Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Maria Laura 24/04/2024

Carcereiros
O poder que o Drauzio tem de colocar em palavras uma realidade tão complexa e fazer com que ela seja sentida no fundo do peito é impressionante. Cada história desse livro te toca de um jeito e o fato que um único homem consegue reunir tantas histórias de tantas pessoas mostra a empatia que ele tem e a coragem de defender aquilo em que acredita. Drauzio é um homem fenomenal.

Rapha Russi 24/04/2024

Gostei mais de Estação Carandiru, mas gostei desse também.

A escrita do Drauzio é muito boa, e é muito interessante as reflexões que ele trás ao longo do livro, principalmente sobre como resolver o problema das prisões brasileiras.

Outro ponto interessante é como várias vezes ele pontua o dito popular de "bandido bom é bandido preso" e pensar que em 10 anos essa frase mudou para "bandido bom é bandido morto"...

Kerol 23/04/2024

Carcereiros
Oitava leitura do ano, um pouquinho atrasada, mas não tinha conseguido uma foto boa ainda.

Como feedback, vou deixar trechos do livro que acho serem válidos para reflexão:

?Lugar de bandido é na cadeia, diz o povo, no entanto, é preciso haver vaga. Apenas para suprir a superlotação, precisaria ser construído imediatamente 93 penitenciárias.
Se levarmos em conta o número de pessoas que são presas por dia, precisaria ser construído um presídio a cada 36 dias.
Por meados de 2012, a construção de um presídio sairia em médi 48 mil reais por vaga, ou seja, para uma única vaga, gastamos mais do que para fazer uma casa popular brasileira. Isso sem considerarmos a manutenção. ?

Drauzio ressalta, que uma possível solução seria agir em três frentes:
1- Tornar a justiça mais ágil;
2- Individualização do cumprimento da pena;
3- Prevenção
O lema, ?lugar de bandido é na cadeia?, é vazio e demagógico.?

-Varella, Drauzio, Carcereiros, Companhia das Letras, 2012.

Jefe 20/04/2024

Assim como em Carandiru, Drauzio Varela da um soco no estômago com palavras após cada página de Carcereiros.
O livro é bem forte. Conta as história de vários agentes penitenciários. O que faziam. O que precisava ser feito. O que poderia ter sido feito de forma diferente.
É incrível o quanto a leitura flui. E cada capítulo vira uma pequena história de pessoas reais que vivem em mundo completamente diferente de nós trabalhadores "normais ".
A vida na penitenciária transforma o ser humano. Inclusive os agentes. E em uma parte do livro o próprio Drauzio fala que sentiu vontade em bater em um presidiário.
O autor aborda bastante a parte dos direitos humanos. Onde muitos falam que bandido bom é bandido morto. Porém ele ressalta que apenas PRETO e POBRE que está preso. Que quem possui dinheiro fica pouco tempo preso. Enfim, todos sabem disso mas nada é feito.
A cadeia é só mais um resumo da sociedade, enquanto não é comigo tá tudo bem. É fácil fechar os olhos e virar a cara.

Tali 17/04/2024

Carcereiros (Drauzio Varella)
Não fiquei infeliz nem me senti fracassado; as atividades de oncologista com clínica movimentada, as viagens ao rio Negro como parte de um projeto de pesquisas, as colunas que escrevo em jornais e revistas e o trabalho de educação em saúde pela tv já ocupavam todo o tempo disponível; o problema era que a falta de contato com o ambiente marginal deixava a vida mais pobre. Estava tão envolvido com aquele universo, que abrir mão dele significava admitir passar o resto da existência no convívio exclusivo com pessoas da mesma classe social e com valores semelhantes aos meus, sem a oportunidade de me deparar com o contraditório, com o avesso da vida que levo, com a face mais indigna da desigualdade social, sem ouvir histórias que não passariam pela cabeça do ficcionista mais criativo, sem conhecer a ralé desprezível que a sociedade finge não existir, a escória humana que compõe a legião de perdedores que um dia imaginou realizar seus anseios pela via do crime, e acabou enjaulada num presídio brasileiro.

