A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin




Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry


292 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Jucorujinha 07/09/2022

Achei ao acaso e já quero pra ontem (186 páginas)
"Não gosto de pós-modernismo, ambientações pós-apocalípticas, narrações post mortem nem de realismo mágico. Não costumo gostar de artimanhas nos formatos, fontes múltiplas, imagens desnecessárias - basicamente, truques de qualquer tipo. Acho ficção sobre o Holocausto ou qualquer outra grande tragédia mundial de mau gosto: apenas não ficção, por favor. Não gosto de mistura de gêneros, tipo romance literário de detetive ou fantasia literária. Literatura é literatura, gênero é gênero, misturar as coisas não costuma dar muito certo. Não gosto de livros infantis, principalmente os com órfãos, e prefiro não entulhar minhas prateleiras com livros juvenis. Não gosto de nada com mais de quatrocentas páginas e menos de cento e cinquenta. Sinto repulsa por romances escritos por ghost-writers para estrelas de reality shows, livros de imagens de celebridades, memórias de esportistas, edições pós-filmes, livro-brinquedo e, suponho que nem preciso dizer, vampiros."

Como não gostar do personagem depois de ler isso? Logo no início do livro, já fiquei cativada com A.J Fikry, nosso protagonista ranzinza: um livreiro viúvo que aparentemente ficou muito amargurado com a morte da esposa. A vida do livreiro vai se transformando quando ele se vê cuidando de uma criança.
comentários(0)comente



Beca Nolêto 06/01/2023

Lido pela terceira vez, de tão bom
A primeira leitura do ano também foi a terceira vez da leitura deste livro! É um dos meus favoritos da vida (obrigada por ter me apresentado ele lááá atrás, @ludeluciana !), por isso, é muito difícil eu conseguir falar sobre ele (inclusive, o A. J. fala sobre isso no livro), além de dizer "vocês precisam ler essa história incrivelmente simples, mas linda!"

Uma vez eu vi uma definição dizendo que "A vida do livreiro" é uma carta de amor ao mundo dos livros, e é exatamente isso! Cheio de citações de contos e romances, reais e ficcionais, essa história te leva a mergulhar na vida de A. J., que não tem nada de espetacular. Ele está ficando velho e adoecido pelo luto, após perder a esposa em um acidente de carro. Além disso, em curto período de tempo, ele tem algo muito importante roubado e algo muito precioso deixado em sua livraria (eu gosto tanto dessa história que não quero dar nenhum detalhezinho mínimo, só atiçar sua curiosidade e fazer você lê-lo). Esses dois fatos vão desenrolar outras histórias e nos apresentar os demais personagens.

Uma das coisas que mais me admira neste livro, é como todos os acontecimento nele estão interligados, como você nunca espera por essas ligações e se surpreende a cada novo fato que a autora coloca pra você! Simplesmente perfeito!
comentários(0)comente



victoriatrds 14/08/2020

Julguei pela capa
SIM, EU COMPREI ESSE LIVRO PORQUE ACHEI A CAPA BONITA.

E gostei muito, li sem expectativas. É uma leitura leve e em alguns pontos triste. Pra mim (uma pessoa solitária), falar sobre solidão e em como nós podemos sim deixar alguém novo entrar é sempre colocar o dedo na ferida.

"P*rra, isso é amor?"
comentários(0)comente



ArthurAlves 24/11/2021

Não foi favoritado como esperado
Demorei pra simpatizar com o A.J. mas depois que isso aconteceu o livro foi de vento em poupa, várias indicações, risadas e reflexões, estavam gostou bastante, mas não me agradou o final e por isso não favoritei.

No final o título faz sentido. Espero ler isso depois e entender ?
comentários(0)comente



Ruth 05/02/2023

um livro com leitores de livros
Acompanhando mais de 10 anos da vida do A.J. , a autora monta um tributo claro aos livros, livrarias e livreiros e tudo o que surge do contato com os três
comentários(0)comente



Bianca @Aprendizdelivros 30/11/2022

O amor pelos livros e a vida de Fikry
Esse livro veio até mim como uma indicação. Com a ressaca que estava devido ao trabalho, precisava de um livro que me fizesse sentar e só levantar depois de ler. Foi exatamente o que aconteceu.
A vida de A.J. era sem cor, sem vida e sem companhia. Vivia apenas com os livros. Até que um dia, sua vida ganha um novo sentido, um novo motivo para se tornar o melhor que pode ser.
Esse livro foi uma surpresa para mim. A narrativa, os sentimentos expressos nas páginas e a forma como a história é construída, me encantaram. Acompanhar a vida de Fikry foi muito aconchegante.
É um livro rápido de ler e de um sentimentalismo gigante. Além de ter em suas páginas muito do amor pelos livros.
Fica minha recomendação.
comentários(0)comente



