Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Jão 22/03/2023

Tolkien e sua mania de ser incrível
Eu não esperava grandes coisas por se tratar, basicamente, de um livro de estudos, porém, é o Tolkien, então claro que ele fez uma parada maravilhosa.
Começa com ele falando sobre Estórias de fadas de uma forma bem intuitiva e tranquila de entender, ele explica as coisas muito bem!
"Agora temos homens que amam animais mais do homens; que têm tanta pena de ovelhas que amaldiçoam pastores como se eles fossem lobos; que choram por um cavalo de guerra morto e vilificam soldados falecidos."

Depois temos a Mitopeia, um poema mostrando que o mito não é apenas uma mentira, e sim algo mais.

Então a Folha de Cisco, falando sobre seus deveres e arrependimento de não conseguir cumprir com eles.

Depois um pouco sobre uma história viking que é bem legal de conhecer.
"Pela vontade de um homem muitos devem sofrer opróbrio"

Eu achei um livro maravilhoso, principalmente por ser tão curto e tão informativo.

Recomendo a qualquer fã de Tolkien ?????

Julia.Miquelini 16/03/2023

Tolkien
Sobre Estórias de Fadas e Folha de cisco me ganharam com enorme facilidade. Os demais trabalhos foram mais densos, mas ainda sim, gostei bastante. Tentando entrar no mundo de Tolkien.. tô curtindo.

Diego Araújo 05/03/2023

"...ao fazer Pégaso os cavalos foram enobrecidos"
Ler Tolkien, para mim, é como viajar para os reinos mais distantes, mas também é como voltar para casa depois de uma longa jornada no ermo e aproveitar um banho quente.

Em "Sobre contos de fada", temos um mergulho essencial na visão do professor sobre a fantasia, a arte e o papel da imaginação.

Depois da "aula magna" da primeira parte, em "Folha, de Migalha", vemos o encanto literário acontecendo: um comovente conto sobre a força (sub)criadora - e redentora! - do homem, mesmo num mundo aburguesado e egoísta.

Um livro obrigatório para fãs de Tolkien e que pode surpreender quem vê a literatura fantástica como algo "menor".

Luiza810 23/02/2023

"A alguém que disse que mitos são mentiras..."
É um compilado de 4 obras de Tolkien. A primeira "Sobre histórias de fadas" é uma explicação do autor sobre histórias de fadas ou contos de fadas. A segunda obra é "Mitopeia" que é um poema. A terceira é "Filha de cisco" uma história bem curta sobre um pintor. E por último "O regresso de Beorhtnoth, filho de Beorhthelm" um outro poema inspirado na Batalha de Maldon em 991 d.C.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

O Coração do Homem não é feito de Mentiras
Nesse ensaio, Tolkien traz uma defesa apaixonada da fantasia e dos contos de fadas, explicando um pouco da sua visão em relação à criação literária desses contos. Estes, como defende o escritor, têm por função não só entreterem crianças, como também servirem de meio para conectar o ser humano à Feéria, isto é, ao mundo dos seres fantásticos cuja imaginação humana é sempre atraída.

Olha, eu gostei do ensaio, percebe-se o valor que Tolkien dá a esse gênero literário. Mais do que puro escapismo, a fantasia para ele torna a realidade mais suportável e interessante (e, porque não, mágica). Além disso, Tolkien identifica o escritor como subcriador, ou seja, uma criatura feita imagem e semelhança de seu Criador (C maiúsculo) a qual foi concedida a habilidade de criar novas histórias e, assim, engrandecer ainda mais a obra do Criador originário.

Percebe-se nesse último ponto, a profunda experiência cristã que o professor de Oxford compartilha em suas obras (SDA, Hobbit, Silmarillion, etc). Nessa mesma experiência, Tolkien nos convida a perceber que, embora aquilo que possamos criar possa decair e se corromper ao longo do tempo, todas essas coisas podem contribuir para a beleza da Criação primária ao serem redimidas.

Acho lindo o testemunho que o autor traz em suas obras. Elas são divertidas, alegres, trágicas, belas e fantásticas. Nesse sentido, as obras de Tolkien são como uma ode à Criação que brota do coração (do interior) (e não é atoa que ele descreve com tanto zelo bosques, rios, montanhas, árvores e afins; e é pelo mesmo motivo que é importante cuidarmos do meio-ambiente se quisermos preservar aquilo que recebemos). Talvez caiba aqui a velha e conhecida máxima platônica: "Tudo o que é bom, belo e justo anda junto".

