Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Lindëndil 12/12/2013

Saudades...
Ao ler a última carta, datada de 1943 senti saudades, saudades dos desenhos, da letra tremida, do Urso Polar... e as cartas nem eram pra mim! rs
Tolkien tem esse poder, de criar algo tão fantástico que você mergulha por inteiro na história, se sente parte dela...
Tenho certeza que seus filhos, mesmo depois de grandes, sentiam falta dessas adoráveis cartas, feitas com tanto carinho especialmente pra eles.
Um ótimo pai; amoroso, dedicado, atencioso, e um ótimo escritor.
Me sentia como uma pequena criança a cada carta que lia, e por um momento desejei que tudo fosse real; os elfos, os sobrinhos do Urso Polar, até os trasgos..rs Mas sei que, a cada vez que eu abrir esse pequeno livro, tudo será real sempre...Sem mais palavras...

Naty Alves 25/12/2023

As cartas do papai Natal
É Natal.. E em meio às minhas leituras Um conto de Natal, O quebra nozes etc. E filmes como A felicidade não se compra, e o milagre da rua 34, comilanças e Tchaikovsky finalmente lí cartas do papai noel do Tolkien. E se pudesse definir este livro numa palavra seria AMOR, o amor de um pai por seus filhos que resultou numa chuva de criatividade para contar a seus filhos, (e a nós) as aventuras de um velhinho já bem conhecido de todos, o nosso bom, velho, e amigo papai noel.

Imagino a alegria das crianças Tolkien em receber as cartinhas com as últimas e (frias) notícias do Polo norte hahaha (repletas de amor), e as trapalhadas do urso polar, seus sobrinhos, os Elfos, e até o homem da lua. Mas não é só de momentos memoraveis, risadas, confusões (Gobelins), ventos gelados, e presentes, se vive lá na casa do penhasco.

Papai noel também vai contar para as crianças de suas preocupações com as altas temperaturas do Polo norte, ou os efeitos da segunda Guerras na suas entregas ou até mesmo nos pedidos das crianças e certa agustia, (mesmo tudo muito sutil).

Amei cada página detalhes e ilustrações que o próprio autor fazia por deleite dos pequenos suas ideias e toda criação da mitologia por trás do pai Natal. E principalmente como ele próprio deixou suas crianças crescerem e partirem. Mas, nunca se esquecendo delas, ou deixando de ama- las.
Dayse.Ariane 25/12/2023minha estante
Ah, que resenha legal. Amei! ???

Naty Alves 25/12/2023minha estante
Ah, muito obrigada!? Esse livro é lindo.. ?

Giulia143 29/12/2020

li esse livro com um teste. Tentei ler o senhor dos aneis a um tempo e abandonei, não concegui me adaptar a escrita do autor. Então resolvi ler esse pra ver se realmente meu problema é com o autor ou sei lá com o que. E o meu problema é com o autor.
Não digo que é ruim, de modo algum é ruim, ta ai o sucesso dele por todo esse tempo que não me deixa mentir, mas a escrita dele não funcionou comigo. É sim um livro fofo e bem escrito, mas não deu. Quem sabe daqui a alguns anos não tento de novo. Rsrs

Haime 30/12/2020

Encantador
Um leitira rápida fluída e aquece o coração.
Ótimo para ler com filhos.

Nadja Maria 20/12/2022

Lindas cartas !
Esse é minha primeira leitura do Tolkien, mas é um livro infantil lindo, com certeza lerei todos os anos do natal e para meus filhos e sobrinhos! O urso polar é uma resenha kkk!

Alex 20/06/2022

Recomendo muito este livro .Um livro que abordo a guerra sua carta do papai noel .Foi primeira leitura com esse ator .

Rafael.Tadeu 25/12/2020

Um livro que precisa ser lido como um "pai", mostra de forma lúdica como as crianças se relacionam com a data,e como com o tempo esse sentimento vai se extinguindo,mas que toda nova geração vai sempre dar continuidade

Uma homenagem bonita e tocante,que no finzinho do livro da vontade de continuar com essa tradição com nossos entes queridos

Qualidade gráfica Maravilhosa

estherdeos 08/12/2021

O livro é bem levinho e rápido de ler, um estilo diferente, todo coloridinho e divertido, são cartas do Papai Noel para as crianças onde ele conta sobre a vida dele, do Urso Polar e de outros personagens que vão surgindo ao longo do livro. Vale a pena ler para entrar no espírito do Natal e ler uma coisinha fofa e leve pra relaxar.

Julia.Martins 22/12/2020

Troca de correspondências
Esse livro é pra aquecer o coração. Trata-se de troca de correspondências natalinas entre Tolkien e seus filhos, por cerca de 20 anos. Algumas pessoas criticam o livro por ter histórias muito bobas; no entanto, não se trata de livro de histórias, mas de cartas pessoais trocadas entre Papai Noel - o próprio Tolkien - e seus filhos. Livro cheio de amor e fantasia. Recomendo aos pais que gostam de ler para seus filhos e para aqueles que querem entrar no clima de Natal e sonhar com neve, frio, Urso Polar e o bom velhinho.

Aline Araujo 28/12/2021

Mágico
Esse livro é uma fofura! Tolkien é simplesmente genial!

Esse livro mostra as cartas que o Papai Noel escreveu para os filhos de Tolkien ao longo dos anos, descrevendo as aventuras no Polo Norte junto com seus ajudantes: Urso Polar, elfos verdes, elfos vermelhos etc.

É lindo, do início ao fim, pensar que Tolkien teve tanta sensibilidade para tornar a infância dos filhos mágica.

Luciana 06/12/2020

Que lindo presente que Tolkien deu aos filhos!
Um livro que é uma linda recordação, uma declaração de amor em cartas escritas pelo Papai Noel aos filhos de Tolkien!
Poético, carinhoso, com desenhos bonitos e engraçados!
Um livro para ler e guardar no coração!

LaryShelf 03/12/2023

23 anos de cartas
Esse livro é a coletânea de cartas escrita por Tolkien para seus filhos, respondendo as cartas deles como se fosse o Papai Noel e contando todas as aventuras do Polo Norte, seus ajudantes e com desenhos das cenas divertidas e mágicas que ele vivia.

Foi uma fofura ler esse livro, as cartas cheias de histórias fantasiosas onde cada personagem tinha sua letra específica e escrevia para as crianças de forma divertida. Amei os desenhos que o papai noel fazia e toda a guerra contra os Goblins foi muito legal. Esse livro também dá um sentimento agridoce ao ver, com o passar dos anos, o filhos mais velhos de Tolkien deixando de escrever para o papai noel e de colocar as meias na lareira até sobrar apenas a última filha, Priscilla, que escreve até o ano de 1943 que é o ano da última carta do Papai Noel. Isso faz bater uma certa tristeza no leitor. Além disso, é legal ver como o Tolkien fala da Segunda Guerra Mundial nas cartas, a dificuldade que o Papai Noel tem de achar os presentes por conta da Guerra e como ele tem sofrido por causa das crianças do mundo.

Me surpreendeu demais e gostei mais do que esperava.

27/12/2021

23 anos de cartas
Esse livrinho é a coisa mais preciosa do mundo! Quanto amor em cada carta. Conseguimos apreciar a criatividade, a dedicação e o cuidado de um pai amoroso, preocupado em manter viva a felicidade, imaginação e magia do Natal nos 4 filhos...
Achei lindo como ele citava sempre os meninos mais velhos, mesmo após eles pararem de pendurar as meias.
Nos anos finais, em que só Priscilla recebia as cartas, ocorria a Segunda Guerra Mundial, e Tolkien levou isso para ambientar e explicar a escassez de presentes e dificuldades do mundo... Nossa, achei lindo e genial demais! Amei :")