Salem

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Salem

Patricia823 16/04/2021

Sem dúvidas já se tornou meu livro do King favorito até o momento. A leitura foi incrível, os acontecimentos demoraram um pouco pra vir a tona, mais isso não deixou a história arrastada em nenhum momento, quem está habituado a ler as obras do King sabe o tanto que ele preza a construção dos personagens, personagens aqueles que tem uma profundidade absurda, a ponto de termos uma visão do que cada personagem passa dentro de sua casa. E eu nunca vi alguém descrever uma cidade pequena tão bem quanto o King. Uma história de terror e tanto, nesse livro da pra ter uma noção da grandeza do King. Confesso que surpreendi com o fim de alguns personagens, coisa que eu não estava esperando, o final foi muito bom e deixou com um gostinho de quero mais.

Vitor322 29/06/2021

Um clássico do King!
Apesar de ser suspeito para avaliar os livros do King, gostei da escrita que mantém um suspense e apresenta ótimos momentos de terror.

O início pode ser um pouco confuso devido a quantidade de personagens que o autor apresenta, mas ao decorrer da leitura pode te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a cidade e seus moradores.

Vale a pena ler!!

Juliane Raquel 03/09/2022

Perfeito!
É incrível como o King evoluiu de Carrie para esse livro. E ele sabe descrever cenas como ninguém, impossível não visualizar a cidadezinha de Jerusalem's Lot, suas ruas, estabelecimentos.
Além disso, o King das antigas tinha uma escrita visceral, bem mais macabra, que por sinal, eu amo!

Edla 18/06/2020

Interessante e macabro
Esse foi o meu segundo contato com a escrita do autor e confesso que me impressionei em muitos pontos. A escrita é sem dúvida bastante viciante, teve momentos em que eu não queria largar o livro, e a história dos personagens se interliga de forma bem interessante.
A história desse livro vai falar de uma cidade pacata no interior do estado do Maine, nos Estados Unidos, chamada "Jerusalém Lot" em que um escritor iniciante um tempo depois de perder a esposa, decide voltar para escrever seu mais novo livro (tendo em vista que ele já morou quando criança na cidade).
Ben, agora escritor decide confrontar seus medos de acontecimentos passados envolvendo uma antiga mansão na cidade de Jerusalém Lot, palco de um crime de assassinato e um suicídio.
Logo nos primeiros capítulos é possível perceber a atmosfera sombria que envolve a cidade e que muitos moradores não veem ou preferem ignorar. Com a chegada de dois novos moradores estranhos, a mansão é alugada e passa a servir com uma espécie de antiquário, na mesma época estranhos desaparecimentos e mortes começam a ser notificados na cidade, o que leva Ben e outros moradores da cidade (Mark Petrie, Jimmy, Matt e o padre Calahan) a investigarem o mistério envolvendo os crimes e a mansão, levantando a ideia da possível presença de vampiros.
A narrativa foi bem ágil em alguns momentos mas não achei nada rápido demais, no geral a história é bem desenvolvida. Alguns pontos não me agradaram em específico mas como é comum na escrita do Stephen King como o "mestre da literatura de horror", podem ser compreensíveis. Li rápido e me envolvi com a narrativa do autor, recomendo para quem gosta do gênero e/ou tem interesse em conhecer o estilo do autor.

Ricky 08/04/2021

Existem coisas piores do que a morte... Ou não
Depois que terminei o livro e o fechei, fiquei alguns minutos olhando pro nada e pensando: que viagem doida.
Vampiros. Um tema exaustivamente abordado em obras literárias e cinematográficas do mundo inteiro. Porém, por mais clichê que seja o tema, quando este é exposto pela genialidade da mente de Stephen King, torna-se uma experiência única.

'Salem, ou A Hora do Vampiro (na minha opinião, nunca deveria ter deixado de ser publicado com esse título), é uma obra de terror inspirada no romance gótico, Drácula, de Bram Stoker. As referências à Drácula são muito claras e até descaradas em 'Salem, contudo, diferente de Stoker, King deu um toque dinâmico e sensual à tais referências, quebrando totalmente o tedioso traço vitoriano do livro de 1897. Além de ter dado uma personalidade, um objetivo nítido e palpável ao vilão principal da obra, diferente do que fez Stoker, cujo vampiro possuía uma maldade tosca, quase infantil e irracional.

