1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Deivi.Lucio 17/09/2020

Um livro que traz luz a nossa história
Lendo o livro entendi que o imperador agraciava aos coronéis e fazendeiros que cediam escravos e pobres trabalhadores para lutar na guerra do Paraguai ou seja uns morriam e outros ganhavam os louros da vitória.
Dei até um google maps para ver a ilha fiscal onde ocorreu o ultimo baile do império e viajei no tempo.
Lendo o livro entendi o golpe da Republica na Monarquia manipulando a imprensa e distribuindo benesses e cargos a todos os partidários da ideia. Com o fim do trafico negreiro os fazendeiros que antes apoiavam a monarquia não viram seus interesses representados e mudaram de lado apoiando a Republica pois a mesma oferecia vantagens financeira e poder, haja vista os nomes das famílias que atuam na nossa politica atual na grande maioria beneficiários desta distribuição de poderes do passado.
A grande admiração do governo Republicano pelos EUA fato novo,(contem ironia) e a tentativa de copiar a bandeira e até o nome Republica federativa dos Estados Unidos do Brasil.
A troca dos nomes das ruas tentando apagar a passagem da monarquia no Brasil e a tentativa de trocar o hino nacional frustrada pois o povo se sentia representado nele suas vitorias do passado.
Também aprendi que de pacifico nosso passado e presente não tem nada.
Como Cazuza dizia eu vejo o futuro repetir o passado e que para e para iluminar nossa historia somente especialistas como o autor.

NathDuda 07/02/2022

Sinceramente me cansou muito tamanha extensão desnecessária, muita "analogia" desafortunada como a do início do livro. Ok, tem sim sua parte interessante como todo livro, mas sério, muita coisa foi colocada aqui para a famosa fala dos professores de redação "encher linguíça".
Fiquei satisfeita por aprender muita coisa, mas foi uma leitura de fato cansativa e desestimulante por tanta enrolação.

@adriana_ lerlivros 06/02/2022

???????????, ?????????!
???? ?? ???? ????? ?ó?,
? ??? ? ??? ?? ?????????
???? ?????? ? ????? ????

Dom Pedro d'Alcântara, me cativou, foi um homem muito culto, amante dos livros, um diplomata e pelo que se diz aqui, foi também um bom homem, sensível e pacato e respeitava a liberdade de expressão.
Foram 67 anos de monarquia, que ao final, estava desgastada, o próprio Dom Pedro II estava quase sem forças para continuar. Mas o fim desta história não deixa de ser triste para Dom Pedro, mesmo com essas previsões.
O terceiro reinado não era desejado.
O marido da princesa Isabel não era bem quisto. Era visto com desconfiança, por ser estrangeiro. E por outro lado a princesa Isabel era uma beata que colocava a igreja acima de tudo e era submissa ao seu marido Conde d'Eu, Gastão de Orleans.
Acreditavam que após a morte de Dom Pedro, quem governaria o país seria o Conde.

?1889 de Laurentino Gomes conta com grandes detalhes, como se deu a queda da monarquia no Brasil, através de um golpe e como surgiu a República e o seu caos.

Sobre a Queda;
Dias antes da família Real ser exilada, Dom Pedro II não dava importância às movimentações e confusões que aconteciam, dizia:?conheço os brasileiros, isso não vai dar em nada?.

Sobre a República:
O marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil, por voto inderero, renunciou no dia 23 de novembro de 1891 e morreu nove meses depois em agosto de 1892. Assumiu o vice presidente Floriano Peixoto, o ?Marechal de Ferro" tornou-se ditador, matou, exilou e prendeu todos os seus adversários.

?Como Deodoro renunciara ainda no primeiro ano de mandato, teoricamente caberia a Floriano convocar novas
eleições de imediato. O marechal ignorou solenemente a disposição constitucional e se manteve firme no cargo por mais três
anos.?

?O manifesto que o governo provisório divulgou naquela noite, assinado por Deodoro, anunciava que o Exército e a Armada tinham decretado a deposição da família imperial e o fim da Monarquia, mas em nenhum momento mencionava a palavra república. A consulta prometi-
da por Benjamin Constant aconteceria somente um século mais tarde. Em abril de 1993, ou seja, 103 anos após 15 de novembro de 1889, os brasileiros finalmente foram chamados a decidir em
plebiscito nacional se o Brasil deveria ser uma monarquia ou uma república.
Venceu a República.?

?Refletindo sobre essa leitura me vejo mergulhada em lamúrias lastinamando a nossa realidade política. Em como vivemos até hoje em padrões repetitivos e nocivos de comportamentos, há séculos. Em como a maioria da população vive mergulhada nas trevas da ignorância, perpetuando essa doença congênita que é a corrupção no nosso país, em prol dos interesses da elite.

Quando será que eu e vc faremos a diferença ?

Alguns motivos para a queda da monarquia:
?A questãoMilitar
?Resistência ao terceiro reinado.
?A corte de Dom Pedro II era famosa por ausência de festas

Carlos Kelsen 25/04/2021

A história do Brasil...
O Autor, em mais uma obra, retrata a história do Brasil, nos levando ao momento da proclamação da República.

O mais incrível é identificar durante a leitura fatos ocorridos no passado, porém, que se transportam para o hoje, justificando algumas atitudes políticas e culturais do nosso povo e, principalmente, das nossas autoridades.

Vale a pena a leitura...

Como em alguns trechos da obra ocorre a citação de Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, que nasceu em Natal/RN, registro para o Autor que na nossa cidade temos um bairro em que as ruas foram ordenadas na sequência dos Presidentes da República, começando por Deodoro da Fonseca e finalizando por Hermes da Fonseca.

Giuliano.Nascimento 17/08/2020

O primeiro grande golpe
Livro muito bom. Mostra como se deu aquele que foi o nosso primeiro grande golpe Militar, a Proclamação da República.

*Day* 17/12/2021

MILITARES, GOLPE e FAKE NEWS não é novidade na história do Brasil.

“Uma sociedade que não estuda história não consegue entender a si própria...”

“Pedro II passou uma infância tristíssima, na qual experimentou carência emocional e manipulação psicológica [...] Refugiou-se no mundo dos estudos, particularmente nos livros, que lhe davam prazer e uma sensação de segurança”. p.118

"Foram almas gêmeas e unidas até o fim, cujos corações não envelheceram" p.123

D. Pedro II sem dúvida alguma foi uma personalidade que não poderia ser ignorada, um exemplo disso foi o capitulo 'o século das luzes' e o que fez com Graham Bell. U_U

“O africano, além de ser muito diferente do europeu, debaixo de muitos pontos de vista anatômicos e fisiológicos, ainda se acha em um grau muito embrionário da evolução humana' falácia de Alberto Sales na p. 162, nem vou colocar o restante porquê fiquei com nojo.

A enorme massa da população, pobre, analfabeta e ignorante, teria de ser conduzida e controlada pela elite republicana... p. 170

O positivismo já estava em decadência na Europa e no auge no Brasil em 1889, tanto que até hoje nossa bandeira exibe o "ordem e progresso". Um sinal claro de nossa incapacidade de pensar por si mesmos e deixar os outros mandarem em nós. Uma elite sempre mandando no povo e dizendo o que deve ser feito como um peão conduzindo o gado no pasto."

“Começou pelo Piauí o rastilho de incêndio” p.175, e muitos nem sabem disso.

Benjamin Constant, um professor foi a mente por trás da revolução republicana, e apesar de ser militar foi abafado pela elite militar... quem diria?

“Uma lei para inglês ver” assim foi vista a primeira lei sobre o combate negreiro no país. p. 212

“Machado de Assis, de fato, passara a vida atormentado por três pesadelos: os ataques epiléticos frequentes, as origens modestas e a cor escura da pele. Casou-se com uma mulher branca, manteve uma atitude discreta em relação à campanha abolicionista e suas obras literárias são povoadas por personagens de pele clara”. p. 229 Ao contrário de outros autores como agora bem sei.

A princesa Isabel foi uma das poucas mulheres de sua época que teve a educação esmerada, embora fosse uma carola devota e sofresse constantes ataques por parte dos machistas de sua época. O massacre ocorrido no sul do país na época do governo de Floriano Peixoto conhecido como Revolução Federalista descrito no último capítulo é penoso de se ler e revoltante, mais até do que o capitulo intitulado: O Adeus que é triste em minha opinião. Porquê creio que até o último minuto o velho imperador "talvez" pensou que voltaria ao seu país natal ainda em vida. Outra coisa que é triste de se saber é que a história da ditadura militar no país é tão antiga e arraigada. No final foi um ORDEM de expulsão da monarquia sem o PROGRESSO tão almejado por muitos, mas usufruído por poucos da população como ainda acontece nos dias atuais. Esse livro é sem dúvida uma excelente fonte de conhecimento, muito bom!

Magnator 11/10/2013

O futuro da História do Brasil passa por Laurentino Gomes
Esclarecedor e agradável. Como é bom ler um livro com esta fluidez. Laurentino Gomes nos submerge nas mais diversas situações que possibilitaram a proclamação da República no Brasil. Seguindo a mesma linha narrativa dos seus livros anteriores, ele nos apresenta a personalidades históricas e nos aproxima dos fatos como se estivéssemos passeando por aqueles corredores. Incrível! Altamente recomendável. No futuro será difícil falar de história do Brasil sem mencionar esta trilogia... Que deixou gostinho de quero mais.

Manda 26/08/2020

termina a trilogia e ja quer ler mais 20 livros do autor
laurentino como sempre perfeito em sua narrativa e descrições. adorei a experiência de ler esses livros e entender melhor como nosso país foi surgindo e se moldando para vir a se tornar o que é hoje.

Lulu 20/08/2020

Esse é o último livro da trilogia sobre o período imperial brasileiro. O livro é muito bom e com certeza vai me ajudar muito na escola e vestibulares, absorvi muita coisa da história brasileira graças aos três livros do Lorentino (1808,1822 e 1889).

Sandrað· 08/04/2022

Esse é o terceiro da trilogia sobre a história do Brasil. Já havia lido 1808 e 1822 e ficado encantada com a escrita de Laurentino Gomes e com esse não foi diferente.
O livro é sobretudo sobre a transição do império para a república e, principalmente, sobre seus bastidores e curiosidades que pouca gente sabe. Além disso, a forma como o autor conta essas histórias informa de uma maneira atraente e simples, como se contasse uma história, o que torna tudo mais acessível. Recomendo!

Icaro Sena 13/10/2021

Mantém o nível dos livros anteriores. Conta detalhes da mudança de regime monárquico para republicano que é desconhecido da maioria. Bem interessante conhecer todo o ambiente dessa época.

ffernandorl 19/08/2021

Brasil -> Parnaíba -> Alagoas -> Portugal
Com a mesma receita de sucesso de 1808 e 1822, Laurentino Gomes escreve 1889 com um texto leve e repleto de curiosidades. A obra consegue apresentar o panorama politico do Brasil antes e depois da fundação da república e ainda sim destacar os principais personagens como figuras humanas.
Fica o meu destaque para a questão da escravidão que tem grande impacto cultural e politico em toda a história do Brasil, e em dias atuais, e que tem seu merecido destaque em vários momentos da obra.

Eder 19/09/2013

Trazer a história para a linguagem jornalística
E assim envolver o leitor que não tem paciência para ler livros técnicos de história. Essa é a proposta declarada do autor e ele o faz muito bem. Livro delicioso de ler assim como foram os outros dois 1808 e 1822. Imperdível para quem curte história mas não tem tempo ou não consegue ler livros de caráter mais técnicos.

Caio 09/03/2023

1889
Muito bom ter acesso a história do seu país dessa forma ?mais leve?, eleva muito a nossa percepção, além do estudado na escola.

O três livros deveriam ser lido por todos os brasileiros, entender o porque do Brasil ter tantos problemas, iguais aos do século retrasado.

Mari 18/09/2020

Uma leitura que nos leva a entender um pouco mais da História do nosso Brasil que os livros didáticos não mostram e a compreender que politicamente ainda temos muito o que aprender.