No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Sheila 03/04/2022

Temática importante!
A escrita é boa, a narrativa intercalada ajuda a prender a atenção.
A temática é de extrema importância: relacionamento abusivo, violência física, sexual, psicológica (entre outras), além da descrença de terceiros.
Só esperava um pouco mais do final...

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Lembro de ter ficado extremamente agoniada durante a leitura, mas foi uma experiência incrível

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Amei a forma como vc conseguiu transmitir meus sentimentos em palavras.

ferds 29/07/2022minha estante
E eu e vc lá temos sentimentos diferentes?????

Fran Luchetti 30/03/2022

Agora eu acredito em você.
Catherine conhece Lee, um homem elegante, gentil e sedutor que, aos poucos, demonstra ter sentimento de posse sobre a relação dos dois.
O livro possui capítulos que alternam acontecimentos entre passado e presente, isso faz com que o leitor às vezes se questione qual período aconteceu tal fato, porém é escrito com maestria para não restar indagações em cada situação, cada informação.
No Escuro aborda a história de um relacionamento tóxico, asqueroso, repulsivo e amedrontador que deixa o leitor com vontade de terminar o livro para saber o que acontece.

Com um enredo absoluto de trilher psicológico, a autora descreve muito bem os personagens com detalhes expressivos durante a narrativa, além de trabalhar um assunto indigesto para muitas pessoas após um trauma vivenciado por Cathy.

Boa Leitura!

guilhermepossavats 16/03/2022

Uma bela aula sobre como identificar um agressor!
Que leitura fantástica! No escuro foi uma baita experiência. Nunca tinha lido um livro tão completo com a temática que a autora abordou! O livro se extende bastante, e em vários momentos, pensei que não iria acabar nunca, mas sempre com muitas reviravoltas, que me fazia ficar vidrado na história. A protagonista é extremamente bem construída, e aplaudo de pé como os problemas psicológicos foram apresentados. Me senti muito agoniado com as cenas e a muito tempo não conhecia um personagem tão odioso como o Lee!
Recomendadíssimo, mas sempre se atentem aos gatilhos, esse livro tem milhares!

laah_eugenio 11/02/2022

um dos livros mais aterrorizantes que já li
esse é um dos melhores thrillers psicológicos que já li (e olha que me considero experiente nessa área literária porque já li muita coisa do gênero). foi um livro que eu definitivamente devorei e não conseguia largar de forma alguma. o que é muito impressionante porque ele aborda um dos temas que me trazem mais gatilhos emocionais e que em muitas partes da leitura tive que deixar um pouco de lado, respirar e só depois retornar. chegando lá na metade eu lia um capítulo e entrava no twitter pra minha cabeça não entrar em curto circuito (não é exagero gente).

aqui a autora aborda sobre relacionamento abusivo em quase todas as facetas possíveis. ela escreve de uma forma que eu me sentia na pele da personagem e sofria junto com ela (claro que num grau muito menor porque nunca passei por essa experiência ? e espero nunca passar). ela vai construindo essa relação de uma forma que parece que caímos em um livro de romance (com uma pegada mais hot), mas aos poucos, e com várias sutilezas e pequenos indícios de que aquilo ali tá longe de ser um relacionamento ideal, ela vai ambientando a história e nos mostrando o porquê daquele ser um livro de suspense. arrisco a dizer que esse é um livro quase que de terror/horror com as coisas que eu senti lendo. sem dúvida alguma foi um dos livros que mais me deixou apavorada e com medo na vida.

"no escuro" é dividido em capítulos narrando acontecimentos passados e os do presente. no passado temos a descrição de todo o relacionamento que a nossa protagonista, catherine (ou cathy), passa com o sujeito em questão (não vou nem mencionar nome porque tenho nojo só de lembrar). são nesses capítulos que moraram grande parte do meu pânico. precisava sempre parar um pouquinho de ler pra retomar a história. a autora escreve de uma forma tão crua (e por vezes real) que você se sente sem saída assim como a catherine. intercalando com eles temos capítulos ambientados 3 anos após os acontecimentos do passado mostrando nossa mocinha tentando levar a vida depois dos eventos traumáticos. é muito agoniante ver as duas catherines desse livro. a do presente sofre de TOC derivado do estresse pós traumático e vive praticamente uma vida de reclusão e obsessão saindo apenas para o trabalho e vivendo cada dia uma luta interna consigo mesma e com os monstros que a pertubam ainda na sua cabeça (e fora dela).

