Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

gtiemi 22/03/2024

Atualmente viciada em norwegian wood dos beatles por causa desse livro. obrigada haruki murakami por me apresentar tantas músicas boas!!
me senti muito tocada pela forma como o livro retrata a morte, o luto, a dor de quem fica e de quem precisou ir. as marcas que ficaram no toru, na naoko, tudo bem representadinho nas atitudes posteriores deles. uma leitura maravilhosa!

Pedro 21/03/2024

Livro perfeito do mestre da literatura japonesa, cintilam em badaladas icônicas, como a própria música dos beatles, é poético e mostra uma nova perspectiva sobre o amor romântico, um livro marcante e gostoso de ler, Haruki marukami descreveu sua geração anterior ao milagre economico japonês, é genial

Bartolomeu 20/03/2024

Demorei bastante para ler ele, mas isso foi excelente, pois me fez desfrutar mais ainda dessa magnífica obra. O cotidiano do jovem Toru retratado de forma simples e detalhada é tão cativante, esse é o tipo de leitura que te prende ao máximo. Murakami consegue fazer um apanhado histórico e cultural gigantesco, é impossível não ir atrás das músicas ou dos livros que são citados, porque eles compõem a obra, ajudando a refletir a personalidade dos personagens e o momento em que eles estão vivendo. Apesar de ser extremamente complexo e triste em alguns momentos, é uma ótima leitura, e sinceramente, tenho até dificuldade de falar sobre. 5 estrelas.

Kelly.Hatada 20/03/2024

Sempre tive vontade de ler Murakami, e me indicaram começar por este livro, que disseram ser o menos fantasioso do autor. É um livro intenso, o autor consegue tocar em sentimentos muito íntimos, e criar personagens bem interessantes. Incomoda um pouco a passividade de Toru, mas, conhecendo a cultura oriental, sei que é uma característica muito comum dos japoneses, o "falar só com o olhar", sem a necessidade de tagarelar.

Mawkitas 18/03/2024

Após um início muito interessante foi uma pena que Norwegian Wood tenha se tornado um pouco mais do mesmo conforme avancei na leitura. As personagens femininas são muito objetificadas e inverossímeis, parecem meros receptáculos para as fantasias de Toru. Cansa.
Marina516 30/03/2024minha estante
SIM

bnunesamanda 17/03/2024

Tentei ler esse livro ano passado pela primeira vez, mas fui arrastando a leitura porque estava numa fase bem depressiva e não me fez bem. Porque acho que não é indicado para pessoas que não estão muito bem.
As relações e os sentimentos que são descritos no livro são tão fortes e tão verdadeiras que me assusta um pouco como o Haruki consegue fazer parecer trivialidades de uma vida comum. É uma vida cheia de acontecimentos impactantes, de perdas e de mortes. Mas também nos mostra como é possível lidar com essas coisas. Também gostei por se tratar do caminho entre a adolescência e a vida adulta, que acredito que todo mundo entre os 20 e 30 anos vive. A adolescência volta, daí vem a vida adulta, mas em alguns casos, nosso adolescente volta e por aí vai?

Clara.Sullyvan 16/03/2024

Esse foi meu primeiro livro do famoso Murakami e com certeza diferente das coisas que já li. É uma leitura devagar, as personagens femininas são bem marcantes e há bastante sofrimento em todas elas e em toda a história - mas isso não deixa a leitura difícil, pelo contrário, adorei ver a história contada por Toru (adorei principalmente os momentos dele com Midori). Acho que faltou algo que me prendesse 100% na história, mas ainda assim é um livro muito bom

Aline221 16/03/2024

O livro começa fantástico, mas da metade para o final perde o ritmo e acaba se perdendo completamente. Achei as personagens femininas rasas e caricatas. As cenas de sexo forçadas. No final achei muito ruim.
Mawkitas 18/03/2024minha estante
Tive a mesma impressão que você.

giovanna990 13/03/2024

Me contaram certa vez que o murakami escreve primeiro os livros em inglês e depois os traduz ao japonês, para evitar ser prolixo. sem dúvidas, essa técnica inusitada funciona. sua forma de escrever, apesar de simples e direta, me encanta. fui automaticamente transportada para tóquio na década de 70. que viagem enriquecedora!

