As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

Victor Hugo 18/11/2021

Legal
Gostei bastante do livro, as mentiras e maquinações do locke são mt boas. Única ressalva é quando o autor começa a descrever o cenário, o cara descreve tantos detalhes, tantas coisas, parece que nunca acaba kkkkk. Tinha momentos que até pulava essa divagações

Uelinton.Caique 13/11/2021

Apesar de todas as dificuldades da minha parte no atual momento em questão de leitura, eu não inaginaria que levaria 2 meses pra concluir esse livro. É claro que tem minha parte de culpa, mas muitas coisas no livro atrasaram, dificultaram a fluidez da leitura... Muito dos interlúdios mesmo só se mostraram uma quebra de ritmo desnecessária... O livro só engrenou para mim mais da metade do livro quando ocorre uma grande reviravolta... E em outro ponto, que foge da questão da leitura lenta, muitas situações achei que o autor exagerou em como o protagonista consegue se safar de situações muito complicadas, muito mesmo.
Enfim, o livro não é ruim, mas o que mais fará lembrar dele foi a dificuldade pra chegar ao fim... Esse será um ponto importante em quando resolverei ler a continuação, com certeza não é prioridade.

Su 02/11/2021

Os Nobres Vigaristas
Estou simplesmente encantada por esse livro, amei demais a escrita, a construção dos personagens, o modo como foi escrito (intercalando os acontecimentos, passado, presente e alguns contos necessários).

Esse é o primeiro livro da série "os nobres vigarista", nele é relatado os acontecimentos na vida de Locke e seus amigos, os golpes planejados para roubar dinheiro dos mais ricos.

Nesse mesmo tempo, no mundo do crime (governado por um Capa) acaba sendo ameaçado a perder o poder e é nesse momento que tudo vira uma loucura Locke e seus companheiros são envolvidos e aprenderão o valor da amizade, confiança e principalmente... o sabor que a vingança tem

Recomendo muitoo esse livro pra todos, boa leitura!!!

Sofia Meneghel 12/09/2021

As definições de picaretagem foram atualizadas
Locke Lamora e os seus comparsas, os Nobres Vigaristas, são golpistas de primeira categoria, enganando e amedrontando os nobres da cidade marítima de Camorr. Porém, a sua própria ambição será a responsável pela sua queda.

A escrita do autor é, em certos momentos, excessivamente descritiva, o que acaba tornando a leitura um pouco desconectada. A construção de mundo é linda, é perceptível que a autor tem um amor muito grande pelo mundo que criou.

Quanto aos personagens, confesso que senti um pouco de falta de desenvolvimento de alguns, porém, como esse foi o primeiro livro do autor, acredito ser compreensível. O Locke Lamora é um personagem maravilhosamente desenvolvido, assim como o seu principal comparsa, Jean Tannen. Os outros Nobres Vigaristas foram menos desenvolvidos, mas acredito que isso não atrapalhou o andamento da história.

O livro tem várias reviravoltas. O inicio é bastante parado, mas depois que o enredo principal engata de vez os acontecimentos não diminuem. No todo, é uma fantasia maravilhosa :)

Monica.Neli 07/09/2021

Leitura cativante
Gostei por ser uma leitura cativante e criativa! Nossa tantos nomes e tecnologias incríveis! Um mundo inteiro, pura criatividade. O humor também foi ótimo. Sem dúvida vou ler os demais livros com a continuação da história.

Becky 14/08/2021

As Mentiras de Locke Lamora?
Perfeito!!
Este livro possui tudo que um bom leitor eclético poderia querer: cenas de tenção, tristeza, esperteza e, claro, muitos momentos cômicos!
Quero fazer um paralelo dessa obra com ?Six of Crows?, diria que é uma versão para pessoas mais velhas, não quer dizer que é melhor - diria que está no mesmo nível da duologia dos crows - só que é mais adulto, tem cenas muito gráficas aqui! Acho que o Locke é uma versão mais realista do Kaz, e os Nobres Vigaristas são os crows em número menor? ah, sei lá, achei que deu para fazer uma comparação legal!
Ah, e como não comentar sobre a inteligência dessa criatura? Era cada plano, cada blefe que não dava para acompanhar, simplesmente brilhante!
Quero fazer só uma crítica, mas que no fim nem descontei nada porque num geral a obra fui muitoo boa, que é sobre os capítulos alternados entre presente e passado? olha, eu sou uma pessoa pra lá de ansiosa, então não corta justo no Cliffhanger, meu Deus! Não dá, eu sempre pulava para acalmar meu coração e depois voltava para ler a parte do passado! ?
Enfim, tirando isso, realmente não tenho do que reclamar - e vamos combinar que é mais uma birra minha mesmo!

