Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Marcus Martins 01/12/2022

O Tomo das Fadas e Seus Contos
Neste livro Tolkien se debruça como nunca a análise do que consiste a criação da fantasia e os pressupostos fundamentais que capitaram e cativam todos os leitores até os dias de hoje.

Complementar a isto, os diversos trabalhos compilados neste livro também apontam de forma profunda e objetiva os pensamentos do Professor, sua fé, sua perspectiva sobre a própria arte e os seus valores.

Essa é uma obra ímpar e merece ser lida por todos os fãs de Tolkien.

Rony 20/11/2022

O reino das histórias de fadas é amplo, profundo e alto
Começo essa pequena resenha com essa citação e também com a citação de como Tolkien se via em relação ao "Belo Reino" ou Faërie: "Tenho sido pouco mais do que um explorador errante (ou transgressor) nessa terra, cheio de admiração, mas não de informações." É uma leitura que combina uma sensação de leveza e profundidade para uma teoria de interpretação e de criação artística que é fascinante, realmente encantadora. Aproveitei para ler esse livrinho bonito graças ao meu amigo Andrei, que me emprestou. Para quem gosta dos livros de Tolkien e, de certa forma, Fantasia no geral, é uma ótima leitura.

Sara.Renata 13/11/2022

Magnifico!
Tolkien, em 1937, escreve uma defesa aos Contos de Fadas e os aproxima muito mais aos adultos que crianças. Eu sou suspeita quando se trata de Tolkien. E esse trabalho, sendo o trabalho publicado mais teórico do professor. Nele, ele explica o que é o mundo de fadas, e o que ele considera ser ou não. Mostra a definição do que Feérico.
A visão do Mito produzida pelo Autor é algo espetacular. A primeira parte e mais longa, discorre sobre as estórias de fadas, suas particularidades e relação com o imaginário do homem, o que se reflete na construção das crenças. Do restante do Livro, o que mais gostei foi o pequeno - mas marcante - desenvolvimento da história de Cisco. Vemos ali um pouco de qualquer um de nós, nossas folhas, árvores e buscas.
Nota: Não aconselho a leitura deste, como primeira leitura de Tolkien, bom, talvez nem a segunda... Mas para quem quer uma parte mais teórica de como o autor pensava para criar esse "mundo secundário".

gabriel.smithy.7 10/11/2022

Uma leitura essêncial para todo contador de histórias.
Posso dizer que Arvore e folha foi a leitura mais complexa que tive esse ano. Sem duvidas! É uma complicação de 4 trabalhos excelentes do autor J.R.R.Tolkien. devo confessar que os 2 poemas que existem nesse livro n me chamaram tanta atenção. Ao contrario do ensaio sobre historias de fadas e o maravilhoso conto do Folha de Cisco, um conto quase que autobiográfico. O ensaio apesar de ser intelectualmente desafiador nos da uma aula completa sobre historias de fadas e Fantasia e como criar uma subscriação e sobre os elementos mitológicos nas histórias (adoro a analogia da sopa e do caldeirão de histórias) ja a folha de cisco foi a primeira grande história de Tolkien na qual me senti perto dele. Entender quem ele eera como artista e pessoa. Um livro mt desafiado não é a melhor leitura de Tolkien para mim mas é totalmente valida para amantes de histórias de fadas e Fantasia.

Wesley Rocha 30/10/2022

É uma leitura difícil, confesso. Tolkien vai falar um pouco aqui sobre o precesso de criação do conto de fadas, fantasia e tal. É legal em muitas partes, mas a leitura flui devagar. O último conto eu gostei demais

Tai 21/08/2022

Análise interessantíssima, muito relevante conhecer melhor a mente do autor de outras obras de fantasia que são tão aclamadas, mas esse livro em si é chato.

@estantedamolina 04/08/2022

Um livro variado.
Junção de 4 diferentes escritos de Tolkien.
Uma palestra acerca do que é ou não Estórias de fadas, sua origem, exemplos, publico alvo, fala também sobre fantasia, recuperação, escape e consolação.
Vem depois um poema mítico chamado Mitopeia.
Na sequência um conto interessante: Folha de Cisco.
E por último um poema histórico.
Meus favoritos foram as duas obras do meio. Os outros não entendi muito e não me prenderam tanto na leitura. Sendo assim, não pude dar nota tão boa para esse livro do Tolkien.
Obs. A edição da Harper Collins é linda.

