Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

brunes 14/07/2021

Incrível
"Árvore e Folha" é provavelmente a obra que mais se distancia das outras escritas pelo Tolkien. É um livro encantador.

O livro é separado em algumas partes. Na primeira, cerca de 70% do livro, Tolkien fala sobre a criação de criação de contos de fadas, porque esse gênero é atribuído as crianças e as mensagens que essas histórias passam.

A segunda parte é Mitopeia, um poema "a alguém que disse que mitos eram mentiras" que surgiu de uma conversa de Tolkien com C.S Lewis, e que, culminou para que C.S Lewis se convertesse ao cristianismo.

''Folha de Cisco" foi um conto maravilhoso, com uma narrativa bem envolvente e trás uma grande lição.

Na última parte, Tolkien traz uma interpretação do poema "A Batalha de Maldon" que fala sobre consequências de decisões tomadas pelo orgulho.

É uma obra fantástica!

Mary Jane 08/07/2021

Livro com mecanismo diferente
O livro fugiu da proposta que eu esperava. Não foi um livro no qual procurei saber muito antes de comprar, eu me interessei pela capa e por conhecer algumas histórias de Tolkien.

O livro traz apenas 1 conto em forma de história, que pude notar a essencia de Tolkien, porém, o resto do livro é dividido em termos técnicos, conceitos e abordagens em forma de poema.

Káren 30/05/2021

Incrível!
O livro está dividido em quatro partes que nos trazem muitas lições e ensinamentos. Na primeira Tolkien escreve "Sobre Estórias de Fadas" as origens, porque esse gênero é atribuído como "feito para crianças ", a Fantasia, o Mundo Secundário que propõe Recuperação, Escape e Consolação. Foi uma experiência muito interessante, durante a leitura tive a sensação de estar ouvindo uma palestra do professor.

A segunda parte é Mitopeia, um poema "a alguém que disse q mitos eram mentiras" que ele deixa claro que foi escrito para o C.S Lewis.

''Folha de Cisco" foi um conto maravilhoso, com uma narrativa bem envolvente. Cisco, assim como muitos de nós, viveu tão preocupado com o amanhã, se prendendo aos detalhes e deixando de viver no presente, e só deu conta disso quando chegou "A Grande Viagem".

Na última parte, Tolkien traz uma interpretação dos versos do poema "A Batalha de Maldon" nos apresentando que pela vontade de uma única pessoa, muitos pagaram por uma escolha tomada pelo orgulho.

Para os leitores de Tolkien que desejam conhecer outras obras do autor, recomendo muito a leitura de "Árvore é Folha". É uma obra fantástica!!

Ritzel 12/05/2021

Esse é um daqueles livros que os estudiosos de Tolkien amam. Se inicia com o ensaio "Sobre estórias de fadas", onde Tolkien disserta sobre seu ponto de vista a respeito do tema. Particularmente não é meu tipo de leitura favorita, mas de forma alguma isso deixa de ser interessante.

A seguir temos alguns contos e poemas, e foi aí que esse livro me pegou, com "Folha de Cisco" (antigo "Folha de Migalha"), um conto bem prazeroso de se ler e cheio de significado.

Árvore e Folha é mais um livro que cai na regra de que todo entusiasta de Tolkien deve ler.

Andrei 10/05/2021

Estórias
É muito legal em ler a primeira parte do livro onde o Tolkien da uma verdadeira aula, incrível como ele explica os seus argumentos citando diversos exemplos e com referências ao que seria o senhor dos anéis.

Alice 07/05/2021

Mitologias e contos
Um convite a conhecer mais das inspirações de Tolkien em sua escrita,uma jornada de descobertas e reconhecimentos de elementos da cultura nórdica,.Escandinávia etc... que constroem os elementos que vimos nos clássicos senhor dos anéis e o hobbit

Blackthorne 24/04/2021

Sinceramente, eu ainda não sei o que pensar sobre esse livro além de ele ser incrível.

A gente encontra um ensaio do Tolkien sobre os contos de fadas da qual ele defende e faz um apanhado sobre de onde vem, pra que serve... é muito interessante, apesar de eu ter tido um pouco de dificuldade pra assimilar o conteúdo? Mas a escrita em si não é muito carregada, mas acho que esse ensaio pede alguns textos de apoio pra entendimento completo.

É muito massa ver o Tolkien falando pois ele é muito humilde e engraçado e defende as opiniões dele com trocentos argumentos e exemplos, critica o que acha necessário... muito massa ver trabalho de não-ficção dele, vou aderir.

Fora o ensaio, nós também temos um conto chamado "Folha, de Migalha". Esse continho é sobre esse homenzinho que precisa fazer uma viagem e terminar um grande quadro que ele ta pintando. Eu confesso que ainda não terminei de processar esse conto e ele tem vários simbolismos interessantes, mas no final, ele acaba sendo bonito e me deixou reflexiva (como o livro todo).

É um livro que merece uma releitura com um pouco mais de bagagem, mas muito prazeroso. Eu fiquei bem feliz lendo ele, e daqui a um tempo vou reler pra ver se consigo entender um pouco melhor.

