Cinder

Cinder Marissa Meyer

Resenhas - Cinder

Ingrid.Callado 29/11/2023

Prende a atenção do início ao fim
Cinder é o tipo de livro que prende a atenção do início ao fim. O plot principal aparenta ser bem óbvio desde o início, mas nada que impeça ou estrague a experiência da leitura.
É uma releitura do conto da cinderela com uma abordagem completamente nova e diferente, uma distopia com ficção científica que não se passa nos EUA. Conflitos políticos bem desenvolvidos e que apresentam bem o universo criado pela autora.
A personagem principal traz muito da inspiração na cinderela, mas ao mesmo tempo não segue o clichê ao pé da letra.
Uma leitura fluida, que apresenta bem os personagens e é uma ótima introdução as crônicas lunares.

arthur.1 27/11/2023

Adorei o livro, essa construção de futuro distópico com o reconto de cinderela foi bem interessante, eu realmente não imaginava que seria assim (imaginava que seria pique acotar ou algo assim), mas como eu já havia lido Renegados da autora, percebi que ia ser uma leitura rápida que nem foi a anterior (que preciso terminar a saga inclusive).
Adorei a Cinder (me identifiquei com ela em alguns momentos), ela se descobrindo em Nova Pequim junto com o príncipe Kai foi diferente, não esperava que fosse ser 100% igual a história original, mas o reconto me surpreendeu de verdade. Também adorei o fato da Cinder ser uma adolescente meio ciborgue, isso me deixou chocado demais. A madrasta aqui na história conseguiu ser mais cruel que na história original (pelo menos pra mim), recomendo demais a leitura e tô muito ansioso para ler os outros livros da saga!! ??

camphalfblood 27/11/2023

A leitura foi bastante interessante, gostei muito como o reconto foi ambientado em um cenário futurístico/com elementos do cyberpunk, com as referências da história original adaptadas para esse ambiente. a cinder é uma protagonista muito intrigante, uma adolescente ciborgue se descobrindo em um mundo que se sente deslocada, com sarcasmo e muitos questionamentos, achei essa diferença de personalidade da cinderela muito boa e mais cativante. mas achei os plots muito previsíveis (mesmo sendo reconto), não tive nenhuma surpresa nesse sentido pois mesmo com as adaptações da narrativa era muito óbvio tudo o que ia ser revelado, e achei que a parte final do livro ficou bem corrida, com os acontecimentos e detalhes muito compactados. ainda assim, fiquei interessada de ler os outros livros pela curiosidade de descobrir como essa jornada continua e o que os personagens vão enfrentar.

Catharina45 26/11/2023

Esse livro foi uma releitura e como na primeira vez a nota não mudou.

E um dos grandes pontos positivos de Cinder é a escrita da Marissa que acho incrível e sem muitas coisas que possam dificultar a leitura.
E não posso esquecer do desenvolvimento que foi ótimo, não deixando tudo muito resolvido a cerca do plot principal já que é o primeiro livro de uma saga e houve um ótimo desenvolvimento de Cinder, descobrindo sobre quem ela era realmente. Talvez foi até devagar demais, na minha cabeça era até antes, mas acredito que foi para o melhor do livro.
E eu amei que foi uma releitura de Cinder um pouco diferente das outras, ser na Ásia e a Cinder não ser padrão, mas mesmo assim mantendo fiel ao conto de fadas.
Sem contar que teve personagens bem cativantes e desenvolvidos, alguns não foram tão focados, mas para mim é a melhor opção do que ser um livro longo com desenvolvimento grande em personagens que não tem tanta importância no plot geral das Crônicas lunares.
No geral é uma leitura ótima e simples que te prende do início ao fim.

Lestat da Ursal 22/11/2023

Cinder
Uma releitura depois de mais de 5 anos!

Em um contexto totalmente diferente da minha primeira leitura de Cinder, acho que eu tive uma percepção muito diferente da que eu tive lá atrás, confesso que tirei uma estrelinha do total anterior, mas porque agora consegui perceber muitas outras coisas que passaram despercebidas da primeira vez.

Falando das coisas positivas do livro, Cinder (e o restante da saga!) continua sendo um dos retelings mais criativos e interessantes dos contos de fadas, com uma ambientação que foge bastante do usual e uma pegada cyberpunk bem criativa. É fácil gostar do enredo e dos personagens, entender suas motivações e até se identificar um pouquinho, além disso, a leitura é rápida. Houveram ressalvas, é claro, acho que o enredo deixa um pouquinho a desejar em certos aspectos mas o livro continua sendo muito bom.