@prazerliterariooficial 18/07/2022

Árvore e Folha é uma coleção eclética, provocativa e divertida de obras que revelam a diversidade de J.R.R.Tolkien, juntando com a profundidade de seu conhecimento da história inglesa e a amplitude de seu talento como criador de ficção fantástica, tornando a escrita e o entendimento fluídos.

Daniel.Victor 19/06/2022

Livro acadêmico sobre Tolkien e seu mundo feérico.
Árvore e Folha é uma eclética, provocativa e instigante compilação de quatro trabalhos que refletem a diversidade da imaginação de Tolkien, seu profundo conhecimento da história inglesa e a amplitude de seu talento como criador de ficções modernas. A obra une de maneira mágica uma palestra, um conto, um poema mítico e outro de cunho histórico e reflexivo.O livro inicia-se com o ensaio "Sobre Estórias de Fadas", fruto da pauta de uma palestra ministrada pelo Professor em 1938, ainda com o cheiro da tinta de O Hobbit nas mãos. O texto discorre brilhantemente sobre o Reino Perigoso das Fadas (Elfos), suas características e o mais importante: sua importância para os adultos.Em o conto "Folha de Cisco" vemos Tolkien pintando um autorretrato de sua vida como escritor e artista na busca inatingível pela perfeição em seus trabalhos. O tom, inicialmente suave, vai ganhando cores mais fortes com o aprofundamento psicológico e biográfico da narrativa.Na onírica poesia "Mitopeia", sua paixão pelos mitos mistura realidade e fantasia ao ecoar uma famosa conversa com C.S. Lewis, que acabou por levar o amigo de volta ao Cristianismo."O Retorno de Beorhtnoth" traz a faceta mais acadêmica e erudita do Tolkien. O poema faz uma brilhante conexão histórica com o antigo evento inglês de a Batalha de Maldon. Uma reflexão sobre soberba e heroísmo contada a partir de um diálogo dramático entre dois homens em um cenário de guerra.Árvore e Folha deixará os leitores ávidos por absorver tudo aquilo que as palavras desenham a cada nova paisagem, passagem, imagem e viagem.

Tatiane Roff 17/05/2022

Como sempre brilhante.
O que posso dizer sobre árvore e folhas? É um livro que tem duas partes. A primeira é uma parte mais técnica (um ensaio),ele propõem no texto o que seria um conto de fadas? Qual é a origem? Qual a utilidade? Conto de fadas é só para crianças? Fantasia não servem para adultos?
O Tolkien vai respondendo essas perguntas sobre o que ele entende de tudo que ele estudou. Elediscute no texto sobre a natureza dos contos de fadas é das fantasia e resgata o gênero que alguns pretenderam relegar à literatura infantil.
Na segunda parte do livro é sobre um contoquese chama Folhas, de Migalhas; que é visto como uma alegoria à vida de Tolkien.
Esse livro é o mesmo que Sobre histórias das fadas.

brendasnb 02/05/2022

Variado
Árvore e Folha começa com um estudo muito interessante sobre estórias de fadas e mitopeia, algo capaz de encantar qualquer amante da fantasia. Em seguida, um conto "Folha de Cisco" muito interessante. A última parte já é mais complexa e vai interessar poucas pessoas. Para alguns não vai nem fazer sentido, na verdade. Achei estranho, mas talvez seja por falta de conhecimento do tópico.

Leitora 02/05/2022

É bom, mas não foi muito pro meu estilo, teve uma mistura de não ficcao com ficcao com poemas, aí é meio confuso

samucacn 29/04/2022

gdo.faria 09/04/2022

Fui achando que era uma coisa, mas é outra.
Não sou um estudioso de Tolkien, então esse livro não foi feito pra mim

Isa 30/03/2022

Muito bom, mas um pouco cansativo
Apesar de ser uma leitura bastante interessante, perdi o raciocínio várias vezes em "Sobre Histórias de Fadas"; é uma linguagem um pouco mais complexa e cansativa. Achei divertido ler "Folha, de Cisco"; foi muito agradável, gostei dos personagens e do desfecho. Sobre a última parte (Beorth alguma coisa, não consigo lembrar direito agora), não achei tão interessante e pulei várias partes.

O livro, como um todo, vale a pena ser lido a título de curiosidade, mas acredito que eu teria gostado mais de ler outras obras do Professor.