado e é atraída pelo espírito infantil do rapaz branco, pelos olhos azuis e puros. Na terra, envolve-o pelo amor carnal e passa a ser sua amante, mãe, amiga, e transpõe para Aleixo todo seu coração reprimido pelas cruezas da vida, ama-o como mulher e como mãe, uma vez que ela não tivera a oportunidade de gerar filhos.
O ciúme interfere nesse singular triângulo amoroso, fazendo Amaro agir irracionalmente, como um animal diante do instinto selvagem, destruindo a sua única razão de ser e de viver.
Amaro não conformado deixa Aleixo ensanguentado, morto Aleixo é levado por dois marinhos, e Amaro segue preso sendo guiado por guardas, enquanto Carolina assiste a cena da janela do sobrado.

Ritinha 11/01/2013

Homoerotismo
A obra Bom-Crioulo de Adolfo Caminha, traz como tema a questão do homoerotismo, apresentado através da relação entre dois marinheiros: Amaro apelidado de Bom-Crioulo e Aleixo um jovem de 15 anos.A narrativa revela explora os sons, cheiros e imagens procuram transmitir ao leitor a vida cotidiana, costumes e valores morais daquela época.

Victor 11/09/2012

Razoável
Li o livro para um trabalho de escola, é uma história curta e até que é legal. Recomendo ler esse se algum professor pedir para ler algo da literatura brasileira.

léo brito 23/07/2012

O livro e tratado o tema do homossexualismo tendo como foco a vida dos marinheiros, retratada, as vezes, como requintes descritivos.
Tem como protagonista o jovem amaro, negro esvrovo, homem forte e de boa indole, que foge da escravidao para a marinha. Ai conhece Aleixo, grumete que atrai o Bom Crioulo por ser exatamente o opsto, branco e fragil.
No entanto, Aleixo tambem e o ponto maximo do amor da portuguesa Carolina, que nunca havia conhecido o amor desinteressante e e atraida pelo espirito infatil do rapaz branco e puro.
O ciume interfere nesse triangulo amoroso, fazendo Amaro agir irracionalmente, como um animal diante do instinto selvagem, destruindo a sua unica razao de ser e de viver.
ANA VALÉRIA 23/07/2012minha estante
Gostei muito Léo, mas senti falta da sua opinião. Você gostou do livro, recomenda...?

Sonic 10/08/2012minha estante
Concordo com Ana Leo, vc fez uma boa sinopse do livro, isso não é ruim, mas por vezes não convence outra pessoa de ler. Abraços!

Jonathan 05/03/2012

Livro lindo! A escrita de Adolfo Caminha é excelente e, apesar do que é aparente, acho sensacional a defesa que o narrador faz do "Bom-Crioulo", que é, sem dúvida, um personagem muito bem construído!

Humberto 14/08/2011

Caramba! Adolfo Caminha com este conto..., uma tremenda apologia a pedofelia, como se fosse a coisa mais natural do mundo, imperdoável. Sem contar o tremendo racismo que transfere aos leitores através deste conto, pois quem leu o livro, em hipótese alguma compactuou com as atitudes do Bom Criolo. Tenho certeza que todos ao terminarem, formaram uma opinião agressiva as pessoas desta raça. Apologia ao racismo e a pedofelia tão em voga.
Matt 21/02/2012minha estante
Eita, nunca vi tanta bobagem... Cara, vc precisa de sérias lições de interpretação de texto.

Bruno Oliveira 09/09/2012minha estante
Não nada que ver com pedofilia e racismo, até porque mostrar atitudes erradas de um personagem não é condená-lo. Você está aquém do livro.

Thiago 12/07/2015minha estante
Ouviu o galo cantar e não soube onde!

Vitor.Canestraro 24/08/2018minha estante
Pedofilia onde cidadão? Leia direito. O rapaz tem quinze anos o que é legalmente aceito. Fora que falamos de literatura, Lolita manda abraços. Segundo que a respeito da cor tem muito a ver com a época escrita

Dayvid Simplicio 15/05/2011

Bom-Crioulo é uma marca do Naturalismo brasileiro. Aproxima-se muito, em seu estilo, de obras-primas como O ATENEU, de Raul Pompeia e O CORTIÇO, de Aluizio Azevedo. Traz uma temática totalmente extraída da realidade nua e crua tal como era naquela época. Uma obra polêmica para a sociedade da época e para a nossa, no tocante à temática do homossexualismo, que é a marca registrada do romance. Caminha usa e abusa de uma inteligência compositora impressionante, quando compõe uma obra que atravessaria gerações.