?10/10?

Campos 28/07/2021

Imprevisível
O livro é recheado de personagens cativantes e cheios de lábia, para mim o início é meio parado, como livros de fantasia geralmente são, por conta da construção do mundo. Gostei do livro, mas achei o final muito conveniente

Dahmer 05/05/2021

História excelente, ambientação incrível, um belo clássico da fanstasia
“As mentiras de Locke Lamora” conta a história e os roubos do grupo de ladrões conhecidos como Nobres Vigaristas. Ambientado na cidade de Camorr, o livro inicia com a execução de um golpe planejado por Locke e seus companheiros contra um nobre Dom dessa cidade. É um plano muito bem construído, porém nem sempre as coisas ocorrem como o previsto, e algumas situações acabam levando o grupo a ter que dividir seus focos entre o golpe e outros acontecimentos importantes. Assim, começam as reviravoltas da história. O livro é narrado através da história presente intercalada com situações do passado dos personagens, para conhecermos melhor os próprios personagens e o universo na qual a história se passa. Aqui, por meio dessa história, vemos muito sobre como elaborar uma boa mentira e até onde essas mentiras podem acabar levando os personagens.

História:
A história do livro é muito boa, muito cativante, e me motivou a ler do início ao fim, sempre deixando, ao final dos capítulos, um gosto de quero mais. Não senti que ficaram muitas pontas soltas durante a história, tudo ficou bem amarrado. Mesmo assim, algumas coisas poderiam ser melhor explicadas, como falarei adiante, mas nada que atrapalhe a história, que consegue ser muito bem desenvolvida.

Fluidez:
Quanto a fluidez da leitura devo comentar que não foi das melhores... isso porque em alguns momentos de descrição de locais, me vi cansado com as descrições, mesmo gostando de autores mais prolixos. Achei que algumas dessas descrições foram realmente maçantes. Além disso, da metade do livro pra frente, como o autor tenta a cada final de capítulo inserir algum fato do passado, as histórias passadas começaram a ser relativamente sem sentido. Algumas muito desnecessárias e que não fazem diferença alguma na história, e mesmo quando fazem poderiam ter ocupado um simples parágrafo para serem explicadas, e não um capítulo inteiro. No geral, em boa parte do livro, ele fluiu realmente bem, mas em algumas situações me senti bem cansado ao ler.

Ambientação / Universo:
Esse acredito ser um dos pontos fortes do livro, visto que o universo criado por Scott Lynch foi muito bem construído. Mesmo com os problemas de fluidez, tudo é muito bem elaborado, tanto sobre a hierarquia e política, seja do submundo do crime, seja da sociedade em geral, quanto aos cenários e dos detalhes dos locais e da cidade. Cabe ressaltar também como a cultura do povo do universo foi bem elaborada, criando religiões, seitas religiosas (como a Aza Guilla), e costumes e tradições como o Mercado Cambiante e os Festejos Cambiantes. Enfim, fiquei apaixonado pelo universo do autor, que foi realmente muito bem arquitetado.

Personagens:
Os personagens do livro possuem uma construção interessante mas sinto falta de algumas motivações maiores para personagens como os membros do grupo dos Nobres Vigaristas. Digo isso porque apenas o próprio Locke e Jean tem parte de suas histórias contadas, ou seja, Calo, Galdo e Pulga possuem pouquíssimas partes de suas histórias contadas, o que tornou esses personagens relativamente superficiais, em minha opinião. Mas em um geral, personagens como o Rei Cinza, o Falcoeiro, Capa Barsavi, família Salvara, entre outros, foram bem construídos e descritos. Portanto, a única ressalva está em relação aos personagens do grupo principal da história.

