Desejo à Meia-Noite

Resenhas - Desejo à Meia-Noite

Lare 02/08/2020

.Desejo
à Meia-Noite é o primeiro volume da série The Hathaways, que conta com cinco
livros publicados pela autora Lisa Kleypas entre os anos de 2007 e 2010.
Tal saga narra às aventuras e paixões dos irmãos Hathaway, de forma que cada um
dos membros dessa família é protagonista de um livro em especial, entretanto,
mesmo que as obras possuam início, meio e fim, é necessário lê-las em ordem
para acompanhar os avanços gerais dessa numerosa e espirituosa família. Sendo
assim, nesse primeiro romance conhecemos Amelia, uma jovem que para os padrões
londrinos já passou da idade de se casar e que, depois de ter seu coração
despedaçado, se fechou para o amor e passou a dedicar todo o seu tempo no cuidado
com suas irmãs mais novas ? fora o fato dela ser a responsável por boa parte
das tarefas que deveriam dizer respeito ao cabeça-dura do seu irmão mais velho.
Porém, além da história de Amelia conhecemos também as particularidades dos
Hathaways, suas perdas, seus defeitos, suas personalidades díspares, de forma
que quando menos esperamos estamos completamente envolvidos em suas histórias
de vida. Entre muito drama familiar e espessas doses de bom humor, temos ainda
um romance clichê, mas exatamente por isso, fortemente cativante. Afinal, quem
não sonha em viver um romance sob a luz do luar da meia noite?

?Ela merecia bem mais que isso. Merecia um
amor apaixonado, quente, avassalador, um sentimento que consumia tudo. Ela
merecia? Ah, inferno. Estava pensando demais.?

Amelia tem uma personalidade típica de
mocinhas de romance de época: forte, destemida, controladora, dona de si? Depois
da morte dos seus pais ela ? como irmã mais velha ? assumiu uma grande
responsabilidade ao virar uma espécie de mãe para os seus irmãos. E o fato é
que para isso ela precisou assumir o controle de tudo ao seu redor, o que fez
dela uma mulher que prefere a segurança de um terreno límpido do que a
incerteza de caminhos desconhecidos. Além disso, o controle também fez de
Amelia uma jovem com opiniões fortes que facilmente se confundem com resquícios
de teimosia, de forma que quando o mestiço (meio cigano, meio irlandês) Cam
Rohan aparece em sua vida fazendo as coisas fugirem do seu controle, ela
institivamente foge dele, mesmo que isso demande mais força de vontade do que
ela ousaria admitir. O envolvimento dos dois é previsível e instantâneo (como
já é de se esperar), mas em contra partida os fatores familiares que eles
carregam tornam tal relação envolvente e imprudente. Talvez o elemento místico
da trama, ligado com a cultura cigana apresentada pela autora, seja o grande
ponto de imprevisibilidade da história, mas independente disso é inegável que o
livro começa como ?qualquer outro? romance de época e acaba como um livro único
e apaixonante.

Minha
ruína foi o enredo familiar; de início, quando o livro parecia
focar apenas em um romance platônico e socialmente reprovável, não achei que
iria gostar tanto dele, contudo a narrativa se transformou e me abocanhou de
jeito quando passou a revelar mais sobre as idas e vindas do destino que
entrelaçam a vida de Cam com a família Hathaway. Tudo que liga passado com
presente e que apresenta uma grande e complexa família como pano de fundo para
um romance intenso, me ganha como leitora. Porém, existem mais fatores
apaixonantes nesse livro como, por exemplo, os personagens estruturados e a
inserção de dois ciganos para lá de misteriosos, os traumas bem explorados e a
escrita contagiante da autora, que ao mesmo tempo em que é rica em detalhes, é
fluída e leve sem se tornar cansativa.

Cam e Amelia nos levam a viver um romance
açucarado e libertador. É contagiante ver como juntos eles deixam aparecer seus
medos e sonhos mais íntimos. Um grande ponto que a autora aborda é que, antes
do amor, ambos possuíam regras e valores rígidos quanto aos seus anseios para o
futuro, porém, quando experimentam um sentimento tão forte de união e
compreensão, deixam as máscaras caírem, sem medo de julgamentos e repressões. É
claro que o romance é fantasioso e sonhador, contudo, quem não espera um amor
assim? Verdadeiro, intenso e transformador?

Já conhecia o trabalho dessa autora, por
isso, por mais que ela tenha me surpreendido com uma abordagem ?cigana?, não me surpreendi com seu
talento, pois era ciente sobre ele. Com esse livro eu ri, suspirei, ganhei um
novo mocinho favorito e fiquei com um gosto de quero mais. Estou muito ansiosa

Maria.sofre 30/05/2021

Desejo à Meia Noite
Esse livro teve muitos altos e baixos, e realmente me deixou um pouco decepcionada.
No começo eu tava muito ansiosa e colocando muitas espectativas, e de início ele foi bom. Conhecer o Cam e a Amélia; eles foram do tipo de personagem que você gosta de cara. Mas em um certo momento do livro, na minha opinião, vários dos personagens perderam o seu brilho, incluindo os principais.
Cam ficou muito ciumento e possessivo, Amélia chatinha, Win sonsa, Beatrx e Meripen meio termo...
A história em si é boa, mas em algumas ocasiões eu fiquei muito irritada ou entediada, tanto que demorou um pouco para terminá-lo, mas também teve muitos momentos fofos e engraçados.
O final foi a parte em que mais me prendeu; ver a uma certa evolução no Leo, o casalsinho se resolvendo e afins... Realmente espero que os próximos da série sejam melhores, embora não tenha certeza se serão os próximos que lerei...
Apesar de tudo foi um bom livro, uma escrita direta e própria para a época. Espero ler mais livros dessa escritora que falam tão bem.

