O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

Mel 05/03/2024

To perdida até hoje
Não entendo o suficiente de matemática pra entender 99% desse livro e de tantas Katherines, eu me confundia sempre, mas meio que é gostosinha a leitura e gosto muito.

Rafa Fávero 03/03/2024

Comecei ano passado mas parei pq a história não me prendeu tanto. Voltei esse ano e gostei muito.
Leitura bem tranquila, recomendo para passar o tempo.
Nunca li nada do John Green, esse foi o primeiro e achei ele absurdamente inteligente na escrita, sabe a hora certa de fazer piada e é previsível da forma que te que ser.
Adorei que foi contado na visão do Colin e os pensamentos dele com ctz foram as melhores partes do livro.
Mais uma prova de que o autor conhece o público, as partes mais chatas passaram rápido e ele focou nas melhores, parecia que sabia onde ia ser entediante e escreveu rapidinho.
Não mudou minha vida mas valeu a pena, recomendo.

helô :] 29/02/2024

Pela forma como ouvia falar sobre o livro, achei que era uma bomba bem grande, mas adorei, posso ter gostado por ter lido no momento certo da minha vida, mas consegui sentir afinidade com a vontade do Colin de ser alguém e não decepcionar nenhuma das expectativas propostas para ele, com a vontade da Lindsey de ser aceita e fazer de tudo para se encaixar em um lugar, e com o medo do Hassan de enfrentar a vida. O final não poderia ser mais perfeito.

JefersonJota 28/02/2024

O quão importante é ser importante?
Os primeiros capítulos foram difíceis de ler.
O protagonista sem carisma, o melhor amigo do protagonista cheio de piadas sem graça e quando conhecemos Lindsay, já fica meio obvio o desfecho.
Mas continuei pois, algo que amo é quando a ficção trás informações e curiosidades históricas (algo que um nerd de carteirinha como Colin tem de sobra pra dar) até perceber que talvez a "chatisse" é proposital. A medida que desenvolve, mostrando inseguranças, defeitos e qualidades, é lindo de se ver o crescimento, busca pelo alto-conhecimento e aprendizados que cada personagem destaque tem.
Ao fim Colin é tipo de nerd que eu facilmente me apaixonaria na adolescência, Hassan tem uma alegria de vida invejável e Lindsey é uma representação muito bem construída de quem assim como eu teve de passar por várias fases, estilos e experiências até descobrir quem se é de verdade.
Talvez seja complexo de entender os personagens, porque eles SÃO complexos. São adolescentes se descobrindo e ao fim me fez pensar sobre a importância que as vezes damos a opiniões alheias.
Uma frase que me pegou do livro foi "se o futuro é para sempre, então um dia vai acabar nos engolindo a todos."

Cassia 28/02/2024

Livro divertido, com um pouco de comédia. Achei um pouco entediante a história de K19 muito ?nada a ver? mas a forma como se desenrolou o romance foi divertido, legal, fala sobre amizade de infância, a cumplicidade entre eles e respeito. E muito interessante a fórmula matemática, admiro a inteligência por trás disso.

camila1856 25/02/2024

Achei meio prolongado, não gostei muito dos personagens e quando terminei fiquei com a sensação de que faltava algo a mais na história, não recomendo

Amanda 17/02/2024

É um bom livro, mas esperava mais.
O autor em geral cria personagens bem divertidos em uma narrativa bem fluída e engraçada, mas achei essa história em particular ligeiramente monótona, sem muitas reviravoltas. Admito que a questão do teorema me fez perder um pouco o interesse, pois não gosto de matemática ou cálculo; ou anagramas e a história fica envolta nesses temas em alguns momentos.
É um bom livro, mas achei meio chato.

kathy86 17/02/2024

História morna e previsível
Foi a minha primeira leitura desse autor. Achei o protagonista bem chatinho e egocêntrico. A premissa da história é muito irreal, me pareceu uma narrativa feita às pressas. Os personagens são mal construídos, no sentido de que, em alguns momentos apresentam uma personalidade, e em outros, uma personalidade totalmente oposta. E o final é totalmente previsível.

Bianca2151 16/02/2024

Lindo e cômico
Gente a trajetória do Colin é interessantíssima de acompanhar!! O garoto quer ser alguém importante e acumula várias habilidades que o destacam mas mesmo assim ?não se tornou ninguém?, depois do fracasso com as 19 Katherines ele parte para uma longa jornada de uma quase auto descoberta.

