Nada

Nada Janne Teller




Resenhas - Nada


355 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Yuri Ferreira 06/02/2022

É preciso imaginar Sísifo feliz, seus idiotas.
"Nada" é uma das leituras mais repugnantes, vazias e chatas que tive recentemente. Poderia acabar aqui, mas vamos aos pontos.

A primeira imagem que vem à mente ao ler esse livro é, sem sombra de dúvidas, Senhor das Moscas. Porém, enquanto Senhor das Moscas possui alguma afirmação política e bagagem teórica, Nada consegue se esvaziar de significado e crítica ao tentar abraçar o niilismo como uma criança de 10 anos assistindo vídeos duvidosos no Youtube. Ao tornar o conceito tão abstrato ("o significado", "a importância"), a ideia se perde e se torna vazia; apenas um meio sem fim, com objetivos vagos e, de certa forma, desinteressante.

Digo, desinteressante para mim, que não enxergo o niilismo com o fascínio (que é completamente absurdo e sem sentido) que teve nos últimos anos; abraçar o niilismo como solução é apenas uma escolha burra utilizada por muitos para se sentirem superiores. Parece que Janne Teller utilizou de diversos elementos específicos e desordenados apenas para o choque e mais nada: uma criança com sintomas de psicopatia, uma criança niilista (se é que isso é possível), a preciosidade do corpo, a morte, a dor, o capitalismo, a religião; TUDO é jogado aos poucos e para qualquer lado a cada "objeto de importância" dos personagens e o que resta é literalmente nada. Se houve alguma crítica à qualquer um desses assuntos, a crítica ficou diluída em frases de impacto e construções não tão bem construídas assim; falta coragem no texto, audácia de botar o dedo na ferida tal como seu ancestral espiritual (Senhor das Moscas) e, principalmente, compreender que não dá para atirar para todos os lados e se manter imparcial: é preciso, em algum momento, tomar partido.

É isso que acontece quando crianças privilegiadas descobrem niilismo através de Bojack Horseman e Rick and Morty. E nada disso teria acontecido se alguém (os personagens ou a autora) tivessem lido, no mínimo, alguma coisa do Camus.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Barbara.Queiroz 25/01/2022

Terminei o livro em um dia, a história é bem diferente do que costumo ler. Possui críticas de maneiras pesadas, daquelas que precisamos ler duas vezes pra ter certeza que é aquilo mesmo. Me fez refletir se Nada na verdade é Tudo.
comentários(0)comente



Luciana 23/01/2022

Até onde você vai em busca de algum significado? O significado tem algum significado no final das contas? E o significado só importa se tiver importância para outras pessoas e não somente para você? Que importância tem o que os outros pensam ou dizem?
Livro curtinho, não traz nada de novo, porém são reflexões que sempre valem a pena serem revisitadas.
comentários(0)comente



vica_cavalcante 21/01/2022

muito bom!!!
não consigo descrever o sentimento que eu to sentindo depois de ler esse livro. comecei achando que era um romance, mas fui surpreendida.
esse livro trouxe muitas reflexões, sentimentos e emoções, muito bom! muito bizarro desenvolvimento dos personagens e a evolução da estória, não esperava por esse final.
comentários(0)comente



duda 18/01/2022

um pouco decepcionada
eu achei que era um livro sobre questionamentos filosóficos, só que tá mais para um livro que fala sobre o que as pessoas são capazes de fazer para provar sobre a sua fé e o que acreditam. e por conta disso acabei de decepcionado um pouco, eu queria ver mais o Pierre falando.

acho que o ponto da autora era mostrar o quanto as pessoas podem se assustar com o nada, como seu vazio existencial, e a sua insignificância. e também mostrar os dois lados do extremo um que não dava importância a nada, e um outro davam muito importância para as coisas, e eu acho que tem que haver um equilíbrio entre esses dois.
e é uma história bem fora do normal, muitos momentos são macabros, ainda mais se tratando de crianças.

acho que tem sim algumas partes da história em que você se questiona sobre a vida, mas acho que poderia ter sido muito mais aprofundado.
comentários(0)comente



Natália 17/01/2022

Eu não posso dizer que GOSTEI da leitura. É uma atmosfera densa, a história tem muita violência. Mas foi interessante a experiência, eu queria saber que rumo o livro ia tomar.
É verdade que o enredo tem vários furos na sua construção, assim como os personagens não são aprofundados a ponto de fazer com que eu me importasse com eles. Mas, ao mesmo tempo, acho que a intenção do livro não é ser verossímil. A autora quis passar uma mensagem, fazer com que a gente sentisse determinados sentimentos com a leitura. A história é como se fosse uma parábola.
Eu entendo o desespero dos personagens ao se deparar com o nada, com a ausência de significado. Muita gente faz diversas coisas afim de preencher o vazio existencial, como por exemplo, beber descontroladamente, usar drogas, comprar compulsivamente e até matar. Fazem isso tudo e no fim, nada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laryssa Barros 07/01/2022

