O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Thiago548 09/06/2022

A história antes da história
É uma leitura digna de Tolkien mas um pouco mais parado, mas é muito mágico como todo o Legendário. Super recomendo.

nando 27/03/2022

O genesis da terra-média de Tolkien
O silmarillion trata-se de um livro no qual conta-se como a terra-média se originou, e os antepassados dos personagens que conhecemos em O senhor dos Anéis. É um grande relato dos dias antigos, da genesis do mundo criado por Ilúvatar, de elfos, anãos e homens mortais. A primeira era.
Dividido em cinco partes, a historia trás contos de personagens diferentes que se interligam em torno do grande vilão: Melkor, o Morgoth. Em Ainulindale temos a criação da terra, precedida da criação dos Valar. Logo depois de Valaquenta, na Quenta Silmarillion, temos a criação das Silmarils, joias de grande poder e plano central do desenvolvimento da história.
ambicioso, Melkor se rebela contra seu povo e seu criador, tornando-se o senhor sombrio, tendo como principal objetivo a destruição dos demais. Ao roubar as silmarils, vários personagens tentam recuperá-las, mas sempre que elas aparecem, alguem acaba morrendo.
Um dos pontos que não gostei muito na história, é a falta de um personagem central ao qual se consiga estabelecer um vinculo durante toda a história. A não ser que você goste do vilão, pois ele perpassa por todo o enredo. Além disso, existem muitos personagens e muitas linhagens em um vasto território rico de detalhes, o que chega a confundir um pouco a cabeça do leitor que não é acostumado com Tolkien.
Não obstante, para quem leu O Senhor dos Anéis antes, assim como eu, é incrível ver as historias se interligando, e ver personagens já conhecidos, só que em outras eras.
Sobre Morgoth, ou Melkor achei um vilão meio fraco. promete muito e faz pouco. Sauron consegue tocar mais terror. Inclusive, minha parte favorita é Dos anéis de Poder e da Terceira Era. Gostei muito do inicio, só que no meio achei um pouco arrastado.
O que não tira o mérito e a beleza da experiência que tive com o livro.
E claro, tornou-se um favorito, cinco estrelas.
Leiturando Livros Paula 27/03/2022minha estante
Esse está na minha lista. Amo Tolkien

@_leandropaixao 25/04/2021

Escrita complexa
Esse livro é ótimo para quem quer aprofundar o estudo sobre a terra média, já para para aqueles amantes de fantasia mas sem interesse de ter um conhecimento tão analítico sobre o universo criado por Tolkien, não recomendo.

SamaraF 09/02/2024

Tão difícil quanto belo
Sim, é verdade o que dizem, O Silmarillion é um livro bastante difícil com uma quantidade imensa de nomes de personagens e lugares. Ao mesmo tempo é um livro incrível, portanto vale a pena!
As histórias contadas são envolventes, um prato cheio pra quem ama fantasia. A criatividade e a genialidade de Tolkien, para mim, são inquestionáveis.
O capítulo introdutório, chamado Ainulindalë, é o que eu já li de mais belo na vida. A criação da terra é conectada com a composição de uma música, e a maldade é criada quando um dos compositores resolve, digamos, sair do tom, entrando em desarmonia com os demais. É poético, é pura arte.
Ouvi dizer, e concordo, que esse livro é como se fosse a Bíblia do universo de O Senhor dos Anéis e de outras histórias sobre a Terra Média. Quem é fã certamente deve ler, pois mostra o início de algumas histórias e resume outras.
Eu só não recomendo a leitura para quem ainda não teve nenhum contato com a obra de Tolkien, pois a leitura é pesada e envolve empenho, portanto pode desestimular.
Livro adicionado aos favoritos com sucesso!