já deixo avisado que o livro contém muitas cenas gráficas de violência contra a mulher e estupro. cenas essas que se você não se sente bem em ler recomendo que passe longe desse livro. é brutal, mas infelizmente real e acontece. uma coisa que muito me impressiona é que catherine tinha noção que ela estava em um relacionamento abusivo e violento (ela até mesmo chega a comentar sobre casos de mulheres na mesma situação que ela), mas não consegue se livrar como, por exemplo, num estalar de dedos. o que mais me impressionou (no pior sentido da palavra) e me fez passar nervoso demais foi o fato das próprias amigas não acreditarem no que ela dizia porque o "namorado" manipulava de uma forma tão opressora que todos caíam na lábia dele. eu quase jogava o kindle na parede com esses supostos "amigos" da personagem. entrava em desespero junto porque ela percebia que não tinha escapatória e era só ela e ele. como fugir?

os acontecimentos do presente no começo do livro são um pouquinho chatos eu admito, mas servem pra estruturar a catherine depois de tudo isso e criar uma personagem que a gente não sabe se pode inteiramente confiar (assumo que em muitas partes do livro fiquei me perguntando se a autora não tava querendo dar uma de inteligente pra cima do leitor). mas chega em uma parte do livro que é leitura desenfreada até acabar a história. não tem como largar. os últimos capítulos, quando meio que o presente e passado se encontram (ou ao menos se relacionam) é o grande clímax da história e eu como uma pessoa cardíaca estava prestes a ter um ataque se aquilo não acabasse bem. não irei dar spoilers do final, mas tem uma cena meio pertubadora nas últimas páginas (elizabeth haynes o que é isso)

esqueci de mencionar que o livro todo é narrado em primeira pessoa contado pela perspectiva da catherine (e por isso pode vir a questão do desconfiar que mencionei antes ? ratos de thrillers pertubados irão me entender)

no geral, achei uma ótima construção de personagem e narrativa e nem vou falar sobre a construção aos poucos do clima de suspense na história porque foi chef kiss. não é um livro pra todo mundo deixo mais uma vez aqui o alerta (saúde mental em primeiro lugar galera)!

quem estiver atrás de um bom thriller psicológico recomendo muito esse (o universo sabe como eu nunca mais tinha encontrado um bom)
menroduda 11/02/2022minha estante
Onde você comprou?

Maria.Nathalia 10/02/2022

Relacionamentos
Esse livro realmente não deve ser indicado para todo mundo, especialmente para mulheres que viveram em relacionamentos conturbados, é uma leitura que acompanha uma mulher que precisa conviver com as marcas de um namoro que só deixou cicatrizes que demoram para curar,
Mostrando o quanto afeta na vida dela?
Pode te parecer um livro maçante mas pelo contrário, somos envolvidos pela trama que nos faz questionar a própria sanidade- tipo pode despertar gatilhos na gente msm- mas isso que faz com que este livro se torne uma obra de arte nos induzindo a devorar o livro.

Manoela 07/02/2022

Um livro eletrizante, pesado, tenso, que aborda temas difíceis e prende sua atenção. Uma ótima leitura!

Luuma 07/02/2022

A história me deixou apreensiva do início ao fim, com momentos onde eu ficava extremamente tensa? envolvente e pesado, foi uma leitura difícil pelos temas abordados, porém muito boa.

Camila 02/02/2022

Na maioria das vezes, não existem marcas visíveis...mas isso não quer dizer que elas não existem!
As pessoas costumam julgar: "Nossa, mas por que não termina o relacionamento?"
Só quem vive um relacionamento abusivo sabe que não é assim tão fácil!!!

Jess 28/01/2022

???
Eu achei um bom livro, mostra o que relacionamentos abusivos podem fazer.
Mesmo eu acertando em algumas coisas dele só não ganha cinco estrelas pois esperava um pouco mais.

Ju Romero 28/01/2022

Cathy me irritou
O livro é super bem escrito e as intercaladas de períodos na história a tornam muito interessante. Porém ficou cansativo depois da metade. Demorou para evoluir. Não sei se era a intenção da escritora deixar o livro aflitivo, pois é justamente o que a personagem sente o tempo todo, mas acho que foi mais um efeito colateral adverso do que proposital. A Cathy teve várias gafes de atitudes. Me senti vendo um filme de terror no qual eu grito com os personagens para não se separarem ou não entrarem na casa mal assombrada. Caso você curta ler um livro sessão da tarde de suspense, vá fundo.

Giovanni 26/01/2022

?Verifiquei o contorno da porta para ver se estava bem ajustada com o batente, prestando atenção a qualquer protuberância que pudesse indicar um fechamento imperfeito. Conferi seis vezes contando a cada vez: um, dois, três, quarto, cinco, seis. Girei a maçaneta; seis vezes.?

?Novamente, ouvi meu mantra surgir indesejavelmente na minha cabeça:Isso não é normal. Não é assim que as pessoas normais pensam. Mas que se dane afinal, o que é ser normal??

