Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

Lu Tibiriçá 06/11/2022

Uma cidade perdida. Um livro perdido.
Escrever uma história dentro de outra. Utilizar "A" história para contar uma estória (sim, sou do tempo que essa palavra existia e a distinção entre elas ainda me faz sentido).

É isso que Amin Maalouf faz. A Pérsia, um autor persa, um livro perdido. Mas não foi simples. Ele inseriu os relatos em momentos interessantes, cheio de conflitos, de detalhes.

A leitura é enriquecedora! Dá vontade de saber mais sobre a cidade de Samarcanda, sobre o autor, sobre a Pérsia, de visitar Teerã.

Nada como uma leitura que te abre outras possibilidades de conhecer outras culturas e de voltar no tempo para entender as relações entre pessoas e sua cultura. Isso é a base para o respeito e a tolerância na Humanidade.

Marina.Anicet 02/11/2022

Bom mas cansativo
No início me forcei a ler mais e rendeu bem. A parte dos assassinos é maravilhosa. Eu que amo assassin?s creed achei demais ?
Porém depois fica cansativo de novo e decai. Mas valeu a leitura.

Mari 10/10/2022

Gosto, maaaaas...
O livro é muito bacana e de um tipo de literatura que me atrai muito. Idas e vindas no tempo e no espaço que mobilizam que lê. Contudo, há certa dicotomia entre Oriente e Ocidente queme incomoda um pouco, como se este fosse o berço do avanço e, aquele, a permanência do atraso.

Diego Vertu @outro_livro_lido 07/09/2022

A mais bela face que a Terra já mostrou ao sol.
Samarcanda é um livro que explora a vida do polímata Omar Khayyam. Sendo uma ficção histórica o livro acompanha a peregrinação de Omar por todo o oriente médio. Ao ganhar de um juiz um caderno na cidade de Samarcanda Omar escreve seus Rubaiyat (poesia em 4 versos) enquanto registra os versos, Omar encontra personagens históricos: Xás, Vizir e até o fundador de uma série de assassinos.
Séculos depois Benjamin Lesage faz uma busca sobre o Rubaiyat que é dado como desaparecido, levando Benjamir fazer uma viagem ao oriente médio a procura do livroo. Em sua viagem de volta Lesage está a bordo do famoso Titanic junto com o livro de Omar.
Achei o texto primoroso, tornando-se um documento com pontos fiéis à história do oriente médio. Confesso que tive dificuldade na leitura e a achei bem arrastada. Não me conectei muito com as personagens e as vezes tive a impressão que alguns relatos não levaram a nada. Tinha grandes expectativas mas acabei me frustrando. Guardarei o livro para quem sabe uma releitura pra quando tiver mais preparado.
Bia França 20/11/2022minha estante
Também esperava mais...

Anne 06/09/2022

Terra do Sol
Samarcanda é um livro dividido em quatro partes, sendo as duas primeiras dedicadas a contar a história de Omar Khayyam, poeta e astrônomo persa de uma relevância histórica enorme; e as últimas duas para contar o destino do seu manuscrito.
Para fazer uma boa resenha, precisaria de muito mais conhecimento da história política persa, e até da atualidade. Mas me limitarei ao pouco que sei, e o pouco que sei se deve ao livro.
Em sua época, Khayyam se vê enrolado na política de sua terra, mesmo a detestando. Um juíz que o admira como sábio quando ainda é muito jovem, dá de presente a ele um livro em branco para que faça um manuscrito com suas poesias. A única coisa que pede em troca é que dedique esse livro a ele, uma tentativa esperta de se eternizar. Khayyam aceita então o desafio e se lança a escrever o manuscrito que hoje já inspirou Fernando Pessoa e Manuel Bandeira, para citar os mais próximos.
Enquanto se empenha nessa tarefa, Khayyam vive a vida a seu tempo. Se apaixona, se casa, faz amigos.. um deles que virá a se tornar o maior pesadelo do seu povo, Hassan Sabbah, líder de uma seita islâmica e considerado o fundador da ordem dos Assassinos, responsável por uma futura reviravolta na vida de Kayyam.
Até que isso aconteça, no entanto, leva a sua vida da forma mais próxima àquilo que aprecia, olhando o céu, bebendo vinho, ao lado de sua amada quando esta não está envolvida com a vida no Palácio, pois sua esposa é ninguém menos do que a conselheira da Sultana.
As últimas duas partes do livro são dedicados a contar a história da Pérsia em meados de 1900, a luta por uma constituição, pela democracia, e para não ser esmagado pelos pés gigantes dos poderosos tradicionais. E ainda, ao supremo e infeliz destino do valioso manuscrito após tantas turbulências em sua história.
A história é profunda e educativa. Para quem gosta de panoramas históricos é um prato cheio. Para quem gosta de um romance, também é recheado de vida cotidiana e amores impossíveis.

Quérol 31/08/2022

Queria ter gostado mas...
Eu tentei gostar de Samarcanda, mas tenho um sério problema com histórias nessa vibe "epopeia". Não me conectei com os personagens, estava zero interessada com o desenrolar da história. Mas não posso negar que é um livro muito bom, bem escrito e de uma riqueza enorme. Por isso minhas estrelas. Muitas vezes o problema não está no livro né, mas em nós.