Lala 28/05/2021

Maravilhoso
Eu amei essa leitura!Pra uma fã da Terra Média foi simplesmente incrível ver o como Arda foi criada e conhecer as histórias das eras antigas. O Ainulindalë é muito poético e bem escrito , e , como a Terra Média foi criada através da música, eu li com a trilha sonora dos filmes do lado e fui imaginando as coisas surgindo no ritmo da melodia , foi uma experiência única.
A mitologia do livro é muito rica e expande demais o universo que a gente já conhecia de LOTR e O Hobbit. Eu me apaixonei pela história e pelas lendas dos tempos antigos. Minha favorita foi Beren e Luthien, que é muito emocionante e bonita. Também foi incrível conhecer a trágica história de Túrin Turumbar, as batalhas épicas contra Morgoth e a saga das silmarils.
Ou ainda o Akallabêth e a queda de Númenor, ou a forja dos Anéis por Sauron.
Quem é fã de LOTR vai sacar as referências. Eu me peguei várias vezes falando "Ahh então é assim que esse lugar surgiu!" e coisas do tipo. É incrível entender mais sobre o como esse universo funciona e explorar mais a sua história.
Não é uma leitura fácil, a forma do texto é bem diferente do que estou acostumada, a escrita é bem direta e isso as vezes cansa, a todo momento tem nomes novos e acontecimentos diferentes, então tem que ficar bem atento pra não se perder (recomendo um caderninho pra anotar aliás kkkk), mas vale muito a pena!
Amei conhecer os grandes personagens da primeira e da segunda era e ler sobre a queda dos noldor e os grandes conflitos dos tempos antigos.Foi fantástico revisitar a Terra Média e a ver nessa roupagem diferente e interessante.
É épico, mágico e tudo vai se interligando, o que eu achei muito legal de acompanhar. Imperdível. Recomendo pra todo fã de Tolkien
NayLyra 28/05/2021minha estante
Sensacional !!!!!

Pedro Spears 10/03/2023

Daria um excelente filme somente da Primeira e Segunda era.
O livro é muito bom e segue o mesmo padrão de fantasia que só Tolkien conseguiu criar e nos proporcionar. A história pode ficar lenta devido a tantos detalhes, nomes e palavras estranhas, mas no final do livro tem tudo bem explicativo, caso ocorra dúvidas durante a leitura. Eu amei os contos presente no livro e a história sobre as silmarils é tão fascinante quando sobre a criação do anel. Recomendo o livro caso seja fã de O Senhor dos Anéis.

Joao.Gabriel 07/06/2021

Bixo, que livro denso

Vou te dizer que se for ler, leia apenas depois de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. É MUITA informação, e tem spoiler desses livros que eu disse no final do Silmarillion.

É um livro muito bom, afinal

Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????

Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

A bíblia de Arda
“Havia Eru, o Uno, que em Arda é chamado Ilúvatar; e ele fez primeiro os Ainur, os Sacros, que eram os rebentos de seu pensamento e estavam com ele antes que qualquer coisa fosse feita.”

Quando um livro começa numa prosa deliciosa que te remete aos céus através de um dedilhado primoroso contando o início de tudo o que veio a ser da Terra Média, em um tom bíblico e repleto de referências, gerando inspiração para várias outras obras que também estão guardadas do lado esquerdo do peito, como não favoritar para a vida?

O Silmarillion é sem dúvida, como muitos o afirmam, a Bíblia de Arda. E assim como na própria religião católica, Tolkien nos mostra como Ilúvatar criou tudo o que veio a ser; inclusive a própria semente maléfica que se rebela contra seus preceitos, espreitando nas sombras, articulando diversas formas para ver seu trabalho negro concluído.

Não vou nem tentar reproduzir todos os nomes presentes neste compêndio; é uma missão além das minhas capacidades, mas só acreditem quando lhes digo que cada um deles, Uno, Ainur, Valar, Maiar, Primogênitos, Atani, Naugrin e tudo o mais que passou a existir em Arda, tem sua importância extrema para o Legendarium de Tolkien. E que privilégio poder ler e degustar dessa obra!