?Tudo isso para apaziguar meu cérebro. O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo. Quando consigo fazer tudo direito, na ordem certa, fazer minhas verificações corretamente, seguir o ritmo certo, então as imagens somem por algum tempo.?

"O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo."

"Meu coração ainda estava acelerado.
Com um suspiro, levantei da cama e fui até a porta para começar tudo novamente.
Isso não pode continuar. Já faz mais de três anos. Isso tem que acabar, tem que acabar.
Nessa segunda ronda, repeti todo o processo verificando tudo doze vezes, para só então passar para a janela da frente."

"De que adiantaria correr, afinal de contas? Não tinha funcionado da última vez, e tampouco funcionaria agora. Eu teria que ficar. Teria que ficar e me preparar para lutar."

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como "Não é tão Simples assim", e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim ? apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

"Agora preciso pensar em um jeito de seguir em frente com isso. Encarar o resto da minha vida. Um dia de cada vez, um passo após o outro. Não posso continuar assim por muito tempo. Não posso."

"Você não está mais sozinha nisso. E você pode escolher se livrar desse homem ruim, e continuar melhorando e se fortalecendo a cada dia até não sentir mais medo, ou pode deixar que ele continue prejudicando-a. A escolha é sua."

"Por um instante, tive vontade de abraçá-lo. Queria saber como seria estar entre seus braços, se me sentiria mais segura ou não."

"Sabe o que foi o pior de tudo? ? prossegui finalmente, ainda com a cabeça em seu ombro. ? Não foi ficar sentada naquele quarto esperando que ele voltasse para me matar. Não foi ter sido agredida, não foi a dor, (...); o pior foi que depois, ninguém, nem sequer minha melhor amiga, acreditava em mim."

"Eu o vejo em todos os lugares, o tempo todo. Sei que ele não pode ser os homens que vejo, pois ele se encontra a milhares de quilômetros de distância, (...). Mas ainda assim ele me assombra, uma aparição frequente, lembrando-me de que nunca vou me livrar dele. Como eu poderia, se ele ainda está dentro da minha cabeça?"

"Eu me lembro da sensação de esperar que ele voltasse, sabendo que não podia fazer nada para escapar, que de nada adiantava correr ou resistir. Era mais fácil simplesmente me entregar."

No Escuro é de arrepiar, indico a leitura dele a todos.

Nanda.Marques 24/01/2022

Me deixou tensa, do jeitinho que eu amo
O livro trás a história de Catharine em dois momentos da sua vida, sempre que leio livro assim, no começo fico confusa .. até me situar e começar a entender. Nesse livro não foi diferente.

No passado de Cathy, vemos qnd ela conhece Lee, ela era uma mulher cheia de vida, de amigos. No presente, vemos Cathy bem diferente, com um TOC fortíssimo que interfere em sua vida.

A cada capítulo vamos entendendo mais tudo o q ocorreu na vida dela, tudo o q culminou a ela chegar onde está.

Em vários momentos eu fiquei tensa com o que poderia acontecer, me sentia apreensiva, sentia as mesmas coisas que a protagonista sentia. Amei o desenvolvimento da história, os plots que me pegaram de surpresa e o desfecho foi bastante satisfatório.

naya 20/01/2022

Envolvente
Faz anos que não leio e de repente um dia li um tweet comentando sobre um livro mas a pessoa não falou de qual se tratava e para deixar um suspense indicou 4 leituras, dentre elas, No escuro.
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo. Nunca tinha lido algo do tipo que envolve transtornos mentais e obsessão. Adorei a história, tem muito sangue e dor, é doentio cada ação contra a protagonista.
A cada página lida eu ficava mais interessada em saber o que iria acontecer e querendo muito que a protagonista tivesse uma virada de página.
Gostei de como finalizou o livro, com aquela pitadinha de raiva e ansiedade.

Obs pessoal: imaginei o Stuart como o Josh Pack, deu uma suavidade no personagem e consegui amá-lo pela paciência e ânimo descritos.

Tatinha.Car 30/12/2021

Não quis parar de ler.
O livro conta o que aconteceu com Catherine quando ela conhece e se relaciona com Lee.
E o que está acontecendo após esse relacionamento, agora ela se chama Cathy.
No começo me senti confusa com a leitura, porque não me atentei as datas dos fatos.
A leitura é tensa e angustiante, mas fluída.
Esse livro mostra a realidade de muitas mulheres que sofrem a violência psicológica e física de seus companheiros e não conseguem sair da relação.
Gatilhos: Violência contra a mulher, TOC, Transtorno de Estresse Pós-Traumático.