Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

angelita 26/11/2023

No geral, a leitura foi uma experiência boa. É uma boa introdução ao Murakami, mas po, esse cara escreve uns negócios meio sus às vezes hein

bela 24/11/2023

Sempre vi muita gente falando desse livro e simplesmente não entendi. não que seja ruim, acredito que eu não tenha gostado tanto porque não tenho o costume de analisar tanto as histórias que leio, em um nível tao profundo que esse livro exige. mas considerando que é meu segundo livro do murakami, entre esse o outro que li, o sexismo nesse livro foi quase insuportável. o outro valia a pena passar por isso pela pegada surrealista, mas nesse foi realmente difícil, igualmente difícil inclusive aceitar as esquisitices que ele gosta de adicionar no enredo.

mjthecreattor 20/11/2023

Norwegian wood
Apesar de confuso, me trouxe diversas reflexões e diferentes perspectivas sobre coisas que eu sequer pensava antes. não me satisfiz com a finalização, senti uma certa carência, um enorme ponto de interrogação nas questões emocionais. enfim, gostei muito da leitura, apreciei observar diferentes formas de analisar a vida e a morte, interessantíssimo.

Line 08/11/2023

Meu primeiro com Murakami,e fiquei encantada com a forma que ele traz temas tão pesados ono a depressão,o suicídio. Achei o Toru um personagem bastante peculiar e coerente,mas que tinha uma propensão por se identificar com pessoas q possuíam problemas emocionais. Não curti mto o final aberto,se ele ficou com a Midori ou se encontrou com o Natasuke no futuro. Achei nda a ver o fechamento dele com a Reiko,poderia ter ficado sem aquele acontecimento, desnecessário. Mas no geral,um livro mto bom!

rafinha_ 07/11/2023

Reflexões finais.
Ainda estou digerindo o livro, mas, pude perceber que ele fala muito sobre a solidão e as maneiras de lidar com as divergências, independente do tempo. Considerei uma leitura tranquila, em que tive vários momentos de reflexão. Espero reler este livro no futuro e, talvez, ter novas perspectivas :)

Clara.Toledo 05/11/2023

Denso
É uma leitura com um ritmo um pouco diferente do habitual. Uma história que pode ser considerada até trágica, se não tivesse uma mensagem linda no fundo. Como a vida de alguém completamente blasé e direto pode se tornar caótica a partir da existência de outras pessoas próximas, mas no fim é realmente difícil não achar Toru Watanabe um personagem interessante

Marina538 22/10/2023

Insuportável
História fraca, personagens com uma personalidade questionável. Sem plot, futuro ou espectativa, perda de tempo.

malu 21/10/2023

O livro é muito bom. a história é mt boa e o haruki sabe detalhar a atmosfera e os personagens muito bem! a única coisa q me incomodou muito foi a parte onde ele descreve com DETALHES uma situação extremamente pesada (e criminosa). de resto nn tenho oq criticar

Vitória Montes 19/10/2023

Não sei muito bem explicar o que senti lendo norwegian wood, só sei que após esse livro não sou a mesma pessoa .

Rafa 11/10/2023

Nao sei se entendi. achei todos deploraveis. midori chata, todos chatos. reiko e toru no final (???)

juskasss 24/09/2023

Eita qnt sexo
Achei o livro muito bom, compreendi o motivo dele ter tantas vendas. tenho muito o que falar sobre ele, ao mesmo tempo tenho muito o que questionar sobre aquilo que não entrou na minha cabeça ou que eu simplesmente não entendi. impressionante como ele retrata a depressao sem ao menos dizer uma vez essa palavra em todo o livro. de maneira geral, apesar de ser uma obra um tanto perturbada, pelas histórias de reiko e o constante falecimento de personagens, recomendaria para muitos.

acho que esse livro me ensinou bastante sobre a morte, talvez não esteja certo, mas aquilo que foi passado para mim é aquilo que se fixou em minha mente. quando reiko diz que quando abrimos nossos corações, somos curados, me fez refletir bastante. acho que a grande questão que se diferencia tanto as realidades dentro pensionato e o mundo afora, é a questão da sinceridade. não sei, foi isso que eu fiquei pensando. que talvez, se antes, todos que faleceram tivessem sido sinceros, não haveria aquelas mortes. mas a doença é mais maléfica, sei lá. a vida é mais difícil e complexa que só uma resposta. com isso, toru conclui "que nenhuma verdade, seja ela qual for, é capaz de curar a dor causada pela perda do ser amado. nenhuma verdade, sinceridade, força ou bondade pode curar a tristeza. tudo que podemos fazer é superar essa tristeza seguinte que nos atinge sem aviso". isso foi louco.

com certezaaaa tem cenas suuuuper desnecessárias e o final é confuso, mas a brisa que eu tenho são as coisas que ele fala no meio. acho que eu senti uma sensação que eu não consigo colocar em palavras. vi as consequencias de uma sociedade japonesa que se priva de expor seus pensamentos e consegui ve-la de maneira clara na minha vida.

