A auto-estrada

A auto-estrada Stephen King...

Resenhas - A Auto-Estrada

Bunig 20/11/2023

A Auto-estrada é o 3º livro escrito por Stephen King sob o pseudônimo de Richard Bachman. Nesta obra acompanhamos Barton George Dawes, um homem nos seus 40 e poucos anos, que passou pela vida. Até que a construção de uma auto-estrada ameaçou sua casa, casamento e trabalho, trazendo à tona tudo o que não tinha sido curado ou sentido até o momento.

Pelo meu n amostral de 4 livros, dos 8 que King escreveu sob o pseudônimo, eu posso dizer que o sentimento é de que ele escreve histórias e personagens desesperançosos, desiludidos, inconformados, que já perderam aquele anseio e romantização pela vida. São livros que exploram a melancolia.

Mas dentre os 4 lidos até agora, esse foi o que menos gostei. Acho que o clímax não teve muita importância. O foco era a descida do personagem até lá. E falei isso aqui, mas nem foi o que me desagradou de verdade. Só não curti no geral mesmo, por questão de gosto. Não tenho críticas pontuais a fazer.

CAWPILE: 6

Gabriel1994 15/11/2023

Um dos Piores do King.
Certamente uma das piores leituras que fiz do Stephen King. Eu gosto dos livros do pseudônimo, mas Fúria e A Auto-Estrada são livros zoados.

Nesse livro vamos acompanhar a história de Bart. Um cara que recebe uma notificação do governo sobre uma nova estrada que será construída e sua residência está no caminho do projeto. Ele não se conforma com a ideia de abandonar sua casa, mesmo com o governo o indenizando. Bart sofre com questões pessoais, a perda de um filho prematuramente e na concepção do nosso protagonista perder essa casa é ter tudo que mais importa morro abaixo. Para preservar esse bem pessoal, Bart está disposto a perder o emprego, a esposa e a dignidade.

Eu me iludi com os primeiros 30% dessa história. Achei uma alegoria muito boa entre mente perturbada, questões pessoais e loucura. Bart é um personagem que vai cansando ao longo da história até se tornar insuportável. Isso é um erro do autor! Com 30% ele já entrega qual é a jogada da história, o que torna o restante da história previsível e chata.

Eu tive ressaca literária com esse livro e é meio viagem isso, pois sou fã do autor (vai ver ser fã é isso. Altos e baixos).

Deu para sacar aonde o King quis chegar e qual era a ideia dele para todo senso de abutre e inseto que o Bart tinha. Mas não rolou a maneira como ele desenvolveu. Achei pobre (comparando com outras obras do próprio autor, beleza?!), e achei que o King comete um erro crucial que para mim era o fio que sustentava uma ideia de gostar da história. Ele sacou ao longo da jornada do livro o "ping pong" psicológico que ele fazia na mente do Bart. Era uma alegoria que parecia um teatro como se fossem personalidades e em dado momento passou a ser algo singular e desprezível. Bem irritante.

Sou fã do autor. Já li vários livros fodásticos dele, mas esse livro não deu pra engolir e pela qualidade do King passar um pano na avaliação seria uma ofensa para com ele, os ótimos livros dele que li e futuras boas leituras do autor que poderão ser feitas.

Não gostei.
Ruim.
Chato.

Recomendo apenas a quem se propõe a ler tudo do autor como eu. Caso contrário, procure outros títulos.
Silvia Cristina 16/11/2023minha estante
Bom saber , tb sou fã . E não gosto de todos os livros dele não .

Gabriel1994 17/11/2023minha estante
Pra mim um conto do Tudo É Eventual, a novela O Método Respiratório e os livros Fúria e AutoEstrada são os piores. Os outros contos, novelas e livros que li são sensacionais.

hércules 11/10/2023

Bachman é cansativo
Definitivamente, eu estava esperando algo muito diferente da leitura de A Autoestrada. Longe de ser um livro que entretém, com mais situações agonizantes e com aquele estilo de terror que estamos acostumados com King, nesse o foco é mais na parte pessoal, intrínseca aos personagens e com pouquíssimas páginas realmente interessantes.
Depois de ler Fúria e A Longa Marcha, ficou claro que Bachman é um lado mais obscuro e enraivecido de King. Porém, acredito que, em A autoestrada, o teor da narrativa não seguiu esses caminhos, e a maior expectativa construída desde o início não foi totalmente atendida. É um bom livro, que possui criticas sociais valiosas e personagens profundos, mas a trama superficial e longa demais deram a essa obra um aspecto mas extenuante.

Zé Guilherme 04/10/2023

O pior King/Bachman já escrito.
Que livro intragável. Até agora não li um livro bom do alterego do King. Todos os três foram de ruins a terríveis!! Mas esse aqui se supera. A premissa até que soa interessante: um homem se revolta com a construção de uma estrada que promete apagar as memórias de sua vida? mas tudo que se segue ao abordar as possibilidades de desenvolvimento dessa trama é previsível e equivocado.

O jovem King/Bachman não escrevia bem não. Desculpa, Mestre.
Gabriel1994 10/10/2023minha estante
Deve ter lido de cócoras...