Sem me alongar mais, o ensaio "Sobre histórias de fadas" é um texto riquíssimo (e curto demais) sobre esse encantador gênero literário. O mestre Tolkien, certamente, é um dos meus autores favoritos.

William.Silva 18/01/2023

A fantasia continua a ser um direito humano; criamos, na nossa medida e ao nosso modo derivativo, porque fomos criados; e não apenas criados, mas criados a semelhança de um criador.

Simplesmente, incrível. Um dos mais doces livros que já li ?

Cristiane.Rocumback 14/01/2023

Sobre fadas e outras coisas mais...
Peguei esse livro para desencalhar da estante, mas deveria antes ter me atentado ao que o autor traz aqui. É uma linguagem e textos mais específicos, sobre personagens, autores, poemas que eu nunca li.

Avaliei em 4? porque fica claro que o autor é um gênio. Mas não consegui compreender facilmente. Grifei alguns trechos que compreendi bem e gostei.

Mandark 06/01/2023

Tolkien sendo grandioso.
Incrível o poder que o Tolkien tem de transformar qualquer narrativa fantástica em um mundo plausível de estar presente em um livro de história. Sua eloquência e seu poder criativo são por vezes insuperáveis. É fácil crer em tudo que ele é capaz de criar e, principalmente, seu poder de convencimento é avassalador. Destaque para Cisco, o personagem que por vezes parecia uma descrição exata de minha própria e egoísta existência.

Gabriel.Ornelas 31/12/2022

Para todos os escritores
Está aí um livro que não achei que teria linguagem mais técnica e teve kkk

Mas isso só enriqueceu a leitura de uma maneira que não dá nem pra contar!!

Esse ensaio sobre estórias de fada veio ao meu encontro justamente na época em que estou escrevendo um livro de fantasia, e não só fortaleceu as minhas convicções, como as aprimorou incontavelmente!!

O livro por si só vale a pena ser lido por cada leitor, para que esse tire suas conclusões sobre a importância da arte literária através das ideias de Tolkien. Mas acredito que para todo escritor, deveria ser essêncial!!

Recomento plenamente!!

Adalberto 31/12/2022

Simplesmente Fantástico.
Tolkien apresenta um texto sensível e acessível, de um simplicidade ímpar, contudo profundo e reflexivo.

Tiago 28/12/2022

Um ensaio...
Esse ensaio de Tolkien nos deixa ávidos por tentar compreender o que cada palavra traz, através de cores, imagens, paisagem, passagem e viagem. Conseguimos ver isso quando estamos mergulhados nos contos de fadas...

Anthony 18/12/2022

Importante
A temática Fantasia é explanada de forma brilhante, o conto e poema presentes na obra são maravilhosos.

Luana 14/12/2022

É um livro miudinho, mas óh bichinho difícil de entender (e é porque eu tô lendo junto com uma LC). A parte que eu gostei mais foi a história Folha de Cisco (é bonita e triste). O Mitopeia até agora eu tô tentando entender. Já o Sobre Estórias de Fadas é bom você ler depois que já tem uma bagagem em Teoria da Literatura, porque é cheio de referência bibliográfica.

Fabricio.Campelo 05/12/2022

Um livro sobre a vida de Tolkien.
No início do livro nos mostra uma extensa descrição sobre o que Tolkien acreditava ser Conto de Fadas, e o que não era.

Bastante explicações, muitos exemplos, exemplos esses que me interessei bastante e vou pesquisar pra ler. Principalmente os contos sobre animais, q pretendo ler com meu sobrinho.

Amei a descrição dele sobre Mito e Folclore. As vezes a gente só absorve as coisas mas não pensa de verdade.

Mais pro final tem um conto viking. Ok?.

O Conto de Folha de Cisco, nossa, eu achei tão lindo.

Fiquei meio perdido durante a leitura, mas depois fui me situando, fui vendo os diferentes pontos de vista e explicações, gostei bastante da metáfora que eu entendi.

Que por mais que o caminho seja difícil, tudo nos prepara pro final, e de que forma aproveitaremos o final, cabe somente a nós descobrir, pois teremos vivido dessa forma por toda a vida.

Também li que esse conto é uma comparação a obra de Tolkien, como está na resenha fixada. E eu amei. Fez muito sentido e faz você ter um vislumbre de como Tolkien se sentia desesperado e sozinho, em um mundo que ninguém o dava crédito, mas no final, quando ele finalmente se foi, todos reconheceram seu trabalho sem precedentes e que jamais será superado.

Gostei muito desse conto, do restante do livro, achei uma boa leitura, pra quem tem paciência pro Tolkien rs.