Junior.Dias 13/03/2024

Que livro e que final!
Bom, esse sem dúvidas é um daqueles livros que ao final vc colocará na sua lista de releitura, afinal um homem nunca entra no mesmo rio duas vezes, pq ele já não é mais o mesmo e nem o rio.
Mas falemos sobre o livro, no livro conhecemos a história de Watanabe, um jovem japonês que pelo destino encontra com uma amiga de sua adolescência, namorada de um amigo que tirou sua vida, e por quem vem a nutrir sentimentos verdadeiros.
Porém, durante a faculdade Watanabe conhece Midori, uma jovem que vive sua vida ao máximo, e assim a história vai se desenvolvendo, com Watanabe dividido entre os sentimentos.
Vale a leitura e a releitura.

Bia 10/03/2024

Escrita muita boa
Gostei muito da escrita do autor, e apesar de o livro não ter acontecimentos muito surpreendentes, a escrita te deixa envolvida. Me identifiquei com o personagem em vários momentos, acredito que por estarmos na mesma fase de vida, mesmo que em épocas e lugares totalmente diferentes. Seus dilemas, indecisões, eu consegui entender bastante. Achei interessante a relação do Toru com a Naoko e a Midori, pessoas completamente diferentes, e isso foi legal de ver. A única crítica que eu tenho é que achei que o livro tem muitas cenas ou descrições sexuais, e ao meu ver, a maioria delas não tinha necessidade. Além disso, achei nada a ver o que aconteceu em uma das últimas cenas da história. Mas de resto, gostei bastante e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor

nanabi 05/03/2024

Eu também me apaixonei pela Midori.
Romance delicado e real, com personagens bem desenvolvidos e interessantes do início ao fim, cada um enfrentando seus problemas e a realidade de se relacionar com alguém, mostrando dificuldades envolvendo mortes, luto, saúde, família, amizade e distância. Além de mostrar o desenvolvimento do Toru para a vida adulta, que é um ponto super interessante também, a forma que acompanhamos esse desenrolar até a chave virar na cabeça dele, de adolescente para adulto.
A forma como o Haruki escreve é especial, inteligente e envolvente.

rschuwenk 03/03/2024

Norwwgian wood
Una coisa de cada vez. E sempre aparece coisa depois da mesma. Segue o fluxo da vida, da morte, de estar vivo.

carlosmanoelt 02/03/2024

?Aos domingos, eu não dava corda em mim mesmo.?
?Norwegian Wood" de Haruki Murakami é uma obra com atmosfera melancólica e introspectiva, que mergulha profundamente nas complexidades da juventude, amor e perda. A narrativa é habilmente construída em torno das experiências do protagonista, Toru Watanabe, enquanto ele navega pelos altos e baixos emocionais da vida universitária e os relacionamentos tumultuados que o cercam. Murakami tece temas de solidão, desejo e trauma de forma envolvente, levando os leitores a uma jornada emocional intensa. Em suma, é um romance poderoso que ressoa com muitos leitores devido à sua sinceridade e profundidade emocional.

unidiniz 29/02/2024

A morte n é o oposto da vida, mas uma parte intriseca da vid
"Às vezes eu me sinto transformado no zelador de um museu. Um museu sem visitantes e totalmente vazio, do qual eu cuido exclusivamente para mim".

Há mais de dez anos assisti ao filme e imediatamente tornou-se um favorito, principalmente pela temática e trilha sonora, foi meu primeiro contato com Murakami e não pensava que um dia me agradaria tanto do seu modo de construir histórias e explorar personagens divertidos, porém complicados, conflituosos, posso sentir que conheço cada um em sua essência. É um livro pesado por tratar de várias mortes por s×××××××, deve despertar diversos gatilhos e justamente por esses motivos, a leitura torna-se mais lenta, como se demandasse um tempo para entender e absorver as mudanças na narrativa, principalmente sobre angústia de Toru. A história tem um final característico dos livros que já li de Murakami, ao meu ver bastante satisfatório! Só preciso ficar de molhinho um tempo pra poder digerir...