O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Ogaiht 17/10/2021

A Obra-prima de Tolkien
O Silmarillion de J.R.R Tolkien é uma das obras mais lindas já escritas. Quando lemos O Senhor dos Anéis, vemos a dimensão daquele mundo. Mas depois que lemos O Silmarillion, nossa percepção sobre aquela obra muda completamente, e percebemos o quão grande e antigo é aquele universo. Talvez aqueles que já tenham lido O Senhor dos Anéis fiquem decepcionados com o estilo do livro, pois aqui não temos uma narrativa única e linear com os mesmos personagens ao longo do livro. Mas sim, uma série de narrativas que que vão desde a criação do mundo até os tempos de O Senhor dos Anéis. O livro é dividido em 5 partes: O Ainunlidalë, mito da criação do mundo, é uma das partes mais lindas do livro, mostrando como aquele mundo foi criado a partir da música! É aqui também que achamos varias referências a Bíblia e aos princípios do cristianismo. A segunda parte é o Quenta Valaquenta, que discorre sobre os espíritos governantes do mundos, seus nomes e seus poderes. A terceira parte, o Quenta Silmarillion é a principal estória, e narra a criação das Silmarils, 3 joias criadas por Fëanor, o maior entre os elfos noldorin, que são roubadas por Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão da Terra-média. Para recuperá-las os Altos Elfos retornam à Terra-média e travam uma guerra de séculos e sem esperança contra o Inimigo. Nessa parte há várias narrativas, sendos a principais A Queda Gondolin, Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin. Essas estórias são apresentadas aqui resumidas, tendo cada uma delas um livro próprio publicado postumamente pelo filho de Tolkien. E finalmente temos o Akalabêth, que falava sobre a decadência e queda de Númenor e a quinta parte se chama Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, que fala justamente sobre a história da forja dos
Grandes Anéis de Poder. Enfim, este livro é essencial para a mitologia de Tolkien e é uma experiência fantástica quando lido depois de O Senhor dos Anéis, pois então temos uma ideia de certos acontecimentos que são mencionados no livro mas que não são explicados, como a Queda de Nargothrond, o que existe além-mar no Oeste, quem foi Ëarendil, a origem dos Balrogs, etc. Este livro é poesia pura.
Gabriel.Chiquito 17/10/2021minha estante
Senti a mesma coisa. A trilogia do senhor dos anéis me pareceu tão pequena depois de ler O Silmarillion.

Toshiko.Pri 31/12/2023

Uau!
Olha, não é uma leitura fácil realmente, mas não por não conseguir entender, mas por ser uma leitura lenta, e aí mesmo sendo bom me dá preguiça e deixo de pegar nele, tanto que demorei mais de 2 meses para finalizar ?
Mas depois de ter "corrido" esse mês pra finalizar, não deixarei mais a preguiça me dominar nos próximos, pois a experiência é incrível!

Enfim, que livro maravilhoso! Que construção de personagens, que sensibilidade. Quanta referência bíblica. É, anos atrás, quando eu nem sabia que o Senhor dos anéis era livro, eu achei que nunca assistiria aos filmes, ah que bom que eu mudei de idéia, e me apaixonei pela estória, e começar a ler essas obras, é emocionante, uma ótima última leitura do ano.

No fim não falei nada sobre o livro, mas tudo o que ele me fez sentir, espero que te inspire a lê-lo também ?

Veh 27/10/2021

O livro é ótimo, principalmente para quem quer saber mais sobre o universo de Senhor dos anéis, porém tem alguns momentos que o livro fica um pouco cansativo.

Marcelo Magalhães 15/01/2022

Como dizem por ai ,O Silmarillion é a bíblia da Terra Média ,mas assim como ela não é um livro pra ser ler apenas uma única vez ,porque são muitos nomes ,lugares , épocas e acontecimentos.
Um livro imperdível para qualquer pessoa que curta mesmo que pouco as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis , começamos com Ilúvatar criando Arda e vamos até logo após missão de Sam e Frodo com Um anel ,ou seja,se passa em 3 eras , pra mim com destaque para Beren e Lúthien ,uma linda e trágica parte da história da Terra Média e onde eu tirei uma lição pra minha vida , eu percebi que tudo é sobre amor ,coragem e sacrifícios .