Leitora Baixa Renda 19/09/2023

Carta escrita ao protagonista Bart Dawes de A Auto-Estrada, escrito por Stephen King sob o pseudônimo de Richard Bachman.

*Pode conter spoilers*

Querido Bart,

Me compadeço com a sua situação, muitas vezes me sinto desamparada também, me sinto sozinha nesse vasto mundo e parecem tantas as coisas que já perdi!

Porém, existe uma hora em que é preciso ser protagonista da própria história, nem mesmo Bachman ou King podem te ajudar nessa solução.

O problema em si não é a auto-estrada, mas toda a expectativa colocada em cima dela, toda raiva direcionada por atitudes que não foram tomadas.

Meus pensamentos também são confusos e por vezes penso em dar nome às vozes, quem sabe até um rosto e uma personalidade, mas sou eu, no fundo, bem no fundo que tomo as rédeas da situação.

Não julgo suas atitudes, são claramente de uma pessoa desesperada.

Sinto muito, não consegui te enviar essa carta antes, mas te vejo logo ali, além daquela auto-estrada.

Emy 20/08/2023

Fui esperando mais um livro de terror do King, mas o livro é bem diferente disso. Eu gostei da história mas a história não me prendeu, li bem arrastado até o final.

Fabio 02/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha Paloma!!!???

Paloma.Rocha 02/08/2023minha estante
Obrigada, foi mais um desabafo ???

Fabio 02/08/2023minha estante
Adorei!!!

Nelson.Junior 31/07/2023

Vigésimo primeiro livro lido do King
Livro lento, não é sugiro ler esse livro se não tem conhecimento prévio da escrita do King. Nessa época era muito mais forte sua pegada de prolifica. Na trama acompanhamos um homem que se vê numa encruzilhada ao saber que uma auto estrada será construída no local onde fica a casa dele e também de seu emprego. Ele se vê num dilema e não consegue, simplesmente, deixar tudo que viveu para trás nesses dois locais e com isso começa sua luta contra a auto estrada.

Pedro Aires 21/07/2023

King é um dos meus autores favoritos e é muito difícil eu não gostar de um livro dele. A Autoestrada é muito fraco, com nenhum momento marcante e um protagonista chato e sem carisma. Entendi o sofrimento do protagonista e entendi como ele direciona todas as suas frustações para a monumental obra que vai destruir sua casa, mas fiquei com a sensação que um simples conto seria melhor pra contar a história do Bart.

Júpiter.69 22/06/2023

LIVRO "OK"!!
Esse é o terceiro livro que li, onde o SK está sob o pseudônimo de Richard Bachman. Como acabei de finalizar a leitura, posso está um pouco confuso, visto que os mesmo sentimentos que os livros anteriores me deram, eu estou sentindo nesse momento. Um sentimento de "será que valeu a leitura?". E por agora posso afirmar que valeu. A forma como o King escreve suas obras estão totalmente aqui. Aqui temos uma história bem construída e de certo modo bem desenvolvida em sua construção, visto que o autor leva bastante tempo para desenvolver o ambiente em que se passa o enredo. Por fim, acho sim que a obra merece o seu tempo.
Com amor, Júpiter.

Leila 06/06/2023

Apesar de ser um livro não muito falado e muitos não gostarem, achei um bom livro.
Foge muito do que normalmente se lê do king, mas não me impediu de gostar.
Gostei muito do final, foi a melhor parte pra mim.

Esse livro é muito sobre dor, perda, tristeza, em como lidar com isso.
Acredito que por isso muitos dos leitores mais novos do king não se dão muito bem com essa obra.
Recomendo muito.

Roberto.Vasconcelos 06/06/2023

Não é o que vc espera...
Me surpreendeu completamente!
Quando você vê este livro imagina que vai ser um verdadeiro pandemônio no maior estilo Rambo, mas fica longe disso.

O livro é sobre um homem que está cada vez mais perturbado e vai se isolando cada vez mais.
Ele afasta tudo e todos e a cada página percebemos ele afundando cada vez mais nos seus problemas psicológicos.

É uma história assustadora mas não pelas razões que imaginei no início, e sim por acompanhar alguém neste estado e vendo que a qualquer momento ele vai surtar e ninguém parece estar disposto a fazer nada por ele.

Uma coisa em comum nos livros do senhor bachman são os protagonistas que vão ficando cada vez mais ferrados a medida que a história avança e sempre caminha para algo desesperador.

Achei a história bastante interessante e mesmo não sendo o bom tiro , porrada e bomba que esperava , consegui gostar e sentir a agonia de ver uma pessoa tão depressiva quanto o "Bart dawes" se destruir por nada.

Amanda.Braun 22/05/2023

Meu primeiro contato com King!
Li há cerca de 12 anos atrás. Lembro que me prendeu e que gostei bastaaaante na época, mas tá merecendo uma releitura pra ver se tenho novas considerações :)

Beatriz 12/05/2023

A que ponto chega a loucura humana? O que um homem que já perdeu o que tinha de mais importante e está a ponto de perder a própria casa pode fazer para impedir isso? Sempre me surpreendo com a imaginação do King?