O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Kess 05/03/2023

Rosemary uma jovem do interior recém casada, se muda para o apartamento dos sonhos juntos com seu esposo Guy. O prédio onde mora é conhecido por diversos fatos assustadores que ocorreram nele. Um casal de idosos fazem amizade com o jovem casal que acabou de mudar pro apartamento ao lado. E, a partir daí acontecem várias coisas que só deixa a história cada vez mais interessante e bizarra.

Esse é o tipo de livro que te faz questionar a sanidade da personagem principal o tempo todo. (E EU ADORO).

FINAL SURPREENDENTE e de tirar o fôlego.
Gustavo616 05/03/2023minha estante
Ótima resenha! Estou ansioso por ler esse livro, espero conseguir fazer isso ainda esse mês. É um livro que sempre me chamou atenção e se mostra bem interessante.

Kess 05/03/2023minha estante
Vale bastante a leitura! Como já sabia o final ... Não me surpreendi tanto;

Risa 12/09/2020minha estante
Haha eu senti uma raiva da Rose por ela ser tão ingênua.

Thaisa 04/10/2020

Horror importante e necessário sobre o terror da misoginia
O casal Rosemary e Guy Woodhouse acaba de se mudar para um apartamento onde diversas tragédias aconteceram. Lá, eles farão amizade com um casal de idosos que são seus vizinhos. Mas Minnie e Roman Castevet passam a controlar a vida da protagonista, com o apoio de Guy. Talvez exista um motivo para que eles monopolizem tanto tudo que tem a ver com ela...
Enquanto Rosemary só quer uma vida tranquila e busca convencer o marido a começar uma família, Guy é um ator fracassado que apenas busca a fama... E ele fará de tudo para conseguí-la.
Numa noite, entre um sonho e outro, ela terá flashes de uma cerimônia bizarra, que contará com cultistas, sangue, e o próprio Satanás. Na manhã seguinte, ela descobrirá que Guy abusou dela enquanto ela estava apagada... e que têm um bebê a caminho.
Só que esta gravidez, que tinha tudo para ser maravilhosa, se torna um pesadelo.
Por ser um livro de 1967, temos alguns termos racistas e homofóbicos. Algo que também pode incomodar é como o paganismo é descrito - já que, na época, havia uma histeria em massa que acometeu o povo com medo de bruxaria.
Porém, apesar de essa ser uma história famosa sobre satanismo, cultos e paranóia, o que torna "O Bebê de Rosemary" um dos romances de terror mais importantes já escritos não tem nada a ver com o sobrenatural: o que aterroriza é a realidade nua e crua de ser mulher - o estupro, o gaslighting, o machismo... Tudo exemplificado de forma magistral em uma personagem que se retrai pois, sempre que tenta se impôr, é vista como louca.
Este livro também ganha destaque por mostrar diferentes perspectivas sobre gravidez e desmistificar a perfeição desse momento, sem deixar de explorar o amor materno. E ele também virou um dos meus romances favoritos, pois conversou comigo em níveis bem profundos e evoca um dos contos que mais gosto ("O Papel de Parede Amarelo", de Charlotte Perkins Gilman), além de ter gerado uma adaptação cinematográfica igualmente incrível.
Essa é uma leitura feita para inquietar o leitor, demonstrando como a fantasia pode, sim, apavorar... Mas o abuso real apavora muito mais.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Lucas 27/10/2022

Agora quero ver o filme..
Esse livro tem uma premissa muito interessante ele brinca com a sua percepção, aquela agonia de não saber quem esta do nosso lado e quem não está, e no final constrói muito bem pra um clímax muito bem feito e aterrorizante, ainda não vi o filme mas pode ter ctz que vou conferir depois dessa ótima experiência com o livro.
Aldemir.Filho 27/10/2022minha estante
não sabia que tinha o filme, vou assistir agoraa

Lucas 27/10/2022minha estante
Tem sim é bem antigo e é considerado um clássico, mas eu nunca tinha pegado pra assistir agora depois do livro vou pegar pra ver.

RChicago 12/08/2023minha estante
Bora Bill

Ana 28/05/2021

Muito bom!
Esse livro foi um daqueles que eu - obviamente - já conhecia a adaptação cinematográfica, mas não fazia ideia de que foi inspirada num livro. Com isso, resolvi adquiri-lo logo porque o filme é um dos meus favoritos da vida! E, no quesito adaptação, o livro só difere do filme com o seu final (pra quem já assistiu: a cena final é um pouco mais extensa aqui rs)

A escrita de Levin é muito fluída, muito mesmo, o livro passa que você nem sente! A história vai crescendo a cada página e o mistério se sustenta até o seu final. Foi uma leitura muito angustiante e a única coisa que a "estragou" (beeeem entre aspas mesmo, porque foi incrível) pra mim é a história ser tão popular que eu sempre soube o final dela hahaha. Se você não conhece O Bebê de Rosemary, garanto que vai se chocar e se entreter ainda mais nas reviravoltas desse clássico.

