O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Raquel 09/01/2014

Hora de mudar sua opinião...
Eu poderia dizer que gostei do livro pois está na lista dos mais vendidos e porque muitas pessoas elogiaram, tais fatores me influenciariam a ter uma visão positiva sobre o livro (essa é uma das teorias presentes). Ok, vou tentar me concentrar na minha opinião e esquecer todas as outras.

Aprendi estatística e probabilidade de uma maneira muito mais útil do que nos cursos de Introdução a Estatística e a Probabilidade I e II que tive na faculdade (não lembro de quase nada), e de uma maneira aplicada, isto é, vi como influencia minha vida.

O humor do autor também contribuiu - e muito - para a nota final. Impossível não rir em certas passagens, além de tornar a leitura muito mais agradável.

Mas o que mais me tocou no livro foi o último capítulo. Depois de tanto falar sobre aleatoriedade e de pesquisas sobre como nossa opinião depende muito mais de fatores externos do que de nós mesmos, Mlodinow mostra que é errado julgar o sucesso ou fracasso de alguém, uma vez que nem sempre refletem suas habilidades.

Enfim, livro muito bom, aquele que te faz refletir muito! Podem ler!

Priscila 30/01/2021

Bom guia de divulgação científica
O livro, apesar de ser voltado para divulgação científica mais aplicada à área de matemática e física, encanta até mesmo uma historiadora..rsss.. Pinceladas de História da Ciência estão dispostas juntamente com explicações de teorias de probabilidade e aleatoriedade. Muito interessante como os argumentos da aleatoriedade em nossas vidas fazem muito sentido. Recomendo

Gabii 25/05/2014

Absolutamente divertido e educativo – não acredito que eu acabei entendendo varias coisas, tanto de história quanto de matemática, física, economia e química – “O Andar do Bêbado” inova ao nos apresentar um universo que em primeira analise parece incompreensível, de maneira simples e pratica, nos mostrando de varias formas como a aleatoriedade e a matemática envolvida nela influem em nossa vida.
A aleatoriedade esta em toda a parte no nosso mundo, desde no resultado de um campeonato de futebol até no sucesso das pessoas que admiramos, mas como identificar e saber interpretar se na aleatoriedade pode ser criado um padrão ou quando ela é realmente desordenada e sem sentido? Esse volume tenta elucidar nossas ideias equivocadas sobre o mundo e sobre as coisas que acontecem a nós, e nos mostrar que às vezes tentamos seguir um padrão que não existe e ignoramos algo que realmente tem poder sobre a nossa vida. Discorrendo de maneira simples e inteligente, Mlodinow nos guia por toda a história da probabilidade e da sua “cruzada” em tentar compreender os processos aleatórios, e ainda durante o percurso tenta inserir vários conceitos tanto de probabilidade, quanto de outros ramos da ciência – como eu já disse e repito: eu acabei por entender outras coisas, fora os conceitos de probabilidade.
Esse é o livro certo para quem quer aprender um pouco mais sobre matemática – mais precisamente probabilidade – mas que não quer virar um verdadeiro especialista, o foco dele é conceito e aplicação. Ele praticamente não possui formulas, apenas algumas tabelas e esquemas matemáticos, isso não compromete a sua qualidade, só não o torna um livro necessariamente cientifico.
Falando em probabilidade, vocês já participaram da nossa promoção: Presente de Outro Planeta(http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=153930), leiam o regulamento e participem, e ainda fiquem atentos, pois em breve colocaremos mais uma promoção no ar!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com

Felipe.Martins 17/11/2015

Resenha de O Andar do Bêbado
O livro "O Andar do Bêbado" é sobre o acaso. O livro conta a história do surgimento da teoria das probabilidades, estatística e outras subáreas da matemática. À medida que apresenta cada assunto, o livro mostra também como o acaso está relacionado ao assunto nessas áreas e como aparece em nossas vidas.

