The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower Stephen Chbosky

Resenhas - The Perks of Being a Wallflower

cosmic hobo 03/05/2021

As vantagens de ser invisível
Eu estaria mentindo se eu dissesse que não gostei do livro. Muito pelo contrário, eu gostei muito. Mas acho que eu não me dou muito bem com cartas, isso deixou a leitura meio cansativa para mim por mais que seja o melhor modo para ser contado a história. No entanto eu recomendo muito o livro.

Júlia 04/05/2021

Não importa quantas vezes eu leio esse livro, continua me fazendo refletir. Um dos melhor da vida

isa 05/05/2021

aclamado pelos motivos errados (sem spoiler)
Não me entenda mal, as vantagens de ser invisível é um livro bom, só que não é bom pelo que você provavelmente espera.

O que não falta são pessoas que lêem esse livro de maneira rápida pra passar o tempo e, por causa disso, acabam deixando passar batido as coisas que caracterizam o livro e fazem ele ter sido aclamado quando foi lançado e ser queridinho dos jovens até os dias atuais.
Pra um resumo rápido do contexto de lançamento, o livro foi lançado numa época em que os livros sobre "adolescentes problemáticos" vendiam bem.

O autor fez um ótimo trabalho mostrando o Charlie, um (pasme) adolescente problemático passando pelo processo de "desempacotar" um trauma infantil que ele nem mesmo lembrava, enquanto tenta conciliar seus distúrbios internos com a vida escolar e social.

O que muita gente deixa passar batido é que o livro tem VÁRIOS problemas (sejam eles visões problemáticas particulares do Charlie ou opiniões que o autor inseriu no livro sem querer, a linha é bem tênue e pra falar a verdade eu ainda não consigo distinguir os dois) como, por exemplo: o famoso caso de um livro onde colocam a "manic pixie dream girl" em um pedestal, as únicas vezes que algum personagem de cor é mencionado são nos discursos racistas do avô do Charlie, fora que o livro não passa no teste Bechdel (ou seja, não existe nenhuma menção a duas personagens femininas nomeadas falando sobre algo que não sejam garotos) e a narração falocentrada sempre deixa claro que o Charlie (ou seria o próprio autor?) tem uma visão distorcida e negativa de absolutamente todas as colegas de escola dele (exceto a manic pixie dream girl que ele adora), as diferenças de idades entre o Charlie e seus interesses românticos... Basicamente é um livro que você vai sentir, naturalmente, uma dificuldade em se identificar caso seja de alguma minoria e vai acabar absorvendo uma linha de raciocínio nociva se não ler de maneira cuidadosa e crítica.

Por isso, eu peço que leiam tendo todos esses pontos em mente e, ao invés de começar a leitura procurando (inconscientemente ou não) coisas para se identificar com os personagens, como geralmente todo mundo faz, eu inclusa, leia esse livro vendo-o como uma alegoria falocentrada bastante estereotipada sobre lidar com os traumas na adolescência. As vantagens de ser invisível NÃO é um livro levinho pra você se descontrair e se inspirar nos personagens.

Glory 13/05/2021

O infinito existe
Livro que serviu como base para a produção do filme lançado em 2012, As vantagens de ser invisível conta a trajetória do jovem Charlie e sua superação após a depressão. Conhecendo novas pessoas e novas oportunidades, Charlie nos mostra que o conceito de infinito pode existir.
_
O livro se aprofunda nas cartas que o personagem escreve sobre seu dia a dia e onde as cartas são como um amigo para Charlie, onde ele se expressa de maneira habitável e aceitável, sem ser julgado.
_
Acho incrível a forma de introduzir a importância da escrita na vida de um adolescente. É importante escrevermos sobre o que sentimos, e é mágico contar nosso dia a dia e novas ideologias no papel e escrever nas linhas sobre como tudo é.
_
Assim como no filme, o livro nos ensina sobre o conceito de infinito e Charlie nos mostra de forma fofa e carismática sobre a atmosfera do adolescente em relação ao que ele presencia. O livro se abre sobre romances adolescentes, amizades, cura após depressão e vários outros contextos importantes.
_
Assim como no filme, o livro é carismático em diálogos que servem como base para entender sobre o amadurecimento do adolescente e entrar por alguns instantes na mente daquele que nos narra a história.
_
A relatividade de "infinito" é mostrada e observamos que para cada pessoa existe um "infinito" à seu aguardo. As vantagens de ser invisível é um livro de narrativa simples e de grande valor e que super recomendo.

Hellen 19/05/2021

Fiquei muito surpresa com o livro em si porque eu tinha essa ideia na cabeça que ia ser um livro muito triste e pesado, mas eu não podia esta mais enganada. O que eu mais gostei foi que eu me identifiquei um pouquinho com todos os personagens e isso é o que faz esse livro ser tão perfeito, o autor nos conta uma historia real, com pessoas reais e isso torna tudo real. Achei ia me sentir muito mal lendo esse livro, mas na verdade eu nunca me senti tão bem e viva, eu nunca li nada que me fizesse refletir tanto como esse livro. ¤ Love you Charlie.

Sofia.Magalhaes 02/06/2021

incrível
Eu amei esse livro. Amei como ele me fez refletir sobre assuntos importantes e sobre a vida no geral. Amei os personagens que são pessoas ?reais?, não são perfeitos. Amei a forma como eu me senti lendo essa história, me identifiquei demais. Amei ter lido esse livro incrível e percebi que, na minha vida, ele era necessário. ?

Raquel 03/06/2021

Um livro que todos deveriam ler
O quanto eu me identifiquei com esse livro... Fiquei com receio de não gostar por ser escrito no formato de carta, mas na verdade, é perfeito. Parece que o protagonista, o Charlie, tá realmente falando com você e é uma experiência incrível. Realmente um livro que todo o mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Como diria o Charlie, me sinto infinita.

paola64 09/06/2021

PERFEIÇÃO
CARA----- EU TO--- ESSE LIVRO É PERFEITO!!!!!! Eu já tinha visto o filme antes, mas mesmo assim, o livro é MUITO mais profundo, por que mostra os pensamentos do Charlie e tudo mais. Além de que tem mais detalhes, mas o filme não é uma adaptação ruim, só não mostra todos os sentimentos do livro. Mas enfim, perfeito demais, favoritei SIM, leiam!!! SUPER RECOMENDO

na vasques 09/06/2021

?we were infinite?
comecei o livro achando que seria algo totalmente diferente da experiência que eu realmente tive
os diálogos e os pensamentos de Charlie são puros e crus o que torna tudo muito real e subjetivo.
descobrir o que aconteceu em seu passado junto com ele é cruel e doloroso, mas me senti infinita junto com todos eles.

Emilly 13/06/2021

Muito bom!
Gostei muito desse livro! O desenvolvimento do personagem e a escrita informal foram elementos marcantes, ainda mais com esse final. O livro realmente faz você pensar e mudar um pouco sua perspectiva.

tris 16/06/2021

life changing.
não tenho palavras para descrever o quanto esse livro mudou minha vida e me ajudou. acabei de ler agora e ainda estou tentando me recuperar de tudo, e mais do que uma amiga de charlie eu me sinto como se fosse parte dele de certa forma. cada capítulo, cada frase, cada reflexão e pensamento que eu me identifiquei. meu deus eu não tenho como explicar o valor que esse livro passou a ter para mim. irei levar para vida toda, e sempre lembrarei que quando as coisas estiverem ruins, charlie disse que logo logo estarão melhores.
love always, dear friend.

novais 22/06/2021

I feel infinite
não sei se quero escrever uma resenha sobre esse livro pq ele se tornou mais do só um livro pra mim. enfim, eu amei esse livro assim como amo o filme e foi muito bom ler os pensamentos de Charlie.

só leiam, se deliciem nessa leitura, chorem, façam reflexões.... é um livro muito lindo e com vários significados.

Rodrigo 04/07/2021

Incrível e de fácil leitura
Ler, em inglês, um dos meus livros favoritos foi uma experiência única. A história é muito cativante e poderosa, mostrando o poder que a amizade e o apoio podem ter sobre a vida das pessoas.

Por ser narrado em primeira pessoa e pelo narrador Charlie ser, durante boa parte do livro, mais inocente, a leitura em inglês é fácil e tranquila, ideal para quem quer começar a treinar leitura em língua inglesa.

Carmem Nogueira 10/07/2021

Meu primeiro livro em inglês
Sou suspeita pra falar desse livro, eu já tinha lido e reli agora só que em inglês. Eu sou apaixonada.