Quem passar pelo Naturalismo sem ter conhecido BOM-CRIOULO, não pode dizer que desfrutou de todo o conhecimento das características desse fascinante período da nossa Literatura.

leandro_sa 09/04/2011

Impacto Literário
Adolfo Caminha abusa de seu poder narrativo neste romance a fim de criar uma denúncia sobre um dos mais controversos campos sociais o militarismo. Através de "Bom Crioulo" temos contato com a realidade da marinha do século XIX.

Longe de uma militância em causa das minorias, "Bom Crioulo" é uma das obras mais chocantes que já li. A força narrativa de Caminha me conturbava e, em determinados momentos, pensei em abandonar a leitura devido à forma explicita com que alguns capítulos são apresentados.

Mas ao mesmo tempo fui arrebatado pelo enredo e pela força das personagens. Amaro, animalizado como todo bom protagonista de romance naturalista, é uma figura pela qual senti dó e aversão na mesma medida. Seu amor/desejo doentio por Aleixo choca a cada página e suas ações me fizeram refletir o quanto, por vezes, depositamos no outro toda a nossa expectativa de felicidade. É incrível (no sentido mais infeliz da palavra) perceber que nos deparamos com crimes "passionais" como o do marinheiro até hoje nos jornais.

Gean Santos 23/12/2010

Romance atipico...
Bom-Crioulo retrata um tema bastante polêmico para a sociedade ambientada no livro. A narrativa se passa no Rio de Janeiro do século 19, tento como protagonistas dois marinheiros de distintas características: um negro ex-escravo, de altiva firmeza; e outro branco de vestígios europeus. O romance homossexual dos protagonistas, juntamente com o triângulo amoroso formado com a entrada de uma mulher no enredo, é o centro da narrativa e único núcleo da história. O desfecho passinal dado pelo autor só fortalece ainda mais o romance polêmico e intenso.

Quel 20/09/2009

Muito sensual !!
Um clássico muito rapido de ler e bastante tocante,como todo BOM romance. Apesar de ser muito sensual(mais ou menos 70% homoerótico),não cai na vulgaridade e tb não descreve as relações sexuais como por exemplo o faz Jorge Amado(meu amor!-risos).
A sensualidade está na forma como o escritor descreve as sensações da paixão,como por exemplo o desejo e o tesão...mas com aquela linguagem dos clássicos,o que me provocou muitos risos!!!rs
Olha o jeito do cara descrever a masturbação:"(...)Herculano foi surpreendido,por outro marinheiro a praticar uma ação(...)Tinham-no encontrado sozinho,junto á amurada(do navio),em pé a mexer com o braço numa posição torpe,cometendo,contra si próprio,o mais vergonhoso dos atentados(...)aproximaram-se ambos "para examinar"...no convés brilhava a nódoa de um escarro ainda fresco:Herculano acabava de cometer um verdadeiro crime(...)derramando inutilmente,no convés seco e estéril,a seiva geradora do homem".
Esse tipo de código dos clássicos me cativa!(risos)
O livro trata todo o tempo da hipocrisia do homem contra o outro e contra si mesmo, das batalhas internas que um ser humano trava sozinho,da solidão...e, do amor que nasce "(...)como nascem todas as grandes afeições,inesperadamente,sem precedentes de espécie alguma,no momento fatal em que seus olhos se fitaram pela primeira vez".Adorei ler Adolfo Caminha(agora Dodolfo para mim - risos)
AMEI A LEITURA!
Matt 24/10/2009minha estante
hahahahahaha eh mesmo, algumas passagens ficaram muito toscas e engraçadas, mas não deixa de ser um livro foda.

Taynara 08/11/2009minha estante
Concordo com sua resenha...

Matt 11/08/2011minha estante
Amiga, é bastante sensual mesmo, principalmente ele descrevendo os musculos de Amaro, entretanto eu acho que a história está mais carregada do psiquê dos personagens, pois Bom-Crioulo sem dúvida é um personagem dotado de uma personalidade extremamente forte, que me fazia medo pensar no que estava para acontecer!

Enfim, recomendo também, clássico pra lá de legal e consegue ser super atual!

Lady Vênus 19/11/2020minha estante
"Dedo no cú e gritaria" é o que descreve melhor este livro. Metade dele é você surpreso com a ousadia do autor e a outra é puro sangue de cachorro.

Obrigada, Rita, pela indicação.

Naiara 23/08/2009

Livro Polêmico
É um livro interessante, e que causou muita polêmica na época em que foi lançado, pois trata-se do relacionamento homosexual entre dois marinheiros, sendo um deles negro.
Para a sociedade da época, que ainda era escravista, o relacionamento heterosexual entre negros e brancos já era inaceitável, imaginem então entre dois homens.