The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

toricarvl 19/08/2023

Um dos melhores livros de ficção científica que já li até agora. Tudo MUITO bem desenvolvido, o andamento da investigação foi excepcional - me senti uma Sherlock fazendo teorias.

Único detalhe que poderia ser melhor é quem seria o assassino. Fiz várias teorias e o final não foi decepcionante, mas poderia ser melhor.

Com certeza vale a pena ler os próximos livros.

Tuler 17/08/2023

Envolvente
Uma história envolvente, com personagens que já conhecemos, essa imersão nesse mundo futurista é algo inexplicável. A trama do livro é bem intensa, com muitas questões lógicas e racionais que são descartadas durante as páginas, mas o final é algo de tirar o fôlego, é uma obra magnífica.

Victor 27/07/2023

Como mudar uma sociedade acostumada?
Novamente, assim como dito na resenha de "Cavernas de Aço" repito, Isaac Asimov é um crítico ferrenho quando se trata de conteúdo.

"O Sol Desvelado" é mais um dos livros da série "Robôs" que precede a série "Império" e então a grande "Fundação".

Esse livro, assim como "Cavernas de Aço", possuí os mesmos estilos de crítica, mas em um ponto de vista e aplicação proporcionalmente inversos, uma sociedade que é proporcionalmente inversa a terra, os Espartanos do Grande Vazio, como gostaria de chamar.

Não posso escrever demais, porém a trama é a parte mais gostosa, as mudanças, os quebra-cabeças, tudo muito bem construído (com exceção das primeiras 20 páginas creio eu, o início parece ligeiramente confuso pra mim).

4,5/5 é a nota perfeita para essa obra.

Wanessa_Gabriela 25/07/2023

Amando cada vez mais esse autor
Demorei a pegar algo do titio (como diz minha prima) Asimov, mas agora que peguei o primeiro, o segundo já veio com mais tranquilidade e alegria!
Confesso que em alguns pontoa fiquei confusa para entender o modo solariano de viver, mas acredito que se ampliarmos essa visão, seria o mesmo que entender outras culturas muito distintas da nossa, incluindo costumes, modo de ver o outro e assim por diante.
Gostei demais de ver mais da interação de Baley e de Daneel, mas achei o tratamento de Baley diferente do fim do livro ?cavernas de aço?, um pouco incoerente. Enfim, posso ta ?vendo? coisas.
Gostei e já vou procurar o próximo. Quem sabe n pego tbm Fundação?!
Mylena 27/07/2023minha estante
Titio Asimov é bom demaaaais?????

Beea 12/07/2023

Um avanço considerável
Este segundo volume é superior ao primeiro em todos os aspectos, nas reflexões que faz e também na investigação, adorei demais a leitura e não achei arrastado que nem o primeiro volume

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023

Superou as expectativas
Nossa que crescente foi esse livro!
Ver o Elijah e o Daneel juntos de novo foi muito bom , embora a participação do dannel me pareceu mais fraca neste livro e o destaque maior ficou com Elijah e sua fobia de lugares abertos.
A história levantou questões interessantes sobre as 3 leis da robótica e como elas podem ser "burladas" por alguém experiente.
A parte policial foi muito mais elaborada aqui e me pegou de jeito com um final incrível!!!
Me deixou com hype imenso pra conhecer Aurora e o destino dos humanos na terra.
Eles vão deixar o útero afinal ??
lio 10/07/2023minha estante
se você gostou desse, acho que vai amar o próximo (não terminei ainda, mas já promete ser meu favorito da saga).

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023minha estante
Tenho certeza disso. Mal posso esperar...

Carla 16/06/2023

Baley parece que evoluiu 100% fo primeiro livro para esse. No primeiro parecia pura sorte, mas aqui ele mostrou que é esperto mesmo. Obrigada Asimov por existir.

pedrolucasmr 12/06/2023

Não tão bom quanto o primeiro, mas divertido
É uma leitura divertida, a conclusão é bem satisfatória e Asimoov trás alguns questionamentos filosóficos e lógicos bem legais. Achei o meio do livro um pouco arrastado, ele parece correr um pouco em círculos. Achei Cavernas de Aço um pouco mais impactante e fluído. No geral, uma leitura que vale bastante a pena.

Marcelo.Castro 29/05/2023

Mediano
Temos aqui o segundo volume da série Robôs e o retorno da dupla de detetives humano e robô, para investigar mais um assassinato de um Sideral, mas, dessa vez, fora do planeta Terra. A história como um todo é boa, mas sem ser extraordinária em nenhum aspecto. A tensão entre a dupla é um pouco menor nesse livro (sem estar totalmente desaparecida, contudo). A insistência em retomar à agorafobia do humano, principalmente no começo do livro, chega a ser irritante. As diferenças sociológicas entre a Terra e Solaria são interessantes, e não deixam de trazer uma reflexão sobre o que nos torna humanos e o que viabiliza nossa evolução enquanto espécie. Por fim, o mistério por trás do assassinato é satisfatório. Uma boa história, ainda que não marcante, ainda assim recomendada para quem curte ficção científica e história de detetive/mistério.

Emerson 21/05/2023

Meu preferido até o momento
"Sol Desvelado", de Isaac Asimov, destaca a vitalidade do contato humano para a sociedade.

Com uma trama envolvente, o livro ressalta a importância das interações humanas, reforçando a necessidade de conexões significativas e colaborativas.

Uma obra cativante que nos faz refletir sobre nossa interdependência social.

rafa_._cardoso 12/05/2023

Bom, mas o primeiro é melhor
O Sol desvelado é uma sequência de As Cavernas de Aço e se passa de forma parecida com o primeiro livro. Na terra não houve grandes avanços em relação ao primeiro livro e dessa vez o assassinato que o detetive Elijah Baley precisa resolver não aconteceu na terra, mas em Solaria, um dos mundos siderais e o mais avançado na robótica.

O que de novo nesse livro é acompanharmos o Baley enfrentando seus medos, como espaço aberto e, principalmente, o planeta Solaria e suas peculiaridades e diferenças culturais, no entanto, a investigação em si fica mais em segundo plano aqui, com o início de um romance.

Vale a leitura, mas gostei mais do primeiro, não sei se pela novidade ou por ter lido os dois na sequência.

pedro villar 11/05/2023

Uma evolução em relação ao primeiro da série, especialmente na parte policial da história.

E continua sendo muito interessante a forma como as bases para esse mundo vão sendo aos poucos apresentadas e complexificadas a cada livro lido.

Cristiane 09/05/2023

Fica bom a partir dos 60%
Gosto muito da escrita do Asimov, mas diferente do primeiro livro da série ?As cavernas de aço? achei esse livro arrastado desnecessariamente.

Pra mim, o mais interessante foi a questão social do planeta Solaria, e a relação entre humanos e robôs. As três leis da robótica continuam me fascinando.

Não gostei de como o mistério foi resolvido, e sinceramente não me importei com nenhum dos personagens. Até o R. Daneel, que tinha amado antes, não gostei neste livro.

No mais, pretendo continuar a série dos robôs.