Final:
Quanto ao final do livro, sempre me atendo a não dar nenhum spoiler, posso dizer que foi um final muito bom, nada de surpreendente, mas que fecha a história muito bem, cheio de confrontos e mentiras (como era de se esperar). Imaginei que a história iria deixar diversos ganchos para uma história futura mas, apesar de ter as continuações, o livro é finalizado muito bem, sendo que com a leitura unicamente dele pode-se ter uma história completa com início, meio e fim, ficando para curiosidade o possível futuro dos personagens. Portanto o final do livro me agradou bastante, mesmo não sendo surpreendente.

Edição:
Quanto a edição do livro, não tenho do que reclamar. A capa do livro é esteticamente muito bonita, o material da capa e das páginas em si também é muito bom, a tradução muito bem feita (com exceção de um momento pontual onde o padre Correntes é chamado de Chains, um esquecimento de tradução provavelmente) e a estruturação dos capítulos e interlúdios está muito bem organizada. Portanto, a edição do livro me agradou muito também.

Por fim, digo que é um livro que vale muito a pena ser lido, único grande problema é que se você gostar da história, infelizmente vai ser difícil encontrar as continuações, que por algum motivo estão esgotadas em todos os sites que procurei... mesmo assim, o livro vale muito a pena ser lido. E para finalizar, seguem algumas passagens que deixei marcadas:

“[...] uma boa trapaça exigia três meses de preparação, três semanas de ensaio e três segundos para ganhar ou perder para sempre a confiança da vítima.”

“Talvez as marés ruins cheguem de qualquer forma, não importa o que façamos.”

“- Não vou matá-lo – Rebateu Locke – Vou fazer um joguinho que gosto de chamar de “pode gritar de dor até responder às porras das minhas perguntas”.”

Priscila 20/04/2021

Excelente
Boa história, excelentes personagens; ambiente, cultura e linguagem únicos; muito bem escrito, afinal, que super criatividade do autor! Só não marquei "Perfeito" porque fantasia não está no meu top 5 de gêneros preferidos, aí demorei 4 meses para concluir este livro.

Bruna 18/03/2021

Foi uma leitura arrastada. A temática não é ruim. Mas, senti que faltou vários "algo". Algo que me mantivesse presa e focada na leitura.
Muitas descrições detalhadas que estão ali só pra encher linguiça.
Os capítulos são intercalados entre a infância e a vida adulta de Locke.
As vezes isso é meio irritante.

anne 10/02/2021

mundinho nobres vigaristas br
"Não tenho a menor ideia do que nós vamos fazer. E todos os meus melhores planos começam justamente assim."

Eu demorei meses pra realmente engatar na leitura, graças ao começo meio lento e um pouco maçante, mas depois que a história começa a acontecer de verdade é dificílimo conseguir se afastar da leitura e não se pegar querendo saber mais e mais de como Locke Lamora vai se livrar de mais uma enrascada que parece ser impossível de superar.

Minhas expectativas para esse livro estavam bem altas, e admito que no começo achei que ia me decepcionar com a leitura, mas o que aconteceu foi o completo oposto, o livro se tornou um dos meus favoritos. A história me fez rir, chorar e xingar de alegria, raiva e surpresa. Tiveram momentos em que eu quis entrar lá dentro e dar uns tapões nos personagens, e outros em que eu só queria abraçar todos e proteger de todo o mal. A construção de mundo é muito boa, e os detalhes sobre o universo onde se passa a história tornaram a leitura ainda melhor.