Luciana761 06/03/2024

Sensível!
Demorei um pouquinho pra engrenar na história mas acredito que seja mais um momento meu do que o livro em si!
Após a morte de sua esposa, AJ Fikry continua tocando a livraria, porém se mostra um pouco rabugento e sem muita perspectiva. Até Maya entrar na sua vida, uma menininha muito inteligente e que desperta o melhor lado do livreiro.
Eu gostei muito de como a história foi construída e do plot em relação ao livro roubado. O final é triste, e gostaria de saber mais sobre o que aconteceu com Maya. O livro é curtinho e os personagens são muito bem construídos! De maneira geral gostei muito!
comentários(0)comente



Hudson.Carlos 13/06/2023

Livros são coisas incríveis, e depois dessa leitura essa certeza só aumentou.
Um estória muito bela!
comentários(0)comente



Dai 03/08/2023

"nenhum homem é uma ilha, cada livro é um mundo"
Li esse livro pela primeira vez muitos anos atrás e decidir reler esse ano.

amo a construção dos personagens (inclusive os personagens secundários ganharam meu coração), o plot e como todos os detalhes são bem amarradinhos, sem falar que recebemos várias indicações de ótimos livros durante a história.

uma delicia de ler e com certeza vai agradar os amantes de livros
comentários(0)comente



Michelle Trevisani 02/04/2015

Livro lindo!
Cada pessoa tem um gosto. Isso não podemos discutir. Mas esse livro é tão lindo, tão doce e sincero, que acho muito difícil não agradar nenhum um pouquinho qualquer tipo de leitor! rsrs... eu simplesmente amei como a história foi construída, que revela a vida de um livreiro comum e como um acontecimento pode mudar completamente a vida de uma pessoa para melhor. Em como podemos ser melhores dependendo de nossas escolhas. E o pano de fundo é uma vida em uma livraria, com menção de livros, contos, e a paixão por livros que só quem tem sabe como é! Um livro cativante, que já está na minha lista de favoritos!
comentários(0)comente



Helena.Merces 08/02/2021

Ninguém viaja sem motivo. Aqueles que estão perdidos querem estar perdidos.
Esse foi meu primeiro livro de 2021 e não poderia ter começado melhor. A história é envolvente e você fica ansioso pelos próximo capítulo e no desenrolar das coisas. O personagem principal, A.J. Fikry, tem tudo pra ser odiado, devido à perdas em sua vida se tornou alguém rabugento, resmungão e inconveniente, mas algumas coisa faz com que gostemos dele.
A situação muda quando de repente, ele encontra uma garotinha em sua biblioteca e passa a cuidar dela.

O ponto alto do livro são às referências a vários livros, como Pollyan, Anne de Green Gables, o Hobbit e vários outros. Um livro onde os leitores de sentem representados!

Um livro emocionante e ao mesmo tempo de aquecer o coração.
Thâmara 22/02/2021minha estante
Qual o ano de seu lançamento?


Helena.Merces 03/03/2021minha estante
É de 2014




Fê Borges 30/05/2015

Escolhido para reler, por ser um livro muito gostoso de apreciar!
Escolhi este livro para reler no desafio, mas confesso que reler ele foi muito mais gostoso, você consegue rever pontos que não tinha parado para pensar. Ele nos mostra como uma criança pode derreter o coração de uma pessoa, mesmo que ela tenha um coração de pedra, que todos na vida temos mais uma chance para amar, fala sobre morte, é um livro emocionante, me emocionei da mesma forma em que me emocionei da primeira vez que li.
Thyta 04/06/2015minha estante
Se fosse só pela capa não compraria mas pela sua resenha sim.


Fer Kaczynski 08/06/2015minha estante
Reler é ótimo, li alguns na adolescencia e reli adulta, mudou muito minha concepção dos mesmos, até passei a gostar de um que tinha detestado!
Esse eu tenho mas ainda não li, ta na imensa fila rsrs




Sthe 03/01/2021

A vida do livreiro A. J. Fikry
Adorei o livro! História com personagens simples mas com uma escrita ótima, referências atuais... Trata da inserção dos e-readers nesse mundo das leituras, mas também fala da importância das livrarias. Aborda outros temas como novo amor, adoção, valores sociais, entre outros. História breve mas boa.
comentários(0)comente



Monica Sobrinho 01/04/2021

É um livro gostoso e rapidinho de ler, porém não tem nada muito surpreendente. Eu estava precisando de um livro levinho e esse cumpriu o que eu queria.
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 23/09/2022

Eu queria dar mais estrelas só pelo campo emocional. Acho que quando o livro trata do que é ser leitor já atinge o ponto fraco. E eu comecei a ler esperando favoritar.

Acontece que o livro não tem um desenvolvimento bom. A marcação do tempo é superficial, os personagens, de certa forma, também. Alguns diálogo são muito fracos. Acho a quantidade de referências exagerada (Apesar de ter anotado muitas dicas), muitos erros de revisão textual, personagens caricatos. Enfim, MUITOS defeitos.

Não tem como dizer que é um livro bem escrito, mas ele é sensível, é leve, é rápido, e fala do melhor tema possível: livros.
comentários(0)comente



292 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |