As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Sofia 29/07/2021

As virgens suicidas
Cecilia se suicidou. Depois de uma tentativa falha, ela conseguiu. A janela por onde saiu não foi mais fechada.
Depois desse triste acontecimento, suas irmãs passaram a ganhar destaque na vizinhança. Mary, Lux, Therese e Bonnie andavam apenas juntas, sem deixar transparecer qualquer sentimento.
Todos questionavam os motivos de Cecilia para acabar com sua vida tão abruptamente. Quais eram os grandes problemas que a garota tinha? Era tão jovem.
Assim elas desapareciam em plena vista. Seus pais, não demonstrando como se sentiam, passaram a tentar superproteger as garotas.
Privadas de experiências comuns da adolescência e vivendo por períodos ruins, elas fizeram o mesmo que a irmã.

"As virgens suicidas" fala sobre como a adolescência é um período sombrio e pode ser difícil de superar. Sem apoio e perspectivas reais, as garotas encontraram a única solução que fez sentido para elas.
Gostei muito da temática e abordagem do livro. Achei que alguns pontos poderiam ter sido mais elaborados e os capítulos mais divididos. Porém é uma leitura muito boa. Recomendo!

Aurea25 28/12/2023

Toda sabedoria leva ao paradoxo
O livro narra a vida de 5 irmãs adolescentes que cometem suicídio.

A prosa é gostosa, apesar de pesada. Narrada por um vizinho das meninas, sem nome, sem idade, a impressão que tive é que não passa de um fantasma a observá-las.

Mais do que a morte, o que me importou na história foi a vida das meninas Lisbon. Todas idolatradas pelos meninos, todas cheias de sofrimentos inexplicados, mas bem explícitos no livro em algumas partes. E todos esses sofrimentos completamente ignorados por todos ao redor.

A pessoas que já leram um pouco sobre o tema do suicídio, fica claro o motivo das mortes. No fim, para elas, a inexistência era melhor do que a existência. Tão simples, tão complicado.
Fabio 03/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Áurea!?

LIA 29/03/2024

"Tornaram-se poderosas demais para viver entre nós."
Esse livro é frustrante em diversos níveis e isso não é algo ruim, pelo contrário, é o que torna ele bom. Primeiro que a gente só tem a visão de meninos adolescentes na fase da puberdade e segundo eles passaram a vida toda deles fantasiando e criando uma realidade paralela sobre as irmãs Lisbon. É frustrante você perceber que elas estavam pedindo ajudas enquanto eles estavam sonhando em ter algo amoroso com ela... Fiquei sem palavras. É triste.

leeknower 13/09/2022

?A gente só quer viver. Se alguém deixar?
vi muita gente dizendo que o livro seria melhor se fosse do ponto de vista das meninas, mas acho que esse é o diferencial da história pq a gente não sabe coisa nenhuma de como realmente anda o emocional delas e toda informação do que acontece dentro de casa vem do relato de outras pessoas! o que te faz pensar se tudo o que é narrado aconteceu mesmo ou a mente dramática dos vizinhos só aumentou as coisas. mas isso não me faz gostar da narração do ponto de vista masculino de jeito nenhum, pq só prova que somos só objetos de desejo e conquista pros homens, e como dizia cecília lisbon: eles jamais vão saber o que é ser uma menina adolescente.

Mylla 14/11/2021

A melancolia feminina sob o olhar masculino
Esse livro estava na minha TBR a muito tempo e finalmente decidi lê-lo, foi uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo muito intensa e reflexiva.

O livro é narrado por um grupo de garotos que tentam entender o motivo do suicídio das 5 irmãs Lisbon. O fascínio masculino em relação a depressão feminina é algo marcante nessa historia. Os garotos enxergam as meninas como seres místicos dignos de admiração, mesmo quando estas estavam no fundo do poço. Isso se confirma quando a irmã mais bonita é aquela que mais sabemos da historia, ela continua sendo descrita como uma garota sensual e cativante ainda que depressiva, oq mexia com a imaginação os meninos. Essa leitura constantemente me fez lembrar de filmes de super heróis onde a garota indefesa só aparece para ser raptada pelo vilão só para depois ser salva pelo mocinho. E é isso que os meninos queriam, eles queriam ser os heróis, ainda que não soubessem exatamente de que eles estariam as salvando.

Outra coisa que me fez divagar enquanto lia foi o fato da casa ser um personagem na historia, e um personagem importante. O imóvel se deteriora cada vez mais, meio que representando o estado mental das garotas, já que estas ainda eram descritas (fisicamente) como impecáveis pelo narrador. Então, acompanhar a casa caindo lentamente em ruinas era acompanhar a mente das irmãs.

Para mim o final do livro foi real. Afinal, a história não é sobre as garotas mas como a morte delas afetou aqueles em volta. Um fenômeno que vemos hoje em dia, os vivos só tentam encontrar os motivos depois de ignorar todos os sinais de quem pede desesperadamente ajuda.

Minha única critica negativa é o fato do autor exagerar nas descrições (Acho que se vc odeia descrições e ama diálogos esse livro não vai ser uma boa leitura - tem muito de um e pouquíssimo do outro). O narrador dá muitas voltas, tantas que chega a ser maçante. Tudo que eu queria era voltar a ter mais migalhas da vida das meninas. Talvez eu estivesse tão intrigada pelas irmãs Lisbon quanto os garotos rsrsrs

Bruna 31/05/2022

Que misto de sentimentos essa leitura me trouxe. Foi indignação, tristeza, perplexidade e angústia. Uma lastima ver tudo desmoronando e ninguém tomar nenhuma medida. Era claro que algo estava errado naquela casa.