Embora seja um excelente livro de terror, ainda mais pra mim, que adoro histórias que envolvem bruxaria, O Bebê de Rosemary também foi uma leitura que me deixou muito triste. É agoniante o quanto duvidam da Rosemary, usam seus sentimentos contra ela (como quando a acusam de histeria) e como ninguém respeita suas vontades. Ela é jogada de lá para cá o tempo todo, e até quando tenta se impor é massacrada por todos a sua volta. Ainda assim, é uma crítica social muito bem estabelecida tanto aqui como no filme, e em ambos eu simpatizei e torci demais pela Rosemary, mesmo já sabendo de tudo que iria acontecer.

Leitura obrigatória para fãs de terror!

site: https://www.instagram.com/_literariana/

@sabri.eoslivros 02/10/2021

Li depois de ver o filme e mesmo assim amei!
Normalmente quando leio a obra depois de assistir à adaptação, não me surpreendo tanto com a história e minha experiência acaba sendo afetada. Mas isso não ocorreu aqui! Mesmo me lembrando bastante do filme, a escrita é tão fluida e envolvente que as páginas VOAM, quando vi já estava perto de concluir. Realizei a leitura de um dia para o outro. Tirando alguns detalhes meio chatos (tendo em vista que esse livro tem mais de 50 anos, então certos comentários e piadinhas são bem datadas), o enredo em si flui que é uma beleza. A atmosfera criada foi excelente, um misto de drama, com suspense, terror e claustrofobia. O tempo todo nos questionamos sobre o que está sendo apresentado e sobre o real envolvimento dos personagens no plot dessa história. Recomendo demais. Começando com pé direito as leituras temáticas desse mês das bruxas de 2021!

Shaira 22/06/2022

o pré natal da Rose
terminei o pre natal da rose familia! 3??
li o livro por curiosidade de como seria descrito o bebê, não tão diferente do filme mas gostei mais de como foi construído a breve relação deles aqui. O livro não é terror vai ? kkk a rose fica grávida em mais da metade do livro? Vale a pena a leitura pois é bemmm fluido e instigante? Obviamente senti pena da Rosemary mas o caráter dela é bem duvidoso, eita mulher preconceituosa viu??? De resto, senti raiva de todoss e principalmente do maridao escroto

Nicolas388 11/12/2022

"E você não é a mãe Dele?"
O bebê de Rosemary sempre foi um dos meus filmes preferidos e o livro não está longe disso; na verdade, ele ultrapassou esse sentimento e me fez conhecer muito mais do universo particular dessa história que sempre me instigou.

Acho interessante as abordagens que as duas obras fazem. Quando vi o filme, o que mais tirei dele foi a crítica religiosa e aquele sentimento angustiante de que os monstros, na verdade, somos nós. No livro também há esses elementos, porém é muito presente a temática do corpo da mulher. O terror não se concentra no sobrenatural, mas na opressão que existe na figura da mulher e, principalmente, em seu corpo. A pressão de casar, ser mãe, engravidar... Todos se sentem como se "compartilhassem" de sua gravidez e tivessem direito sobre ela. É uma perspectiva cruel e interessantíssima, ainda mais se considerarmos que o livro foi escrito por um homem no século passado.

Um livro para se devorar e trazer muitas reflexões.
Cosmonauta 25/12/2022minha estante
Também achei de importância o momento em que ela busca se livrar da dominação dos outros.

Nicolas388 25/12/2022minha estante
Sim!!! Ai, quando eu vi o filme fiquei tão ansioso com essa cena, mas mesmo que eu torcesse por ela dava pra sentir que algo estava errado...

Cosmonauta 25/12/2022minha estante
Dá margem a interpretações diversas, por isso, entre outros motivos, que é tão bom.