Amei O Silmarillion assim como amo O Hobbit e O Senhor dos Anéis .

hobbitusille 07/06/2022

é basicamente um livro de mitologia, só que da terra média
não que isso seja algo ruim, na verdade pra mim foi um dos pontos altos. esse livro se lê como, praticamente, um livro de história, onde se conta a mitologia da terra média desde literalmente o início de tudo.

por isso a leitura é muito mais densa, exige um pouco mais de empenho em comparação com senhor dos anéis. porém, eu sou uma pessoa que adora mitologias, então, mesmo que esta seja uma criada para fins diferentes, eu já estou acostumado com esse ritmo.

inclusive, foi muito incrível ir captando e percebendo o quanto tolkien se inspirou em outras mitologias, especialmente a nórdica. acredito que isso fica muito evidente em todos seus livros (pelo menos esses principais em seu universo) e aqui com certeza não é diferente. ficam evidentes também inspirações tiradas de outros mitos e contos, como gregos e cristãos.

mesmo que seja uma leita mais seria e densa, e mesmo que não seja um dos meus livros preferidos dentro do universo da terra média, o livro é incrível e um adendo muito rico (muito rico mesmo) que todo mundo que gosta de senhor dos anéis / hobbit deveria dar uma chance.

Bruno.Jacimenco 13/01/2024

O Velho Testamento de O Senhor dos Anéis
Caro leitor, apesar de o livro possuir uma lista com todos os nomes que aparecem durante a história, eu recomendo ir anotando. Isso facilitará sua consulta e ajudará na memorização.

Este é um livro essencial para quem já passou pelas principais obras de Tolkien. Nele é relatado desde a criação do mundo, que possui uma beleza extraordinária, até os últimos acontecimentos de O Retorno do Rei.

O enredo gira em torno das Silmarils. Três belíssimas joias que possuem a luz das duas árvores de Valinor (O Jardim do Éden dos Elfos) e foram criadas pelo elfo Fëanor. Melkor, uma criatura de Ilúvatar (Deus) que se rebelou contra seu criador, sua criação e queria glória para si, destrói as duas árvores e rouba as Silmarils. Uma série de acontecimentos ocorrem após Fëanor jurar recuperar as Silmarils, partindo de Valinor e levando consigo vários Elfos para a guerra contra Melkor.

Neste livro você encontrará muitas informações a respeito das origens dos povos, tais como: Elfos e seus Clãs, Anões e Humanos. As origens de personagens essenciais na trilogia de O Senhor dos Anéis, tais como: Galadriel, Elrond, Sauron e Aragorn. Gandalf é citado, mas não se fala de sua origem familiar.

É nítido as referências Bíblicas que Tolkien usou nesta obra, o que a torna ainda mais bela. Dentre as histórias relatadas neste livro, fica pessoalmente o destaque para Beren e Lúthien, Turin Turambar e Akallabêth (A queda de Númenor).
Rogéria Martins 13/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bruno! Maravilhosamente escrita.
Parabéns!

Bruno.Jacimenco 13/01/2024minha estante
Muito obrigado ?

Guilherme.Monteiro 27/05/2020

A Bíblia da Terra Média
É estranho ler "O Silmarillion" logo em seguida de "O Hobbit", pois a escrita é bem mais densa e complexa, por haver muitos personagens e muitos acontecimentos através de três eras.
Entretanto, as histórias que Tolkien conta através de vários contos (que foram muito bem editados por Christopher Tolkien em ordem cronológica) são INCRÍVEIS, desde da criação de Arda até os eventos presentes em "O Senhor dos Anéis", com histórias de amor, ódio, romance, quedas, guerras e uma sensacional criação de mundo que engrandece mais ainda a riqueza do que Tolkien criou para a fantasia.
É um livro absolutamente fantástico, que têm que ser relido e merece ser relido, não só para pegar as informações que escapam durante a leitura (pois são muitas, e muitos personagens), mas como também, para adentrar essas histórias fascinantes de novo...e de novo...e de novo.

samucacn 06/03/2022

O Silmarillion
O Silmarillion, juntamente com outras obras de Tolkien, forma uma extensa, embora incompleta, narrativa que descreve o universo de Eä, onde se encontram as terras de Valinor, Beleriand, Númenor e da Terra Média, onde se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis..

Tiago.Guedes 09/04/2024

Um mergulho na história da terra média
Ao iniciar minha jornada por "O Silmarillion", senti-me transportado para um universo épico e ancestral, onde a grandiosidade da criação se mesclava à tragédia e à beleza. A escrita de Tolkien, rica em detalhes e descrições, me convidou a explorar cada canto da Terra-média, desde a aurora dos tempos até a ascensão dos Elfos e Homens.

A obra me fascinou por sua complexa mitologia, composta por Ainur, Elfos, Homens, Valar e Maiar, cada um com seus próprios reinos, histórias e motivações. A batalha entre o bem e o mal, personificada por Eru Ilúvatar e Melkor, permeia toda a narrativa, tecendo um drama épico que se desenrola ao longo de eras.

