Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Camilli.Meirelles 11/03/2021

Um Estudo Essencial
"Árvore e Folha" é provavelmente uma obra que se descola de toda as outras escritas por Tolkien. O livro é dividido em duas partes fundamentalmente distintas, mas enredadas pelo conceito que as dirige.

A primeira parte, que representa mais ou menos 70% do total do volume do livro, é um ensaio, um estudo acadêmico e uma reflexão poderosíssima sobre o que são os contos de fada, a fantasia e o homem que carrega - e transforma - essas histórias ao longo da História. É interessante pensar em como esse ensaio foi escrito, nas palavras do próprio Tolkien, quando "O Senhor dos Anéis" ainda era uma semente, quando os Hobbits haviam chegado a Bri e quando ele mesmo, como criador e observador da história do Anel, não tinha ideia de muitos dos caminhos e desfechos que seriam alcançados. É interessante, sob esse prisma, perceber o quanto do conhecimento e da reflexão exposta no ensaio foi, de fato, fundamental para que "O Senhor dos Anéis" existisse como é e, substancialmente, mudasse a literatura fantástica para todo o sempre.

A segunda parte apresenta um pequeno conto, "Folha, de Migalha", onde muitos dos aspectos explorados previamente podem ser vistos "na natureza", dentro de uma obra literária, e não sendo esmiuçados como parte de um estudo científico. O conto é delicado e, para aqueles que conhecem a biografia do autor, é possível desenhar paralelos entre a vida do simples protagonista, Migalha, e a trajetória de Tolkien.

Para admiradores e fãs da obra Tolkieniana, "Árvore e Folha" constitui um elemento mais do que essencial. Para amantes da fantasia e dos contos de fada, representa uma poderosa chave para a compreensão de tudo aquilo que nos é tão precioso desde a infância.

Ratinha de Biblioteca 10/02/2021

Para conhecer Tolkien
Embora seja indicado para fãs de Tolkien, este livro também é uma dica para iniciantes conhecerem as várias facetas do escritor: romancista, escritor infanto-juvenil, poeta, tradutor, contista, etc.
Há um ensaio sobre histórias de contos de fada "Sobre Contos de Fadas", sendo uma transcrição estendida de uma palestra ministrada por Tolkien, que era professor universitário, na Universidade de St. Andrews, em 1938.
Duas poesias: uma sobre mitos, chamada justamente de Mitopéia, escrita por Tolkien para seu amigo C. S. Lewis e outra baseada na história de Beorntnoth, herói anglo-saxão morto por daneses no primeiro milênio; história que Tolkien traduziu do inglês arcaico para o inglês moderno.
Por fim, um conto, "Folha de Cisco", a história de um pintor que não conseguia finalizar sua obra, preocupado demais com cada detalhe. Um pouco autobiográfica, pois o Tolkien era extremamente detalhistas nas suas revisões e escritos.

Lia 05/02/2021

"As coisas poderiam ter sido diferentes, mas não poderiam ter sido melhores."
Amo Tolkien e qualquer coisa que ele escreva, mas a Paróquia de Cisco ganhou meu coração.
É tão bom ler Tolkien fora do universo de Senhor dos Anéis, entender melhor suas ideias e genialidade.

Matheus 10/01/2021

Tolkien surpreende dando uma longa aula sobre temas pertinentes à escrita de contos e histórias que contenham personagens mágicos, fada e elfos... gostaria eu ter nascido enquanto ele era vivo e poder ter a honra de ter tido uma aula ao qual esse grande homem explicaria qual foi sua inspiração para a escrita dessa obra literária.
Tentei me apegar a ele e lê-lo em um único dia, mas digo que Tolkien como sempre, não deixa que nós lemos tão rápido uma obra sua.
Espero que gostem deste livro quanto eu

Luiz Henrique 28/12/2020

Achei que seria alguma história de fantasia e no final não entendi foi nada.