RaquelSales17 16/04/2024

Estarrecedor
O Doutor nunca decepciona. As experiências vividas são super merecedoras dos livros escritos. Estou seguindo a trilogia e todos estão sendo incríveis.
Uma realidade muito longe da nossa e me fez reavaliar antigas crenças que hoje já não são verdades para mim.

dami.cavalcanti 12/04/2024

Drauzio sempre incrível, a escrita impecável e a narrativa da vida dos personagens nos transporta para aquela realidade, crua, normalmente escondida.
Não se propõe a respostas simples e sem profundidade que costumamos ver sobre o tema.

Duane.Quintino 23/03/2024

O Drauzio sendo o Drauzio
No segundo livro da série sobre os presídios paulistas , Drauzio aborda as histórias dos agentes penitenciários. Assim como em prisioneiras, muitas histórias fortes, tristes e aquela pitada de humor que a escrita do Drauzio tem como característica.
Livro carregado de críticas sociais.

Rose349 19/03/2024

Tão bom quanto Carandiru. Um livro sobre as histórias dos homens que vivem dentro das detenções. Drauzio é um exemplo de ser humano que cuida do próximo. E o pior é saber que nosso sistema carcerário é tão precário! Recomendo super esta leitura. ???

Fernanda Telli 14/03/2024

Carcereiros
Uma leitura necessária para podermos entender sobre o sistema prisional brasileiro, a narração de Drausio nos leva a presenciar o momento como se estivéssemos lá.

nifontana13 10/03/2024

Um livro que tem tristeza entre as palavras, que mostra uma realidade que eu nunca poderia imaginar viver. Mostra a vida normal, de pessoas normais que convivem nesse meio duro.

Giovanna1242 06/03/2024

Muito bem escrito e narrado, o livro apresenta a rotina dos trabalhadores das detenções, constantemente envolvidos em situações de crueldade e de desigualdade social. Os relatos e as histórias de vida dos carcereiros levantam tópicos importantes, como a baixa remuneração salarial, a vivência diária em um ambiente submetido a condições completamente insalubres e os vícios acarretados por essa realidade. Uma leitura muito necessária.

Leticia2513 03/03/2024

Carcereiros
Livro necessário, nos faz ter uma mínima ideia da realidade das detenções, desigualdade social e crueldade do ser humano.
Dr. Drauzio maravilhoso como sempre.

Julia 02/03/2024

" O homem é conjunto dos acontecimentos armazenados em sua memória e daqueles que relegou ao esquecimento. Apesar da ressalva, tenho certeza de que seria mais ingênuo e mais simplório. A maturidade talvez não me tivesse trazido com tanta clareza a percepção de que entre o bem e o mal existe uma zona cinzenta semelhante àquela que separa os bons dos maus, os generosos dos egocêntricos. Conheceria muito menos meu pais e as grandezas e mesquinharias da sociedade em que vivo, teria aprendido menos medicina, perdido as demonstrações de solidariedade a que assisti, deixado de ver a que níveis pode chegar 0 sofrimento, a restrição de espaço, a dor fisica, a perversidade, a falta de caráter, a violência contra mais fraco e o desprezo pela vida dos outros. Faria uma ideia
muito mais rasa da complexidade da alma humana."

Gabriel Beda 19/02/2024

Semiaberto ao inverso
Um excelente livro!
A forma como o Drauzio Varella narra os acontecimentos das pessoas que vivem o sistema penitenciário é formidável.
Um narrativa envolvente, num livro antropológico, recheados de fatos comuns e incríveis da rotina dos trabalhadores das prisões paulistanas.
Além de ser uma outra maneira de ver o Carandiru, mesmo que ainda escrito pelo mesmo autor.