A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Manu 03/03/2022

Um anjo que nasceu cativa
Publicado em 1875, pertenceu a segunda geração do romantismo.
E com temática abolicionista, o romance certamente foi polêmico na altura em que foi lançado. Vale lembrar que a abolição da escravatura só foi assinada, de fato, em 1888.
Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação.

A própria Isaura tem uma personalidade bem menininha frágil e que precisa ser salva. Porém, ao levar em conta o contexto, a época e a proposta do livro, acredito que ele mereça sim ser lido, e ter seu mérito. Por ser uma história bem água com açúcar, acredito que vá agradar sim um grande público, que pode inclusive se surpreender com a simplicidade da escrita.

Talvanes.Faustino 09/04/2021

Romantico sendo romantico
Estudo literatura e o que li neste romance, não me surpreende. Os ideais românticos estão mais claros que a vontade de Bolsonaro de matar o maior número de pessoas possível. Não e o tipo de livro que voltaria a ler, mas é interessante.

Charly.nunes 05/02/2023

Meu deus que livro ruim do cacete. Super fora da realidade, vai apresentar a personagem negra que é o menos negra possível para ser considerado bela, o livro deixa muito bem entendido isso, se a Isaura fosse retinta ela não iria ser bonita até porque os traços negros aquo é considerado ruins. Eu não consigo entender como alguém leu isso e achou que essa merda é um conto em prol dos negros, porque claramente foi feito de uma pessoa branca com sindrome de salvador para outras pessoas brancas com sindrome de salvador. Personagens são sem sal, plot clichê, chuva de racismo velado, mito da fraqueza feminina, e a única vez que uma mulher mostra algo de força é sobre o mito da maternidade. Com tantos autores negros e abolicionista na época e me vêm dizer que essa merda é o clássico da cultura negra, palhaçada msm que tiraram Machado de Assis e etc pra esse livro
oariellucas 05/02/2023minha estante
Minha filha? o livro foi escrito em 1875, calma

Charly.nunes 06/02/2023minha estante
Amado, Machado de Assis é de 1840, Luis Gama é de 1830 entre outros autores negros e abolicionista fodas. Eu entendo falar isso para livros como de Nietzsche, Aristóteles e etc que não é focado nisso mas contem racismo por conta da época, outra coisa é um livro feito para os negros que é dito como o máximo da comunidade até hoje, ser racista. Literalmente esses são os livros que foram feito como propaganda para apoiar um racismo velado e a miscigenação, e vcs pagam pau. Há contextos diferentes do qual o tempo faz sentido ser colocado, mas nesses tipos de livros não é o caso

Gabriel1610 10/02/2023minha estante
@oariellucas Eu pensei em relevar isso e fui ler pelo roteiro e na metade ele ficou horroroso nesse quesito também. Mas ele é contra a escravidão apenas pq a Isaura é branca e educada e por isso "não é o lugar dela, e sim como as donas de casa" e o livro deixa muito, mas muito claro isso. Não há uma pessoa que dirige a isso um absurdo para os negros, mesmo o Álvaro que é abolicionista não trata o absurdo da escravidão como ruim por si só quando ele fala da Isaura, sempre ressalta ser um absurdo para uma pessoa como ela. Os negros são descritos da pior forma possível. Se foi pra alcançar o público e fazer o trabalho mínimo do mínimo contra a escravidão, talvez conseguiu, mas é um contra escravidão sem direcionar o problema pros que mais sofriam

ultragicomedia 08/05/2020

Ao que parece, sofrimento de preto não sensibiliza
Apenas um livro escrito com o intuito de sensibilizar as pessoas em relação à escravidão trazendo uma escrava branca

Guilhermo del Toró 30/06/2022

Um livro interessante, mas não envelheceu bem, tendo defeitos que vieram da época que foi escrito, como a falta de certas discussões importantes e o comportamento de certos personagens, a própria Isaura é uma personagem muito rasa, mesmo assim o livro é fácil de ler e é importante.