A prolixidade, tão comum às narrativas de King, aqui é mais amena, o suspense é pouco devaneado e mais puro, nu e crú. Não conhecia esse lado de King e, o que dizer? Adorei. O autor faz um cruzamento entre terror psicológico com criaturas sobrenaturais que dá tão certo que o leitor consome as páginas sem sentir. Depois da metade do livro, o suspense da lugar a uma narrativa extremamente frenética e bem construída que desemboca num final inesperado, embora este já tivesse sido insinuado no começo do livro.

Tiro uma estrela da avaliação exatamente por causa desse desenlace da história, a última ação dos protagonistas não foi desenvolvida, como se o livro fosse ter continuação. O que não tem, que eu sabia, uma vez que em Torre Negra conhecemos mais sobre um personagem expecifico, mas não há abordagem a respeito do final de 'Salem.

Bom, pelo visto vou ter que ler a saga pra descobrir, não é mesmo? ?

Hi-yo, Silver, VAMOOOS!

Lu Borgese 21/10/2020

Salem, a cidade da escuridão...
"Salem", publicado anteriormente como "A hora do vampiro", é o segundo livro escrito de Stephen King, e também é considerado pelo próprio autor o seu livro favorito e não é para menos, porque é um dos melhores livros sobre vampiros já escritos no mundo. E é também uma grande homenagem do escritor a Bram Stoker, autor do clássico "Drácula".

O mestre do terror, nos leva à esquisita cidadezinha de Jerusalem’s Lot, mais conhecida como Salem, onde há a amaldiçoada Casa Marsten, que é responsável por diversos acontecimentos assustadores.

A história se inicia quando, Ben Mears, um escritor que cresceu em Salem, decide retornar para cidade, para enterrar pesadelos do passado e terminar o livro no qual está trabalhando. Além de Ben, chegam também a cidade, dois homens esquisitos, Kurt Barlow e Richard Straker, que estranhamente compram a horripilante Casa Marsten e uma antiga lavanderia, a qual decidem investir tornando-a uma loja de móveis antigos.

O mal aos poucos vai renascendo na cidade e soltando suas garras ao povo da cidadezinha. Episódios estranhos passam a ocorrer, mortes inexplicáveis vão surgindo e os corpos estão desaparecendo.O que será que está acontecendo? Como aceitar e acreditar nas explicações que aparentemente fogem da realidade?

Forças maléficas tomam conta da cidade e de seus habitantes, Salem torna-se palco de insanidade e horror, os personagens amedrontados que acreditam nos seres sobrenaturais, Ben, Matt, Mark, Jimmy e o Padre Callahan, tentam salvar a cidade. Mas será que conseguirão? Assim, o autor chega no confronto final, do bem contra o mal.

"Salem", é um grande livro de mistério, aventura, suspense e terror. Confesso que em alguns momentos senti medo. Esse é o meu terceiro livro lido do autor e posso dizer que por enquanto foi um dos melhores, empatando apenas com "O cemitério". Leiam esse livro, tentem não morrer de medo e tranquem as janelas, afinal o mal é traiçoeiro.

"A cidade guardava seus segredos, e a Casa Marsten pairava sobre ela como um rei arruinado."

"Lá não existia vida, mas a lenta morte dos dias. E, quando o mal se instalou na cidade, o fato pareceu quase programado e natural. Era quase como se a cidade soubesse que o mal chegaria e a forma que assumiria."

@paginasdelivrosesonhos
Nick 21/10/2020minha estante
Meu Deus, eu preciso ler esse livro!!!! Amei demais a sua resenha?°?

Nick 22/01/2021

A hora do vampiro
Foda!
Confesso, as primeiras 100 páginas achei meio chato. Mas fora esse pequeno detalha o livro é muito bom. O King consegue criar muito bem o ambiente de terror psicológico.