Naty 10/01/2021

Duvide até do meu nome, mas não da minha lealdade aos meus amigos.
Primeiro livro dessa série dos nobre vigaristas. Tenho que dizer que o livro, para mim, teve altos e baixos.
Então, vamos lá. Primeiramente, quanto aos personagens. O autor cria personagens engraçados, com uma carga psicológica e complexidade adequadas, mas foram personagens com os quais eu não consegui me apegar. Os irmãos Sanzas são os engraçados, Pulga é o ladrão iniciante e chegio de "gás" para dar, Locke vem de uma infância muito triste (assim como os seus colegas, ele é órfão) e passou por momentos complicados, mas também já complicou a vida de muita gente (às vezes, querendo; às vezes, sem querer); de qualquer forma é um personagem marcado por ser um ótimo farsante e mentiroso, Jean é o braço direito de Locke e, devido ao seu poder com as armas (as irmãs Malvadas quem leu o livro entenderá) e poder físico e um personagem interessante, mas que aparece mais como um amigo inseparável de Locke. Todos esses meninos (menos Pulga) foram criados por um padre, chamado Padre Correntes (porque ele fingia ser cego e se acorrentar no templo para conseguir caridade),o qual os ensina a arte dos altos roubos, roubos a pessoas nobres (o que não é permitido pela Paz secreta quem leu entenderá), roubos que necessitam de expertise em disfarces, maquiagens, sotaques, etc.
Vamos lá. Apesar de achar os personagens interessantes, eu não me apeguei a nenhum deles. Se qualquer um deles morresse (e muitos deles morrem, pode crer), eu não sentiria muita falta. São personagens bem estruuturados e tal, mas que não me trouxeram empatia. Talvez pela prática ilícita deles, alta carga de roubos e tal...Talvez isso tenha me impelido ao distanciamento...Mas, no fundo, não acredito que tenha sido isso. O autor quer nos conquistar através do humor dos personagens, seu jogo de cintura em situações difíceis, etc. Coisas essas que eu já vi em outros livros, como o Falso Príncipe. Só que aqui não deu certo para mim...
Acho que o autor descreve bem personagens de rua, órfãos que ingressam no mundo do crime vendo aquilo como o único caminho e trazendo justificativas em sua mente para praticar o mal e apenas notar o mal que é praticado contra si mesmo. São personagens que, como todo mundo, querem um lar, amigos, aceitação, sucesso. E para isso eles lançam mão do que for necessário. Mas nem acho que esse é o foco...O foco é divertir o leitor nos joguinhos de Locke e nas formas que ele encontra para sair de situações difíceis, mostrando-nos seu lado de lealdade e amor ao próximo e ressaltando aquelas características acima do ladrão. Até porque ele não mata, ele só rouba. O serviço dele é o que chamaríamos de "limpo". Até que se mecha com os amigos dele, é claro...Mas realmente achei que o personagem poderia refletir mais no que estava fazendo com sua vida...Quem sabe mudar de ramo.
Mas é isso. Pra mim, foram personagens esquecíveis.
Quanto a trama, tenho que dizer que gostei bastante. Isso se deve tanto ao fato de que o foco da história aqui é você ver o desenvolver desse personagem, ver ele e seus amigos se saindo das situações e tentando resolver alguns mistérios. Mas isso é pouco. Aqui tem assassinato a sangue frio, tortura, etc...E tudo isso descrito vividamente (Sério, ele descreve torturas que eu nunca pensei que alguém poderia imaginar). A trama melhora quando surge o Rei Cinza, futuro Capa Raza. Ele foi um personagem realmente enigmático. Mas tenho que dizer que imaginava a parte da história passada dele. A parte do falcoeiro é realmente de dar nos nervos, mas a magia é parcamente explicada (falarei disso melhor depois) e esse falcoeiro dá um trabalho terrível. Um personagem de dar medo.
No entanto, a melhor parte da trama são realmente as mentiras. Sim, são elas que perfazem toda a história e dão a ela uma complexidade tamanha. Tem tanta mentira que Locke conta que, no fim, ninguém mais quer nem acreditar no que ele fala. E os planos que ele consegue "bolar" para resolver seus problemas, embora desonestos, são algo que realmente nem sei onde o autor achou a ideia...E nem quero saber. Mentir não é lá a melhor das coisas e o personagem não só usa as pessoas, mas passa a ser usado por elas devido à sua habilidade em fingimento e persuasão.
O autor chega até mesmo a enganar os leitores, já que sua história é contada de uma maneira em que capítulos do passado e do presente se intercalam. A parte dos soldados do Aranha invadindo a casa dos Salvaras para avisar do golpe foi demais...Nessa até eu cai. Foi bem interessante a jogada.
Enfim, a trama é o único ponto forte na minha opinião. Me lembrou até alguns livros da Maria V. Snyder em sua série dos estudos. A personagem principal consegue sair de qualquer situação, mesmo as mais impossíveis, assim como Locke. Mas a ela eu realmente me apeguei. O que não houve aqui. Ela me forneceu mais empatia, mais ternura e, com certeza, mais verdade. A mentira não é uma qualidade admirável como esse livro acaba deixando parecer de forma meio que irônica. Mas, pelo menos, ele traz as consequências dela. SE bem que nem todas...Locke só não morre aqui porque o autor da história não quer. Isso é fato. Mas faz parte do gênero de fantasia, ao qual se encaixa esse livro. Ou seja, é compreensível.
Continuando, quanto à fantasia, ela é pouco presente e mal explicada. Bem mal explicada. Existe e ponto. Eu não ligo muito para isso, porque acho que explicar magia não é lá uma coisa que todo autor consiga fazer, além de não ser necessário. Quem lê fantasia, sabe que vai ler algo fantástico e o fantástico não tem explicação. DE qualquer forma, o autor poderia ter nos dados mais detalhes, mas não foi nada que tenha me desagradado bastante.
Quanto à ambientação, eu realmente não gostei. Pulava as partes históricas quando se tornavam longas, enfadonhas demais ou sem conexão direta com a trama em si. Achei realmente algumas descrições meio paradas demais. Para ser mais sincera, não gostei muito do cenário. Achei bem algo medieval misturado com algo mais futurístico. Não curto muito coisa futuristas, algo pessoal mesmo. Mas ele descreve com precisão o cenário. Pena que foi um ambiente que não me chamou a mínima atenção.
Enfim, dei 2 estrelas porque, apesar de ser um livro bem escrito, foi um livro que eu comecei, terminei e nada nele me marcou. Tem muitos palavrões também, algo que eu realmente também não gosto. O personagens são bem descritos, mas passam do início ao fim da história fazendo coisas ruins em nome da riqueza ou em nome da vingança ou em nome da sobrevivência. É uma fantasia sem a parte que eu mais gosto: a fantasia. A parte de magia é totalmente secundária. As mentiras são o foco e está aí o problema. Mentir não é lá uma das melhores coisas a se fazer. Acho que o que mais tiro da história é que devemos ter cuidado com farsantes kkkkkkk E tem muitos hoje em dia. Lendo sobre eles, mesmo que no fictício, ficamos mais alerta ao real. O próprio livro diz: "Quando a esmola é muita, o pobre desconfia" e, não só isso, aquelas propostas surpreendentes que aparecem do nada e exigem aceites rápidos, etc.
Existêm muitas pessoas nesse mundo como Locke com certeza. Mas o que mais me tocou na história e acredito que tenha tocado os demais leitores é o apreço que Locke tem aos seus amigos. Dá eles se chamarem nobres vigaristas. Eles permanecem nobres uns para com os outros; camaradas. Não só isso. Locke salva uma cidade. Fica claro que ele não é uma pessoa ruim. Ele salva seu povo que o rejeitou e isso quase custa sua vida; ele faz de tudo pelos seus amigos. Mas a vingança é um prato que se come frio. E ele comeu esse prato. Fica claro na história que ele não gostou d que fez no final, mas faz mesmo assim em nome da vingança.
Pergunta final: A vingança resolve? A mentira compensa? Ser um pouco bom e um pouco mal e justificar seus erros é o caminho? Acredito que não.
Não pretendo continuar a série. Isso se ela terminar de ser lançada, né? Mas entendo quem gosta do livro. Ele tem seus charmes, mas para mim não funcionou. E realmente não foi das melhores experiências literárias.