A estória é narrada pelos colegas de escola e vizinhos das irmãs, que não é segredo desde o título até às primeiras páginas que se suicidaram. Por esse motivo não é possível saber o que elas realmente sentiam e o que as levou a tomarem essa decisão.

No geral gostei bastante e me trouxe reflexões.

Gabs. A 15/10/2022

Adolescência dolorosa.
Se fosse resumir esse livro em algumas palavras, seriam elas: 200 e poucas páginas de pura romantização do sofrimento psicológico dessas meninas, do ponto de vista masculino.

Fraco, sonso e frouxo.

Ponto.

Uma mãe autoritária, impõe seu fanatismo religioso, usurpando a cada momento a vitalidade e a essência das cinco meninas.

Um pai omisso, fraco e provavelmente depressivo, que fechou os olhos ao definhar de suas filhas.

Como a sociedade simplesmente virou a cabeça para outra direção, e ninguém fez nada?

Quando se é adolescente, a vida é imediatista, a única coisa importante é o aqui e o agora.

A gente nunca imagina que os anos irão passar e toda essa merda ficará para trás, como a lembrança de um sonho ruim.

É difícil.

Eu sei, acho que quase todas nós sabemos bem.

Gostei muito do livro, a escrita e o ar setentista dão um tom muito agradável de se acompanhar a história.

Mas... Não deixarei de apontar um grandíssimo incomodo sempre presente do início ao final da leitura : não conhecemos as irmãs Lisbon.

O que vemos aqui é apenas uma projeção de sonhos e delírios masculinos sobre elas.

Quase como lolitas, Elas não tem rosto. Zero profundidade, nem alma, aparentemente.

As virgens suicidas são uma ilusão criada pelas mentes de uns garotos de bairro, que pouco ou nada sabem sobre o feminino de uma adolescência oprimida e deprimida.
hanul_ 15/10/2022minha estante
eu vi o filme e pensei justamente issoo aaa. As meninas são só projeções dos garotos... Achei que com o livro fosse diferente :(

Gabs. A 15/10/2022minha estante
Hanul, infelizmente não é tão diferente.
Acredito que a história séria tão mais rica se contasse o ponto de vista das meninas. ?

hanul_ 15/10/2022minha estante
SIM, eu tmb acho que seria mil vezes melhor!!

Emilly505 06/04/2024

Sensação de desespero
Essa bomba seria muito mais legal, fluída e envolvente se não tivesse tanta descrição, eu ficava maluca de ter que ler tanta descrição e por isso demorei tanto tempo pra terminar, esse livro me deixou numa baita ressaca literária e eu só terminei porque estava realmente curiosa.
silviasssantana 19/04/2024minha estante
Senti exatamente o mesmo! O escritor desperdiçou a boa ideia.

Gabii 12/01/2023

Perguntas e Perguntas
eu amo essa história, mas acho que tem o momentos que o autor perde a mão dando descrições desnecessárias sobre coisas que não fazem diferença foi o que me fez demorar tanto pra terminar o livro, essa enrolação toda tornava a leitura cansativa, Fora isso, o mistério do suicidio das lisbon pode ser entendido, mas não com 100% de clareza e é isso que faz o livro especial e interessante.

manu 10/07/2021

Agonizante
Fiquei cansada emocionalmente depois dessa leitura, agoniada..
Foi uma leitura pesada mas rápida, e triste em certos momentos por conseguir entender um pouco do que, principalmente, Cecília e Lux passavam.
Impossível ler e não sentir vontade de ajudar essas meninas, de conversar, já que ninguém se oferece pra isso, nem mesmo os pais. Senti raiva o livro inteiro..

bianca 06/02/2023

o que a sofia coppola fez com esse livro é arte apenas. a melancolia, o mistério, as meninas lisbon em si, faz que você entenda toda a obsessão e fascinação dos meninos por elas

jane 20/08/2022

Chato
História chata, sem consistência, escrita ruim, informações jogadas ao vento; não gostei.

Espero que a adaptação seja boa.

Update : vi a adaptação e gostei muito, Sofia Coppola a maior de todas conseguiu transformar um livro ruim num filme bom.

Milena 08/09/2022

?Como um vírus que se espalha por aí??
Essa foi uma história que me prendeu desde o início. A forma como se inicia já deixa claro que TODAS as meninas Lisbon possuem o mesmo destino: a morte prematura (suicídio). E muitas são as especulações sobre a motivação dos seus atos, e pouco se fala sobre como a própria família se calou desde a primeira tentativa de suicídio da Cecília. Não houve diálogo, e tratavam apenas como um incidente qualquer. Nada se comentava a respeito.
Outro ponto crucial a se considerar, é o isolamento forçado que a família impôs sobre as garotas, sufocando-as e podando qualquer que fosse a forma de liberdade ou expressão que poderiam advir de qualquer uma. O livro em si não deixa explícito as causas, pois que que façamos esse exame sozinhos. Um pequeno exercício de consciência para saber se lidaríamos diferente com a situação das Lisbon.