Juju 13/08/2021

O bebê de Rosemary
Eu fiquei tremendamente assustada, é claro que logo no começo a gente percebe que algo não está legal , algo não está cheirando bem , mas eu não sabia que o buraco era tão em baixo, eu me senti no lugar da própria protagonista , o terror e a angústia eu vivenciava de junto a ela , além de que me senti tremendamente infeliz ao saber que aquele que ela tanto amava foi o que arquitetou o plano contra a própria , acho que depois desse livro eu comecei a questionar mais as pessoas ao meu redor .
o nascimento do anticristo
DaniSampol 13/08/2021minha estante
O filme é muito perturbador, imagine o livro

Rafael.Lopes 18/05/2021

Perfeito
Como grande fã do filme, tive receio de ficar chato por ja conhecer a história. Não, por mais que o filme seja extremamente fiel ao livro, o livro tem capacidade pra te prender bem, sem ficar chato, repetitivos ou enjoativo, até mesmo pra quem ja conhece a historia. Rosemary é uma ótima personagem que conquista sua empatia de forma rápida e sincera.

Sabrina - @linhaposlinha 27/11/2022

"Não sabia se estava ficando louca ou se estava vendo a realidade tal como era."
Apesar de já saber o enredo por alto, esse foi o meu primeiro contato de fato com a história. Diferente da maioria, não tinha visto o filme antes. Logo, fiquei surpresa quanto a todo o misticismo que envolve o prédio para o qual Rosemary e Guy se mudam e ao qual somos introduzidos logo nas primeiras páginas. Imaginava que todo o foco da história se resumiria ao bebê que dá nome ao livro.

Confesso que achei o início bem lentinho. Toda a descrição sobre o apartamento, o problema com os contratos para o casal poder se mudar me deixou bem desanimada na leitura, mas isso logo mudou quando o primeiro acontecimento bizarro acontece no prédio. Daí pra frente, a história assume outro ritmo, e que me prendeu facilmente ao decorrer das páginas.

Em muitos momentos achei a leitura agoniante. Principalmente nas vezes em que Rosemary desconfia de que algo está errado, mas não sabe exatamente o que. Tudo parece obviamente fora do lugar e, ainda assim, todos parecem encenar uma normalidade forçada, fazendo com que ela mesmo se questione sobre o que de fato é verdade ou se é ela mesmo quem está delirando. E acompanhar isso tão de perto torna ainda mais sufocante para quem lê.

É uma ótima história de terror que faz jus a sua fama e reconhecimento. Comecei a ter contato com clássicos do tipo pouco tempo e estou adorando tudo até agora. Recomendo muito para quem já curte o gênero ou gostaria de se iniciar nesses clássicos também.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

@limakarla 24/06/2022

Invasão ao corpo da mulher
Eu lembrava de um final diferente, pelo menos no filme, mas isso não importa tanto assim? O que me deixou muito empolgada com a leitura foi a construção dos personagens e situações, pequenas sutilezas e pequenos comentários feitos lá no início e que se amarraram aos acontecimentos finais. A forma como conseguiram tornar os pensamentos da Rosemary também um personagem importante é simplesmente primorosa.

São muitas relações abusivas e decisões de outros, principalmente homens, sobre o corpo de uma mulher e isso me irritou e me deixou desesperada em vários momentos? Queria eu mesma MATAR o Guy, mas é isso.

@acumuladoradelivros 24/10/2021

Já conhecia a história por ter assistido ao filme, achei que o livro fosse ter mais coisas mais informações, mas na verdade o filme é uma adaptação bem fiel, por um lado uma coisa boa e por outro um pouco decepcionante por não ter nada de novo na leitura.
Porém a narrativa em si é muito fluida, li esse livro em dois dias e apesar de já conhecer a história a cada capítulo eu já queria ler o próximo pra ver o que aconteceria (parte disso também por ter mantido a expectativa de ter alguma coisa que fosse de diferentes do filme).

Se você é mais de assistir do que de ler, vendo o filme não perde em nada deixando de lado essa leitura.

morcb 15/01/2021

Uma boa leitura.
Um livro rápido e empolgante.
Mesmo já sabendo a história por assistir filme anos atrás, fiquei ansiosa com o decorrer dos capítulos.
Uma escrita simples que prende a curiosidade.
Valeu a pena.

FRAN329 30/01/2022

O Bebê de Rosemary
O Bebê de Rosemary foi a minha terceira leitura de 2022; um livro que há anos esteve em minha lista de leituras só esperando o momento certo para ser lido. Confesso que gostei muito do suspense contido nessa obra e espero conhecer outros títulos de Ira Levin, um autor que me surpreendeu com sua escrita e com seus personagens, em especial: Rosemary, que durante a leitura pude sentir suas dores, alegrias e aflições.

Classifiquei como o meu segundo livro favorito do ano, depois de Markus, de Marcio Zanini (escritor brasileiro de ficção, suspense e horror).

Muito bom!