Os personagens são ótimos e bem desenvolvidos, se tivesse mais livros eu definitivamente leria.

Tem bastante matemática envolvida, no final o John apresenta, com a ajuda de um amigo, o Teorema de forma bem explicada mas vou ser sincera e dizer que não li pois não é a minha área rs

mahfehlovegood 14/02/2024

Bem, nenhum livro do john green é ruim e esse não seria uma exceção.
apesar de no início ser bem confuso, você fica totalmente preso no livro e não sente nenhuma vontade de parar de ler. o livro é bem engraçado e reflexivo mas isso resultou uma combinação matematicamente perfeita!

LavAnia85 14/02/2024

Palmasss pro john green ¹
¹ a princípio, bem a princípio mesmo, não existe muita coisa que pareça prestes a te prender à esse livro, você começa baseado na curiosidade e quando vê, bendita seja essa curiosidade que felizmente te leva até o fim. que narrativa maravilhosa... é engraçada, interessante, divertida e eu diria que razoavelmente reflexiva. eu amei demais, foi um prazer ernooorme acompanhar o Colin, Hassan e Lindsey, que serão esquecidos, mas com histórias que ficarão!!!!

possível SPOILER ABAIXOOO

"O futuro infinito torna esse tipo de importância impossível."

bigoduda 11/02/2024

Não recomendaria mas amei
Isso mesmo que está no título. eu não recomendaria pras minhas amigas leitoras porque sei que elas não gostariam assim como a maioria das pessoas, mas esse livro me deixou presa por conta do colin. desde o início é mostrado como o colin é considerado tão diferente apenas por gostar de aprender e memorizar as coisas melhor. eu sou uma prodígio e mesmo não sendo tão incrível quanto ele, pois ele é um super prodígio e eu sou uma normal, eu entendo muito toda essa coisa da visão dele das pessoas maneiras e como todo mundo o acha super inteligente por ele decorae um monte de informações facilmente e gostar disso. vou falar que não gostei do ritmo das coisas e a história não foi tão uau, por isso não recomendaria, mas eu simplesmente acabei gostando muito do livro pelo fato do colin, assim como eu, ser um prodígio

Lucs 10/02/2024

Era óbvio neh gente.
De início ele ja deixa a entender qual vai ser o final.

História: acho lenta até a página 100 mais ou menos, depois começa a engrenar mais, fora isso acho bem suscinta e acredito que os elementos matemáticos ajudam nisso. A minha maior dúvida é, como o cara consegue se relacionar com 19 pessoas com o mesmo primeiro nome? Acho incrível cara.

Personagens: as Katherine são todas bem diferentes acho q é um ponto bem legal ver os motivos dos relacionamentos dele, o protagonista é irritante mas da pra gosta dele na mesma medida.

Escrita: é simples e direta, mesmo que o John tente fazer uns certos contrapontos com a personalidade do protagonista e do melhor amigo dele e com a inserção da matemática (que no final fica meio paia).

Considerações finais: acho q não é o melhor livro dele nem de longe, mas eu só li dois ainda, mas não é ruim sério, é bem bom e diverte depois de certo ponto, as melhores partes aparecem depois que eles começam a trabalhar, mas sério o final é muito óbvio.

Juliaa1988 10/02/2024

Sobre ser importante, egocentrismo, Katherines e 1 Lindsey
"Nós todos somos importantes - talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada."

Primeiro de fevereiro. Livro cômico, tava precisando, senti uma FAAAALTAAA de romance hein(faz 20 dias que não leio romance propriamente dito). Já disse em cidades de papel, e vou dizer de novo: AMO A NARRATIVA MASCULINA DO JOHN GREEN!!!!! Me sinto realmente conversando com um garoto qualquer.
Nunca tive nenhum relacionamento, namoro, algo do tipo, então não foi marcante pra mim, mas saquei a idéia dos términos e tudo mais.

Subi meia estrela só pelo apêndice, surpreendente que ele realmente fez a matemática ser certa, mesmo que não correta de verdade, Daniel Biss conseguiu me explicar [função] pela escrita, o que nenhuma professora falando me explicou.