Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

vnunes 15/05/2021

Bom, mas um pouco cansativo
Muito boa a história. Eu tinha visto o filme, mas não lembrava da história, então fiquei ansioso o livro inteiro. Algumas partes acabam sendo cansativas por ter muitos detalhes

Rapha 04/06/2021

Só faltou dosar algumas informações
Acho que a quantidade de informações científicas e cálculos sobre a engenharia de tudo o que estava lá em marte cansa um pouco. Por outro lado, senti falta de uma melhor descrição de outras coisas, como por exemplo do tamanho dos materiais e máquinas que Mark estava manipulando ou vendo. Ficou meio difícil de visualizar às vezes. Mas é um bom livro (fiquei surpresa ao saber que é o primeiro do autor!) e eu gostei do humor do personagem principal e da tripulação também. Os últimos capítulos me prenderam bastante! Se tornou um de meus livros favoritos.

Babi 16/02/2022

Esperava mais.
Dei 2 estrelas e meia pq eu realmente esperava mais desse livro. A partir do capítulo 21 eu fiz leitura dinâmica, pois não aguentava mais a história. É um livro muito técnico, que traz detalhes de coisas que, sinceramente, eu não quero saber. Provavelmente pessoas que gostam de entender mais a fundo as partes técnicas, vão gostar do livro, mas pra mim nao funcionou. Outra coisa que me irritou foi o fato de ter umas piadinhas muito fora de hora. Estamos falando de uma pessoa que ficou sozinha em Marte, o que tem de engraçado nisso? Deveria ter muito mais conteúdo sobre o psicológico e o emocional do astronauta. Acho que teria sido bem mais emocionante.
Mais um ponto que me desanimou muito: várias vezes (principalmente nos capítulos que se passam na Terra) existem alguns personagens que dão uma de "Prof. Roteiro". Isso é: acontecem diálogos que jamais aconteceriam naturalmente na vida real, mas que existem no livro simplesmente para explicar algo do roteiro para quem está lendo e, eu acho que existem formas mais inteligentes de contextualizar o leitor.

Clarice Adriana 19/09/2021

Resolvi ler antes de assistir ao filme, e agora que terminei, já estou com a tela ligada kkk
Ficção científica sempre me prende, mas ficção científica com humor, aí ficou bom demais.
Imperdível!
Recomendo muito.
Heliton 19/09/2021minha estante
N li e nem vi, hmm será q faço igual a vc?

Clarice Adriana 19/09/2021minha estante
Eu particularmente depois que assisto ao filme, não tenho mais vontade de ler kkk Mas quando leio primeiro, aí sim dá vontade de assistir

Heliton 20/09/2021minha estante
Kkkk eu entendo, sinto o msm. Pior q mts obras adaptadas para filme acabam diferindo mt do livro, n sei se é o caso deste q vc leu.

Clarice Adriana 20/09/2021minha estante
Assisti, e o livro é bem melhor!
Mudaram algumas coisas, mas entendo que é por conta do drama cinematográfico... precisam "enfeitar " as coisas

Heliton 21/09/2021minha estante
Vou ler antes entt ;) obg!

Marcos.Santos 01/02/2022

Após quase abandonar esse livro, enfim finalizei. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas algumas partes são monótonas e técnicas até demais, o que leva a um cansaço na leitura. Por exemplo, em Solaris, não passei por essa mesma canseira, pq o livro é conciso, trata daquilo que é importante para o enredo da história. Aqui, muitas vezes, quase me vir lendo um livro de ciências, e não de ficção científica. Os pontos fortes aqui, são a escrita perfeita do escritor e o carisma do personagem principal. O enredo de sobrevivência em Marte tbm são peças chaves para a conclusão da leitura.

@solitude_e_books 21/07/2020

Nunca Spoiler
Sou aquele tipo de pessoa que se assisti um filme dificilmente vai querer ler o livro que o inspirou ou vice versa, é muito raro acontecer diferente disso, com algumas excessões, mas confesso a vocês que Perdido em Marte foi uma leitura que ao meu ver deve ter funcionando melhor no filme do que no livro não que com o livro eu tenha tido uma experiência ruim, mas não posso deixar de mencionar que em muitos momentos me senti totalmente perdido com os termos técnicos que além de complexos são citados com uma frequência excessiva, poderia esperar isso de livros calhamaços mas não de um que não tem nem 350 páginas, não só isso pois em vários momentos da narrativa o autor falava sobre objetos que só o pessoal da NASA iria saber o que é rsrs, nesses momentos é que o filme ajudaria.