Bizarro!
Eu me decepcionei muito com esse livro. Não recomendo, o livro se dá ares de importância mas na real é bem superficial e aleatório.
comentários(0)comente



Gabi Gomes 03/01/2022

Qual o verdadeiro significado do significado?
"- É uma perda de tempo - gritou, um dia. - Porque tudo só começa para acabar. Você começa a morrer no instante em que nasce. E isso vale para tudo. "

Eu dei essa nota, por que foi a mais imparcial que eu consegui pensar. Eu sinceramente não sei se gostei desse livro, ou não, não sei nem se eu indicaria ele para alguém ler ou não.
É um livro que te faz pensar, isso é certo, é um livro que te faz refletir sobre o verdadeiro significado das coisas, ou se realmente as coisas tem algum significado ou não. Mas é um livro totalmente fora da caixinha, de longe eu não esperava uma leitura dessas, para fazer a leitura desse livro a pessoa tem que ter estômago, diversas vezes eu tive que parar de ler, dar uma distraída, assimilar o que eu havia lido, para depois voltar a leitura.

Mas é isso...

Refletindo agora, eu até acho que a escritora escolheu essa capa, por que ela não tem significado nenhum para o livro, por que capa mais aleatória que essa impossível.
comentários(0)comente



Mc Brendinha Carvalhão 03/01/2022

Significado se vende?
Não sei muito bem o que pensar, nem o que dizer, esperava uma determinada coisa do livro e até certo ponto recebi essa determinada coisa, mas essas crianças começaram a escalar essa pilha de significados de um jeito... No fim das contas Pierre Anthon é quem tinha razão
comentários(0)comente



Farias 01/01/2022

Um livro realmente a se pensar!!
Depois de ler as exatas 126 páginas, acredito que realmente minhas expectativas foram quebradas. No entanto não curti muito o pensamento e a dissertação que a autora fez porque foi bruto e chegou a um ponto doentio, é fato que minhas opiniões se opõem diretamente a proposta da história, mas não acho que foi uma leitura saudável.
comentários(0)comente



flav 30/12/2021

feito apenas pra chocar, tenta ser profundo e reflexivo mas não passa de um livro doentio com gore gratuito
comentários(0)comente



Camille 26/12/2021

Ônibus sem freio
Eu definitivamente não esperava nada do que aconteceu aqui. Resolvi ler Nada depois de uma indicação, e por mais que o cerne de "discussão filosófica sobre a vida, o tudo e nada" esteja de fato em cada uma das páginas, eu não li a sinopse antes de começar. Por isso nem imaginei que o enredo envolvia um grupo de crianças que, incomodada por um colega que todos os dias gritava sobre a ausência de sentido de tudo, resolveram "provar" que o significado existe. E a ideia vira um ônibus sem freio no meio da neve com todos os assentos lotados.

A leitura foi um mar de altos e baixos, confesso que pulei algumas páginas de descrições explícitas de violência e em determinado ponto pensei em abandonar, mas a verdade é que mesmo com os desconfortos, eu já estava envolvida demais na história. Que percorre um longo caminho de teorias da filosofia, ironias, críticas, deboches e faz a sua mente entrar numa espiral de pensamentos rumo ao nada.

Se eu tivesse que definir esse livro, talvez diria ser um ponto de equilíbrio. Um respiro - doloroso - para quem está muito pra lá ou muito pra cá. Pros desesperados atrás de um sentido e também para aqueles que parecem já ter desistido. Um bom indicador de caminho, mas por favor, apenas pra quem está com a terapia em dia - é sério.
comentários(0)comente



Zack_Newton 20/12/2021

Não sei muito bem o que dizer
Esse livro mudou de rumo tão rápido que me assustou. A escrita é ótima e a história parece, inicialmente, que vai crescer em "significado", mas foi direto ao caos.

Muita coisa ruim acontece, os personagens parecem tão focados no objetivo que ignoram completamente as atrocidades que estão fazendo, tudo para provar o que há de valor pra eles. Cada atrocidade mostra o quão ruim é o ser humano.

Estou digerindo o que aconteceu ainda, e sinto que não será fácil esquecer o que li.
comentários(0)comente



355 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |