As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

Ju 25/10/2020

O rei das mentiras
Sem dúvida Locke Lamora é o melhor mentiroso que o mundo literário já viu. E isso, sem dúvidas, deixa a narrativa muito interessante. Em vários momentos fiquei chocada com a capacidade da criação de uma mentira tão mirabolante, que salvou o dia. O estilo da escrita é um pouco cansativa, com todo um detalhamento que acrescenta pouco a história, mas o background e desenvolvimento dos personagens compensa a leitura. É uma leitura que vale totalmente a pena.

Ju Ragni 18/10/2020

Fantasia nota 10
Excelente aventura. A história é cheia de reviravoltas, tem ação o tempo, mas não cansa em nenhum momento, sempre cheia de surpresas, mas com um roteiro todo amarradinho. No início achei um pouco difícil de ler, porque se passa em um mundo próprio, como Guerra dos Tronos, O Senhor dos Anéis, mas depois que o universo se forma na cabeça da gente, é impossível parar de ler. O herói (se é que ele pode ser herói, porque é um ladrão) é simpático, azarado, inteligente, dá liga com a gente desde que é apresentado. Este é o primeiro livro de uma série, Os Nobres Vigaristas, e já quero ler o segundo!!! Só que tive de comprar em kindle, porque em livro mesmo está caríssimo, deve ter sido poucos exemplares e virou raridade. Acho que a editora precisa lançar outra tiragem. Fiquei fã e estou seguindo o autor.

kauzzara 10/09/2020

Locke é um personagem que é bem divertido com seus planos inteligentes, a história também é algo que gostei, que conta a história de um grupo de ladrões que são sacerdotes do deus dos ladrões e enrolam outros ladrões e nobres. A maneira como numa hora tá dando errado o plano e então no próximo capítulo tem uma explicação, mostrando que na verdade faz tudo parte do plano é maravilhoso, você fica desesperado pensando que tudo vai dar errado mas então descobre que o Locke tem uma solução, chega uma parte que você se acostuma ao Locke sempre tendo uma solução inteligente pro problema aí as coisas realmente dão errado e isso é algo que eu adorei, apesar de ficar triste com o que aconteceu, o personagem além de fazer uns planos bem complicados também não parece se importar muito com consequências pra ele mesmo, achei legal ele se importar com os amigos. É um livro que foi interessante de ler o começo não prendeu muito, mesmo ele sendo uma criança meio louca, os planos, segredos e problemas com os quais os personagens tem que lidar então fazem com que a história vá ficando mais agitada e interessante.

Vanessa 22/08/2020

S E N S A C I O N A L
Fantasia adulta que foge do convencional.

Vc curte? Leia.
Vc não curte? Leia.
Vc tá em dúvida? Leia.
Vc não quer ler? Leia.

Meu bem, só lê, ok.

Raphael Autran 09/08/2020

Mentir nunca foi tão bom
Locke e seus companheiros foram o melhor presente que recebi esse ano.

Personagens bem desenvolvidos, um plot de certa forma simples, acontecimentos chocantes, cenas de ação, diálogos sarcástico...

O livro tem tudo que você espera de uma fantasia que gira ao redor de um "ladrão".

O autor usa e abusa de flashbacks para situar o leitor, em alguns momentos pode até ser cansativo, acredito que talvez seja o único real problema nessa narrativa, mais pelo fato de que muitos encaixam no meio de algum acontecimento e isso traz uma quebra de ritmo, o que posso garantir é que não dura o livro inteiro e que são interessantes para o background dos personagens.

Carol 25/06/2020

Poderia ter sido bom
O livro tem um plot interessante e o personagem principal consegue ser verdadeiramente inteligente, o que é bem raro. Infelizmente o livro teve dois graves problemas no meu ponto de vista:

1 - o autor estava tão apaixonado pelo universo que criou que descreve muito mais do que é necessário para o plot ou para habituar o leitor; arquitetura, política, até as refeições dos personagens são feitas com detalhes que não levam a nada. Até regras de jogos foram explicadas. Leitores fãs de fantasia podem não achar isso um problema (o que explica a nota alta do livro) mas eu quis desistir várias vezes por causa disso. Acho que uns 15-20% eu li com leitura dinâmica até ele parar de descrever pratos.