Com essa leitura, que por sinal é muito agradável, passamos a perceber que não temos o controle sobre tudo e que o acaso é tão influente em nossas vidas quanto nossas decisões. Seguindo essas ideias, o autor sugere como podemos agir para nos beneficiarmos dos mistérios propiciados pelo acaso e dessa forma termos maiores chances de alcançar o sucesso em nossas vidas.

Leonardo 29/04/2011

Tudo depende de sorte, mas quanto mais eu estudo, mais sorte eu tenho.

Selton.Miranda 21/12/2021

De mãos dadas com o acaso
A princípio não esperava muito desse livro, mas agora posso afirmar - sem hesitar - que deveria ser lido por todos. Assim como O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan, esclarece as divergências entre a ciências e pseudociências, O Andar do Bêbado elucida um campo científico ainda incomum na mentalidade cotidiana - devido seus recentes avanços, contudo extremamente vasto na suas aplicações: a probabilidade.
Ao decorrer do livro, é espantoso como o acaso, ou a aleatoriedade, influência nossas ações sem conseguirmos percebê-las. Leonard Mlodinow destrincha casos mais comuns que, isentos de atenção, somos manipulados pelo acaso. Esse, de fato, é um livro que merece atenção para nos tirarmos da ignorante posição da qual "tudo depende somente do seu esforço".

JPHoppe 16/11/2015

Laplace estava errado
A evolução pela qual nossa espécie passou nos preparou para reconhecer padrões. Se a comida tiver cheiro ruim é melhor evitar, já que quem come passa mal. Se ouvir um barulho, melhor ir averiguar, ou pode ser que um grande predador esteja a espreita. Nesses casos, funciona muito bem.O problema é que também funciona muito mal em quase tudo o mais.

Isso se deve ao efeito do acaso. Por mais que certos eventos sejam determinísticos, vários deles atuando em conjunto e interagindo vão produzir efeitos aleatórios. A previsão do tempo é o melhor exemplo desse fenômeno. Mas, teimamos que eventos aleatórios podem ser previstos, e também somos tão equipados a reconhecer padrões que os detectamos até onde eles não existem. Mostre dois padrões de pontos, um aleatório e outro com alguma regrinha, e é mais provável que as pessoas vão classificar errado. Não a toa, a Apple precisou reduzir a aleatoriedade do "shuffle" de seus iPods para que assim eles aparentem verdadeira aleatoriedade!

O único problema do livro é a linguagem. Um pouco densa para os não iniciados, simples demais para quem já entende até o básico do assunto. Por exemplo, o capítulo 6, "Falsos positivos e verdadeiras falácias" introduz o conceito de probabilidade a posteriori, fundamental no teorema de Bayes, e como novas informações afetam nosso entendimento a priori. Em dado momento, ele fala sobre médicos que estimam probabilidades muito altas para falsos positivos para resultados de mamografias, dizendo que a resposta verdadeira é muito menor. Porém, se você não tem ideia de como se aplica o teorema de Bayes, vai ficar sem saber como que o raciocínio é feito, e ter que aceitar a resposta sem base alguma!

No mais, é um livro excelente. Compreender o papel da aleatoriedade não só em questões acadêmicas, mas também com aplicações diretas no cotidiano, é fundamental. Quando Einstein disse que "Deus não joga dados" e Laplace afirmou que, com o conhecimento das leis da física e de todos os parâmetros, seria possível prever passado e futuro, eles estavam errados.

Ronaldo311 04/01/2014

Li e recomendo fortemente. Este livro contém muitos conceitos que todas as pessoas deveriam saber.

carol. 27/04/2022

Costumamos associar a aleatoriedade à desordem
"O reconhecimento do papel onipresente da aleatoriedade em nossas vidas talvez venha como uma epifania; a verdadeira força da teoria dos processos aleatórios, no entanto, está no fato de que, uma vez compreendida sua natureza, podemos alterar o modo como percebemos os acontecimentos ao nosso redor."

Gostei bastante do livro, aborda o tema de forma leve. É um bom guia para conhecer a história, as raízes da probabilidade, principalmente para quem interesse nesta áreas.