No entanto, confesso que a leitura nem sempre foi fácil. A linguagem formal e arcaica, somada à profusão de nomes e lugares, exigiu um esforço extra para acompanhar o ritmo da história. Em alguns momentos, senti-me como um viajante perdido em um mapa antigo, buscando decifrar cada símbolo e traçar seu caminho.

Mas, apesar dos desafios, a recompensa foi imensa. As histórias de Beren e Lúthien, Túrin Turambar e Eärendil me emocionaram profundamente, com seus atos de bravura, amor e sacrifício. A riqueza de detalhes e a beleza poética da escrita de Tolkien transformaram cada página em uma experiência única.

"O Silmarillion" não é um livro para todos. Sua linguagem complexa e ritmo lento podem afastar leitores menos acostumados com fantasia épica. Mas para aqueles que se dispõem a mergulhar em suas páginas, a recompensa é uma jornada inesquecível pelas eras da Terra-média, desvendando os segredos que moldaram o mundo de "O Senhor dos Anéis".

Lucca 28/06/2023

MAIS UMA BOA JORNADA LIDA
Confesso que este livro foi uma esplendor para mim e alguns momentos me peguei enrolando para não terminar
Não nego que histórias que contam sobre os passados daquele universo e a mitologia me atraem bastante
Tolkien faz isso magistralmente através deste livro
Contando desde da gênese até o momento em que ocorre a saga Senhor dos Anéis
Admito que pelo excesso de informação e personagem (o filho que é neto do bisneto) me fizeram me perder um pouco
Mas para aqueles que amam Senhor dos Anéis ou tem qualquer apreço por história de fantasias
Este livro é mais que essencial
RECOMENDO FORTEMENTE
ÓTIMA LEITURA
??
Bray 28/06/2023minha estante
a história desse livro é amarradinha e fechadinha? tava querendo ler, mas ouvi dizer que precisava ler os contos inacabados ou algo assim

Lucca 28/06/2023minha estante
Então amigo a história é fechada e ao mesmo tempo não é pq é uma característica do Tolkien deixar que a história se conte então você vai ver algumas lacunas, mas é pq os personagens da trama não tiverem acesso a uma informação
Fez sentido?

Bray 28/06/2023minha estante
Tlgd. Você diria que seria legal começar pelo Silmarillion antes do LOTR? Eu to com o box aqui em casa, mas se for interessante começo pelo Silmarillion haha

Lucca 28/06/2023minha estante
Oooo massa demais, mas eu te recomendaria começar pelo senhor da anéis para vc se situar no mundo de Tolkien e sentir mais ou menos se vale a pena continuar a jornada

Raphael Santos 24/09/2021

O início de toda a magia
Para os não iniciados, O Silmarillion é um livro de histórias da Terra-média de Tolkien, a terra de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

É escrito em um estilo muito diferente de suas obras mais famosas e acho que muitas pessoas se incomodam com isso. Devo dizer que, por mais fã de Tolkien que eu seja, até eu acho O Silmarillion um pouco seco e repetitivo às vezes. Para quem ama O Hobbit e O Senhor dos Anéis a ponto de saber mais sobre o mundo que abriga esse livro, esta é uma leitura obrigatória.

Talita 14/11/2020

A nitidez sobre o domínio do mundo que se criou. A consistência dos fatos e acontecimentos. A noção do poder da imaginação de Tolkien.

Bom, são esses alguns elementos que se depreende de O Silmarillion.

Esta obra trás uma narrativa mais madura e enxuta dos fatos ocorridos desde o início dos tempos até o fim da Guerra do Anel.

Se você é fã de O Senhor dos Anéis, O Silmarillion não pode passar despercebido.

É tanta informação que tenho ciência que em algum momento precisarei lê-lo mais uma vez.
Thairan Matos 15/11/2020minha estante
Livro foda demais! Com certeza eu vou reler!

@bibliotecagrimoria 17/11/2020minha estante
Melhor livro do Tolkien pra mim.

Anthony 16/09/2020

A Luta pelo ideal
Essa obra em específico deixa claro todo o empenho do autor, tanto no que diz respeito ao afinco em construir um universo próprio e unifica-lo de forma coerente, até ao que diz respeito à crença de suas próprias ideias, pois por anos ele trabalhou na obra, tentou publicá-la várias vezes sem êxito. Pena que não tenha vivido para ver o sucesso de mais esse livro.

Victor 10/06/2023

Muitos detalhes e nomes
Esse livro é incrível, mas demorei a me acostumar na forma que ele narra as coisas. São MUITOS nomes dentro do livro. As vezes você pode se perder com muita informação ao mesmo tempo. Mas no fim é recompensado com a riqueza do mundo de Tolkien que é maravilhoso.