Árvore e folha

Árvore e folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Guilherme Dehon 28/03/2022

Não estava preparado... Tomei uma surra!
Em Árvore e Folha, gostei muito de Folga de Cisco... tive, digamos, uma "compreensão" melhor...

Porém, não me atrevo a resenhar está obra... Não sou/estou preparado para tal missão Hercúlea, sendo assim, deixarei o link de uma resenha espetacular desta obra singular!

Com certeza precisarei ler outra vez... Com calma!

Ah! E não vou inventar moda de ler Tolkien e Lewis (O Problema da Dor), ao mesmo tempo... Não aproveitei nem um nem o outro.

Quase tive um colapso!

No meu caso, quantidade não tem nenhuma serventia.

Estelia 03/03/2022

Aprendendo a escrever e a entender
Sou muito fã de Tolkien, fã mesmo! My precioussss! E o bom de ter lido esse livro foi entender como Tolkien constroi o Feéria, o mundo das fadas. Esse não é aquele livro de conto de fadas. Não mesmo! É a construção e como ele faz os seus contos de fadas. Seria um livro para aprender a escrever sobre. Ou para compreender como ele entende esse mundo! Não é uma leitura fácil. Mas, gostei de saber como ele as imagina!

Marcus.Santana 03/03/2022

Entendo o universo de Tolkien!
Trata-se de uma obra para estudo. Tolkien vai discorrer sobre quatro temas. Não é uma leitura fácil, mas é extremamente proveitosa se, por exemplo, o leitor tiver lido a biografia de Tolkien.
Tolkien começa o livro com um ensaio chamado ?Sobre Estórias de Fadas? que surgiu em uma palestra ministrada por ele mesmo na época em que escrevia ?O Senhor dos Anéis?. Ele começa este ensaio tentando definir o que seria uma estória de fadas, o que são os contos de "fada" na sua visão e a importância desse gênero para a literatura.

Além deste ensaio, o livro contém mais 3 textos. Um deles é a poesia ?Mitopéia?, onde Tolkien tenta demonstrar a beleza e a magia das histórias de Feéria misturando a fantasia com a realidade.

Também contamos com ?Folha de Cisco?, uma história onde o autor retrata parte de sua vida em forma alegórica, explorando mais o seu lado artístico que afetou completamente a sua escrita por estar sempre em busca da perfeição ao desenvolver suas obras.

Por fim, há o poema ?O Retorno de Beorhtnoth? que traz uma brilhante conexão histórica com a Batalha de Maldon trazendo um diálogo entre dois homens em um cenário de guerra que gerou muitas reflexões sobre heroísmo e soberba.

Galrreru 28/02/2022

Árvore e folha
Um livro que me deixou a desejar, pois não sou ou não estou no momento certo para ler ele.(para os que acham que vou dizer aqui algo imperdoável, minhas sinceras desculpas, talvez em outro momento eu goste da leitura)
A leitura que me levou as defesas de TCC, uma leitura cansativa e muitas vezes fazia a leitura por obrigação, mas sei, que ele contém muitas referência e informações úteis para pesquisadores e estudiosos da área.
Não indico para leitores iniciantes ou para aqueles que buscam se entreter com as obras de Tolkien, esse livro é mais um matérial de estudo ou para os leitores que buscam se aprofundar como era as percepções de Tolkien sobre o tema fantasia.

Nado 26/01/2022

Essa obra do mestre da fantasia, pela primeira vez completo no Brasil em uma edição de 2020, traz quatro textos independentes. Cada um deles narra um fato com as suas particularidades na escrita.
O primeiro é ?Sobre Estória de Fadas?. Nessa narrativa o autor colocou vários elementos para explicar uma apropriada estória de fadas. É válido ressaltar que o termo ?estórias?, no ano em que o texto foi escrito, se referia a contos populares irreais. Por sua vez, Tolkien procurou ao máximo trazer pontos aqui para justificar a escrita de um ?conto de fadas? para o seu público, independente da idade e do que essa história traga.
O segundo texto, escrito em poema, é ?Mitopeia?. Na forma da tão temida ?balada? para muitos leitores (como eu), ele procura explicar um pouco dos encantos que há em Feéria, mesclando ficção com não-ficção.
O terceiro conto, o qual eu mais gostei, é ?Folha de Cisco?. Aqui, Tolkien narra uma história fictícia, implementando nela um pouco de como foi a sua vida com relação às artes. J. R. R. Tolkien era um autor que estava sempre em busca da perfeição, o que ele deixou bem pontuado nessa história e com tal característica em todo o seu legado.
A obra se completa com ?O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm?, trazendo uma narrativa poética da Batalha de Maldon. Para contar essa história, Tolkien usou a premissa do diálogo entre dois homens em um cenário de guerra com dois contrastes: heroísmo e soberba.
Confesso que essa não foi a melhor leitura que eu fiz do autor. Achei bem difícil o entendimento do primeiro texto, além de ter dificuldade em ler os outros textos que são em forma de poema, o qual não me agrada muito, mas isso é apenas um gosto pessoal. Apesar de ir com uma expectativa alta e ter voltado frustrado, é uma leitura válida que nos aprofunda um pouco mais no universo do autor. Tolkien mostrou que, além de ser um ótimo contador de histórias, é um conhecedor excepcional da literatura de seu país, nos trazendo ainda ótimos escritos reflexivos sobre como ele acredita nas suas narrativas e no mundo real.