Ju 06/03/2022

Excelente!
Eu, como iniciante nesse mundo de teorias matemáticas, digo com toda certeza que esse livro me ensinou horrores sobre probabilidade e as suas falácias.

Entretanto, como o próprio autor expõe, será que minha expectativa em relação a ele (visto que já queria lê-lo há uns quatro anos) não influenciaram positivamente a minha opinião?

Aleatoriedades. Aleatoriedades.

Mari 08/11/2021

um pouco teórico
depois da introdução, o livro começa a ficar bem teórico, o autor traz toda a história da estatística e da probabilidade com grandes nomes. me fez lembrar bastante das aulas de estatística e cálculo. gostei dessas partes porque o autor faz bastante analogia com coisas do cotidiano.

eu gostei bastante porque me fez pensar em diversas situações da minha vida que aconteceram por puro acaso.

Ana Clara 24/06/2014

Eu faço faculdade de estatística, então fiquei muito animada antes de ler. Porém não superou as minhas expectativas justamente por tratar o assunto de uma maneira fria e com uma linguagem muito difícil. Em alguns momentos o autor usava a física para explicar certas coisas confundindo ainda mais o leitor(talvez pelo mesmo se tratar de um físico e não um estatístico). Certamente não é um livro de estatística para leigos. Não recomendo, principalmente para aqueles que não tem conhecimento na área.
Karol 22/05/2020minha estante
Ainda bem que você fez essa resenha! Estava me sentindo um tanto estúpida, sem conseguir ver muita linearidade na maneira dele expressar seu pensamento e por ora, devo dizer que eu abandonei a leitura.

Guilherme Chaves 02/06/2022minha estante
Eu também comecei bem animado pela proposta mas desisti no 3° capítulo. Maçante demais e achei a escrita muito de best seller com intuito unicamente monetário.

Leandro.Pimentel 13/02/2022

Um livro que fala como a aleatoriedade está relacionada nas vidas das pessoas e como isso pode afetar diretamente e indiretamente. Leonard Mlodinow explica tecnicamente os conceitos básicos e avançados sobre o acaso e cita vários exemplos de como isso acontece.

Willian 04/07/2014

O Andar do Bêbado - Como o acaso determina nossas vidas (Leonard Mlodinov)
Mlodinov, amigo e co-autor de algumas obras de Stephen Hawking, mostra neste livro como o acaso ou, como outras pessoas dizem, a sorte, determina o curso de nossas vidas. Demonstra como temos problema em lidar com "grandes números", principalmente porque nossa existência, sendo tão curta, nos força cotidianamente a basear nossas decisões pela análise de uma pequena quantidade de fatos, o que pode nos levar a conclusões simplistas e por vezes errôneas, mas que, até agora, teve um resultado positivo, visto que ainda estamos por aqui... Comenta também sobre a Lei dos Erros, a ordem no caos, a nossa ilusão na busca de padrões e os padrões da nossa ilusão.

Bruno Matos 16/01/2015

Para um estatístico, sensacional
A tão obscura história e razões da origem de uma das ciências mais utilizadas hoje, embarcar na história da estatística de uma forma tão atual como essa nos faz entender a razão da origem dessa ciência, claro no foco principal da aleatoriedade e com várias aplicações e visões do acaso em nossa vida. Esse livro abre as portas de nossa mente sobre o que o acaso interfere em nossas vidas, e nos leva a interrogarmos se o controle que tanto buscamos pode ser mesmo encontrado em algumas áreas da vida.

Um manual para qualquer estatístico ou matemático que queira se manter em forma sobre a teoria da aleatoriedade, a teoria da probabilidade, sobre sobretudo, a incerteza. Trazendo diversos exemplos para a vida real, mostra como cada grande pensador do passado refutou seu pensamento para desenvolver a teoria da probabilidade, vindo cronologicamente até o desenvolvimento da ciência estatística.

Recomendadíssimo para todos que queiram entender o acaso em nossas vidas.