A auto-estrada

A auto-estrada Stephen King...

Resenhas - A Auto-Estrada

Gláucia 02/06/2014

A Auto-Estrada - Richard Bachman (Stephen King)
Em primeiro lugar, não leia a contracapa nem a orelha do livro. Praticamente se faz um resumo da história com alguns detalhes que acontecem na metade e dá uma ideia do que acontece no final :/
Uma estrada será construída no local onde fica a casa e o local de trabalho de Bart Dawes e ele não aceitará isso facilmente. O livro é um pouco repetitivo e acabou sendo um pouco previsível. O drama do protagonista não chega a envolver, faltou carisma.

site: https://www.youtube.com/watch?v=tuJRxoz1-w8

Brenda 02/11/2021

Um homem que é vitima da sua mente
Um homem que perde o juízo e é vitima de seus próprios pensamentos.

Tenho gostado muito dos livros de Bachman por conta do terror psicológico sem a presença de elementos sobrenaturais. Torna a coisa toda mais real, e esse pra mim é o verdadeiro terror, pois está tão próximo e todos nós estamos sujeitos a vivenciar algo do tipo.

A Autoestrada foi uma grata surpresa, comecei a ler tendo certeza de que ia detestar e acabei me surpreendendo pelo tanto que fui envolvida. Os primeiros 30% são de fato confusos, mas uma vez que você entende o que está acontecendo, o livro se torna mais fluido.

Esse livro me trouxe muita empatia, algo muito parecido com o que senti lendo A Metamorfose, aquele sentimento de pena e de querer ajudá-lo a passar por aquilo. Aqui encontramos um homem que vem de uma tragédia pessoal e sente que sua vida continua a desmoronar quando descobre que uma estrada vai passar por sua casa e ele vai precisar deixar seu único local de segurança, memórias e pertencimento. Acompanhar esse sofrimento e essa dificuldade de desapego material e emocional foi interessante e triste.

É engraçado o quanto a gente tem uma solução simples para todos os problemas dele, mas esse personagem reforçou em mim a importância de entender como as pessoas são diferentes e lidam com a perda de formas diferentes. Além do drama do personagem, algo que me agradou muito nesse livro (diferente de outros livros do autor que li até agora) foi a cena ápice de ação, que fez valer a tensão criada durante a narrativa toda.

Cristina117 01/08/2021

Até o momento o pior livro de Stephen King.
Para o autor um livro com enredo bem fraco.
Terminei para não deixar inacabado.

Nailton 12/05/2020

Ludmila 15/11/2022

Bachman sempre sendo o King essencial.
Um puta livro que mostra o crescente desespero de um homem passo a passo ao perder tudo que tem na sua vida, junto com sua sanidade carregada de melancolia loucura e uma certa lucidez. No início fiquei bem confusa com o personagem: Fred. Nao dá pra entender se ha realmente um interlocutor. Se é um amigo ou se ele conversa secretamente com o filho. Acredito que seja um alter ego, uma parte racional dele, tentando manter os pés no chão. Tanto que, com a crescente loucura, ve-se a presença de Fred ficando cada vez mais rara até desaparecer. Livraço. Vai sem medo!

Nelson.Junior 31/07/2023

Vigésimo primeiro livro lido do King
Livro lento, não é sugiro ler esse livro se não tem conhecimento prévio da escrita do King. Nessa época era muito mais forte sua pegada de prolifica. Na trama acompanhamos um homem que se vê numa encruzilhada ao saber que uma auto estrada será construída no local onde fica a casa dele e também de seu emprego. Ele se vê num dilema e não consegue, simplesmente, deixar tudo que viveu para trás nesses dois locais e com isso começa sua luta contra a auto estrada.

Emy 20/08/2023

Fui esperando mais um livro de terror do King, mas o livro é bem diferente disso. Eu gostei da história mas a história não me prendeu, li bem arrastado até o final.

Nivan 28/06/2018

Dispensável, porém não perdi as esperanças
É o primeiro livro que li de autoria de Stephen King, e, bom...
A escrita do Stephen, e suas sacadas em meio à leitura remete seu potencial e é previsível que, provavelmente, em outros livros dele (que com certeza num futuro não tão distante me darei a chance de ler), ele desenrola suas histórias com a sua famosa maestria.

Mas, sobre o Auto Estrada:
História completamente arrastada, a grande maioria dos personagens não te agrada (pelo menos não para mim), os personagens chatos aparecem muito mais do que os que você bota uma fé absoluta de que se ele tivesse um destaque maior, seria muito interessante (como por exemplo o Sally).
Ele te dá a premissa, e segue isso até o fim. Sua história não tem reviravoltas e muito menos te surpreende. Você inicia o livro sabendo o que vai acontecer no final, teoricamente. O que é triste.