Olívia 10/12/2020

Ritmo lento
O livro começa num ritmo lento o que foi um pouco prejudicial para mim, não empolguei tanto com a história e a falta de algo mais fantasioso me deixou um pouco desanimada, com isso levei um mês para terminar a leitura. Gostei do enredo e dos personagens (no geral), mas eu gosto de fantasia mais pesada e não é bem o caso desse livro.

Bia 08/12/2020

O rei da Mentira
Enfim terminei!!! O ritmo do livro é lento , e também no começo não conseguir entender, porque fica entre o passado e o presente . E deve algumas partes desnecessárias.

Lamora conseguiu até me engana com suas mentiras , enfim eu gostei , só achei que foi lento e demorando pra mim , e isso foi ficando uma leitura cansativa .

Will 30/11/2020

Mentir é conquistar
Como um bom manipulador e enganador. Lamora nos cativa de forma intensa e brilha muito no seu livro de estreia. Cativar é o que os personagens conseguem de forma magistral, para um romance de aventura Lynch o autor se sai muito bem, não se escora na fantasia conhecida e tem ideias muito boas para a obra.
Talvez peque um pouco no Deus-ex exacerbado, entretanto, nada que estrague a experiência. Não fiquei tão ansioso para os próximos livros, pois teve um final muito bem fechado, mas provavelmente lerei pois o autor consegue inovar um gênero tão bem explorado.