Andre.Vieira 09/11/2022

Bestinha, porém bom!
'Salem o segundo livro escrito pelo Uncle King. Antes de ler o livro, eu achava que seria sobre bruxas, até pelo nome Salém, porém eu estava equivocado, depois que vim ver que o nome do livro é 'Salem e não Salém. 'Salem como normalmente é chamada a cidade de Jerusalém's Lot localizada no Maine. O livro foi publicado anteriormente como "A hora do vampiro", já dava o spoiler no nome hahahaha achei uma put@ s@c@nag3m, tipo, teve momentos na leitura que o autor deixava em dúvida do que era o ser que estava aterrorizando a cidade.
Sobre o livro em sí, como disse no título, ele é bestinha, porém é bom. Dá para passar o tempo de boa. Quem não tiver nada para fazer ou quem é fã do King eu recomendo a leitura. Fica um detalhe aqui por minha conta, todos os livros do King que eu já li, esse foi o único que não teve uma crítica social. Esse livro é um sessão da tarde dos anos 90 ou início dos anos 2000 hahahahaha. O que me deixou um pouco triste, foi no início que o autor mostrou muitos personagens, personagens demais. Aí vai minha dica, anote os nomes, eu vacilei nisso. Outro lado negativo para mim foi que como a maioria de vocês sabem, os primeiros livros de King são muitos detalhados e muita narração com poucas conversas, isso me deixa put0. Mas ao decorrer o livro foi evoluindo e eu acabei vibrando com a história. Se King escrevesse esse livro com mais experiência poderia ser bem melhor, aqui também vale a nostalgia de quem leu "Drácula" de Bram Stoker. Muitas citações, muitas referências e também muitas coisas que foram copiadas mesmo hahaha
Poderia ter lido em três dias, mas devido a minha rotina levei quase um mês, vou reler em outro momento e inclusive, esse livro poderia ter uma continuação com os personagens sobreviventes.
Ah, só pra não deixar de fora, eu senti que mais tarde quando ele escreveu It ele retirou umas coisas daqui, principalmente pela cidade que acontece coisas ruins.

Minha nota? 7,0
Alcione13 10/11/2022minha estante
Não gostei muito desse e não releria rsrs
Em A torre Negra tem algumas referências a ele

Zenaide.Mota 16/03/2022

Clássico do terror e suspense: vampiros!
Mas por diversas vezes eu me vi dentro da cidade com as narrativas do melhor: King!
Livro cheio de personagens, bem detalhado, requer uma atenção a mais para alguns fatos e pessoas, mas a leitura flui muito bem.
King sendo King! ??

anaalimap 01/02/2022

Um dos melhores livros que li
O mestre nunca falha e esse livro só veio trazer tudo isso a tona!
Fiquei extremamente presa no livro a partir da primeira morte, já não conseguia parar de ler!
Muita ação, descobertas, personagens interligados, história envolvente e vilão amedrontador!
Amei de verdade esse livro, ele me pegou de jeito e fez me apaixonar novamente pela escrita do mestre. Com certeza um dos favoritos do gênero.

Glau Anjos 09/07/2022

"Mas a ideia de que um homem pode morrer e deixar o mal como legado é muito mais perturbadora." 'Salem. Stephen King.

Há tempos sou muito fã do King, entretanto estava com este livro na estante parado há meses. Então, quando terminei de ler, pensei: Por que não li este livro antes? Certamente já é um dos favoritos. Que estória! De tirar o fôlego. Amei! Amei muito.

Bruna 06/07/2021

achei o começo um pouco parado com muitos personagens, uns interessantes e outros não, mas ao passar das páginas o mistério que paira na cidadezinha de jerusalem?s lot me deixou cada vez mais evolvida na história. gostei muito!

natalia 20/07/2020

Confesso que a expectativa criada no começo do livro foi mais aterrorizante pra mim do que o desenrolar dos fatos, mas mesmo assim o clima sombrio permaneceu até o final, o que eu gostei bastante. Mesmo com algumas tristes fatalidades a conclusão foi bem satisfatória pra mim.