Caroline Vital 28/08/2022

Incrível!
Extremamente bem escrito! Quase virou um favorito (algumas passagens descrevendo as questões políticas da época são meio chatas).

Bianca 22/08/2022

Oriente
Independente da época retratada no livro, vemos um belo olhar sobre o Oriente através de um precioso manuscrito, personagem principal desta história. Enriquecedor.

Chele 13/08/2022

O livro gira em torno de um manuscrito redigido em torno dos idos anos 1000 d.C. na região do oriente médio. Dividido em duas partes; a primeiro acompanha os último anos do autor do manuscrito no meio ao caos da civilização mulçumana persa, já a segunda gira em torno da última pessoa a ter contato com o manuscrito passado em sua maior parte na busca dele. Misturar realidade e ficção é muito delicado e uma arte que nem todos dominam. Amin tenta compilar mais de mil anos de história em pouco mais de trezentas páginas, uma manobra arriscada e audaciosa. Por diversas partes o enredo fica arrastado e enfadonho se perdendo entre fantasia e realidade.

Lais.Lagreca 20/07/2022

Para viajar no tempo e aprender por meio de um belo e bem construído texto
POR QUE LER O LIVRO
“Um manuscrito oriental que atravessou os séculos, conquistou o Ocidente e encanta o mundo ainda hoje é o mote da trama épica e envolvente construída pelo autor franco-libanês Amin Maalouf. Com essa obra, ele venceu o Prix Maison de la Presse de 1988. Samarcanda é um romance histórico memorável que conduz habilmente os leitores desde a Pérsia medieval até o náufrago do Titanic.”

Gosto muito de romance histórico, pois viajo no tempo passado e reflito sobre o presente. Apreendo coisas novas sem o peso de um texto acadêmico.
A escrita de Samarcanda é bonita e envolvente. As personagens são complexas e o cenário é encantador.

Vale a pena!!

Samarcanda é a Pérsia de Omar Khayyam, poeta, livre-pensador, filósofo, matemático e astrônomo genial. Samarcanda é o Oriente do século XIX e do inicio do século XX, a viagem para um universo onde os sonhos de liberdade sempre souberam desafiar os fanatismos. Samarcanda é a aventura de um manuscrito nascido no século XI, extraviado com as invasões mongóis e recuperado seis séculos depois.
Escrito no estilo colorido e poético dos velhos contos orientais, eis-nos perante um romance que é ao mesmo tempo uma apaixonada meditação sobre a verdadeira essência da Pérsia, nos séculos XI e XII e o século XX em que despontam os anseios de reformas democráticas e de emancipação patriótica.Uma vez mais, Amin Maalouf deslumbra-nos com o seu extraordinário talento de narrador.

Vanessa.Benko 14/07/2022

Os pássaros feridos escondem-se para morrer
Um livro que me conquistou mais pelo conhecimento agregado do que pela narrativa. Ler ele fazia com que eu me sentisse no Oriente, viajasse nas histórias e disputas e me interessasse mais pela rica cultura de lá.
Uma cultura que é pura poesia. Até mesmo os fatos reais parecem que foram pintados para serem memoráveis. Também senti a valorização que o conhecimento e leitura podem agregar e principalmente nos servir de proteção. O personagem principal nos dá várias lições de como a sabedoria só é construída em cima de instrução. Mas só adquirir conhecimento não basta, é precisar saber aplica-lo da maneira correta. Vivência e experiência, elas garantem nosso futuro.
Tantas batalhas, disputas em busca de domínio. Destruir o dominador opressor. Escolher amigos, identificar inimigos. Esse é o contexto por de trás da busca de um livro célebre. A verdadeira poesia está neste livro, na sua busca ou na história?

Andre.Thieme 12/07/2022

Sobre o amor ao oriente
Geralmente me agrada a leitura de livros da região árabe, apesar de não procurar ativamente para a leitura. Grata indicação da TAG, o livro Samarcanda nos leva a conhecer a produção de conhecimento que sempre foi muito efervescente para fora da Europa, apesar de nem sempre termos contato ao longo da nossa educação. A história em si, nos coloca em contato com diferentes personagens em momentos históricos importantes para compreender a Pérsia de forma muito mais próxima. A leitura é muito fluida e bastante envolvente. Com personagens da realidade histórica e fictícios, ajudam a avançar a leitura e uma compreensão maior do que se passa em cada momento.

Vicky 06/07/2022

Apaixonante
"Samarcanda" é um livro personifica a história de um grande poeta do oriente, Omar Khayyam, e da trajetória de seu manuscrito. Para quem é entusiasta, ou curioso, sobre os povos, costumes e tradições dessa região, o livro é um prato cheio. Diversas vezes fui buscar o significado de uma palavra e me perdi olhando as imagens de paisagens e pessoas locais. É um livro longo, em algumas partes cansativo mas que no final percebemos a obra de arte que é sua composição.