RunaSu 22/11/2023

Ao começar a ler este livro, me deparei com uma combinação intrigante entre o conto clássico de Cinderela e elementos futurísticos. A trama acabou por superar minhas expectativas, mas de uma maneira que considero desfavorável. Já em 25% do livro, antecipei o plot twist, o que, em vez de adicionar mistério, diminuiu a surpresa e o impacto emocional que eu esperava encontrar. Essa habilidade de antecipar eventos não diminuiu meu interesse, mas levantou perguntas sobre como os personagens lidariam com as reviravoltas que estavam por vir.
A dinâmica romântica, apesar de se basear em um amor à primeira vista, deixou-me desejando mais profundidade na conexão entre os protagonistas. A ausência de química entre o casal foi um aspecto intrigante, entendo que é baseado em um conto de fadas, mas esperava um pouco mais.
A combinação entre o universo das princesas e a tecnologia moderna revelou-se uma escolha fascinante. Essa fusão inesperada entre elementos tradicionais e futuristas criou um ambiente cativante.
Fazia tempo que não experimentava essa ansiedade pelo próximo livro de uma série. A narrativa despertou em mim uma vontade genuína de descobrir como os eventos se desdobrariam, e estou ansiosa para explorar o resto dessa série que promete ser uma aventura única e envolvente.

Loraine Ferreira 21/11/2023

Uma ideia muito boa e muito mal executada.

A impressão que eu tive foi de estar lendo o texto de uma adolescente, e não de um autor profissional. Tem muitos, muuuuitos furos no roteiro. Os personagens são artificiais, o romance não tem química e os diálogos são fraquíssimos!

Uma leitura bem leve, e para ler depois de um livro com um tema pesado até que cai bem.

As referências aos contos de fadas são a única graça do livro e só vou dar uma segunda chance à autora porque gosto muito do tema.

"Mas se havia uma coisa que ela aprendera ao longo dos anos como mecânica era que certas manchas nunca saíam." (Posição 3363)

Mimis 19/11/2023

Quanta enrolação
Não sei se esse seja de fato o objetivo do livro, mas senti que na maioria do tempo só estavam enchendo linguiça e não explicavam nada.
Quem sabe eu leia o segundo livro algum dia e busque um final q valha a pena.

Sweetysa 18/11/2023

É a quinta vez que leio esse livro e não canso de ficar surpresa de como toda leitura é diferente uma da outra. Tenho um projeto pessoal de ler essa série a cada novembro e até hoje não me arrependi. Eu não posso dizer que fico surpresa com os acontecimentos, mas espero ansiosa por todas as voltas e revoltas da trama assim como da primeira vez. Gosto muito da Cinder e tenho uma preguicinha do Kai. A Levana me cativa muito com as maquinações e planos complexos dela. Eu só fico genuinamente surpresa com o ódio visceral que eu sinto pela Adri... As coisas que ela fala pra Cinder com a maior naturalidade como se não fosse uma humilhação enorme... Ela me cansa

Wynnim 15/11/2023

Amei
Eu amei a escrita e a estória em si, achei muito criativa essa releitura de Cinderela. Nunca tinha lido um livro que a protagonista é um ciborgue, eu amei a Cinder e o amorzinho do Kai. Mas, teve partes nesse livro que eu não estava aguentando ler de tanta raiva que eu estava sentindokkkkk, a Cinder sofre mais que a Juliette nesse livro inteiro e isso me fez passar muita raiva. Então quando um livro me faz passar por muitas emoções eu considero ele como bom. Então, esse livro é maravilhoso ? só fiquei chocada com o final que acabou desse jeito.

Emilly0 13/11/2023

Incrível, uma das melhores releituras que eu já li
Esse livro já estava criando teia de aranha na minha tbr, mas a esperança é a última que morre realmente e eu finalmente peguei ele pra ler e foi uma experiência incrível.
É uma releitura muito bem feita, os personagens são incríveis, o enredo é envolvente e as tramas no geral te deixam muito envolvido com tudo que está acontecendo. Eu me peguei rindo com esse livro, pulando no sofá enquanto eu terminava e até umas lacrimejadas nas partes com mais peso emocional.
Enfim, eu amei e pretendo muito ler os próximos.