Além dos relatos do início de tudo e das criações das raças e outros seres, O Silma também apresenta os Três Grandes Contos dos Dias Antigos: De Beren e Lúthien, De Túrin Turambar e De Tuor e da Queda de Gondolin, que leremos nesses próximos 3 meses na #lcterramedia ; bem como extras em formato de genealogia, apêndices, significados de alguns nomes em sindarin e quenya... Leiam Tolkien!

site: https://www.instagram.com/p/CBB7tNgjCdj/

Julls 22/03/2022

Como uma grande viciada na série devo dizer que esse livro é perfeito , vale muitoooooo a pena ler ????

Leonardo.H.Lopes 10/01/2021

Considerações breves
Quando se tem tantas resenhas de um mesmo livro em um mesmo lugar, como é o caso desse, acaba que outras resenhas contando a história acabam não fazendo tanta diferença para aqueles que batem aqui procurando referências se o enredo do livro pode ou não ser de seu agrado. Acaba, portanto, que não vou fazer uma resenha se O Silmarillion, mas apenas tecer umas considerações breves e pessoais.

Bom, o que dizer desse livro? Uma mistura de gosto, mas nem tanto. Existem histórias boas como a Música dos Ainur e a criação e o início de tudo; a saga das Silmarils; o Juramento de Fëanor; o Fratricídio de Auqualondë; Beren e Lúthien; a última parte que casa com os acontecimentos que gostamos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas no geral o livro me cansou, extremamente pedante em vários pontos que me fizeram pular linhas e parágrafos, e quando isso ocorre é porque está ocorrendo algo muito grave na experiência de leitura. No fim, o todo é maior do que a soma das partes, embora muitas dessas partes isoladas não vão fazer diferença para sua vida de leitor ou de apreciador de O Senhor dos Anéis, salvo se for um estudioso ou amante assíduo, no sentido pornográfico do termo.

Bárbara 27/12/2022

Não tem muito mais o que eu possa efetivamente dizer além do quão mágico e imaginativo é esse universo. Só sinto falta mesmo do protagonismo e força feminina e de variedades culturais. Um mundo inteiro e a única forma de expressão é europeizada e patriarcal, mesmo que a mitologia seja uma mistura de muitas culturas. Ou ainda, do cristianismo com as lendas gregas e romanas, tudo bem ocidental. Apenas observações, a criação é fantástica, de toda forma. Eu amo que tudo surgiu com música e que tudo é música.

Wanessa_Gabriela 28/04/2022

Queria dar nota 1000!!
Não sei qual a razão de ter demorado tanto p ler esse livro. Que delícia saber tantos detalhes sobre esse universo! Senti como se o próprio Tolkien estivesse me contando com detalhes sobre cada era. Fantástico!!
Candido Neto 19/09/2023minha estante
Nota mil?

Guilherme.Oliveira 03/03/2022

Lá vem mais uma resenha parcial sobre Tolkien.

A maneira como ele criou todo o universo que culmina nos clássicos acontecimentos de Senhor dos Anéis é algo brilhante.

Certo é que existe uma infinidade de nomes e personagens que torna a leitura um pouco complexa, mas nada que afaste do prazer da leitura.

Vamos seguindo para os próximos eventos...

Virginia Barros 16/05/2020

Histórias da Terra-Média
Esse livro conta toda a mitologia do universo de "O Senhor dos Anéis" desde o início do mundo, criado por Ilúvatar.

O criador mandou os Valar e os Maiar para prepararem a Terra para receber oa elfos e os homens, porém um deles se revolta contra os outros.

É Melkor, que faz de tudo para atrapalhar e criar confusão. Quando ele rouba as três Silmarils, começa uma longa guerra que traz muita dor e sofrimento.

A história também menciona o servo de Melkor, Sauron, que forja os anéis de poder para controlar todas as criaturas.

Achei esse livro importante para esclarecer algumas partes de "O Senhor dos Anéis" e muito interessante.