Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Laurette 24/12/2020

Livro essencial para os fanáticos por Jane Austen
Minha gente, pense num livro bom e com uma edição perfeita. Neste livro, há romances escritos por Jane Austen quando ela tinha seus 14 anos que, por falar nisso, são hilários kkkkkkkk.
É muito emocionante ver a sua escrita melhorando com os anos. Se me perguntarem qual é o melhor conto, eu responderia Lady Susan. Por quê? Bom, primeiramente é a partir dele que Austen começa a evoluir na sua escrita e nas suas histórias. É um romance emocionante de se ler.
Uma desvantagem deste livro são os romances inacabados. Eu sei que não é culpa de Jane ou de qualquer outra pessoa, mas algumas histórias são ótimas e do nada não tem a continuação kkkkkkk.
Recomendo para todos aqueles já fanáticos por Jane Austen. Boa leitura :)

su 21/04/2024

Somente por ele ser em cartas eu já não gostei, muitas vezes fiquei perdida, praticamente não tinha diálogos e introdução, a personagem é boa, viúva, de mais idade, com uma filha muito diferente dela, não é uma história ruim, pelo contrario, mas não é meu estilo

Daiane 16/09/2021

A novela Lady Susan é esplêndida! As cartas te prendem a leitura. Queria saber sempre o que dizia a próxima carta. Lady Susan é muito cruel, ardilosa e egoísta. Pobre Frederica, foi uma pena não ter a confirmação de quem ela se casou.

Os Wotson
Queria saber mais, uma pena ter tão pouca história, queria saber se a Penélope era realmente tão egoísta quanto a Elisabeth mencionava e sim queria saber com quem Emma ficou.

Sanditon
Todos os personagens são insuportáveis

Sara277 16/01/2021

Amei essa leitura. Lady Susan é bem diferente das grandes obras da autora, é escrita de forma epistolar e temos uma protagonista vilã. Gostei muito das obras inacabadas, Os Watson e Sanditon, pena que ela não chegou a concluí-las, tenho certeza de que seriam grandes sucessos. Recomendo muito, para quem curte a Jane Austen, também fazer essa leitura.

Alannys Bento 09/04/2021

Um bom romance
O livro é ótimo. Sendo Lady Susan um romance epistolar, no começo pensei que não fosse me agradar. Estava errada! O curto romance de Jane Austen prende o leitor do início ao fim. As demais histórias presentes nessa edição também são boas, apesar de muitas não terem sido finalizadas pela autora.

Ester448 22/11/2021

Muito bom!
Lady Susan é de longe o melhor conto (não é atoa que dá nome ao livro). A eloquência e manipulação de Lady Susan é de deixar qualquer um bobo, fico me perguntando o quão "UAU!" foi a Jane Austen escrever algo assim na época dela.

Os Watson me ganhou, de verdade, gostei muito desse conto, ele tinha potencial pra ser muito mais, mas acaba inesperadamente (na minha opinião)

O último conto foi o que menos gostei, a leitura é cansativa e nenhum personagem é particularmente interessante.

Barbosa 20/04/2021

Nossa eu ODEIO livro em formato de carta, ele desprende a atenção mas sendo a a Jane tudo melhora um pouco.

Os contos fora Lady Susan são bem variados, alguns bons alguns mais ou menos.

Thalita - @voandopelaestante 25/05/2023

Eu passo pano para você Lady Susan!
Sem dúvidas 'Lady Susan' não é dos livros mais populares ou queridos de Jane Austen, o que é uma pena. O motivo é por ele ser a história de uma vilã, que ao meu ver não tem nada de vilã, apenas vejo uma mulher tentando fazer o possível para sobreviver na época em que viveu no ano de 1793.

Esse é um romance epistolar, ou seja, todo escrito em cartas e é por meio delas e com vários pontos de vista que ficamos sabendo que Lady Susan é uma jovem viúva e por onde passa causa alguns tumultos entre os homens e suas famílias.

Sendo taxada como escandalosa, inconveniente e por vezes como uma mulher que não prestava apenas por ser bonita e jovial para sua idade, ela estava atrás de um bom casamento pra ela e sua filha, para não ficarem na rua da amargura. Ela decide ir visitar seu cunhado, irmão de seu falecido esposo, e sua chegada acaba deixando a esposa dele e a família dela em grande alvoroço já que o irmão dela acaba se encantando por Lady Susan, ou como eles bem diziam: caiu nas garras daquela mulher.

Esse livro é de 1793, mas facilmente podemos dizer que tem um enredo bem atual já que aqui temos uma sociedade que julga uma mulher por correr atrás dos seus objetivos, ser autentica e fazer o que ela quer sem pedir opiniões. Olhem só, é o que mais acontece hoje em dia haha (risada irônica). Então sim, eu amei esse livro, gostei da forma que a autora construiu essa personagem e principalmente a coragem que ela teve de escrever um romance tão afrente do seu tempo.

Thiago Rodrigues 03/04/2020

Minha primeira novela, e posso dizer que nunca li nada parecido. Estou completamente embriagado com essa narrativa epistolar, em que podemos ver toda a vileza de nossa personagem principal ( Lady Susan ) e, acompanhar seus meios maquiavélicos para conquistar seus próprios objetivos.
Uma novela simplismente magnífica!

rafinha 13/06/2022

Jane austen é sempre perfeito, porém é muito diferente ler pequenos pedaços das histórias ao contrário de ler 400 páginas dedicadas aqueles personagens.
Foi mais difícil de me conectar com os personagens e sentir os sentimentos que sempre sinto ao ler a autora.
Pelo menos agora li toda a obra ?

Mariella Ayana 30/05/2020

Muito a frente do seu tempo.
O que mais me encanta em Jane Austen é que ela vai muito além da mocinha ingênua e inocente que deve ser protegida pelo cavalheiro forte e rico. Em suas outras obras gostei muito de como suas personagens são críticas e íntegras, com valores que norteiam suas vidas.

Em Lady Susan a mocinha (mulher na verdade) não é inocente, ingênua e não precisa ser protegida. Tem valores, mas definitivamente não são os moralmente aceitáveis. Porém é forte, manipuladora, sabe o que quer e como conseguir. É impossível gostar de Lady Susan, mas é difícil não admirar um pouquinho sua confiança.

'Ele tentou, tentou por longo tempo suavizar meu ressentimento; mas será uma tola de fato a mulher que sendo insultada por acusações, consegue ser manipulada por elogios'.

É lamentável que os outros dois contos jamais tenham sido terminados. Fiquei especialmente curiosa com o desenrolar de Sanditon.

Maria Luana 13/07/2020

Lady Susan mostra como mentiras caem por terra e como homens são facilmente manipuláveis.

Helôdodo 15/04/2021

Para um primeiro contato com a escritora eu recomendo!!
Foi a melhor escolha que fiz para me ingressar em Jane Austen, a escolha por esse título para minha primeira experiência foi por conta da autora ter escrito esses contos quando tinha a mesma idade que tenho atualmente(16 anos) e pra completar teve um conto em que uma das personagens tinha o meu nome!!! tem como eu não ter amado? Os contos são bem interessantes e me deixou bemm entretida, principalmente o último com personagens super cativantes e meigos ??