Miguel.Moreira 24/01/2022

Árvore e Folha
Essa obra de Tolkien trata o conto de fadas como um recurso magnífico para o leitor, e um teabalho extremamente complexo para o escritor. Nesta edição, contem um ensaio "Sobre contos de fadas" e um pequeno conto "Folha, de Migalha".

Sobre contos de fadas é um trabalho bem curtinho, porém não se engane, é um texto extremamente pesado de ler, e com certeza irei reler esse ensaio.
Tolkien nos pergunta no início de seu trabalho: "O que são contos de fadas? Qual a sua origem? Qual a sua utilidade?" Me dei o luxo de me perguntar no início e no final do livro.

Contos de fadas são histórias dentro de um mundo diferente do qual vivemos, um mundo similar em alguma aspectos, mas que tem as leis diferentes do nosso, podendo ser possível um homem voar sem equipamentos externos, ou conversar com animais como seu semelhante.

Suas origens se dão em qualquer lugar onde o homem deseja ou anseia se aproximar de seres melhores que nós, como as fadas (que são quaisquer criaturas que vivem no mundo Encantado). O desejo de nos tornarmos melhores nos levam ao conto de fadas se for de uma forma inocente e humilde. Segundo Tolkien a ciência está ao lado da arrogância.

A utilidade é, resumida drasticamente, Recuperação, Escape e Consolo.
Precisamos de recuperação psicológica e espiritual, que nos faz escapar da realidade para assim chegarmos ao nirvana enquanto lemos um bom conto de fadas.

E no final desse trabalho técnico e complexo, Tolkien nos deixou um conto que mostra na prática o que é um conto de fadas.

Folha, de Migalha é um pequeno conto de fadas que relata a vida medíocre de um homenzinho chamado Migalha. Ele é um pintor que não tem tempo de pintar seus quadros, devido às suas coisas para fazer, e ao seu país possuir leis muito severas e aparentemente ditatoriais.
Migalha negligência suas obrigações com o Estado para tentar terminar um quadro, com muitas idéias sem aplicar na prática por causa de suas obrigações diante da sociedade que agora se mostraram importantes e autoritárias. Migalha é mandado a uma espécie de campo de trabalho forçado, e a partir daí ele começa a se moldar à sociedade, e encontra seres falando de sua vida, como um julgamento de seres superiores ao próprio Migalha. Então de repente sua vida muda, todo o tormento do trabalho forçado é ofuscado por uma paisagem, que de forma mágica se tornou real.

Não falarei mais sobre a história do conto, pois é necessário ler para entender o todo. Temos uma apresentação de um homem privado de seus prazeres pela arte que é pisado pelo mundo, e jogado no lixo e pisoteado por todos. Que tem uma preparação para crescer e tornar todos os seus desejos e todas as suas idéias reais. Até que por fim ninguém se lembra dele, ninguém daquela sociedade monótona, mas sua arte sobreviveu por um tempo até que finalmente ela foi destruída, e só o próprio Migalha e uns poucos amigos tiveram a oportunidade de redenção, e viver o nirvana eterno.

Lôh 13/01/2022

Interessante
Iniciei a leitura pensando que encontraria vários contos, mas para minha surpresa me deparei com um ensaio sobre o que seriam conto de fadas.

E mais uma vez Tolkien conseguiu me surpreender e me prender. Por ser uma abordagem mais teórica o conteúdo pode ser mais denso para alguns leitores, alem de ser necessário um certo conhecimento sobre as obras de Tolkien para ter um maior entendimento do que o autor tenta expressar sobre a magia das histórias de fadas.

Em ?Árvore e Folha? Tolkien mostrou seu surpreendente conhecimento sobre história inglesa e também sua capacidade de escrever textos reflexivos onde expressa a forma como enxerga essas histórias de conto de fadas e o mundo ao nosso redor.

Fabio.Nunes 13/01/2022

Você sabe por que gosta de contos de fadas?
Um dos capítulos do livro é um ensaio acerca de estórias sobre fadas. É um texto extenso, denso, mas muito elucidativo sobre o assunto. Tolkien me fez tomar consciência do porquê gostei tanto do seu legendário. Se você gosta de livros de fantasia e ainda não entende o porquê, leia.