2 - eu realmente não gostei do personagem principal. É de se esperar que em um livro sobre ladrões o personagem principal seja um cretino. O problema com isso é que eu não consegui me importar com Locke. Se ele vivia ou morria no fim do livro, se os planos dele dariam certo não fazia nenhuma diferença pra mim.

Enfim, se você é um leitor fã de fantasia que não liga pra info dump infinita e que consegue se importar com protagonistas "escrotos" vale a leitura. Senão recomendo ler outro livro.
Eu não pretendo continuar a série.

AnaLu 16/06/2020

Eu não dei conta desse livro! Não pela história, eu até que gostei do plot e dos personagens, mas o modo de escrita do escritor. Scott Lynch tem uma escrita de flashback e isso não seria um problema (aliás, adoro flashbacks) se ele não voltasse bem no meio da ação! E eu sei que faz sentido na história quando ele volta, mas eu não tenho facilidade em desligar de uma cena de ação para voltar no tempo e só depois voltar para a ação. Fora isso a história é bem interessante e a amizade dos personagens é a melhor coisa do livro.

julia 13/06/2020

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora
As Mentiras de Locke Lamora não é para mim. A história até que é interessante, mas a maneira como o Scott Lynch resolveu contá-la não funcionou para mim. Eu odiei a estrutura da narração com os flashbacks no meio do caminho. Quando alguma coisa interessante estava para acontecer vinha um flashback para cortar o rumo da história.

O ritmo do livro também foi super devagar. Eu entendo querer estabelecer o universo novo e os personagens, mas não ao custo do resto do enredo. é tanta informação densa jogada no leitor o tempo todo. Não consegui gostar.

Brunno 09/06/2020

Livro do ano
Eu comecei a ler totalmente despretensioso e estou impressionado. O livro conta a história de Locke Lamora e os nobres vigaristas, um grupo de pessoas que roubam dos ricos de Camorr, uma cidade inspirada na Veneza medieval.
O livro desde o inicio te faz ter uma enorme admiração pelo protagonista, ele é cativante e engraçado e ousado. Com o desenvolvimento o nível de ação e suspense so melhora, e tiveram partes que eu tive de parar de ler duas vezes seguidas pra respirar e processar tudo que estava acontecendo, até chegar num final tão emocionante que eu passei a tarde praticamente inteira grudada nas páginas do livro, isso não acontecia desde que eu era mais novo e tinha mais nada na vida pra fazer, agora tô com as coisas tudo atrasada aqui, mas valeu a pena.

Cristiane190 29/04/2020

Nobres Vigaristas?
Um livro totalmente diferente do que é comum em livros de fantasia.

Locke Lamora é um "nobre vigarista" que rouba porque gosta de roubar, e faz isso muito bem, das maneiras mais inacreditáveis possível, sempre com um plano tão difícil e detalhado que faz parecer que ele quer que seja difícil.
Um livro bastante engraçado e violento, com um universo bastante inusitado que é comandado por gangues comandadas por um homem só, que tem sua posição ameaçada nesse livro cheio de reviravoltas e situações perigosas e desconfortáveis onde Locke e sua gangue acabam envolvidos contra sua vontade. Um ótimo livro, perfeito pra quem já está cansado da "saga do herói" e das fantasias mais tradicionais.

Jor 19/04/2020

Inteligente contudo ...
A ideia do livro é fascinante não posso negar os méritos do autor por sua criatividade. Loke é um personagem realmente interessante, para mim o início do livro é realmente muito instigante a leitura , vc morre de curiosidade para saber o que acontecerá com ele.
Porém no meio em diante, apesar do enredo ser bom , tive problemas com a maneira da escrita do autor . Colocando interlúdios , para passar algum tipo de lição sobre o mundo em questão , ao invés de colocar isso dentro da história, e não necessariamente contribuindo para a história.
Além de que tive alguns problemas com as descrições de lugar , que para mim ficaram cansativas sempre colocadas antes do texto importante deixando a leitura cansativa , poderia ter sido entremeada melhor por diálogos e fatos .
Falando assim parece que não gostei da obra kkk porém realmente achei o enredo muito legal , se vc não tiver problema com as questões dotadas é uma leitura super recomendada pra fugir dos padrões de fantasia existentes.