Ju 22/07/2020

É teimosia que vocês querem?
Desde a primeira página soube que não faria nada até devorar todas as histórias dessa família nada convencional que são os Hathaways! Confesso que invejei a determinação da nossa protagonista Amélia até o fim! O amor incondicional dela por todos os irmãos é louvável. Tão dedicada ao sacrifício da própria vida em prol dos seus, que me fez prender a respiração imaginando até quando ela conseguiria ignorar seu amor pelo Cigano lindo e misterioso, Cam Rohan. Um romance maravilhoso e instigante.

Alê 18/08/2020

Amei
Amei a história, é envolvente e te prende. O romance é bom, vale a pena

Cris Comel 29/06/2021

Gostei muito
Eu gostei muito desse livro, é meu primeiro contato com a escrita da autora, e me surpreendeu bastante, é um romance de época diferente do que estamos acostumados a ver nesse gênero, eu amei muito o casal e essa família que não é nada convencional mas que ganhou meu coração ??

Babi 30/05/2022

achei que se perdeu no meio
Li esse livro muito rapidinho porque me prendeu bastante, mas sinto que no meio se perdeu bastante na historia, mas espero que isso seja uma característica do livro e não da escrita da autora porque to bem empolgada pra ler os outros livros da série. Recomendo para passar o tempo mas não por ser um romance avassalador ou algo assim.

@bibliotecadaana 22/05/2021

Eu gostei muito desse primeiro livro. Os personagens são cativantes e a forma como a autora vai criando a história e envolvendo muitos outros caminhos me fazem ficar curiosa e ansiosa pelos próximos livros.

Laina 08/01/2021

Saindo da área de conforto
Esse livro é um escape do que a gente está acostumado a ler num romance de época, começando pelo fato de que o mocinho é um cigano. Nós somos introduzidos à alguns costumes, lendas e palavras desse povo. Eu adorei, achei que ia ser estranho "do nada um cigano" , maaas a vida tá aí para descobrir novas coisas e perceber que as vezes sair da nossa área de conforto pode nos agregar muito mais.
PatyFOliv 08/01/2021minha estante
Adorei o que escreveste. Ainda não li o livro, apenas o tenho na minha lista de "quero ler", mas o que escreveste me deixou mais curiosa ainda para me aventurar nesta leitura. :)

Laina 09/01/2021minha estante
Ele é muito gostoso de ler, e também trás muitos assuntos como depressão e ansiedade, é emocionante também. Eu super recomendo

Dalila 16/06/2022

Amor de pica bate e fica ??
Esse foi o primeiríssimo romance de época que eu li, muitos anos atrás. Essa família foi a responsável por fazer eu me apaixonar pelo gênero.
Amo todos os Hathaways sem exceção e a Lisa introduziu muito bem todos, impossível não querer ler os próximos. Os hots são bons, tem romance, tem mistério, tem desastre, tem comédia, tem tragédia. Como não se apaixonar? Amo todos os livros dos Hathawas e todas as histórias deles e amo a dinâmica do Cam com a Amélia, a introdução dele na familia é tão natural, eles são um casal perfeito. Os vanguardistas na arte de amar dos Hathaways. Obrigada por todos os mimo Lisa Keyplas

Anne 22/07/2021

AMEI
Gente que livro maravilhoso chegou a me trazer alívio. E ainda n creio que acertei o plot aí aí ???? amei e já tô lendo o próximo!!!!

EllenIsal 12/12/2020

Além
Gostei muito foi além do esperado, e como já fazia mais de 3 meses que não conseguia pegar nada pra ler me fez gostar ainda mais dele

Ana Menoncello 20/08/2022

Ameei a história de Amélia. Ela é uma pessoa super preocupada com a família é considerada solteirona, devido à idade. Teve todos os motivos para se tornar uma pessoa amarga, mas apesar das dificuldades e a pressão de cuidar da família ela achou um amor lindo pra ela.
Cam, é um cigano e apesar de já conhecê-lo nos livros da série anterior, podemos aprofundar mais sobre ele nesse livro e ele é de se apaixonaaaaaaar

Brunakelle 21/07/2021

Escrita simples, fluída e previsível. Achei o começo mais envolvente, do meio para o final o ritmo de leitura caiu. Esse foi o primeiro livro que li com protagonista cigano, achei interessante e bem representativo. Gostei da família, do casal formado e do desenvolvimento geral da história (embora algumas ações não sejam muito legais, julgo ser o ?normal? para a época). Foi bom relembrar e saber mais do Cam e de outras personagens da série Estações, inclusive é interessante essa ligação que a autora proporciona.