Marlon.Abel 12/12/2021

A primeira parte é praticamente um TCC sobre contos de fada, e depois um conto alegórico bem interessante.

Thiago275 22/11/2021

Interessante, mas denso
O ensaio "Sobre Estórias de Fadas" e o conto "Folha de Cisco" foram reunidos pela primeira vez em 1964, para formar o livro Árvore e Folha.

No primeiro texto, um longo e denso ensaio, Tolkien discute o conceito e a origem das estórias de fadas, diferenciando esse tipo de narrativa das fábulas, histórias de viajantes, histórias oníricas, etc. Embora seja um texto bastante técnico e, por vezes, difícil de ler, é muito interessante ver a face professoral deste grande autor. Um dos pontos altos do ensaio refere-se ao suposto direcionamento dos contos de fadas para o público infantil, coisa da qual Tolkien discordava veementemente.

Já em Folha de Cisco, o professor narra uma pequena mas tocante história sobre um pintor que consegue, de maneira enigmática e fantástica, literalmente entrar em sua tela.

Essa nova edição contém mais dois textos: o poema "Mitopeia", a criação dos mitos, no qual o autor Filomito (amante dos mitos) mostra os equívocos da opinião de Misomito (inimigo dos mitos); e o poema histórico "O Regresso de Beorhnoth, Filho de Beorhthelm", ambientado no século X, em que os personagens discutem sobre a frivolidade da guerra e a brevidade da vida.

Embora esse não seja o meu livro favorito de Tolkien, é bastante interessante conhecer seus escritos que se afastam da Terra-Média e do ambiente lendário que ele criou. E, apesar da dificuldade que os textos aqui reunidos apresentam, a grande lição que fica é que Tolkien não subestimava seus leitores. Em especial, e principalmente, se eles fossem crianças.

Irineu Nascimento 04/11/2021

Árvore e Folha - J.R.R. Tolkien
O livro é um pouquinho cansativo para lê, apesar de ser relativamente curto. Mas nem por isso podemos tirar o seu valor por conta disso.
Começamos por " Sobre histórias de Fadas" onde o Tolkien faz um ensaio sobre a importância dos contos de fadas, por que lê e pra quem se destina.
Em seguida tem o "Mitopeia" na qual o poema fala sobre o amante do mito e o inimigo do mito.
Depois, que pra mim é o ponto alto do livro, temos "Folha e cinco", conto que fala muito sobre se doar e até mesmo sobre amizade.
E pra fechar um poema sobre " o regresso de Beorhtnot, filho de Beorhthelm" que retoma a história do que ocorreu depois da desastrosa batalha de Maldon. Pra ser sincero foi o menos me prendeu de todo o livro.
De um modo geral o livro é razoável, mas essencial pra quem gosta e coleciona as obras do Tolkien.

Mandretty 13/10/2021

Trabalho universitário.
Uma pesquisa sobre a origem e os desdobramentos e análises dia contos de fadas. Um trabalho onde Tokien discorre sobre o tema. A não leitura não afeta o conhecimento da obra fantástica dele. Somente para fãs de carteirinha.

Talita.Lobo 10/10/2021

Imprevisível
Começo a resenha falando que o texto é imprevisível porque a mim ele tomou rumos completamente diferentes do que eu esperava. O livro é um compilado de vários trabalhos de Tolkien. Daí que já não se demora para perceber que não é um livro simples. Eu tenho a impressão que a primeira vez que eu leio algo de Tolkien nunca consigo acessar o ponto alvo. Essa leitura não foi diferente. Não achei um livro ruim. Pelo contrário. A primeira parte do livro ele vai falar sobre o estilo ?contos de fada?, em uma linguagem bem acadêmica, muito próximo de um paper de pesquisa. Logo depois ele faz um ?elogio? aos mitos, por meio de uma linguagem poética. Conta um conto, ?folha de cisco? que trás a construção de uma história com uma ?moral? a ser pensada e refletida, e por fim apresenta uma ?releitura? de um ?conto clássico?. Percebam que eu mal consigo escrever alguma palavra se ?aspas?. Porque de fato foi uma leitura agradável e proveitosa, mas me deixou aquela certeza indubitável de que preciso de várias leituras pra chegar em um bom entendimento da obra.
Joao 10/10/2021minha estante
É o "efeito Tolkien mesmo" heheh.
Eu tenho essa obra em casa e pretendo ler. Queria ler algo dele que fugisse um pouco da ficção e fosse mais acadêmico mesmo.

stella87 04/10/2021

um compilado de livrinhos em um livro
adorei a leitura! o ensaio sobre ?estória de fadas? e o conto de cisco sendo minhas partes favoritas!

Bibi 04/08/2021

Delícia
Pra ser sincera quando comprei achei que o conto iria contar uma história sobre fadas algo do tipo
Na verdade não tem nada a ver kjkkkjjkkkk mais não deixa de ser bom Tolkien é um ícone