Erick 23/04/2021

Não é fácil escrever qualquer resenha sobre os livros de Tolkien. Entrar em sua mente e tentar extrair alto para o nosso entendimento, as vezes é complexo.

O livro é bom e bem diferente das já habituais obras de J.R.R.

Uma explicação inicial sobre as fadas e sua relação com o imaginário adulto / infantil e histórias finais que não possuem relação entre si.

Vale a pena!

Ogaiht 20/04/2021

A Visão de Tolkien Sobre a Fantasia
O livro não é um texto único. Ele contém um ensaio chamado Sobre Estórias de Fadas, onde Tolkien esclarece várias crenças incorretas sobre os contos de fadas e o quão difícil é escrever fantasia. Há no livro também um conto chamado Folha de Cisco que me parece uma alegoria ao fato de produzir uma obra de arte (seja um livro ou uma pintura) mostrando que nem sempre conseguimos criar aquilo que imaginamos na nossa cabeça e que há sempre coisas da vida que nos impedem ou nos atrasam para produzi-la.

Geisiany 04/04/2021

Um conjunto de obras interessantes do autor, sem ligação entre elas e sem relação nenhuma com os principais livros dele (Senhor dos Anéis), portanto indico para aqueles leitores que gostam da escrita geral e pensamentos do Tolkien, para aqueles que sentem curiosidade em conhecer o autor por trás da obra. Achei uma leitura bastante lenta pra mim, apesar de interessante, muito válida e cheia de aprendizados.

@acumuladoradelivros 03/04/2021

Se eu soubesse escrever bem metade do tanto que o Tolkien escreve bem eu já seria muito feliz, tanto em ficção quando escritos teóricos. Esse homem é um gênio, eu queria muito saber como seria estar dentro daquela mente.

elisarss 02/04/2021

Árvore e Folha.
Achei um pouco diferente dos outros livros que li do Tolkien.

Em Árvore e Folha, ele começou descrevendo como funciona o universo contido nas Estórias de Fadas.

Há também três contos que mergulham neste universo da fantasia, trazendo com clareza o que o autor definiu como "contos de fadas".

Vale a pena se você quiser arriscar sair da zona de conforto pela tamanha complexidade do livro. ?
Cams 02/04/2021minha estante
chocada que tem fadas no universo do tolkien, nem fazia idéia

elisarss 02/04/2021minha estante
Ele usou o termo "fadas" para englobar elfos e tudo o mais. Como se todos os seres de um universo paralelo fossem definidos por isso. ?

Cams 02/04/2021minha estante
aaaah simmm kkkk desculpa então boiei aqui

Nimrod 01/04/2021

Incrível! (Para Tolkienistas)
O início do livro para eu foi excepcionalmente especial pois após conhecer Tolkien, tive uma certa admiração e vontade de me aventurar em Filologia.
Sendo o início do livro quase um artigo até que divertido sobre a história linguística de certas palavras, até os contos excepcionais no final do livro ao qual emocionam, te fazem refletir, e você sente que aquilo é Tolkien.
Você se aprofunda mais na mente incrível do autor, e mais uma vez sem se deixar decepcionar.
Eu diria que essa leitura é excepcional para qualquer pessoa, mas acima de tudo, para aqueles que amam Tolkien.

Thiago Gadelha 25/03/2021

Indispensável
Mais um livro otimo de tolkien. Trazendo uma analise de estorias de fadas, contos e poemas de epoca. Quem nao conhece tolkien provavelmente nao vai gostar.
Estela 25/03/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de conhecer depois que li a biografia do Tolkien

Thiago Gadelha 25/03/2021minha estante
Então mergulha de vez nas obras dele, pq no mínimo você vai ter uma leitura diferenciada.

Kai 14/03/2021

Nos dias atuais talvez eu divergisse de Tolkien em opiniões pesssoais, isso eu não nego, ele era conservador. Mas também não posso negar o quanto esse homem encanta enquanto escreve. Não há ninguém no mundo que fale da natureza como algo tão bonito quanto ele. Eu morro de amores em cada linha. Inspiracional.
Nesse livro é perceptível de onde veio tanto das escritas dele, e também é incrível como descrevendo locais reais ele os torna ainda mais mágicos do que seus lugares fictícios.
Dividindo o livro em 3 a primeira parte é perfeita, ele é bem crítico em relação às obras dos outros, apesar de não estar errado, e também o que é ele jogando um ?shade? no Lewis? Amo os dois kkkkkkkkk. Pensar no quanto os escritores de fantasias hoje deveriam ler essas palavras dele e tê-lo como inspiração (inclusive acho que alguns já o fazem).
A segunda parte posso chamar de fofa porque amei a história e como as pinturas que fazemos mentalmente podem vir a tornar-se os lugares mais belos mesmo.
A terceira parte, no meu entendimento, achei desconexa, bem difícil entender o contexto histórico, e com o resto do livro, mas vale a leitura, de qualquer forma.
No geral, não é um livro comum do Tolkien mas é tão gostoso quanto. Maravilhoso nos seus ?pequenos estudos?, em como descreve e como fala na beleza, a verdadeira beleza, principalmente da natureza, da vida, estou tocada, é incrível.