Fabricio268 15/12/2021

Boa leitura.
Certos atores ficam eternizados quando representam um determinado personagem. Fiz uma pesquisa rápida no Google e descobri que a primeira versão da novela Escrava Isaura foi exibida em 1976. Eu tinha 1 ano e é muito provável que qualquer lembrança minha venha de alguma reprise anos depois. O fato é que lembro da atriz Lucélia Santos como a escrava Isaura e um pouco da música de abertura da novela.
Durante todo o livro, nas inúmeras vezes que o narrador falava sobre as características físicas da Isaura, sempre me vinha a mente o rosto da atriz, mesmo quando eu tentava desvinculá-la ao personagem.
Quanto ao livro, só tenho elogios. A história é muito bem contada. A escrita é deliciosa e flui perfeitamente.
Riva 16/12/2021minha estante
É impossível desvincular Lucélia Santos da escreva Isaura e o Rubens de Falco do Leôncio Almeida, da mesma forma que é impossível esquecer a música tema da abertura da novela bem como a abertura em si.
Eu tinha 4 anos, mas, assim como você, devo ter visto a novela várias vezes no vale à pena ver de novo!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Riva, tenho essas fortes lembranças que comentei, mas nunca assisti a novela. Li o livro sem conhecer a história. Vou até ver se acho num streaming desses da vida.

Marisa 16/12/2021minha estante
AH!!! A novela, com certeza, é muuito melhor!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Marisa, imagino que quem viu a novela deve ter tido vários momentos de ira por causa do Leôncio kkk

Marisa 16/12/2021minha estante
Nossa!!!!! Com certeza Fabrício!!! E muita pena da Isaura.

Janaina Edwiges 16/12/2021minha estante
Esta novela foi uma das campeãs de vendas para outros países. Fez um sucesso estrondoso! Muito bacana sua resenha, Fabrício, pretendo ler este livro um dia.

Riva 16/12/2021minha estante
O Leôncio foi praticamente ?irmão? da Odete Roitman - kkkkkk!!!!!

Marisa 16/12/2021minha estante
Verdade Riva!! Ô duas pestes!!!!!!! Aliás, esta foi outra novela muito boa!!!!!!!!

Riva 16/12/2021minha estante
Verdade, Marisa! Aquela ?banana? que o personagem do Reginaldo Farias (Março Aurélio) deu no final da novela entrou para história!

Marisa 16/12/2021minha estante
Riva!!! Que memória excelente vc tem!!!! Eu vi há 500 anos atrás, e o que mais eu lembro é da Odete Roitman!! Essa personagem ficou pra história.

Riva 16/12/2021minha estante
Você não pode ter se esquecido da Maria de Fátima (Glória Pires)!!!! Acho que essa novela me marcou muito, pois foi a última vez que acompanhei uma novela!

Fabricio268 16/12/2021minha estante
Eu lembro da Viúva Porcina, do sinhozinho Malta e do Zé das Medalhas, que fazia UH UH!! Acho que são todos do Roque santeiro ?

Riva 16/12/2021minha estante
Você se esqueceu da Santinha (Lucinha Lins), que era a verdadeira viúva do do Roque Santeiro, caso ele tivesse morrido de fato. Também se esqueceu do Jorge Tadeu (Fábio Júnior), e do professor Astromar Junqueira (Rui Resende), que segundo a lenda, virava lobisomem!
E espero que não tenha se esquecido que o Zé das Medalhas morreu soterrado pelas medalhas que ele produzia!
E, sim, você está certo, a novela era Roque Santeiro!
Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e seu bordão: tô certo ou tô errado!!!
Para o que não precisa, tenho uma baita de uma memória!
Sua resenha virou uma novela viva!!!!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
Roque Santeiro!!!!! Outra excelente e inesquecível novela!!!!! Bem lembrado!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
É mesmo Riva, olha quanta coisa boa desenterramos!!!!! KKKKKK!!!!

Marisa 17/12/2021minha estante
Mas, as minhas paixões sempre foram as novelinhas das 18:00 horas. De preferência as mais antigas.

Marisa 17/12/2021minha estante
Éramos seis. Que delícia de novela. Eu não só assisti várias vezes, como lí o livro mais de uma vez.

Ellen Rayane 18/04/2022

É uma bom livro...
Porém muito curto...
E num geral superficial...
Mas te instiga a refletir sobre o tema e tem uma moral da história no final!!
Uma reviravolta digna de novela mexicana!