Gostei muito da forma que o livro foi escrito através de diários, o que me incomodou um pouco foi que Watney estava muito blogueiro, penso que os diários deveriam te sido escrito mais com uma pegada dramática, pois a história é sobre um homem que foi deixando em Marte, supostamente morto, e que tem que lutar pela sobrevivência em um lugar totalmente inóspito.

Watney é um personagem bem humorado e talvez a pessoa mais inteligente da terra pois nada que ele pensa em criar da errado, isso pensando que praticamente nada do que ele está vivendo foi planejado.

No mais a ideia do autor em escrever essa história foi muito boa se pensar no primeiro homem em Marte, o cara que vai desbravar o planeta vermelho, o colonizador. O que pesou mais ao meu ver foi o lado emocional do personagem, até mais que a parte técnica que é normalmente críticada pelos leitores.

Essa é só minha opinião, por isso quem tiver vontade de ler leia, até por que esse é um livro amado pela grande maioria, talvez o que tenha estragado um pouco a minha experiência foi o fato de ter criado uma grande expectativa, ou seja nesse caso a culpa é simplesmente do leitor.

#perdidoemmarte #andyweir #arqueiro #editoraarqueiro #scifi #marte #planeta #centuryfox #ficcaocientifica #twentieth
#planetas #batata #filme #tv
#livro #resenha #skoob #goodletters #book #brasil

Larissa Tabosa 25/04/2024

Amei tanto esse livro. Senti tantas coisas ao ler, mas acho que o que predominou foi esse misto de alegria e satisfação, além da óbvia apreensão e medo de tudo dar errado naqueles momentos finais.

Ainda não assisti ao filme, o que considero um grave erro da minha parte, mas no fim fiquei feliz, pois, embora suspeitasse, não sabia como seria o fim. E foi tão bom ficar apreensiva com todos os acontecimentos finais.

Todas as personagens são tão bem construídas e o livro é super divertido, apesar da sucessão de má sorte do nosso azarado protagonista. E que bom, sabe, se pesasse no melodrama não seria metade do que foi. Muito bom acompanhar todos os erros e desastres que acompanharam Watney, como ele é foda!

Amei e é isto!

Leo - Blog Livreiro. 19/04/2020

Leitura técnica com protagonista cativante
De início eu estranhei a leitura, pois cheguei a pensar que não entenderia os elementos que a envolviam. A linguagem por muitas vezes era técnica demais para mim, fato que me fez reler algumas páginas para melhor entender a narrativa. Mark Watney tem uma personalidade cativante, e que trouxe leveza a sua rotina em Marte. Entretanto, os diálogos que se passavam na NASA eram as partes que mais me prendiam atenção.

Até a primeira metade do livro, eu não senti muita emoção, porém nos 30% finais eu não queria desgrudar do universo da história. No último capítulo, eu esperava terminar com mais êxtase, porém, novamente a linguagem acabou atrapalhando a minha compreensão dos eventos narrados.

Mesmo diante dessas críticas tecidas, eu considero uma leitura grandiosa. Fez-me querer continuar lendo mais sobre o gênero e aprender mais para embarcar em outras experiências similares. No fim, sei que vou ficar com saudades de Marte e de seu Ex-habitante mais ilustre. Até as telinhas, Mark Watney!

Cecile.Dutra 30/01/2022

A melhor pessoa que poderia ir para Marte
A leitura é um pouco difícil no começo, vai um tempo até se adaptar ao assunto espaço/marte/NASA mas depois que isso acontece vale muito a pena! Ficamos ansiosos com cada sol que passa para que Mark seja enfim resgatado.

Lendo no mato 12/04/2021

Um MacGyver espacial sensacional
Acho que a primeira coisa a se dizer sobre esse livro é que ele é muito maneiro. Muito mesmo. Me animei de lê-lo após terminar minha última leitura (Revolução das plantas, que tem resenha aqui).

Eu já conhecia o filme, já o tinha visto, mas o ele não me marcou muito. Lembro que concorreu a alguns Oscars e tal, mas a mim não foi tão sensacional. Um bom filme entre outros.

Comecei o livro meio que com essa ideia na cabeça. E quando você começa a ler e vê toda aquela ciência espacial, sei lá, jogada na sua frente, você vai ficando meio doido. Mas relaxa que passa. ?

Lembrando que o livro conta a história de Mark Watney, um astronauta, botânico e engenheiro que após um acidente acaba sendo 'largado' em Marte sozinho pelos companheiros que achavam que ele tinha morrido.

O que essa sinopse não conta e o filme não me expôs tanto, é que o tal do Mark Watney é o Macgiver do espaço. Porque vou te contar, o cara faz de tudo num ambiente inóspito onde tudo conspira contra ele. Fora seu eterno pensamento positivo. Eu não sobreviveria nem 20 páginas Marte.

O livro traz, ao meu ver, uma ficção científica hard core, mas consegue contar uma história incrível que deixa o leitor sempre instigado com o porvir. "Como Mark vai sair dessa?!" Essa sensação de angústia e expectativa é o que leva o leitor a torcer cada vez mais pelo tal do Mark Watney. É um personagem que devia ser brasileiro, porque esse não desiste nunca mesmo!

Mass...Apesar de tudo, a maior ficção do filme para mim foi a Nasa e todo o planeta Terra colocarem a vida de uma pessoa acima do dinheiro que seria necessário para seu resgate. Isso é realmente difícil de engolir. Todo o resto científico até vai. ?

Mass (2)..o livro termina com uma mensagem que vai diretamente em resposta a esse pensamento que eu tive. Escritor safado que previu isso! ?

Myllene Felix 06/02/2022

Melhor livro lido de 2021
[Estranho pensar que eu sempre resenho tudo que leio e exatamente o melhor do ano, deixei de resenhar. Haha
Isso aconteceu, pq terminei no meio das provas e achei que ele merecia uma resenha decente, agora se passou tanto tempo que talvez eu não consiga mais fazer jus a grande obra que é, mas vou tentar.]

Não tenho palavras pra descrever a genialidade do autor, chega a ser espantosa. Logo corri pra ler mais sobre ele e tentar entender como ele tem tanto conhecimento sobre tantos assuntos, foi um show de aprendizado isso aqui.
Como tive a oportunidade de cursar disciplinas de fisica, quimica, matematica, biologia na faculdade, consegui acompanhar muito bem a leitura, não sei se qualquer pessoa vai alcançar os raciocínios, pq tem muita coisa especifica a nivel de ensino superior, mas acredito que lendo com calma seja possível, o Andy foi bem didático.
Eu me deliciei nessa narrativa como se estivesse comendo um bolo, não li tudo de uma vez, todo dia lia um trecho na maior calma e muitas vezes joguei no google pra enxergar as reações químicas, eu mergulhei no universo. Em certo momento acabei devorando, claro, mas inicialmente fui apreciando com pequenas doses diárias e foi uma leitura perfeita.
A narrativa é envolvente e o autor domina o conteúdo cientifico. O protagonista tem um lado muito divertido e cativante, não tem como não torcer por ele. Uma obra impecável, escrita por um gênio. Sem mais.
Todo meu respeito a esse grande autor, quero ler tudo dele e vou pregar a palavra a todos que surgirem na minha frente. Gratidão imensa.

Ps: forte candidato a ser meu livro favorito da vida, mas ainda estou confusa a respeito.

Paulo.Rodrigues 23/05/2020

Perfeito!
Um livro que te prende desde o começo. Há partes que falam muito sobre números e contas específicas (não precisamos fazer nenhuma conta), mas que com um pouco mais de atenção fica de fácil entendimento.
Parece chato falar isso de um livro, mas não é e garanto que será fascinante.
Com certeza indicaria à um amigo.

Pedro 02/08/2020

Livro muito bom
Minha expectativa estava muito alta... mas foi correspondida. Mas vale salientar que, para mim, é um hard sci-fi, tem muita ciência no livro.

Ludymila Costa 05/06/2020

A leitura flui bem, eu fiquei ansiosa mesmo achando o final óbvio, isso não me incomodou tanto porque pra mim esse é um livro mais sobre a jornada do que sobre o fim.

Mas um pouco mais de desenvolvimento nos traumas do personagem, nos sentimentos, teria tornado a história muito mais interessante e profunda, bem além de toda treta científica.

Mari 11/07/2020

Para amantes de livro sci
O livro narra a história do astronauta Mark durante o período que fica sozinho em Marte.
Os pontos principais do livro são o bom humor do personagem principal e apesar da história ser praticamente um monólogo é bem interessante.
Os pontos negativos é a falta de gráficos mostrando as estações do Hab o que auxiliaria na imaginação dos leigos e também um pouco mais do lado psicólogico do personagem ao ficar tanto tempo em isolamento