Anny Campos 18/02/2020

Ladrão, mentiroso, enganador, com magia envolvida, tudo de bom!
Aquele livro que começa com passado, e fica andando entre presente e passado, sinceramente, não sabia que gostava mais do passado ou do presente, autor é muito bom em narrativas e te prender nelas. O Locke é um FDP mentiroso, mas um FDP que gostei muito, AMEI os gêmeos Sanzas, e o Jean. Correntes para pai do ano sqn kkkkkk.....não tem como falar muito, sem dar spoilers, sinceramente recomendo a leitura.

Cássia Lima 03/02/2020

Personagens incríveis, mas poderia ter sido melhor
Comecei este livro com muitas expectativas, e o autor soube criar personagens ótimos e uma trama muito interessante. Não consegui abandonar justamente por querer saber o que ia acontecer. Mas o autor poderia ter acelerado a história, pois muitas cenas ficaram cansativas com tantos detalhes e com tantas aulas.
Entendo ser importante pro contexto, mas preferia ter encurtado a trajetória.

Neste livro introdutório conhecemos o Locke Lamora e acompanhamos o desenvolvimento do que viria a ser um dos maiores ladrões de sua região. Ele foi treinado para parecer qualquer um, aprendeu vários idiomas e performances, como se fazer passar por nobre ou plebeu, e conseguiu desempenhar bem seu papel, até encontrar alguém disposto a pagar o preço dos magos para poder derrubá-lo.

A história fica muito melhor do meio para o final, onde nossa curiosidade é testada e ficamos nos perguntando o que acontecerá nos próximos livros.
umbookaholic 03/02/2020minha estante
Eu tenho aqui, mas ainda não li. Quero mttt

Vanessa 29/12/2019

Ritmo complicado
Acabei demorando muito tempo pra ler esse livro. Gosto de intercalar a leitura, mas quando um livro prende, não costumo parar. Isso não aconteceu nesse caso. O ritmo do livro é muito lento, as coisas demoram a começar a acontecer, é como se já tivesse lido 200 pgs e a história ainda não começou. O que me fez questionar se quero ou não ler as continuações.
Mas é claro que tem pontos positivos. Pra quem gosta de descrições, é um livro muito descritivo, rico em detalhes, a cidade é algo estremamente diferente, parem você consegue se identificar facilmente durante a narrativa.
Outra coisa muito interessante é o Lamora. Ele não é um herói, não é mocinho e não tem a personalidade bem definida. O caráter dele vai aparecendo que poucos durante a história, e foi isso que me fez continuar. Isso e todas as reviravoltas que acontecem, da metade pra frente da história. É espetacular a questão do calo e galo. Fiquei impactada com o pulga e me apaixonei pela maneira que Lynch expõe as relações de amizade. Achei que ficou muito bem construído.
Depois que as coisas começam a acontecer (lpela metade do livro) o ritmo melhora e a leitura flui mais fácil. A curiosidade nos instiga a continuar. Mas é preciso persistência no começado.
Pra quem está lendo ou vai começar: não parem no começo, a história ganha muita qualidade depois da metade do livro, e tudo fica com mais empolgante e frenético
cavaleiro_da_leitura 06/01/2020minha estante
Tive exatamente a mesma impressão, não desisti por pouco!

cavaleiro_da_leitura 06/01/2020minha estante
Tive exatamente a mesma impressão, quase desisti. Mas no final valeu a pena!

Vanessa 08/01/2020minha estante
Mas você vai ler a continuação? Eu ainda não tenho certeza se vou... Kkk

cavaleiro_da_leitura 08/01/2020minha estante
Eu acredito que sim!