Donizeti 20/09/2023

Primeira vez lendo Murakami
Primeiramente gostaria de falar uma coisa. Muitas pessoas dizem que esse é um livro misógino, machista e que rebaixa a imagem feminina, essa é uma falácia sem tamanho. O livro se passa em meados de 1968, mesmo ano em que ocorreu a chamada Revolução Sexual, eu imagino ter 20 anos nessa época e poder ter a liberdade sexual de se expressar e poder a se relacionar com outras pessoas como até tempos atrás não seria possível, se hoje temos essa liberdade deveríamos agradecer as pessoas que vivenciaram e brigaram por esse direito, agora se o leitor quiser apenas ignorar o plano de fundo do livro tenho quase certeza que irá incomodar muitas pessoas a forma que o autor pensou o livro.

Norwegain Wood é um romance que retrata a passagem da adolescência para a vida adulta do protagonista Toru Watanabe, ou seja, uma das etapas mais indecisas, chatas e decisivas na nossa vida. A leitura é realmente bem lenta na maior parte do livro, os personagens, com exceção a Midori, não empolgam em grande parte da trama. O que segura o leitor é realmente a atmosfera, a solidão do Watanabe a perda de pessoas queridas, a vitória doedo e da depressão sobre alguns personagens, a história passa uma sensação bem negativa ao leitor mas, acredito que essa era a intenção do autor. O final e bem sem graça, o último capítulo mesmo eu achei complicado, me fez criar uma aversão ao Watanabe, porém é difícil analisar indecisão e medo de um personagem daquela idade quando você mesmo era assim quando tinha aquela idade. O livro ainda contém bastante passagens sexuais, umas bem trabalhadas outras jogadas e outras apenas chatas e de vergonha alheia mesmo, embora não tenha me incomodado concordo as vezes cansava.

Embora muitos dizem para começar a ler Murakami por esse livro, não sei se concordo, a lentidão da história talvez não agrade a todos, mas mesmo assim é inegável que a escrita do autor consegue te prender.

pitypooralfie 17/09/2023

[16.10.20]

Haruki Murakami, conte comigo para tudo!

Para falar a verdade, nem sei muito o que comentar sobre Norwegian Wood. Eu senti tanta coisa que não consigo descrever enquanto lia esse livro, algumas situações foram tão intensas para mim?

Me identifiquei muito com a Naoko em várias situações e em dado momento eu só queria entrar no livro e dar um abraço nela.

Toru, o narrador, me irritou um pouco em vários momentos. As cenas no final com a Reiko foram meio cansativas. Entretanto, esses detalhes não atrapalharam a impressão geral, que foi ótima.

No começo foi um pouco complicado me acostumar com a escrita e como o Toru narra as coisas, mas conforme avancei, me vi presa na leitura e com medo de ler muito rápido e terminar logo.

Passei bons momentos e me senti até acolhida durante a leitura. Consegui me identificar com o Toru em vários momentos também, o que me preocupou um pouco.

Reconheço que esse livro tem alguns defeitos, mas a experiência afetiva que tive com ele foi tão pessoal e importante para mim que só consegui dar 5 estrelas e favoritar.

majuja 16/09/2023

Vamos lá ?
Eu demorei muito pra ler esse livro, pq abandonei a leitura umas 4 vezes. Decidi que iria terminá-lo por causa dos inúmeros comentários positivos sobre ele. O livro não é ruim, longe disso, a escrita melancólica do Haruki faz o leitor viajar sob uma atmosfera depressiva, silenciosa e incômoda, e por mais que essas sensações não sejam as melhores, elas são bastante aconchegantes.
Porém, eu odiei o final, ODIEI, ele é ruim, sem nexo e desnecessário. E eu sinto tanto por isso? pq se não fosse esse final o livro seria um dos melhores que ja li, a ambientação é incrível, você sente o clima chuvoso, os bares esquisitos, as estações de trens, os personagens são cativantes de tão complexos e o objetivo do autor é atingido com sucesso: o leitor vai sentir a estranheza; a melancolia e o desconforto do olhar de uma pessoa real que convive com pessoas reais.