Luan Medeiros 19/11/2020

Ótimo estudo e contos
A primeira parte é um estudo de ótima qualidade sobre estória de fadas. Já o conto de folha de cisco é de uma qualidade incrível.

Marcio 26/10/2020

Para compreender as entrelinhas.
Trata-se de uma obra para estudo. Mal comparando, como se fosse o "Making off" da criação de um mundo secundário. Tolkien vai discorrer sobre o que são os contos de "fada" na sua visão e a importância desse gênero para a literatura. Não é uma leitura fácil, mas é extremamente proveitosa se, por exemplo, o leitor tiver lido a biografia de Tolkien.

Fagundes 22/09/2020

Fantástico
Árvore e Folha é uma verdadeira tese de mestrado sobre o que é conto de fadas. É preciso muita coragem, dedicação e estudo para ler esse livro. A recompensa é um conhecimento singular e grandioso sobre o que é conto de fadas.

Mari 19/09/2020

Muito bom o livro gente!!
Terminei mais um livro neste mês de setembro. Que livro incrível!! Este livro o Tolkien nos conta com que base ele desenvolveu suas histórias, contando as leigos da fantasia todas as categorias, raças e magias para seus leitores. E no final um lindo conto de Folha: A migalha ???? recomendo.

Rubens.Ricardo 29/08/2020

Belas histórias, recomendo a todos os amantes da literatura do professor Tolkien.

juliafinamore 16/07/2020

só faltou eu entender as referências
pra tese de tolkien sobre fantasia eu dou a maior nota possível, a tese dele sobre a eucatástrofe é simplesmente incrível. a demonstração dele no conto folha de cisco foi bem interessante tbm. agora eu vou ser honesta, a última parte do livro pra mim daria no mesmo se ele escrevesse em grego, não entendi nada, provavelmente por ignorância minha mesmo. mas no geral se fosse avaliar somente o a tese e o conto daria 5 estrelas. estou muito ansiosa pra ler senhor dos anéis!

Meir 09/07/2020

Obra indispensável não só para Tolkenianos
Provavelmente vou falar mais no meu instagram: @veritasvirtu

Essa edição da Harper traz uma coletânea com 4 obras. A primeira, o Sobre Historias de Fadas, é, na verdade, um ensaio, então tem um teor mais acadêmico e teórico que mostra um pouco sobre o que Tolkien pensava sobre contos de fadas. É cheio de quebra de paradigmas.
Temos também um poema que ele escreveu em resposta a Lewis em sua época de ateu, o Mitopeia, que é basicamente um poema-debate entre alguém que acha que mitos são muito uteis e alguém que acha que mitos são mentiras inuteis (Lewis).
Folha de Cisco é um conto que basicamente é autobiográfico é lindíssimo.
E temos uma obra final que traz uma critica ao heroísmo medieval.

Toda a leitura é bastante densa e vale super à pena. Não é uma leitura para iniciantes no mundo literário. Super rica e elevada. Precisei recorrer a vários recursos para entender e os videos do canal TolkienTalk me ajudaram bastante!

nalewbs 01/07/2020

Não tive bagagem suficiente pra desfrutar dessa leitura
O livro não é ruim. Meu único contato com obras do Tolkien foi através do mundo de O Senhor dos Anéis. Peguei esse livro sem ler a sinopse dele, para ver como aproveitaria a leitura. Por esse motivo, eu nem sabia do que se tratava. Basicamente o autor explora alguns conceitos que eu nunca tinha parado para pensar a respeito, como fantasia, os tipos de fantasia, feéria e etc. Creio que, se eu estudasse literatura, provavelmente teria aproveitado mais esse livro. Eu achei interessante e fiz várias marcações com o intuito de tentar raciocinar sobre o que estava sendo dito, mas não acho que isso tornou as coisas mais compreensíveis para mim. Mas, acho que o problema foi realmente eu não ter conteúdo para encarar essa leitura e tirar todo proveito dela.