Jez 14/02/2020

É um livro bem diferente do estilo que eu gosto. É um clássico então é bem difícil de gostar. Mas de certa forma da pra se ter uma visão do Brasil na época da escravidão.

@PinkLemonade 09/05/2022

Bleh
Clássico do romantismo que me fez sofrer pra terminar rsrs

Um senhor com sérias taras, uma escrava perfeita em tudo e um jovem loucamente apaixonado.
Eis o resumo do bolo todo.

Não gostei mas acho que talvez seja um daqueles pontos que temos de cruzar alguma hora.
Enzo.Moura 20/05/2022minha estante
Lerêlerê

@PinkLemonade 20/05/2022minha estante
Wut? Kkkk

Débora 16/02/2022

Ótimo romance ?
Uma história comovente, rica em detalhes importantes. A escravidão é uma mancha negra na nossa história. Uma vergonha. Inconcebível um ser humano escravizar seu semelhante.
Recomendo muito esse livro .
???????????

Aninhar0 31/08/2020

Personalidade fraca
Romance cheio de preconceitos e racismo velado. O temperamento e atitudes de Isaura não revelam um caráter heróico, mas um espírito fraco e resignado

O Livro da vez por David Thomas 14/10/2023

A Escrava Isaura
Concluído ✅ Escrito em 1875, por Bernardo Guimarães, pouco antes do fim da escravidão no Brasil, A Escrava Isaura terá como palco uma das épocas mais cruéis da nossa História. Confesso que desde 2021 venho olhando a lombada deste livro na minha estante e pensado: quando será tua vez?

Livros que têm como título o nome de seus protagonistas (ou antagonistas) já chamam minha atenção por natureza. Ter a oportunidade de entrar no fluxo de consciência de um personagem (real ou fictício) sempre foi o que mais me atraiu na literatura.

Portanto, consegui através dessa personagem ter uma visão panorâmica do Brasil, exatamente no segundo reinado de D.Pedro II. Embora o romantismo excessivo (talvez para nós do século XXI), Bernardo Guimarães deixa claro também seu caráter abolicionista.

Ele (o autor) soube usar sua caneta como faca contra o regime escravagista e também fazer toda uma sociedade que incrivelmente acreditava na eugenia, refletir sobre si mesma. Um romance bem costurado, um enredo revolucionário, personagens geniosos e um final que particularmente não esperava.

site: https://www.instagram.com/p/Cx3W76mOLTd/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Naiana 16/08/2021

Para que gosta de ler clássicos
A Escrava Isaura é um livro muito gostoso de ler para quem gosta de história, literatura romântica, com idealização da musa e os empecilhos para alcançar o amor ideal é um livro perfeito, entretanto tem que gostar de ler com um dicionário ao lado também, muitas palavras já em desuso cujo significado temos que estar sempre em busca, para mim isso não é um problema e engrandece a leitura.
Adorei a forma como Bernardo Guimarães narra a história também, como se presenciasse os fatos e conhecesse os pormenores dela, ele conta detalhadamente cada etapa e vai e volta a medida que se torna necessário introduzir novos elementos ou personagens a trama e mostrar como eles se encaixam ali.
Foi para mim uma leitura muito prazerosa.
A Escrava Isaura narra a história de Isaura, uma escrava branca que fora criada com mimo e esmero por sua senhora, como uma filha e possui dotes e ares de uma verdadeira dama. Contudo, após a morte de sua senhora velha e seu senhor velho, Isaura passa a pertencer a Leôncio que a deseja e faz de tudo para conseguir tê-la e assim começa o calvário de Isaura e sua busca pela liberdade, junto a seu pai.
Julia Mendes 16/08/2021minha estante
Zu, vc deu a impressão de que é uma novela. Adoro! ? Vc acha que eu ia gostar?

Naiana 17/08/2021minha estante
Zu, é bem novelesco, não admira ter sido adaptado para novelas. Não assisti a da Globo, mas a da Record eu acho que em suma foi bem fiel. Zu, acho que sim. Bernardo Guimarães tem um dom na escrita com certeza, no final desse livro que eu li tem uma biografia dele, e fala que o dom dele era contar causos em forma de prosa, e diria que esse livro é bem isso, rs. Quero ler O Seminarista dele agora.