Talvez um dos livros mais tediosos que já li na minha vida. Quem gostou do livro, peço minhas sinceras desculpas, mas...para mim....

Kathlen 07/11/2018

Auto estrada da construção pessoal
O livro retrata sobre a efemeridade e transformações na construção do indivíduo e sociedade. A história é sobre o personagem Bart Dawson, casado com Mary, o qual trabalha numa lavanderia por toda a vida acompanhando a abertura da empresa que era familiar se tornar influenciado por grupos externos de acionistas. Também revela a transição tecnológica e como isso afetou todas as pessoas, suas relações e ao mesmo tempo lhes era indiferente.
A autoestrada cujo título se refere é uma obra que deve acontecer no município e que precisa passar onde estão várias construções, incluindo a casa do personagem principal e seu trabalho. O mesmo se vê numa grande resistência entre sua identidade vista nas coisas que o cerca e lhes são familiares e a permissão de seguir em frente deixando pra trás tudo em nome da continuidade da dita evolução. O personagem encara vários debates internos com seus alter egos Freddy e George onde se vêem flashbacks da vida do personagem nos quais o seu lar representa sua construção e amadurecimento como indivíduo. Seu lar era sua vida inteira e deixá-lo representa uma morte como ser naquele presente, afinal toda transição de fato é uma morte simbólica. Então Bart monta um plano pra reagir frente a esse controle externo induzindo a sua mudança que de qualquer forma já o modifica, mesmo que de forma revolucionária.
Georgia de Castro 31/03/2019minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler o livro. ?

Kathlen 20/04/2019minha estante
Nossa, que bom!!! Realmente fico muito grata que isso tenha acontecido pois achei a leitura complexa até...a história parecia meio lenta e até absurda e depois consegui perceber o quão era rica e reflexiva.

Kathlen 20/04/2019minha estante
Se vc o ler, pfvr me diga sua impressão

Wander.Santos 10/04/2022

Muita loucura envolvida, gostei de algumas coisas , mas no geral não me pegou? demorei pra ler pq não dava vontade. Mas que loucura a cabeça de homem ?????

Nyx 18/07/2021

Cada louco com sua loucura.
Antes de falar qualquer coisa sobre minhas impressões de leitura, gostaria de alertar os leitores para os inúmeros GATILHOS DE SUICÍDIO que o livro tem.
Nessa história de King, a gente conhece a jornada de Bart Dawson contra a ampliação da auto-estrada, fato este que o fez questionar toda a sua vida e suas escolhas.
A maior questão do livro, em minha opinião, é mostrar o quanto é fácil perder o controle quando as coisas saem dos eixos nos quais estamos habituados, o quanto mudar e recomeçar pode ser difícil pra algumas pessoas.
Gostei do livro, mas com ressalvas. Em determinados momentos é difícil não sentir raiva de Bart pelas decisões estúpidas que ele toma, mas também não tem como não sentir pena. Eu consegui sentir o sofrimento do personagem, a sensação de estar perdido e de não ter mais nada.
O final me deixou um vazio que não sei bem como descrever, é um gosto amargo, uma sensação incômoda de que nem sempre somos ouvidos e compreendidos como gostaríamos.
Forest 20/07/2021minha estante
Orra, sua resenha me deixou interessado na leitura! Parece ser o tipo de livro que preciso no momento.
Obrigado hehe

Lorena.Ximenes 29/02/2020

A Autoestrada é um livro denso, principalmente no aspecto psicológico do personagem principal, que vai perdendo gradativamente sua sanidade, é interessante acompanhar esse processo. A narrativa é lenta, não tem os elementos que estamos acostumados a encontrar nos livros de king. Não há nada sobrenatural, apenas questões próprias do ser humano.

jedsonic 09/03/2020

Um homem atormentado pela perca do único filho, e em conflito com o sistema e tudo que ele representa.

Cinara... 11/04/2020

"Envelhecer é como dirigir um carro por uma neve que fica cada vez mais funda. Quando finalmente consegue desatolar as suas calotas, você simplesmente sai derrapando sem parar. A vida é assim. Não existem tratores para desencavar você. Seu barco não vai chegar ao porto, garota. Não tem barco nenhum para ninguém. Você nunca vai ganhar uma competição. Não tem nenhuma câmera seguindo você e gente assistindo à luta. É isso é pronto. Só isso. Mais nada."

Amei!! Me lembrou um pouco de Stoner :)